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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Busca inteligente: o que é e como pode aumentar a conversão do seu E-commerce?
Você já ouviu falar em busca inteligente? Se ainda não conhece o termo, com certeza já utilizou a ferramenta alguma vez, mesmo sem saber do que se trata.
Isso porque os sites de pesquisa já utilizam esse mecanismo. E vamos combinar que eles fazem parte do nosso dia a dia, sendo que o maior deles, o Google, recebe cerca de 40 mil pesquisas por segundo.
Mas a ferramenta não é somente para os grandes buscadores! O seu E-commerce também pode aproveitar todas as vantagens da busca inteligente.
Isso porque aplicar um módulo como esse na sua loja virtual pode aumentar a taxa de conversão. Bem como fornecer informações importantes sobre os padrões de consumo dos seus clientes.
Ficou interessado? Então continue lendo e saiba como a busca inteligente pode ajudar o seu E-commerce!
A busca inteligente é o nome dado a sistemas de busca baseados em inteligência artificial (IA). Ela tem a capacidade de fazer uma leitura mais precisa e rápida da intenção do consumidor e entregar respostas corretas apesar de condições complexas.
Imagine que a sua loja virtual tenha dois tipos de cliente: os que estão “dando só uma olhadinha” e aqueles que já chegam com intenção de compra.
O segundo grupo tende a pesquisar logo nas primeiras interações aquilo que ele precisa. E o mecanismo perfeito para isso é o campo de busca.
Portanto, a busca inteligente pode ajudar a converter esses dois clientes, mas tem mais força com o que já chega decidido.
Usuários que utilizam essa ferramenta tem uma probabilidade de 7 a 10 vezes maior de conversão. De acordo com dados da PrefixBox, os visitantes que utilizam a busca compõem até 40% do público que acessa seu e-commerce.
Ou seja, ela é uma poderosa ferramenta de vendas que opera de maneira a aumentar suas conversões e fidelizar seus clientes.
Um sistema de busca inteligente pode ser integrado ou adicionado ao seu E-commerce. Seu objetivo é trabalhar da forma mais eficiente possível, retornando resultados mesmo se a palavra-chave digitada na busca contenha erros ortográficos, esteja incompleta ou não seja ofertada pelo seu e-commerce.
Ou seja, a busca inteligente para e-commerce é similar à busca do Google, já que seu objetivo é prever as necessidades do cliente e armazenar seus padrões de busca, de modo a oferecer a melhor experiência de compra possível, levando à conversão.
Assim, o objetivo da busca inteligente é diminuir o número de pesquisas com zero retornos no e-commerce, evitando o abandono de página e de carrinho.
Você pode estar se perguntando que uso essa tecnologia tem no seu E-commerce? Bom, a busca inteligente pode te ajudar muito na conversão e na retenção de clientes, assim como no aumento do ticket médio.
De acordo com dados do Zendesk CX Trends, que compila dados da Experiência do Consumidor, 61% procurariam um concorrente após apenas uma experiência ruim. Se ela acontecer novamente, 76% dos clientes não retornarão ao seu e-commerce.
Com um sistema de busca inteligente, sua loja virtual mostra ao visitante aquilo que ele procura e coleta informações valiosas sobre os interesses de cada um.
Uma fatia considerável do público de E-commerce, mais especificamente 43% dos consumidores, usa seu primeiro clique no campo de busca ao entrar em uma loja virtual.
Esses mesmos clientes têm de 2 a 3 vezes mais chances de converter. Com a aplicação da busca inteligente, você têm a possibilidade de conduzir a jornada de compra do seu cliente, apresentando a ele produtos específicos e sob medida para a demanda.
Dessa forma, além de acelerar a decisão de compra, definindo as opções para seu cliente de forma mais precisa, você pode incentivar compras de ticket médio maior e aumentar a conversão.
Com uma ferramenta de busca inteligente você será capaz de coletar dados sobre os padrões de consumo dos seus clientes. Esses dados valiosos possibilitam a criação de estratégias de marketing e vendas mais assertivas.
Sabendo das preferências dos seus consumidores, a busca inteligente pode dar maior destaque aos produtos que, de acordo com o algoritmo, vão chamar a atenção dos usuários.
Por exemplo, se sua cliente tem uma preferência por saias midi e, no seu e-commerce de moda feminina ela procura pelo termo “saias”, o módulo de busca inteligente ranqueia os de modelo midi com maior prioridade.
Esse conhecimento pode ser usado também para um balanço geral do catálogo, levando a maior ou menor destaque para certos itens, ou até mesmo à adição de novos itens no catálogo, com garantia certa de audiência.
Segundo estudos, lojas virtuais com uma experiência de busca eficiente apresentam maiores taxas de conversão. Quando a busca do e-commerce foi utilizada e retornou produtos compatíveis ao interesse do usuário, a conversão aumentou em até 80%.
Dados da SearchNode relatam que até 60% do faturamento das lojas virtuais é gerado pela utilização da busca. Ou seja, disponibilizar uma experiência livre de atritos ao seu cliente é mais um incentivo à compra.
De acordo com pesquisas, 76% dos clientes abandonam a loja virtual se não encontram aquilo que procuram. Além disso, cerca de 48% procuraram o item em outro e-commerce para concluir a compra.
Para evitar essa evasão, é essencial investir em ferramentas que entreguem a melhor experiência, como a busca inteligente, e assim reduzir a taxa de rejeição.
Essa métrica é importante para um E-commerce não somente em relação às vendas, como também para a sua estratégia de SEO. Com uma baixa taxa de rejeição, seu E-commerce melhora a reputação nos motores de busca e aumenta a captação orgânica.
A implementação da busca inteligente pode ser uma grande oportunidade para seu e-commerce, já que 94% dos consumidores mundiais afirmam receber resultados irrelevantes em suas buscas nas lojas virtuais.
Um módulo de busca inteligente aplicado de maneira eficiente pode te ajudar de maneiras inimagináveis, confira mais algumas.
A alta velocidade no retorno das pesquisas é um dos pontos altos da busca inteligente. De acordo com dados da State of Online Retail Performance, atrasos de milissegundos podem afetar a taxa de conversão em 7%.
O número é um pouco assustador, mas a busca inteligente pode ajudar justamente neste aspecto tão importante para as vendas online.
Ao implementar um sistema em que resultados são mostrados quase imediatamente abaixo da barra de pesquisa à medida que as palavras são digitadas, o cliente encontra o produto desejado de maneira mais ágil.
Uma das maiores vantagens da busca inteligente é a correção ortográfica. Com a ajuda desse recurso, você garante mais vendas, mesmo se o usuário escrever um termo incorretamente.
Na prática funciona desta forma: se o termo de busca for “camisa” e o consumidor, por engano, escrever “camiza”, o sistema de busca inteligente retornará resultados corretos para a busca com a grafia correta, garantindo uma navegação mais satisfatória e uma chance maior de conversão.
Nesse modo de busca, o que é analisado para o retorno de resultados é a similaridade fonética das palavras e não a gramatical. Ou seja, a aproximação entre o som das palavras, mesmo que suas grafias sejam diferentes.
Um dos recursos mais conhecidos e utilizados da busca inteligente é a possibilidade de filtrar resultados por parâmetros como cor, tamanho, categoria e gênero.
Na maior parte dos casos, o cliente que utiliza o campo de busca chega em sua loja virtual já tendo pelo menos uma vaga ideia daquilo que deseja. Assim, é trabalho do sistema retornar resultados que coincidam com essa ideia.
Se seu e-commerce conta com um grande catálogo, os filtros ajudam a diminuir as opções, mostrando apenas as que realmente importam para o usuário.
Filtrando as opções, você oferece ao seu cliente um modo de busca mais focado, segmentado e personalizado. Dessa forma, você pode tornar a navegação mais rápida e acelerar a decisão de compra.
Colocar em prática um módulo de busca inteligente é vantajoso de muitas maneiras num país tão plural quanto o Brasil.
Temos regiões e áreas muito diferentes entre si, ainda que unidas numa só nação. Essas diferenças são vistas em modos de se vestir e pensar, mas são muito mais prevalentes nos dialetos.
Dessa forma, ao fazer uma pesquisa em seu e-commerce, o cliente pode pesquisar por casaco, jaqueta ou o mais popular japona. O mesmo pode acontecer com o termo tênis, sneaker ou sapato.
A busca inteligente está pronta para lidar com sinônimos, já que cada cliente tem sua maneira de procurar por um produto.
Vimos ao longo deste artigo vários exemplos de aplicação da busca inteligente. Assim como algumas formas que a introdução de uma ferramenta com essa pode ajudar no seu e-commerce.
Agora, se você está pensando em como aplicá-la ao seu E-commerce, aqui estão algumas possibilidades.
E aí? Se interessou em contar com um sistema de busca inteligente?
Então entre em contato com um de nossos especialistas, solicite um orçamento e comece a fazer parte do futuro do e-commerce. Estamos te esperando!
Coordenadora de Marketing da Bis2Bis E-commerce