Descubra como vender livros online vai fazer sua livraria faturar muito mais

Redação Bis2Bis | 5 de março de 2024

Quem já trabalha com livraria deve saber que vender livros online é o caminho para o sucesso.

Isso porque o segmento tem crescido constantemente nos últimos anos, tanto em pedidos quanto em faturamento.

Então, se atualizar e ficar por dentro das tendências na hora de vender livros online é obrigatório

Essa evolução é um dos efeitos da modernização do ramo e traz consigo tudo aquilo que construiu a indústria.

Mas com a mudança de público, também é necessário levar em conta novas estratégias e abordagens para conquistar essa nova parcela da população que está tão acostumada a comprar online

Então continue no artigo e conheça as melhores dicas de como vender livros online e levar seu negócio a um novo nível!

O mercado de livros no Brasil

No último ano, o faturamento do varejo de livros no Brasil alcançou R$170,04 milhões, com o total de 3,76 milhões de obras vendidas, de acordo com o 9º Painel do Varejo de Livros do Brasil, da Nielsen BookScan.

O preço médio dos exemplares aumentou R$2,61% em relação ao último ano, saindo de R$42,39 para R$45,23 em 2023.

O gênero Infantil, Juvenil e Educacional é o responsável pela maior parte desse capital, com 32% do faturamento.

Essa categoria é seguida de Não Ficção Trade, que pode conter assuntos de auto-ajuda, religiosos e biografias; Não Ficção Especialista, livros técnicos e acadêmicos, e Ficção:

Durante o último ano, o gênero Infantil, Juvenil e Educacional foi o mais vendido no Brasil.
Durante o último ano, o gênero Infantil, Juvenil e Educacional foi o mais vendido no Brasil.

Como vender livros online?

Agora que você já está familiarizado com o mercado de quem decide vender livros online, é hora de conhecer as melhores técnicas para colocar seus produtos em destaque.

Isso porque, levando em conta o poder do nicho literário de juntar novas tendências e tecnologias a um hábito tão clássico, é essencial utilizar estratégias de marketing digital para ter sucesso nas vendas.

💡 Leia também: O que é e como fazer um Planejamento de Vendas para suas vendas online dispararem

O TikTok será um grande aliado

Quem está no ramo dos livros, com certeza conhece o BookTok. E ele pode ser um excelente meio para vender livros online.

O BookTok é uma comunidade de leitura no TikTok, onde os usuários opinam sobre leitura, literatura e outros temas relacionados ao assunto.

Os vídeos do BookTok incluem recomendações, resenhas literárias, listas de leitura, trechos de livros, autores e gêneros literários populares.

Eles também se estendem a discussões sobre tópicos específicos, como diversidade na literatura e até adaptações cinematográficas.

Essa comunidade tem crescido cada vez mais e contribuído para incentivar o hábito da leitura entre os jovens, uma ótima oportunidade para vender livros online.

Para entender um pouco o alcance da tendência, a hashtag #BookTokBrasil já conta com 25 bilhões de visualizações na plataforma, com vários perfis dedicados ao assunto. 

Com isso, livrarias por todo o Brasil têm criado seções com os livros que fazem mais sucesso no TikTok.

Algumas editoras também entraram na brincadeira e sinalizam as publicações que se tornam tendências na plataforma. 

Para esse nicho, o TikTok é mais do que um meio para divulgação: ele é uma excelente ferramenta de pesquisa de tendências.

Então para quem quer vender livros online, interagir com as hashtags e publicações dos seus seguidores é uma ótima maneira de construir uma audiência, que pode se transformar em uma clientela fiel.

Por isso, utilize vídeos de formato curto para mostrar os lançamentos, promoções e novidades, assim como condições especiais para os seguidores. Isso vai garantir que você consiga vender livros online.

E aproveite também para entrar nas trends do BookTok, já que elas podem ajudar no reconhecimento de marca.

O poder das resenhas

Contar com um espaço dedicado para as resenhas na sua livraria online pode ser extremamente vantajoso na hora de vender livros online.

Primeiramente, elas ajudam a aumentar a confiança do consumidor no momento da compra.

Isso porque ao ver as opiniões de outros leitores, os consumidores se sentem mais confiantes em suas escolhas e são mais propensos a fazer uma compra.

As críticas de clientes também podem promover a leitura, já que elas podem inspirar mais pessoas a lerem determinado livro ou autor.

Isso ajuda a criar uma comunidade de leitores fiéis que retornam à sua loja virtual, além de gerar feedbacks valiosos. Excelente para vender livros online.

Através das opiniões dos consumidores, você pode identificar os pontos fortes e de melhoria na sua seleção de livros, bem como os desejos e necessidades dos clientes.

E as resenhas também podem servir como uma forma de marketing gratuito para sua livraria online, já que clientes satisfeitos são mais propensos a compartilhar suas opiniões em suas redes sociais.

Crie um Clube do Livro

A criação de um modelo de assinatura ou clube do livro pode ser uma ótima estratégia para vender livros online. 

Ofereça vantagens exclusivas para os membros, como descontos, acesso antecipado a novidades, recomendações personalizadas e acesso a livros exclusivos. Você tem muito a ganhar com isso. 

Ao criar um ambiente para assinantes, seus clientes podem se sentir mais próximos da livraria, aumentando a satisfação do cliente.

Além disso, essas ações vão contribuir com a fidelização

Adicionalmente, os membros podem pagar uma taxa mensal ou anual para acessar a benefícios exclusivos, como livros com capas diferenciadas ou entrevistas com autores famosos para gerar um fluxo de receita constante na hora de vender livros online.

Essa estabilidade financeira vai ajudar no momento de investir em melhorias para seus serviços, como uma seleção maior de livros, uma plataforma de compras mais intuitiva ou uma melhor usabilidade do site.

Investir em parcerias com clubes do livro já consolidados, como o BiBliOn, também podem ser benéficas, já que trazem tráfego qualificado para E-commerce e ajuda a vender livros online. 

Por fim, um serviço de assinatura pode ajudar a sua livraria online a interagir com a comunidade através de eventos presenciais ou virtuais, fóruns de discussão ou grupos em redes sociais onde os membros podem se conectar, compartilhar opiniões e se envolver com sua marca. 

Essa interação pode ajudar a criar uma comunidade de leitores fiéis, que ajudam a promover seu negócio e seus serviços para vender livros online.

Invista nos novos formatos

Quem quer vender livros online precisa pensar além dos livros!

Por mais contraditório que pareça, parte de uma boa estratégia no mercado literário é estar sempre de olho nas tendências e os formatos alternativos estão em alta já há algum tempo. 

Os e-books e audiobooks estão encontrando espaço na vida dos leitores ano após ano, e seu E-commerce precisa refletir isso. 

Com o aumento das vendas dos audiobooks, as empresas que disponibilizam os serviços também se expandiram.

Então estude as possibilidades de oferta e parceria, já que gigantes como Spotify e Youtube já estão oferecendo obras de domínio público em suas plataformas. 

Já os e-books se apresentam como um formato mais prático, que pode ser oferecido na mesma página de produto que um livro físico.

Então ofereça a possibilidade do seu cliente escolher a melhor versão ou ofereça kits com as duas.

Só em 2022, os audiobooks movimentaram 5.4 bilhões de dólares mundialmente.
Só em 2022, os audiobooks movimentaram 5.4 bilhões de dólares mundialmente.

Sua Loja Virtual está pronta para vender livros online?

Agora, você já tem as melhores dicas para vender livros online e fazer com que sua marca se destaque na comunidade literária.

Mas para garantir que a experiência dos seus consumidores seja a melhor possível e garanta que as vendas aconteçam é preciso ir além.

Então além das ações para divulgar a Loja, você precisa garantir que a Loja Virtual esteja preparada para vender livros online. Desde as ferramentas, até as decisões estratégicas.

A Plataforma certa muda tudo

Para que sua Loja Virtual seja funcional e amigável, além de estar sempre disponível para seus consumidores na hora de vender livros online, ela precisa ser fornecida por uma Plataforma de E-commerce confiável.

Também cabe a Plataforma de E-commerce garantir todas as funcionalidades que sua livraria precisa para se diferenciar das concorrentes.

Incluindo uma interface de usuário desenvolvida para facilitar a jornada de compra, checkout simplificado e todos os recursos que levarão os clientes a validarem seu interesse pelos livros, como o comparador de produtos, por exemplo.

Na captura, o comparador de produtos em Loja Virtual desenvolvida pela Bis2Bis.
Na captura, o comparador de produtos em Loja Virtual desenvolvida pela Bis2Bis.

Livros esgotados podem ser oportunidades

Mesmo quando um produto faltar no estoque e ficar indisponível para compra, vender livros online ainda pode ser possível.

Isso porque existem módulos que enviam aos consumidores mensagens ou e-mails informando quando os títulos estiverem disponíveis novamente.

Esse recurso contribui para a manutenção dos consumidores fidelizados, já que a marca mantém os clientes interessados por perto – além de se preocupar com seu interesse.

Então garanta que a sua Plataforma de E-commerce tenha essa opção disponível. Na Bis2Bis, você conta com essa e outras funcionalidades que vão contribuir com o aumento das suas vendas!

Clientes satisfeitos se multiplicam

A experiência dos consumidores é um dos pontos mais importantes para a garantir a sua fidelização. Na hora de vender livros online, isso vai além do produto ou da sua jornada na Loja Virtual.

Como falamos no último tópico: mesmo se o livro estiver indisponível no catálogo, uma boa experiência pode fazer com que os clientes interessados continuem fiéis a sua marca.

Então, se antes até chegar a essa barreira eles encontraram uma comunicação com a qual se identificaram, redes sociais com conteúdo de qualidade, um E-commerce bonito, funcional e com atendimento personalizado, eles continuarão com você.

Mais que isso: levarão sua marca mais longe. Porque o marketing boca a boca transmite o valor do serviço de forma genuína.

E com isso os consumidores da sua Loja Virtual aumentarão significativamente.

Ofereça o que os consumidores querem

Você pode usar as vitrines inteligentes para aumentar o ticket médio dos carrinhos de compra.

Ao oferecer livros similares aos que os consumidores adicionarem ao carrinho – como sequências, obras de mesma autoria ou gênero, por exemplo, existem grandes chances de que eles sejam comprados junto dos itens adicionados antes.

Para tornar a oferta ainda mais atrativa, você pode oferecer os itens em kits, ou aplicar descontos progressivos, por exemplo.

Além disso, os gatilhos mentais serão a cereja do bolo para faturar ainda mais ao vender livros online.

Na captura, duas vitrines inteligentes disponíveis para instalação nas Lojas Virtuais desenvolvidas pela Bis2Bis.
Na captura, duas vitrines inteligentes disponíveis para instalação nas Lojas Virtuais desenvolvidas pela Bis2Bis.

Para o sucesso da sua livraria, você tem a Bis2Bis

Para ter os melhores recursos, além de um serviço seguro e confiável, você conta com a Bis2Bis.

Aqui na Bis2Bis, estão os melhores especialistas prontos para desenvolver seu E-commerce do zero, com ênfase na melhor experiência dos seus clientes e gestão facilitada.

Nós desenvolvemos Lojas Virtuais sob medida, com a segurança necessária para que você aumente o faturamento!

Quer migrar para a plataforma certa ou dar seu primeiro passo no digital? Fale com um de nossos especialistas e conheça sua próxima Loja Online:


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