Se você está no nicho de livraria online, já deve ter se perguntado “Como vender livros na internet?”
Já que o segmento tem encontrado crescimento constante nos últimos anos, tanto em pedidos quanto em faturamento, se atualizar e ficar por dentro das tendências é essencial.
Essa evolução é um dos efeitos da modernização do ramo, que foi feita sem deixar para trás tudo aquilo que construiu a indústria.
Com a mudança de público, é necessário também pensar em novas estratégias e abordagens para conquistar essa nova parcela da população que está tão acostumada a comprar online e inseri-la no mundo dos livros.
Continue lendo e fique por dentro de como vender livros na Internet, com as dicas que separamos no artigo de hoje!
O mercado de livros no Brasil
De acordo com dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado literário brasileiro está atingindo maturidade e números superiores a países europeus como França e Alemanha.
Uma grande prova disso é o crescimento de cerca de 3% no número total de livros vendidos em 2022 quando comparados com os números de 2021. Foram 58,61 milhões de unidades, alcançando também um faturamento de R$2,54 bilhões em receita.
O gênero de ficção, que engloba todas as categorias como romance, thriller e fantasia, é responsável pela maior parte desse capital. Em seguida, temos Não Ficção Trade, que pode conter assuntos de auto-ajuda, educacionais e similares.
Como vender livros na internet?
Agora que você já está familiarizado com o mercado de livrarias online, é hora de entender como anunciar seus produtos de maneira a estar sempre em destaque.
Como o nicho literário pode unir o antigo ao novo, trazendo novas tendências e tecnologias a um hábito já tão antigo, aplicar novas estratégias de marketing digital não é só vantajoso, é necessário.
Confira nossas dicas!
💡Leia também: Como aumentar as vendas online em 2023: dicas estratégicas para o seu E-commerce
1 – Você conhece o BookTok?
Se você já está no ramo de livrarias online, já deve ter ouvido falar do BookTok. Mas, se não for o caso, a gente te explica tudo!
O Booktok é uma comunidade na rede social de vídeos curtos TikTok, onde os usuários opinam sobre leitura, literatura e outros temas relacionados ao assunto.
Os vídeos do Booktok geralmente apresentam recomendações, resenhas literárias, listas de leitura, trechos de livros, autores e gêneros literários populares. Além de discussões sobre tópicos específicos, como diversidade na literatura e adaptações cinematográficas.
A comunidade do Booktok tem se tornado cada vez mais popular e tem contribuído para incentivar o hábito da leitura entre os jovens.
Para entender um pouco o alcance da tendência, a hashtag #BooktokBrasil já conta com 25 bilhões de visualizações na plataforma, com vários perfis dedicados apenas ao assunto.
Se tornou comum nas livrarias online e físicas sessões com os livros que fazem mais sucesso no TikTok. Algumas editoras também entraram na brincadeira e sinalizam as publicações famosinhas na plataforma.
Estar presente nas redes sociais é fundamental para todos os nichos do e-commerce. Mas para as livrarias online, o TikTok se apresenta não apenas como um meio de divulgação, mas também como método de pesquisa de tendências.
Ter um perfil na plataforma e interagir com as hashtags e publicações dos seus seguidores é uma ótima maneira de construir uma audiência, que pode se transformar em uma clientela fiel.
Utilize os vídeos de formato curto para mostrar os lançamentos, promoções e novidades da sua livraria online, assim como condições especiais para os seguidores. Aproveite a versatilidade da rede e entre nas trends do BookTok, já que elas podem ajudar no reconhecimento de marca.
2 – O poder das resenhas
Contar com um espaço dedicado para as resenhas na sua livraria online pode ser extremamente benéfico de várias maneiras.
Primeiramente, elas ajudam a aumentar a confiança do consumidor ao comprar um livro online. Ao ver as opiniões de outros leitores, os consumidores se sentem mais confiantes em suas escolhas e são mais propensos a fazer uma compra.
As críticas de clientes também podem promover a leitura. Elas podem inspirar mais pessoas a lerem determinado livro ou autor, ajudando a criar uma comunidade de leitores fiéis que retornam à sua loja virtual.
Isso tudo sem contar que elas também podem fornecer um feedback valioso. Através das opiniões dos consumidores, você pode identificar os pontos fortes e de melhoria na sua seleção de livros, bem como os desejos e necessidades dos clientes.
E, fechando com chave de ouro, as resenhas podem servir como uma forma de marketing gratuito para sua livraria online, já que clientes satisfeitos são mais propensos a compartilhar suas opiniões em suas redes sociais.
3 – Crie um Clube do Livro
A criação de um modelo de assinatura ou clube do livro pode ser uma ótima estratégia para uma livraria online.
Ofereça vantagens exclusivas para os membros, como descontos, acesso antecipado a novidades, recomendações personalizadas e acesso a livros exclusivos. Você também tem muito a ganhar com isso.
Primeiramente, essas atitudes podem ajudar na fidelização. Ao criar um ambiente para assinantes, seus clientes podem se sentir mais próximos da livraria, aumentando a satisfação do cliente.
Além disso, os membros podem pagar uma taxa mensal ou anual para ter acesso a benefícios exclusivos, como livros com capas diferenciadas ou entrevistas com autores famosos. Isso gera um fluxo de receita constante.
Essa estabilidade financeira pode ajudar na hora de investir em melhorias para seus serviços, como uma seleção maior de livros, uma plataforma de compras mais intuitiva ou uma melhor usabilidade do site.
As parcerias com clubes do livro já consolidados como Leia Mulheres ou BiBliOn também podem ser benéficas, já que trazem tráfego qualificado para seu e-commerce.
Por fim, um serviço de assinatura pode ajudar a livraria online a interagir com a comunidade.
Por meio de eventos presenciais ou virtuais, fóruns de discussão ou grupos em redes sociais, os membros podem se conectar, compartilhar opiniões e se envolver com sua marca.
Essa interação pode ajudar a criar uma comunidade de leitores fiéis, que ajudam a promover seu negócio e seus serviços.
4 – Invista nos novos formatos
Nem só de livros físicos é feita uma livraria online. É isso mesmo. Por mais contraditório que pareça, parte de uma boa estratégia no mercado literário é estar sempre de olho nas tendências e os formatos alternativos estão em alta já há algum tempo.
Os e-books e audiobooks estão encontrando espaço na vida dos leitores ano após ano, e seu e-commerce precisa refletir isso.
Com o aumento das vendas dos audiobooks, as empresas que disponibilizam os serviços também se expandiram. Então estude as possibilidades de oferta e parceria, já que gigantes como Spotify e Youtube já estão oferecendo obras de domínio público em suas plataformas.
Já os e-books se apresentam como um formato mais prático, que pode ser oferecido na mesma página de produto que um livro físico. Faça proveito dessa oportunidade e deixe a escolha para o seu cliente.
Como fazer marketing de livros na internet?
Essas são as nossas dicas para que sua livraria online se destaque da concorrência e você nunca mais precise se perguntar como vender livros na internet.
Colocando essas estratégias em prática você consegue atingir camadas do seu público-alvo que tem interesse no que você está vendendo e chegam no seu e-commerce já qualificadas e prontas para a compra.
Não se esqueça de ficar sempre de olho nos seus indicadores e nos comentários dos seus clientes, além das redes sociais, à procura de novas tendências do mundo literário.
E, claro, no blog da Bis2Bis, onde sempre postamos as últimas novidades e estratégias do mundo do e-commerce. Te aguardamos por aqui!
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