O Mercado de Cosméticos no Brasil e no MundoÉ Hora...
R$ 7.2
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
O Mercado de Cosméticos no Brasil e no MundoÉ Hora...
O que é uma Campanha de Natal Online?Como fazer uma...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Comando por voz: o que é e como pode impactar o seu e-commerce?
Os comandos por voz ou assistentes de voz já se tornaram uma realidade. Você, certamente, já utilizou o Google Assistente, do Google, a Siri, da Apple, ou ouviu falar da Alexa, da Amazon Echo. Todos são recursos muito conhecidos no mercado que permitem os comandos por áudio, conduzidos pela Inteligência Artificial (IA).
Para se ter noção do crescimento do uso da funcionalidade, o estudo “Latin America Finds its Voice” da agência de marketing digital iProspect, divulgado pelo UOL em 2019, afirmou que 49% dos usuários de smartphones, no Brasil, já usam a funcionalidade. A pesquisa teve como base entrevistas realizadas no México, Brasil, Colômbia, Argentina e Chile. Considerando todas essas regiões, a porcentagem aumenta para 51%.
Ainda de acordo com o estudo, consumidores usam os recursos de voz para realizar compras por dois motivos:
Já conseguimos perceber como essa funcionalidade tem se tornado cada vez mais forte e impactado ainda mais o comércio online. Aqui chegamos à introdução de um novo conceito no mercado, o comércio por voz, também chamado de voice commerce.
Basicamente, o voice commerce se configura como um comércio eletrônico em que os consumidores utilizam a voz para realizar uma compra. Ou seja, não tem botão para clicar ou checkout, tudo é realizado pela voz por meio de um assistente virtual. De acordo com dados de Consultores de Estratégia da OC&C, as compras por voz devem chegar a US $ 40 bilhões até 2022.
No Brasil, já temos como realidade o Google Assistente que, recentemente, passou a ter integração com Nubank, Ifood e Rappi, permitindo ações mais rápidas apenas com os comandos por voz. A Alexa da Amazon também chegou em 2019, permitindo aos assinantes da Amazon Prime a realização de compras com a fala.
Com uma funcionalidade tão acessível e ágil, os consumidores tendem a realizar mais compras, o que possibilita o aumenta das vendas e a fidelização, quando a experiência de compra é positiva.
Afinal, não tem o que discutir, as vantagens do comércio por voz envolvem rapidez, facilidade e inclusão, uma vez que permite que as pessoas com necessidades especiais realizem compras com mais tranquilidade.
Desta forma, o voice commerce auxilia o comércio eletrônico ao:
Você precisa estar atento às mudanças tecnológicas para não deixar o seu e-commerce estagnado, correndo o risco de perder vendas para a concorrência. Os comandos de voz tendem a ficar mais modernos e, por isso, o seu empreendimento precisa estar preparado para receber essa funcionalidade.
Portanto, será necessário um desenvolvedor ou uma empresa de tecnologia da informação para a instalação da Interface de Programação de Aplicações (API), que possibilita a troca de informações por mais de dois sistemas na loja virtual.
Além disso, é importante:
Além de todos esses fatores, é de fundamental importância que você, lojista, eduque e ensine os seus clientes a fazerem as compras online por voz, quando tiver com a funcionalidade disponível. Você pode utilizar recursos como: artigos; vídeos; imagens; banners no e-commerce; e e-mail marketing.
Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre os comandos de voz e o impacto dessa funcionalidade nas lojas virtuais. Não se esqueça de comentar o que achou do conteúdo! =D
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.