A importância do mobile commerce

946 Visitas0 Comentários

Compartilhe nas mídias sociais

 

De 2017 a 2018, as compras realizadas em dispositivos móveis tiveram crescimento de 11% para 24%; o mobile commerce vem se tornando cada vez mais essencial

A compra por dispositivos móveis cresce cada vez mais. Segundo um estudo do primeiro semestre de 2018, realizado pela E-commerce Radar sobre o mercado eletrônico brasileiro, a parcela de compras realizadas por dispositivos móveis teve um crescimento de 11% a 34% de 2017 a 2018 no mesmo período. Com isso, vemos como os consumidores estão aderindo cada vez ao uso desses dispositivos para as compras.

 

O que é mobile commerce?

O mobile commerce (m-commerce) nada mais é do que as vendas realizadas por meio de dispositivos móveis como smartphones ou tablets, ou seja, é a compra que não ocorre em notebooks ou computadores tradicionais. Assim, o m-commerce busca a garantia da ótima experiência de compra dos consumidores mesmo nos dispositivos móveis.

Para aderir ao mobile commerce, existem boas alternativas como é o caso do site responsivo, aquele que se adapta à tela do smartphone ou tablet, carregando todas as informações do e-commerce que apareceria em um desktop. A outra é a versão mobile, uma outra versão do site, ou seja, elaborado exclusivamente para o dispositivo móvel, disponibilizando apenas parte do e-commerce original.

Além disso, existe também uma tendência inovadora que vem ganhando cada vez mais destaque, os PWAs (Progressive Web App), um conjunto de técnicas para o desenvolvimento de aplicativos web. Sobre esse assunto você confere tudo em nosso texto exclusivo – Progressive Web App: uma nova realidade.

A partir dessas opções, é preciso analisar qual das alternativas se torna ideal para o seu negócio no momento, sempre pensando na experiência do consumidor, que precisa ser excelente.

 

A importância de apostar no mobile commerce

Ao apostar em mobile commerce, você oferece agilidade e comodidade ao consumidor que consegue adquirir o produto que deseja com facilidade, no dispositivo na palma de sua mão. Com isso, as vendas tendem somente a crescer, atraindo também novos consumidores, que veem no m-commerce mais uma forma de adquirir o produto que deseja com facilidade e confiança.

Além do mais, uma atualização dos algoritmos do Google passou a exigir sites responsivos. Ou seja, se há sites que não possuem layout responsivo, se adaptando aos diferentes tamanhos de tela, fica em desvantagem em relação ao ranqueamento no buscador, sendo assim, se o seu e-commerce possuir técnicas de mobile commerce, ganhará mais destaque nos sites de busca.

 

Cuidados com o seu mobile commerce

Para que o desempenho do seu m-commerce seja eficiente, garantindo a agilidade e o aumento das compras, alguns cuidados devem ser tomados. São eles:

  • A velocidade da conexão, que não pode perder a qualidade no mobile. Para evitar isso, invista em um site leve;
  • Deixar apenas as informações essenciais no mobile, para não ficar muito conteúdo na tela que é menor;
  • É importante lembrar que em dispositivos móveis, há a interação por meio da tecnologia touch screen. Por isso, utilizar essa funcionalidade é importante;
  • Oferecer um cadastro facilitado, com opções de login com as redes sociais;
  • Oferecer poucos cliques durante o acesso ou uma compra;
  • Garantir a segurança do acesso dos consumidores e deixar esse ponto bem claro aos mesmos.

Para verificar se o seu site é otimizado para dispositivos móveis analisando o desempenho no mobile e no desktop, sugerimos a utilização da ferramenta PageSpeed Tools  do Google. Para verificar a velocidade do site site no mobile, a ferramenta Test My Site, também do Google.

 

Já aposta em m-commerce? Conte para nós nos comentários!

Que tal ganhar uma consultoria e conversar com um especialista da Bis2BisClique aqui e saiba mais!

Veja também: Dicas para fidelizar os seus consumidores

Compartilhe nas mídias sociais

Comente aqui ↓