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Benefícios do chatbot para o e-commerce

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A ferramenta é excelente para melhorar a comunicação da loja virtual

Chatbot nada mais é do que um software capaz de simular um atendente, interagindo com as pessoas. A ferramenta, que possibilita um atendimento modernizado, pode ser utilizada tanto em aplicativos de mensagens (Facebook Messenger, por exemplo) como também em lojas virtuais, local em que se tornou fundamental para criar um ótimo relacionamento com o consumidor.

Responsável por melhorar a comunicação, o chatbot pode ser utilizado para diversos objetivos no e-commerce, além do simples atendimento ao cliente como:

  • Gerar leads, mantendo uma relação com o visitante que permanece por mais tempo no e-commerce;
  • Contribuir para o marketing e fazer a pessoa interagir com a marca;
  • Realizar pesquisas de satisfação de forma mais rápida e amistosa;
  • Entreter o consumidor, oferecendo dicas e divulgando novos conteúdos;
  • Possibilitar agendamentos, reservas ou pedidos.

Além de aprimorar a comunicação da loja virtual e proporcionar ao cliente um atendimento mais completo e atencioso, o chatbot traz outros benefícios importantes ao e-commerce. Confira alguns abaixo:

 

Diminui tempo de espera e custos

Um atendimento rápido é fundamental ao consumidor, devido à correria do dia a dia e com o chatbot isso é realmente possível, por ser capaz de enviar diversas mensagens e atender várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, não há demora e o tempo de espera do consumidor é reduzido. Além disso, por não precisar manter uma equipe de atendimento, têm-se uma redução nos custos da empresa.

 

O Funcionamento é 24 horas

O funcionamento do chatbot é 24 horas e 7 vezes por semana. Desta forma, os consumidores podem ser atendidos em qualquer horário e em qualquer dia, sem correr o risco do mesmo desistir da compra por falta de retorno da loja virtual.

 

Proporciona uma excelente experiência

Em qualquer ambiente de venda, a experiência de compra do consumidor deve ser excelente. Com o chatbot, essa ótima experiência é completamente possível, pois as dúvidas do consumidor são respondidas imediatamente, de forma educada e atenciosa. A experiência é a peça chave para garantir a recorrência de compra no e-commerce.

 

Permite um atendimento personalizado

O chatbot é capaz de gravar informações, o que permite um atendimento personalizado, de acordo com a necessidade do consumidor, oferecendo soluções ideais. Isso gera satisfação e consequentemente mais compras ao e-commerce.

 

Aumenta as vendas

Com o chatbot ainda é possível aumentar as vendas da loja virtual. Ao oferecer um atendimento mais rápido, personalizado e atencioso, o consumidor se sente mais confiante e finaliza com mais certeza e satisfação o pedido que deseja.  

 

Vale destacar que apesar de todas essas vantagens, é necessário ter alguns cuidados para que o desempenho do chatbot seja excelente, promovendo uma ótima experiência ao consumidor. Confira:

  • Personalizar o atendimento, chamando o consumidor pelo nome ou informando o histórico de compra do mesmo, por exemplo. Assim é possível criar um relacionamento mais próximo e amigável;
  • Utilizar uma comunicação de acordo com a identidade da marca do empreendimento online, ou seja, se a linguagem será mais séria ou poderá ser mais descontraída;
  • Oferecer um chatbot que realmente seja capaz de solucionar as dúvidas do consumidor, com dicas, conteúdos importantes, etc;
  • Divulgar o chatbot tanto nas redes sociais, como em ações no site. É importante mostrar às pessoas que a ferramenta está ali para realmente ajudar.

E você, já utiliza chatbot em seu e-commerce? Conte para a gente nos comentários!

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