Compre junto: saiba como usar no e-commerce

7 de março de 2018

 
 

A estratégia tornou-se uma ótima oportunidade para aumentar as vendas

Uma técnica de venda que tem sido bastante utilizada por e-commerces, é a compra casada. Mais conhecida pela expressão “Compre junto”, a estratégia tornou-se uma excelente oportunidade para os lojistas que buscam o aumento de vendas em seus empreendimentos online.

Basicamente, o compre junto consiste em disponibilizar em um campo visível na página de algum produto do e-commerce, uma ou mais opções de compra que possuem relação com o produto em questão.

Para ficar mais claro, imagine que você esteja comprando um livro em alguma loja virtual. Na página, você também encontra um outra opção de compra – livro + marcador de página – com um valor bem atrativo para você adquirir os dois produtos juntos. Essa é a técnica do compre junto.

Para citar outro exemplo, uma loja de roupas masculina pode combinar dois produtos diferentes como uma camisa social + uma gravata, oferecendo 20% de desconto para o consumidor comprar as duas peças.

Diversos empreendimentos online, de vários segmentos, já apostam na estratégia e há muitas plataformas de e-commerce que disponibilizam essa funcionalidade, como o Magento.

Com isso, é possível deixar um espaço fixo em todas as páginas de produto da loja virtual, permitindo que o administrador, dentro da plataforma, escolha os combos que deseja oferecer aos consumidores.


Qual a forma correta de usar no e-commerce?

O ideal, é oferecer produtos que possuem relação, algo que o cliente com toda certeza vai usar junto com o produto que desejava comprar inicialmente, como por exemplo, uma loja de artigos esportivos oferecer ao consumidor a opção de tênis + meia. Para lojas de roupas, o combo de look completo é uma excelente estratégia.

Outra forma de usar o compre junto de maneira inteligente, é ofertar produtos mais baratos nas páginas de produtos com valor mais alto, como por exemplo, uma lavadora + ferro de passar. Assim, a adesão é maior e a estratégia torna-se mais assertiva, além de ser mais vantajoso ao consumidor que adquire mais produtos por um valor bem bacana.

É importante ressaltar que colocar um produto mais caro em uma página de produto mais barato não vale a pena, pois se o consumidor está certo em gastar determinado valor, ele não vai escolher uma opção mais cara. Por isso, é importante pensar em sua estratégia de forma inteligente, sempre buscando oferecer uma ótima experiência de compra ao cliente.

Uma forma de escolher os melhores artigos para o compre junto, é analisar os produtos que geralmente são comprados juntos pelos seus clientes e avaliar se cabe fazer um combo com desconto.

DICA: Se em sua loja virtual disponibiliza apenas um tipo de produto, aposte em kits com mais unidades, ofertando descontos atrativos.


Quais as vantagens para o e-commerce?

Com o compre junto, as lojas virtuais conseguem vender muito mais, pois a estratégia instiga o consumidor a adquirir mais produtos, além daquele que já pensava em comprar. Isso se torna extremamente vantajoso para o cliente, que consegue receber um bom desconto por um combo de produtos que atenda a sua necessidade.

Contudo, a técnica é ainda mais vantajosa ao lojista, que além de vender mais, consegue gerar uma rotatividade nos produtos da categoria, potencializar a relevância das páginas, devido ao link building interno e aumentar os itens adicionados ao carrinho.

Todo esse conjunto de produtos relacionados proporciona diferentes combos de compra ao consumidor, que resulta em mais acessos e consequentemente em mais vendas ao e-commerce.


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