Como montar uma Loja Virtual | 9 passos para sua Loja Online
Saber como montar uma Loja Virtual pode ser um desafio, principalmente porque começar um empreendimento sempre dá aquele friozinho na barriga.
Então vamos te contar tudo para que você saiba que é possível começar seu negócio online e sinta mais seguro nessa jornada. Por agora, você precisa saber que os E-commerces têm diferenças com relação às lojas físicas.
A Loja Virtual (ou E-commerce) funciona em computadores e dispositivos móveis e abrange todos os tipos de segmentos de mercado, como moda, alimentação, pet shop, eletrônicos, cosméticos, e mais.
Em suma, o E-commerce torna o processo de compra muito mais rápido, prático e ágil.
Portanto, as Lojas Virtuais facilitam o consumo para os clientes que, muitas vezes, deixam de fazer suas compras pela falta de tempo para ir até o ambiente físico.
Então são várias etapas e detalhes que precisam ser discutidos, analisados e definidos quando se pensa em como montar uma Loja Virtual. Os principais pontos são:
Planejamento;
Legislação;
Plataforma de E-commerce;
Suporte;
Sistema de pagamento;
Segurança.
Tudo isso serve para garantir a melhor experiência de compra possível, para convencer seu cliente a comprar.
Por isso, o retorno que uma Loja Virtual pode oferecer para o empreendimento é muito grande.
Então, continue lendo para entender como montar uma Loja Virtual.
Por que montar uma Loja Virtual?
Aqui na Bis2Bis E-commerce já desenvolvemos mais de 4.000 lojas virtuais, então sabemos que é um projeto que exige muita dedicação do lojista.
Apesar disso, podemos te garantir que o crescimento compensa todo o trabalho. Entrar no online é a melhor opção para aumentar sua operação, em níveis globais.
Então, se você tiver atenção a todos os pontos, vai perceber as várias vantagens enquanto descobre como montar uma Loja Virtual.
Sabendo como montar uma Loja Virtual, percebemos que essa modalidade não precisa necessariamente de um espaço físico.
Ou seja, isso dispensa custos com infraestrutura, aluguel, energia e grande quantidade de funcionários. Portanto, geralmente, montar uma Loja Virtual requer menos investimento do que a física.
Além disso, na operação online, além de contar com a possibilidade de envio com transportadoras ou Correios, existe a possibilidade de enviar um produto diretamente do fornecedor.
Esse último formato de vendas é chamado de Dropshipping ou Crossdocking. Nele você elimina a necessidade de um espaço para estocagem dos artigos vendidos.
Então, acaba economizando tempo, espaço e dinheiro.
2º Liberdade para o lojista e para os clientes
Na Loja Virtual, não há horário de funcionamento determinado. Isso significa que ela fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Assim, além de poder comprar a qualquer momento, os consumidores podem fazer tudo no conforto de sua casa.
Além disso, um empreendimento online está livre de barreiras geográficas. Ou seja, você pode vender os seus produtos para qualquer lugar do Brasil, diferente das lojas físicas.
Nesse ponto, você só precisa ter cuidado com a logística e o transporte ao se considerar como montar uma Loja Virtual.
3º Negócio mais confiável e sustentável
O acompanhamento das vendas é mais completo, organizado e preciso no E-commerce.
Ou seja, tudo isso te ajuda a ter a melhor estratégia de vendas direcionada ao consumidor ideal do seu negócio.
Além disso, a expectativa é de que o E-commerce movimente pelo menos R$185 bilhões em 2023 no Brasil, de acordo com a Abcomm.
Então, esse mercado tem ainda mais potencial do que imaginamos.
Se você ainda não está no online, esse é mais um excelente motivo para você descobrir como montar uma Loja Virtual agora!
Como montar uma Loja Virtual?
Para ter os resultados esperados e garantir um E-commerce eficiente, é preciso seguir etapas importantes ao montar uma Loja Virtual. Confira algumas abaixo:
1. Faça o planejamento
Ter um planejamento definido vai te ajudar a saber como montar uma Loja Virtual de forma organizada.
Com isso você terá uma visão completa de todas as etapas que precisa seguir nessa jornada, como as tarefas a serem executadas e seus responsáveis, por exemplo.
Então é aqui que você vai coletar e alinhar todos os processos que precisarão ser executados até o lançamento da Loja Virtual.
Nesse ponto, é importante que você comece a definir algumas coisas:
2. Encontre a Plataforma de E-commerce que vai atender suas necessidades
Agora que você já definiu qual vai ser o rumo do seu negócio, como montar uma Loja Virtual sem uma plataforma?
A plataforma de E-commerce será a base que sustentará sua operação. Por isso, ela deve atender todas as suas necessidades, além de ter um bom desempenho.
Existem alguns tópicos e que são indispensáveis para o bom funcionamento do seu E-commerce:
Além disso, a plataforma de E-commerce escolhida também precisa deixar claro se há cobrança por venda, os custos de hospedagem, manutenção e o tipo de suporte oferecido.
Esses pontos precisam ser bem estudados e avaliados antes de qualquer decisão. Você pode contar com os conteúdos que temos disponíveis aqui no blog.
Com a plataforma escolhida, o próximo passo é estruturar muito bem a logística da sua operação. A logística está relacionada aos pedidos e entregas. Envolve:
Armazenamento;
Preparação;
Processamento do pedido;
Confirmação;
Envio.
Para garantir que você saiba como montar uma Loja Virtual, todas essas etapas precisam ser definidas.
Portanto, saiba quem será o seu fornecedor, como o produto chegará até você ou até o seu cliente.
O segredo aqui é estudar muito bem o seu modelo de negócio para estruturar uma logística que faça sentido para sua operação.
Com isso, você poderá otimizar os processos e garantir uma entrega de pedidos eficiente.
Transporte
Qual será o transporte utilizado para o envio dos pedidos do seu E-commerce?
Você vai apostar em transportadoras, correios ou centros de distribuição que permitam uma entrega mais rápida?
Então se atente às possibilidades disponíveis no mercado e entenda qual terá o melhor custo e serviço para o seu empreendimento.
A entrega ágil e segura é uma característica importante quando se pensa em como montar uma Loja Virtual.
4. Escolha um ERP que facilite a sua gestão
Um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) é responsável por controlar o fluxo de vendas, estoque, gerenciar os pagamentos, analisar as metas e o desempenho, armazenar informações e emitir obrigações fiscais.
Essa ferramenta irá controlar faturamentos, entregas e trocas de maneira organizada, o que torna o fluxo do E-commerce mais ágil.
Por isso, o ERP é indispensável no processo de como montar uma Loja Virtual. Nesse vídeo explicamos um pouco mais sobre ele:
5. Escolha os Métodos de Pagamentos que o seu cliente quer utilizar
São instituições responsáveis por realizar todo o processo de pagamento (no momento da finalização da compra).
O cliente é direcionado ao site do intermediador, onde poderá finalizar a compra. O pagamento será repassado repassado ao lojista posteriormente.
Gateways de pagamento
Funcionam como se fossem maquininhas de cartão, que recebem os dados do pagamento.
O gateway faz contato com a rede de adquirência e verifica se existe saldo suficiente para o cliente realizar a compra e, assim, a compra poder ser autorizada.
Integração com adquirente
Essa é uma opção sem mediador, em que você opera direto com as adquirentes e o pagamento do cliente é realizado diretamente na sua Loja Virtual.
Pix
Um dos métodos mais populares, com o Pix é possível realizar transações a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, em menos de 3 segundos.
Além disso, ele é muito benéfico para os consumidores (que não pagam taxa) e para os lojistas que pagam uma taxa muito menor do que outros métodos.
Então, enquanto descobre como montar uma Loja Virtual, lembre-se de analisar qual dessas opções se encaixa melhor no seu negócio.
6. Certifique-se da Segurança
Os consumidores precisam se sentir seguros o suficiente para que realizem as compras na loja. E isso é um dos pontos mais importantes ao saber como montar uma Loja Virtual.
Afinal, para isso, eles precisarão inserir seus dados pessoais sigilosos.
É aí que o certificado de segurança entra para garantir a privacidade e a integridade dos dados que são compartilhados no E-commerce.
Além disso, torna também a interação com o consumidor mais segura, o que aumenta a quantidade de vendas da sua loja e valoriza a sua marca.
7. Atendimento da sua Loja Virtual
O atendimento é uma das etapas da compra que melhor ajuda a convencer o consumidor a realmente comprar.
Por isso, um atendimento de qualidade, capaz de sanar todas as dúvidas dos consumidores, vai passar mais segurança, valorizar a marca e aumentar as avaliações positivas.
Um bom atendimento tem potencial de aumentar a fidelização, o tráfego e impulsionar as vendas. Saber disso enquanto aprende como montar uma Loja Virtual será importante para a qualidade da sua operação.
Então, a melhor opção é oferecer diversos canais de contato com a empresa, para que o consumidor chegue até você da forma como ele preferir.
Ou seja, para que seu negócio ganhe visibilidade no mercado, será necessário desenvolver estratégias e ações de marketing. É importante ter isso em mente ao saber como montar uma Loja Virtual.
Lembre-se sempre de utilizar uma comunicação clara, que converse com os potenciais consumidores do seu negócio. Você pode usar as redes sociais, mídia paga e inbound marketing para isso.
9. Pense na Legislação quando montar uma Loja Virtual
As Lei do E-commerce de 2013, O Código de Defesa do Consumidor, a Lei Geral de Proteção de Dados são leis que regulam atividades que são realizadas entre uma Loja Virtual e um consumidor.
Poucas pessoas pensam nesse ponto, mas é essencial entender sobre legislação ao saber como montar uma Loja Virtual.
Então, independente do tamanho do seu negócio, você terá que dedicar um tempo para adequar o jurídico da sua operação a elas.
A Lei do E-commerce de 2013, por exemplo, aborda a necessidade de oferecer informações claras e visíveis para o usuário.
Além disso, a lei fala sobre a necessidade de oferecer atendimento facilitadopara o consumidor, e o direito de arrependimento da compra.
Apaixonados por E-commerce e Vendas Online! Nosso time de redação é formado por entusiastas da comunicação que vão te guiar por informações e insights valiosos.
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