5 melhores práticas de atendimento no e-commerce

Galleger Ilhe | 10 de julho de 2018

 

Garanta uma boa experiência aos consumidores e mantenha as vendas elevadas

Para que os consumidores adquiram confiança no e-commerce e comprem com maior recorrência, alguns pontos devem ser muito bem trabalhados como, por exemplo, o checkout otimizado, as políticas de troca, a facilidade no pagamento e a agilidade na entrega da encomenda.

Além disso, outro ponto extremamente fundamental para a fidelização e aumento da recorrência de compra, é o atendimento. Se o e-commerce não oferece um atendimento de qualidade, rápido e também respeitoso, a chance dos consumidores se afastarem é muito grande, o que resulta também em queda nas vendas do empreendimento online.

Para que isso não aconteça em seu e-commerce e você garanta um atendimento eficiente aos seus consumidores, separamos nesse post 5 melhores práticas de atendimento. Ficou interessado? Então, atente-se às dicas!

 

Ofereça um atendimento de acordo com a linguagem do público-alvo

Para um atendimento eficiente no e-commerce, é importante que a linguagem abordada seja a mesma do público-alvo. Para isso, é indispensável conhecer muito bem o público que o seu empreendimento online pretende atingir, para que a comunicação seja feita da maneira correta. Ou seja, se o seu público é formal, a comunicação deve seguir a mesma linha. O mesmo vale para um público que seja mais informal.

 

Disponibilize vários canais de atendimento aos consumidores

É fundamental que o seu e-commerce disponibilize vários canais de atendimento aos consumidores. Esses canais oferecidos podem ser:

  • Chat Online;
  • Chatbot;
  • Formulário de contato;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • WhatsApp;
  • Redes Sociais.

A partir disso, os consumidores começam a sentirem mais confiança, pois, sabem para onde recorrer em caso de dúvidas ou problemas, o que garante a fidelização e a recompra. Contudo, é importante destacar que o atendimento deve ser de qualidade em todos os canais oferecidos e, também, devem seguir a linguagem do público de cada canal.

 

Proporcione um atendimento humanizado

Um atendimento humanizado é o que muitos consumidores buscam, sendo a peça chave para a satisfação, recorrência de compra e sucesso do e-commerce. Assim, é importante personalizar o atendimento para cada consumidor, entendo perfeitamente cada comportamento e necessidade, para que se sinta especial e importante para a empresa.

Uma boa dica para tornar o atendimento personalizado, é analisando todo o processo de compra do consumidor na loja virtual, para compreender quais são os produtos mais adquiridos ou visitados, além das maiores dificuldades que o mesmo possui.

 

Mantenha o cliente sempre informado

Em casos de imprevistos, mantenha o consumidor sempre informado. Por exemplo, se a encomenda do mesmo for atrasar, já o informe sobre o corrido, para que ele não crie expectativas sobre a chegada do produto e esteja ciente da possível demora.

Por mais que o consumidor fique chateado com a situação, com toda certeza ele entenderá e se sentirá valorizado pelo contato e a informação do problema, tendo mais confiança no seu empreendimento online.

 

Jamais se esqueça do pós-venda

O pós-venda é fundamental para um e-commerce, pois é capaz de estreitar a relação entre consumidor e empresa. É no pós-venda que a loja virtual mostrará a sua preocupação com o consumidor, tanto em relação à experiência de compra, quanto em relação à entrega e qualidade do produto enviado. A partir disso, os consumidores do empreendimento online se sentirão valorizados e especiais, afinal, nesse ramo, o foco é e sempre será eles.

Saiba mais sobre atendimento no vídeo abaixo!

Tem alguma outra prática que utiliza no atendimento do seu e-commerce? Conte para nós nos comentários!

Veja também: Sabia como tornar um e-commerce de cosméticos mais efetivo.

Tags: