Avaliações: conheça as vantagens para o e-commerce

Galleger Ilhe | 3 de abril de 2018

Quando um consumidor vai realizar uma compra em determinado e-commerce, a primeira coisa que ele pensa em fazer é procurar as avaliações do produto desejado, para saber se realmente vale à pena a compra e se o produto atende às suas necessidades e expectativas. Sendo assim, as avaliações de produtos como também da própria loja virtual são importantíssimas e precisam estar em um bom posicionamento para o consumidor poder visualizá-las bem.

Quais as vantagens da avaliação para o e-commerce?

As avaliações não são vantajosas apenas para o consumidor, mas para o e-commerce também, sabe por que?

Porque aumentam as vendas

Elas são capazes de aumentarem as vendas, pois quando um consumidor consegue visualizar todas as considerações de outros clientes no e-commerce, a chance dele fechar a compra é muito grande, por se sentir mais seguro.

Porque geram mais confiança

As avaliações também geram mais confiança ao consumidor, principalmente para aquele que não tem costume de realizar compras no ambiente virtual. É fato que em uma loja física é possível tirar todas as dúvidas com mais facilidade, contudo, no e-commerce, é por meio das avaliações que o consumidor decidirá finalizar o pedido.

Porque ajudam a identificar as falhas

A partir do momento que um cliente avalia o seu produto, é possível identificar quais são as falhas que os consumidores têm encontrado na loja virtual. Isso permite que você consiga resolver os problemas com mais agilidade, sem atrapalhar a compra das próximas pessoas.

Porque aumentam a reputação do e-commerce

É preciso se destacar no mercado em meio a tantas opções de lojas virtuais que há para as pessoas comprar. Por isso as avaliações são importantes, pois são capazes de tornar mais segura a decisão do consumidor, aumentando a reputação da empresa.

Porque aumentam o tráfego

Visitas qualificadas são fundamentais e disponibilizar as avaliações dos consumidores no e-commerce, permite que outras pessoas tenham cada vez mais interesse pela loja virtual.

Como disponibilizar as avaliações no e-commerce?

É fundamental que as avaliações estejam expostas de forma clara e bem visível. Existem diversas maneiras de disponibilizar ao consumidor a opção de avaliação, como:

  • Criar enquetes ou até debates sobre os produtos e serviços oferecidos pela loja virtual;
  • A opção de avaliação 5 estrelas também é uma boa ótima alternativa;
  • Disponibilizar uma aba apenas para as avaliações;
  • Possibilitar ao consumidor acrescentar fotos ou vídeos do produto recebido. Isso passa mais confiança;
  • Permitir comentários nas avaliações de outros consumidores;
  • Disponibilizar para o consumidor a opção de avaliar não somente os produtos, mas o atendimento do e-commerce e também a entrega.

Como conseguir avaliações positivas?

É importante ressaltar que para um empreendimento online possuir avaliações positivas, vários fatores são envolvidos como: atendimento de qualidade oferecido pelo e-commerce, ótima experiência de compra, segurança e transparência, transporte ágil e dentro do prazo, checkout otimizado, descrições detalhadas, fotografias de qualidade e etc. Por isso é preciso pensar no funcionamento da loja virtual como um todo.

Apesar de nenhum lojista gostar, as considerações negativas fazem parte de um e-commerce e é preciso saber lidar com elas muito bem, resolvendo da melhor forma possível e com bastante agilidade. É fundamental responder as avaliações negativas com muita educação e oferecer ótimas soluções ao consumidor, como desconto ou até mesmo um outro produto, dependendo do caso. Essas avaliações acabam servindo de lição e também é preciso aprender com elas.


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