#BisInforma – Black Friday 2019 representou 20,69% das vendas online de novembro

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O varejo virtual teve faturamento de R$11,95 bilhões somente em novembro, 20,69% desse valor foi apenas com a Black Friday 2019; saiba mais

Neste mês, a Social Miner, empresa especialista em dados de comportamento e consumo brasileiro no mercado online, realizou um levantamento sobre o desempenho da Black Friday 2019 e das vendas de novembro todo. O estudo foi feito em parceria com a Compre&Confie, Anymarket, Vindi, Octadesk e com a contribuição do Koncilia, Eive, Opinion Box e Nuvemshop.

De acordo com o relatório, feito a partir da base da Social Miner, composta por mais de 41 milhões de cadastros, o varejo virtual faturou o equivalente a R$11,95 bilhões, do dia primeiro de novembro ao dia primeiro de dezembro, um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a Black Friday 2019 representou 20,69% de todas as vendas realizadas durante o mês.

 

Pico nas visitas e vendas no dia da Black Friday

As visitas registradas pelo relatório apontaram que, em novembro, o volume se manteve estável até o dia 24, quando começou a crescer, atingindo seu pico entre a quinta-feira antes da Black Friday e o dia do evento. 

O mesmo aconteceu com as vendas, que ficaram tímidas durante o mês e se tornaram mais evidentes a partir do dia 24, chegando ao seu pico na sexta-feira (29). Segundo a Social Miner, isso ocorre, provavelmente, pela expectativa dos consumidores para as promoções.

Reprodução: Relatório Social Miner

Os principais destaques da Black Friday 2019

 

Vendas

Em novembro, como já dito acima, a sexta-feira de promoções representou 20,69% das vendas realizadas durante todo o mês. A quinta, a sexta e o sábado da Black Friday, juntas, representaram 37,11% de todas as vendas de novembro.

Categorias

Durante o mês, a categoria Beleza foi a que teve maior volume de pedidos, representando 40,9%, seguida por Eletrônicos (22,3%), Multicategoria (20,2%) e Moda e Acessórios (5,5%). 

Reprodução: Relatório Social Miner

No entanto, apesar da base da Social Miner informar que essas categorias tiveram grande volume de pedidos, os dados da Compre&Confie apontam que as categorias de Eletrodomésticos e Ventilação, Telefonia e Entretenimento foram as que lideraram em relação ao faturamento no período.

Reprodução: Relatório Social Miner –  Dados referentes à base da Compre&Confie

Ticket Médio

Durante o mês da Black Friday, o ticket médio das compras efetuadas foi de R$467,30, 2,6% acima da média do mesmo período em 2018 (R$455,60).

Canais de aquisição

A maioria dos consumidores da Black Friday (69,8%) escolheram por fechar as compras pelo desktop. As compras por dispositivos móveis representaram apenas 30,2% no período de promoções.

Reprodução: Relatório Social Miner

Consumidores

As mulheres foram as responsáveis por 57,3% de todos os pedidos efetuados no mês de novembro, contra 42,7% dos homens. A informação considerou apenas os 42% de consumidores que declararam o gênero. 

No entanto, pelo gênero masculino ter apresentado ticket médio mais alto, de R$531,30, contra R$410,00 do feminino, os homens representaram 53,7% dos ganhos alcançados no mês da Black Friday.

Marketplaces

Nos marketplaces, o ticket médio durante o evento foi de R$456. Isso representou um aumento de 25,62% em relação à última sexta-feira de outubro (25), que registrou um ticket médio de R$363. Em relação ao dia 29 do mesmo mês, o aumento foi de 31,41%, já que a data fechou com ticket médio de R$347.

Pagamento

Em relação às compras efetuadas por cartão de crédito pela plataforma Vindi, durante o mês de novembro de 2019, o ticket médio registrado foi de R$173,83, com a maioria do pagamento realizado à vista.

Reprodução: Relatório Social Miner – Dados referentes à base da Vindi

Atendimento

Nos atendimentos abertos exclusivamente no dia da Black Friday, praticamente não houve alteração na procura por Telefone, comparado com 2018. Em contrapartida, o atendimento por Chat apresentou crescimento significativo. Atendimentos por E-mail tiveram uma queda ocasionada, principalmente, pela necessidade de respostas rápidas. 

Reprodução: Relatório Social Miner

Viu só como a Black Friday teve grande destaque neste ano de 2019? A data já está fortemente consolidada no Brasil. Conte nos comentários o que achou dos dados divulgados pela Social Miner! 

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