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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Como estruturar a logística do meu e-commerce?
E-commerce sem uma logística eficiente é sinônimo de problema e prejuízo. A logística é responsável por organizar internamente o estoque do empreendimento, planejando, executando e controlando todos os produtos estocados, o armazenamento a movimentação de pedidos, processo de embalagem e envio de produtos. Tudo isso ocorre para garantir o controle interno do e-commerce e prazos de entrega adequados.
Atender os pedidos dos consumidores dentro do prazo estipulado é algo que fideliza o consumidor e assegura a recorrência de compra. Entretanto, a entrega no prazo ainda é um dos grandes problemas dos empreendimentos online. Atraso e tempo de entrega extremamente longo são constantes, o que gera o aumento da insatisfação e insegurança do consumidor.
Isso é o que também afirma a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em relatório de 2017, a associação aponta que, no Brasil, os pedidos demoram cada vez mais para chegar aos consumidores. A ABComm ainda apresentou o tempo médio de entrega em dias para algumas regiões, como você pode conferir abaixo:
Com uma logística bem estruturada, os processos de encaminhamento dos pedidos se tornam mais rápidos, a organização dentro do e-commerce é visível, a comunicação entre os envolvidos melhora, as entregas são realizadas dentro dos prazos, há transparência nas ações, redução de custos e, consequentemente, a satisfação do consumidor.
Mas você deve estar se perguntando, como devo pensar em uma boa estrutura para a logística do meu e-commerce de modo a conquistar essas vantagens? Continue a leitura do texto que abordaremos esses passos a seguir.
Existem alguns processos essenciais que precisam fazer parte da sua logística para que ela esteja bem estruturada. Esses processos são:
A logística se inicia a partir do momento em que você recebe os produtos do fornecedor. Aqui, a checagem deve ser rigorosa, pois, se você não identificar que um produto que comprou chegou errado, irá também vender errado ao consumidor, gerando insatisfação e devolução, devido a uma falha operacional.
A partir do momento que receber os produtos do fornecedor, avalie se os tamanhos e cores, por exemplo, correspondem ao que foi pedido. Nessa etapa, lembre-se de analisar como deve ser feita a armazenagem, pois, alguns artigos necessitam de um armazenamento especial, com mais cuidado, refrigeração etc.
Já verificou se os produtos chegaram corretamente do fornecedor? Já identificou os que requerem cuidados especiais? Então, é hora de partir para o armazenamento dos mesmos, outra etapa indispensável para uma logística bem estruturada, que corresponde à boa gestão do estoque.
A armazenagem refere-se ao processo de conservação e proteção de todos os produtos que serão vendidos aos futuros consumidores. Vale destacar que existem e-commerces que possuem um único centro de armazenamento e que há outros que possuem diversos centros em várias regiões, para facilitar e reduzir os prazos de entrega. Cabe a você identificar qual se encaixa melhor ao seu negócio.
Contudo, de uma forma geral, os locais de armazenamento de um e-commerce conta com as chamadas ruas, espaços em que os produtos são armazenados. Para facilitar a sua gestão do estoque, é aconselhável deixar os produtos com maior recorrência de compra com acesso mais fácil, por exemplo na primeira rua, para agilizar o processo.
Vendeu um produto no e-commerce? O pagamento foi realizado corretamente e aprovado pelo sistema antifraude? É hora de coletar esse produto na armazenagem para enviá-lo ao consumidor. Para otimizar esse processo, é importante que o responsável pela coleta dos produtos comprados tenha em mãos a rua em que o produto se encontra, a prateleira, a profundidade e a quantidade que tem que colher. Tudo isso fará com que o mesmo faça a coleta rapidamente e do produto certo.
Após a coleta na armazenagem, é o momento de embalar o produto para encaminhar ao consumidor. Entretanto, antes de realizar a embalagem, é preciso conferir se o produto é o correto. Geralmente, os e-commerces utilizam uma leitora de código de barra para conferir se o produto coletado corresponde ao pedido do consumidor.
Se estiver tudo certo com o produto, é hora de embalá-lo com cuidado e atenção. Lembre-se que uma embalagem mal feita aumenta o risco de danos ao produto, o que despertará uma insatisfação por parte do consumidor. Depois de embalado, é preciso enviar ao centro de distribuição.
Feito todos os processos anteriores, o produto deve ser entregue à expedição para ser encaminhado ao consumidor. Se o seu e-commerce possui mais de uma forma de entrega, como Correios e transportadoras, a atenção deve ser redobrada para encaminhar o produto ao local certo de envio.
A logística reversa consiste em todo o processo de troca ou devolução de produto feita pelo consumidor. Ou seja, é o retorno do produto para a loja virtual. A desistência da compra é um direito do comprador, conhecido como o Direito de Arrependimento.
Previsto do artigo 49 Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Direito de Arrependimento afirma que todo consumidor tem o prazo de 7 dias a partir do recebimento para desistência do contrato. O valor pago pelo consumidor deve ainda ser devolvido de imediato e corrigidos monetariamente.
Em situações como essas, o e-commerce e a sua logística precisam estar preparados. É preciso uma boa organização para receber novamente o produto no estoque e fazer a troca pelo outro quando solicitado. Além disso, é necessário verificar se o produto devolvido não foi trocado por outro similar, principalmente quando o artigo tem um valor alto no mercado. Infelizmente essa é uma prática que acontece em negócios online.
Para ajudar na gestão da logística do e-commerce, as ferramentas de Enterprise Resource Planning (ERP) contribuem para o controle de todos os processos da loja virtual. A Bis2Bis E-commerce conta com alguns parceiros de ERP que podem te ajudar! Confira no site agora!
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CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.