Atitudes para garantir uma entrega rápida no e-commerce

Galleger Ilhe | 17 de abril de 2019

Em 2018, as entregas dentro do prazo prometido ficaram acima de 80% em todo o Brasil; saiba como garantir uma entrega rápida ao consumidor

As pessoas têm tido cada vez mais confiança em realizar compras pela internet, uma vez que as possibilidades hoje são imensas e os lojistas têm se preocupado mais em oferecer uma excelente experiência de compra aos consumidores online. Entretanto, um ponto ainda atrapalha bastante os bons resultados de um e-commerce, falamos aqui da entrega.

Muitas vezes, por conta da localidade do consumidor, o prazo de entrega é extenso demais. Ou, ainda, por alguma falha, o produto acaba se perdendo no meio do caminho, o que gera um atraso absurdo na entrega. Ambas as situações são prejudiciais ao e-commerce, pois gera insatisfação e recorrente cancelamento da compra.

Uma entrega rápida no e-commerce é a principal expectativa do consumidor que, no momento da compra, não vê a hora de ter o pedido em mãos. Garantir isso é algo que precisa ser investido no e-commerce, afinal, essa é uma situação capaz de gerar a fidelização e a recorrência.

A 39º edição do Webshoppers, pesquisa divulgada recentemente pela Ebit, empresa que mede a reputação de lojas virtuais, demonstrou que as entregas realizadas dentro do prazo prometido no ano de 2018 ficaram acima dos 80% nas cinco regiões do país, o que não é um resultado ruim. Confira abaixo:

  • Norte: 82% dos pedidos entregues no prazo;
  • Nordeste: 81% dos pedidos entregues no prazo;
  • Centro-oeste: 84% dos pedidos entregues no prazo;
  • Sudeste: 87,6% dos pedidos entregues no prazo; e
  • Sul: 88,1% dos pedidos entregues no prazo.

Neste texto, você confere algumas atitudes que te ajudarão a garantir ao consumidor envios mais rápidos dos produtos e, assim, manter uma taxa alta de produtos entregues dentro do prazo. Vamos lá?

 

#1 Sistema logístico

Para o controle do armazenamento dos produtos, a movimentação e o transporte dos pedidos, um sistema logístico se torna indispensável se você se preocupa realmente com todos esses processos. Para isso, o Enterprise Resource Planning (ERP), ou seja, sistema de gestão, encaixa-se perfeitamente para tal objetivo, uma vez que controla todo o fluxo de vendas do e-commerce, além do estoque.

Ainda, esse sistema de gestão traz outras vantagens que contribuem para um bom desenvolvimento do empreendimento, como:

  • Integração com lojas virtuais;
  • Emissão de boletos bancários;
  • Emissão de nota fiscal e NFe;
  • Fidelização do cliente;
  • Relacionamento com o cliente.

Todos esse benefícios você confere detalhadamente em nosso texto exclusivo sobre o assunto: Vantagens de um sistema ERP para a sua loja virtual.

 

#2 Entrega rápida

Esse modelo de entrega permite um envio muito mais rápido, diferente dos prazos convencionais. Apesar da entrega rápida cobrar do consumidor uma taxa mais alta para esse envio imediato, essa ainda encontra-se como opção principalmente para quem tem pressa em receber a compra.

Essa entrega rápida pode ocorrer de três maneiras, que são:

Entrega expressa: usualmente feita por transportadoras, que não oferecem restrições de tamanho ou preço de encomenda, a entrega expressa é uma boa alternativa para os pedidos urgentes, perecíveis ou de alto valor. Entretanto, essa entrega considera a localidade do consumidor, podendo haver limite de abrangência.

Correios: o Sedex dos Correios oferece diversos serviços de entrega rápida, como o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex.  Se os Correios é o meio utilizado por você para o envio dos produtos do seu e-commerce, considerar algumas das opções do Sedex permitirá agilidade na entrega.

Same Day: a entrega no mesmo dia já é realidade em alguns e-commerces que realizaram esse sonho de muitos consumidores. Entretanto, esse método apresenta restrições, como: área de abrangência para o envio e o horário de finalização da compra pelo consumidor que deve ser seguido para que a encomenda chegue no mesmo dia.

 

#3 Centros de Distribuição

Outra maneira de garantir uma entrega rápida para os consumidores, é contar com diversos centros de distribuição de encomendas. Se o seu e-commerce envia produtos para o todo o Brasil, identifique quais regiões possui maior recorrência de compra e tenha pontos de entrega mais próximos. Desta maneira, você agilizará a entrega nessas localidades e garantirá a satisfação dos consumidores.

No vídeo abaixo, você confere mais dicas sobre logística no e-commerce com o Diretor Comercial da Bis2Bis, Galleger Ilhe! Assista!

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Veja também: Como estruturar a logística do meu e-commerce?


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