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Tudo o que você precisa saber sobre Acessibilidade Digital no E-commerce

Marina Gallo | 29 de maio de 2024

Assim como nas lojas e estabelecimentos físicos, o varejo online precisa pensar em como ser mais acessível a todos os tipos de consumidores, dando espaço para o que conhecemos como Acessibilidade Digital.

Por isso, as Lojas Virtuais precisam evoluir e estarem preparadas para as mudanças, que acabam afetando a experiência do cliente e, consequentemente, a forma como ele compra em seu E-commerce

Para os consumidores que têm algum tipo de deficiência ou dificuldade, a Acessibilidade Digital no E-commerce inclui um layout intuitivo, uma boa navegabilidade que garante uma experiência positiva e evita o abandono da jornada de compra, além de um carregamento rápido e uma estrutura que permite recursos acessíveis.

De acordo com os estudos do Movimento Web para Todos com a BigDataCorp, as empresas de E-commerce brasileiras não evoluem tanto quanto deveriam nessas questões. Em 2020, 1,3% das empresas testadas não apresentaram falhas nas funções de acessibilidade. Em 2021, essa porcentagem cresceu para 1,46% chegando, em 2024, em 1,7%.

Com toda a certeza, realizando essas mudanças você sai na frente de seus concorrentes, incluindo e atraindo mais consumidores. E ainda traz reflexos positivos nos resultados da pesquisa Google, já que a plataforma considera essa estrutura importante para os usuários, aumentando assim, a visibilidade da sua Loja Virtual

E neste artigo, vamos explicar mais sobre a Acessibilidade Digital e como essas mudanças vão ser benéficas para sua Loja Online.

💡 Leia também: Tráfego orgânico – como aumentar os acessos do E-commerce

Importância da Acessibilidade Digital no E-commerce

Apesar de seu crescimento lento, a Acessibilidade Digital tem muito potencial de evolução, e escolher uma Plataforma de E-commerce que tem uma estrutura pensada nisso, faz toda a diferença. 

Por isso, as Lojas Virtuais que desenvolvemos aqui na Bis2Bis são pensadas nesse público em potencial, em uma experiência eficiente e na Acessibilidade Digital do seu E-commerce

Em 2019, foi realizado um estudo sobre Acessibilidade Digital pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna que apontou que, na época, 74,1% das pessoas com deficiência faziam compras online. E desde então, tivemos um aumento da adesão geral ao comércio eletrônico.

Ter um E-commerce pensado na Acessibilidade Digital de forma bem estruturada, pode aumentar a taxa de conversão em até 30%! Afinal, se pensarmos em números de habitantes do Brasil, a população que tem algum tipo de deficiência é de 18,6 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), lançada em 2022. 

Ainda de acordo com esse estudo, 10,7 milhões são mulheres. Recorte este que segue a tendência de consumo geral do Brasil, no qual, 59% dos pedidos online de 2023 foram realizados por mulheres, como mostra o levantamento da ABCOMM

Ou seja, é mais uma parte da população brasileira que é seu consumidor potencial.

Além de recursos para que pessoas com deficiência consigam navegar por sua Loja Virtual, a Acessibilidade Digital também inclui adequações para que seu cliente tenha uma boa experiência.

As páginas devem ter baixo tempo de carregamento. E isso incluir todos os eleementos, como imagens e textos, que devem ser estáveis nesse processo. Dessa forma, você garante a navegabilidade em celulares mais antigos e em conexões mais lentas. Evitando o abandono do seu cliente durante a jornada de compra e perdendo uma eventual venda.

Desafios da Acessibilidade Digital no E-commerce

Dentro das barreiras para que a Acessibilidade Digital realmente aconteça, estão alguns pontos que são notados em alguns sites e Loja Online. Não necessariamente essas dificuldades são encontradas em toda Loja Virtual, muitas vezes elas são restritas em locais específicos, mas que atrapalham a jornada.

Dentre essas dificuldades, temos:

  • Descrição inexistentes de imagens ou mal elaboradas;
  • Dificuldade em identificar o foco do clique por meio da navegação do teclado;
  • Links que são não tem suporte e que são diícieis de encontrar;
  • Informações de menu desorganizadas;
  • Desfoco ou desconfiguração da estrutura quando há o aumento do zoom;
  • Dificuldade em alterar itens que estão no carrinho;
  • Falta de alto contraste.

Os pontos acima são alguns dos que podem dificultar o entendimento e a navegabilidade do seu consumidor, por isso, quando pensamos em Acessibilidade Digital no E-commerce precisamos pensar em formas de facilitar e melhorar a experiência da maior parte dos usuários. 

Formas de aplicar a Acessibilidade Digital na sua Loja Virtual

Dentro das possibilidades de Acessibilidade Digital, temos algumas mudanças e adaptações que podem ser realizadas dependendo da deficiência dos consumidores. 

Pensando em todas as informações, quanto mais recursos de Acessibilidade Digital você conseguir incluir na sua Loja Virtual, melhor, já que o propósito de atingir mais consumidores potenciais, aumenta a visibilidade da sua Loja Virtual e aumenta sua participação no mercado

Pensar que não só pessoas com deficiência serão beneficiadas com melhorias na Acessibilidade Digital, mas também consumidores idosos ou que não tem familiaridade com o mundo do E-commerce. Vamos dar alguns exemplos.

Pessoas com deficiência visual 

Pessoas que têm alguma deficiência visual também estão inclusas na Acessibilidade Digital, já que algumas delas utilizam ampliadores de tela ou até softwares que leem a página desejada.

No entanto, é possível ter algumas das funcionalidades de Acessibilidade Digital na estrutura da sua Loja Virtual como:

  • Ter a opção de contraste nas cores da Loja Virtual;
  • Possibilidade de aumentar o corpo das fontes;
  • Conteúdos, como texto e imagens não podem perder a qualidade ou ficar ilegível quando ampliado;
  • Possibilidade de um leitor de página;
  • Descrição de imagens, tanto com textos alternativos como a famosa descrição “Para Cego Ver”.

Pessoas neurodiversas

Neurodiversas são as pessoas que têm deficiência intelectual. Esse grupo pode ter dificuldade de entender textos extensos, linguagem complexa ou até ter problemas com a organização da Loja Virtual.

Por isso que, quando pensamos em Acessibilidade Digital não é somente de recursos visuais, mas também levar em conta a Experiência do Usuário, UX e a Interface do Usuário, UI.

Para que sua Loja Virtual esteja preparada para receber os consumidores neurodiversos, se atente para os seguintes pontos:

  • Organize seu E-commerce de forma intuitiva;
  • Tenha clareza e consistência na organização das suas páginas;
  • Se for escrever textos, seja claro e direto. Não utilize palavras complexas sem necessidades;
  • Utilize imagens de forma inteligente, ajudando no contexto da sua Loja Virtual;
  • Garanta que sua Loja Virtual seja estável depois de carregada;
  • Evite Pop Ups sem necessidade.

Pessoas com pouca familiaridade com Loja Virtual

Mesmo que o mundo do E-commerce esteja no dia a dia de muitos compradores, ainda há uma parcela da população que não adere a essa rotina ou que não tem muita familiaridade em como as Lojas Virtuais funcionam. 

Incluir as necessidades dessas pessoas também faz parte da Acessibilidade Digital, já que o seu objetivo é deixar a navegação fácil e democrática. 

Ainda que, para essas pessoas, falamos mais sobre a facilidade na navegação, alguns pontos são importantes e devem ser considerados dentro da Acessibilidade Online:

  • Lembre se de organizar seu E-commerce de forma intuitiva;
  • Seja direto e claro nos títulos de seus produtos;
  • Tenha textos de apoios nas descrições e produtos, para facilitar o entendimento do seu consumidor;
  • Se for escrever textos, seja claro e direto. Utilizar palavras simples vai facilitar o entendimento;
  • Utilize chamadas de ação nos banners e botões da sua Loja Virtual;
  • Garanta que sua Loja Virtual seja estável depois de carregada;
  • Tenha uma página de checkout de fácil entendimento para que não haja abandono de carrinho.

Uma Plataforma de E-commerce com a Acessibilidade Digital que seu negócio precisa!

Além de desenvolver Lojas Virtuais, a Bis2Bis também trabalha com a Acessibilidade Digital, que envolve pontos importantes como UX, UI, rapidez no carregamento e aumento das fontes e fotos sem perder a qualidade.

Assim como Acessibilidade Digital, pensamos na tecnologia, layout, possibilidade de integrações que você precisa para evoluir seu negócio e alcançar ainda mais clientes.

Entre os produtos oferecidos pela Bis2Bis, temos certeza que há um produto certo para você e para sua marca! 

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