Blog para e-commerce: a importância do conteúdo para a sua loja virtual

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A estratégia possibilita a interação com o público leitor; veja dicas de como ter um blog bem-sucedido

Com o objetivo de apresentar conteúdos relevantes para transmitir ao leitor/consumidor conhecimento, instruções e dicas sobre determinado assunto, o blog se tornou um excelente canal utilizado pelas empresas. No entanto, muitas pessoas ainda não compreendem que essa estratégia é eficiente e necessária também para e-commerces.

Por isso, preparamos este texto para mostrar a importância dos conteúdos ricos para sua loja virtual e ainda te dar dicas de como ter um blog de sucesso.

Continue a leitura e aproveite as dicas, pois elas poderão ajudar a impulsionar o seu negócio. Vamos lá?

Reprodução: Giphy

Blog para e-commerce?

Diferentemente de um empreendimento online, que traz uma comunicação voltada para a venda, o blog chega para suprir as necessidades do público que busca constantemente, na internet, por soluções para suas dúvidas e problemas.

Uma estratégia ampla, capaz de interagir e gerar empatia, o blog, aliado ao e-commerce, possibilita:

  • primeiro contato do público-alvo com a marca;
  • levar tráfego à loja virtual;
  • ajudar na decisão de compra ao oferecer conteúdos com dicas, curiosidades e sugestões sobre o produto ou assuntos relacionados ao segmento;
  • atingir mais pessoas devido à facilidade de compartilhamento;
  • passar mais credibilidade para o consumidor ao se conectar com ele e mostrar mais sobre a marca;
  • ampliar a base de dados com a disponibilização de formulários para a captação de leads;
  • aumentar a autoridade da marca e fortalecê-la no mercado;
  • melhorar o relacionamento com os leitores, gerando futuros compradores.

Mas, como ter um blog de sucesso?

Agora que já sabe quais as vantagens que essa estratégia apresenta para um negócio online, vamos às ações fundamentais que te ajudarão a ter um blog eficiente e a alcançar os resultados citados acima.

Mas, antes, você deve compreender que o blog precisa abordar assuntos que conectam a sua marca com o público-alvo, sem ter a intenção de compra fortemente presente no e-commerce, certo?

Por essa razão, para ter um blog de sucesso:

  • não trabalhe com uma comunicação agressiva de venda. Deixe essa estratégia para a loja virtual;
  • aborde conteúdos pensando no leitor que poderá comprar na sua loja, mas sem forçar a compra, apenas se conectando com ele e oferecendo as soluções que ele busca;
  • disponibilize dicas, sugestões, ensinamentos de como usar o seu produto e ajude o leitor a escolher os melhores artigos. Use o blog para solucionar as dores do público;
  • deixe um espaço com formulário para captação de leads;
  • integre o blog com o e-commerce, colocando nos conteúdos, sempre que possível, fotos e links para os seus produtos;
  • permita o acesso ao blog dentro do e-commerce, deixando um botão bem destacado;
  • crie um plano de conteúdo pensando no funil de vendas e nos assuntos que atendam às necessidades do público e são constantemente buscados;
  • tenha um blog bem estruturado, com fotos de qualidade e fácil navegação;
  • escolha um bom nome, que possui relação com a sua marca e seja chamativo;
  • divulgue, pois só assim as pessoas terão conhecimento.

ATENÇÃO! 

O blog deve estar aliado a diversas outras ações para realmente ter um resultado positivo. As boas técnicas de SEO, as mídias sociais e as mídias pagas são fundamentais para alavancar essa estratégia no seu e-commerce.

Recapitulando…

Vamos reforçar mais uma vez tudo o que abordamos neste artigo?

  1. O blog transmite conhecimento ao leitor/consumidor para suprir suas necessidades, diferentemente do e-commerce, que trabalha com uma comunicação direcionada à venda. 
  2. O blog, aliado ao e-commerce, é uma estratégia fundamental e importante por oferecer benefícios como: reconhecimento da marca; aumento do tráfego da loja; contribuição para a decisão de compra; melhora no relacionamento com o público; entre outros. 
  3. Existem algumas atitudes essenciais para tornar um blog bem-sucedido: evitar comunicação agressiva para venda; oferecer conteúdo que ajude o leitor; colocar fotos e links de produtos; criar um plano de conteúdo; ter fácil navegação; divulgação; e etc. 
  4. SEO, mídias sociais e mídia paga são importantes para alavancar a estratégia.

Gostou do conteúdo? Entendeu a importância do blog para e-commerce? Deixe sua opinião nos comentários!

Ainda tem dúvidas sobre o mercado online? Converse com um especialista da Bis2Bis E-commerce.

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Leia também: Quais são os primeiros passos para abrir um e-commerce?

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