Com o crescimento do e-commerce, os consumidores estão cada vez...
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Com o crescimento do e-commerce, os consumidores estão cada vez...
1. Entenda o Seu Público-Alvo e Defina o NichoO Que...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Aproveite o Poder das Datas Comemorativas para Vender Mais no Seu E-commerce
As datas comemorativas de 2025 serão ótimas oportunidades para aumentar as vendas da sua Loja Virtual, pois geram comoção e os consumidores tendem a se engajar nas iniciativas.
Esse calendário junta datas estratégicas, incluindo desde feriados prolongados, como o Carnaval, ou comemorações de nicho, como o Dia do Leitor.
Com tantas comemorações diferentes, os consumidores sempre se identificam com alguma. E isso fez com que o apelo pelas datas comerciais aumentasse nos últimos anos.
Isso significa que todos os segmentos de E-commerce podem utilizá-las para impulsionar suas vendas!
Mas, para criar campanhas bem sucedidas na sua Loja, é necessário incluir as datas comerciais desde o planejamento anual, que deve começar o mais cedo possível.
Nele você deverá identificar todas as ações e estratégias que seu E-commerce vai colocar em prática no ano que está chegando.
Agora, vamos ficar por dentro de todas as datas comerciais e descobrir como preparar seu E-commerce para lucrar muito no novo ano? Vamos lá!
As principais datas comemorativas de 2025 do E-commerce se distribuem ao longo do ano todo e são as mais inclusivas para todos os segmentos do varejo:
15 de março de 2025 – Dia do Consumidor
04 de março de 2025 – Carnaval
20 de abril de 2025 – Páscoa
11 de maio de 2025 – Dia das Mães
12 de junho de 2025 – Dia dos Namorados
10 de agosto de 2025 – Dia dos Pais
12 de outubro de 2025 – Dia das Crianças
28 de novembro de 2025 – Black Friday
01 de dezembro de 2025 – Cyber Monday
25 de dezembro de 2025 – Natal
Agora que você já sabe como preparar seu E-commerce para as datas comemorativas de 2025, é hora de conferir todas!
Com essas informações, você poderá escolher em quais eventos focar as estratégias da sua Loja Virtual.
No primeiro dia do ano, que tal mandar aquele e-mail especial para sua base de clientes agradecendo pelo ano que passou e desejando bons votos pelo que está por vir?
Seja lembrado por meio de uma mensagem carinhosa!
O mercado literário é um dos que mais têm visto crescimento no Brasil, em grande parte graças ao impulso das redes sociais.
Ofereça um conteúdo especial para a data, com indicações de livros específicos para cada público, um quiz que recomende autores ou obras e boxes promocionais destacando autores de renome.
Essa data comercial pode ser uma âncora para promover a venda de alimentos ou para a promoção da saúde.
Para as Lojas Virtuais no ramo alimentício, pode ser interessante oferecer brindes ou descontos, estimulando seus clientes a comprarem alimentos que não comem com frequência.
Apesar de ser menos conhecida pelo público, você pode usar esta data comemorativa para contatar aqueles consumidores que não compram com você há algum tempo.
Uma versão do Dia dos Namorados é comemorada em fevereiro em diversos países do mundo.
A data, que é retratada com frequência em filmes e seriados estrangeiros, traz a oportunidade de presentear não apenas interesses românticos, mas também amigos e familiares.
Utilize cenas icônicas do cinema para apoiar seu marketing e comunicação.
Nessa data, as lojas dedicadas aos Pets têm a oportunidade de vender produtos dedicados aos felinos.
Você pode usar um e-mail institucional oferecendo informações e dicas para atrair clientes até sua Loja.
Além disso, pode ser uma boa ideia disponibilizar kits com mais de dois produtos, como brinquedos e petiscos, por exemplo.
Se tem uma coisa que os últimos anos demonstraram foi a força dos esportes como motor de vendas.
Então, crie promoções baseadas nas modalidades e práticas esportivas que seu E-commerce oferece, como futebol, tênis e atletismo.
Também pode ser relevante incentivar o engajamento nas redes sociais por meio de um concurso entre seus clientes, postando seus recordes e resultados.
A data já é uma grande favorita dos brasileiros, devido às celebrações e euforia. Faça seu E-commerce entrar no sambódromo também!
As mudanças estéticas ajudam a enfatizar a mensagem carnavalesca e promoções em produtos selecionados são uma ótima ideia.
Leia também: Dicas para vender mais no Carnaval
A data é propícia para o mercado de chocolates, flores, jóias e acessórios. Mas não é restrita a esses nichos!
Por isso, lembre-se de celebrar suas clientes do sexo feminino e suas conquistas, seja por meio de descontos ou um e-mail dedicado.
Leia também: Como preparar o seu E-commerce para o Dia da Mulher?
A “Black Friday do Primeiro Semestre” traz grandes oportunidades!
De acordo com o E-commerce Brasil, o evento incentivou um aumento de 13,9% nas vendas concretizadas ao longo do mês de março.
Além disso, 61,7% das compras nesse dia foram entregues com frete grátis, de acordo com a Confi.Neotrust.
Para 2025, a expectativa é que a estratégia de Frete Grátis continue tendo forte apelo para aumentar os resultados na data. E você pode aplicá-la em sua loja mantendo a lucratividade!
Com a mudança de estação, chegam novas oportunidades de vendas.
No hemisfério sul, o Outono traz temperaturas mais amenas, e essa é uma oportunidade para as lojas virtuais de roupas e para o setor de alimentos!
As folhas podem cair no quintal, mas as vendas também vão lá pra cima nos setores de decoração e beleza.
Essa data comercial é uma grande oportunidade para Lojas Virtuais de bem-estar, artigos esportivos e, principalmente, farmácias venderem muito!
Aqui, aposte em conteúdos que reforcem os benefícios do cuidado com a saúde e sugira produtos que possam contribuir com isso no dia a dia.
E lembre-se de oferecê-los junto de descontos ou kit de produtos.
Uma das datas de maior destaque para o mercado de chocolates, a Páscoa também vê crescimento no ramo de alimentos.
Com a comunicação certa, você pode aproveitar a data mesmo se não vende doces!
Lembre-se de entrar no clima da celebração e desejar bons votos aos seus clientes.
O mercado literário é um dos que mais têm visto crescimento no Brasil, em grande parte graças ao impulso das redes sociais.
Ofereça um conteúdo especial para a data, com indicações de livros específicos para cada público, um quiz que recomende autores ou obras e boxes promocionais destacando autores de renome.
Um dos principais fatores de escolha para compra em um E-commerce, o frete grátis é a estrela desta data comemorativa.
Construa um clima de empolgação mandando e-mails avisando da condição com antecedência, para que seus clientes possam planejar suas compras.
Uma das datas comemorativas mais lucrativas para o comércio eletrônico, o dia das mães de 2024 gerou, sozinho, R$7 bilhões em vendas!
Então prepare a sua Loja Virtual com produtos e categorias especiais, de forma a ajudar os indecisos a finalizarem a compra.
Nesse caso, campanhas de remarketing são boas alternativas para lembrá-los da sua marca e incentivar a conversão.
Leia também: Quais benefícios oferecer no Dia das Mães?
Os amantes de carros têm um motivo especial para celebrar nesta data!
O Dia do Automóvel é a ocasião perfeita para destacar acessórios, serviços e produtos automotivos no seu E-commerce.
Seja para manutenção, personalização ou até mesmo conforto na direção, os consumidores estão sempre em busca de novidades para seus veículos.
Aproveite para criar campanhas que incentivem compras, como descontos progressivos, kits promocionais para motoristas e conteúdos educativos sobre segurança e desempenho automotivo.
O Dia do Abraço é o momento perfeito para falar de afeto, e os E-commerces de presentes, estética e alimentos tem potencial para fazer isso muito bem.
Ofereça produtos que vão “abraçar” a pessoa presenteada. Além disso, é uma ótima data para iniciar promoções interativas!
Incentive os seus clientes a postarem uma foto abraçando e referenciarem sua marca, para ganharem descontos, por exemplo.
Um clássico entre os apaixonados pelo universo geek, a data pode ser uma grande oportunidade para alcançar um público que está cada vez maior.
Aqui, trabalhe com uma comunicação mais informal, trazendo referências do mundo nerd sempre que possível.
Não se esqueça de oferecer promoções vantajosas para que seu E-commerce tenha uma vida longa e próspera.
A festa de São João move o Brasil de norte a sul e é perfeita para a venda de roupas temáticas, decoração e alimentos.
Porém, entrar no clima da festividade não se limita a essas categorias.
Por ser uma comemoração tipicamente brasileira, decorar o layout do seu E-commerce com a temática da festa junina se adequa a qualquer nicho.
A data dos apaixonados registrou aumento de 15,5% nas vendas por E-commerces durante o período no último ano.
Além disso, os setores que mais se destacaram foram os de Móveis, Eletrodomésticos e Lojas de Departamento (com aumento de 12,3% nas vendas), os de Cosméticos e Higiene Pessoal (com crescimento de 9,6%) e o de Turismo (registrando pico de 6,5%).
Nesse momento, as mulheres tendem a comprar mais e com maior antecedência, então invista no marketing voltado para elas.
A temperatura começa a cair e, com um pouco de planejamento, suas vendas podem começar a subir!
Se você está no ramo de roupas, oferte suas opções de inverno com pelo menos um mês de antecedência, já que os produtos precisam chegar antes do frio.
A segmentação de anúncios por região do Brasil também deve ser analisada, já que o clima pode variar.
Leia também: O que vender no inverno para aumentar as vendas?
Essa é mais uma data comemorativa que pode ser aproveitada por todos os nichos do E-commerce.
Aqui, o maior investimento precisa ser feito na comunicação. É essencial que seja feita de maneira inclusiva e respeitosa.
Você pode destacar produtos que valorizam a individualidade dos seus consumidores. A ideia é afirmar que está tudo bem ser como se é.
Para o dia dedicado a esse estilo icônico, aproveite os festivais de música como o Lollapalooza e ofereça opções de roupas, acessórios, discos e instrumentos.
As agências de turismo e casas de show também podem fazer uso da data, oferecendo pacotes para shows. É dia de Rock!
Mesmo sendo uma data comemorativa ainda pouco conhecida, no País do Futebol esse dia tem grande potencial para impulsionar as vendas no E-commerce!
Todo tipo de produto pode ser promovido aqui: eletrônicos, equipamentos de som, itens para a prática do esporte, itens de moda, alimentação, bebidas e mais.
Em 2025, o Dia do Futebol acontece em uma sábado. Então, essa será uma ótima oportunidade para destacar produtos que proporcionarão uma experiência única para seus consumidores.
Lembre-se de informá-los de tudo através das redes sociais!
Ofereça boas condições para que seus clientes possam presentear os amigos mais próximos.
Peças que se complementam e combos são ótimas ideias para a data comemorativa. Por isso, ofertas como “Leve 2, Pague 1” e pagamento com dois cartões são bem-vindas!
Não são apenas mães e pais que merecem um agrado especial. Muitos netos procuram por presentes e mimos para seus avós e seu E-commerce vai ser o lugar ideal para isso!
As categorias preferidas para o presente dos pais durante a data em 2024 foram Vestuário, Perfumaria e Cosméticos, além de Utilidades Domésticas e Eletro Eletrônicos.
No total, foram vendidos R$7,7 bilhões em vendas, registrando um crescimento de 4,7% em comparação ao ano anterior.
Por isso, prepare seu E-commerce! Garanta que sua Loja Virtual estará pronta para contemplar todos os estilos de pais, do tecnológico àquele que põe a mão na massa.
Em contrapartida ao dia dos namorados, a data vai muito bem com humor para atrair a atenção dos clientes.
Ofereça opções que possam ser aproveitadas sozinho ou com amigos.
Boas opções são jogos, videogames, alimentos e até colecionáveis, para aquele solteiro que quer se presentear.
O Dia da Fotografia é uma oportunidade incrível para incentivar seus consumidores a deixar a criatividade rolar solta!
Para isso, você pode premiar os consumidores que já compraram em sua Loja Online a fazerem uma foto especial dos produtos e postar nas redes sociais citando sua marca, por exemplo.
Outra abordagem seria promover conteúdos educativos relacionados à fotografia usando os produtos da loja como tema para as fotos. Isso geraria oportunidade de demonstrar os produtos e deixá-los em evidência.
A força dessa data é menor do que o Dia das Crianças, sim, mas ela pode ser uma ótima oportunidade para conhecer a preferência dos consumidores e selecionar melhor os produtos mais tarde!
Além disso, ao invés de focar em brinquedos e outros presentes voltados diretamente às crianças, que tal focar na nostalgia da infância?
Seja qual for o segmento da sua Loja Virtual, destaque produtos que se relacionem com a infância dos seus consumidores. Além disso, busque oferecer experiências que os conectem à esse período.
Desde 2021, o governo federal incentiva o comércio a realizar promoções durante a semana do dia 07 para movimentar o varejo.
Por isso, nos últimos essa data tem se tornado conhecida como Black Friday Brasileira ou Black Friday Verde e Amarela.
Então prepare as estratégias para utilizar no período e organize bem seu estoque para que seus pedidos sejam entregues no prazo!
Apesar de ser uma data comemorativa mais nova para o E-commerce brasileiro, o dia do cliente vem ganhando força.
Registrando aumento de 23% no número de pedidos em 2024, 43% de faturamento a mais que no ano anterior, o evento aquece o mercado e deixa aberta a possibilidade de participação para qualquer segmento de varejo.
No dia anterior ao início da nova estação, essa data comemorativa aparece como um momento oportuno para as Lojas Virtuais de jardinagem e plantas!
Além disso, você pode usar argumentos pró-ambientais e destacar produtos naturais, que contem com materiais reciclados ou eco-friendly, caso sua loja seja de outro nicho.
A época mais florida do ano traz novos ares que podem ser explorados para aumentar as vendas.
A chegada de temperaturas mais quentes pede por uma mudança no guarda-roupa.
Não se esqueça de manter a leveza também na sua comunicação com o cliente!
O afeto entre os humanos e seus pets tem feito desses animaizinhos os verdadeiros donos das casas cada vez mais. E o mercado tem refletido isso!
Os E-commerces de pet-shop podem investir na data e oferecer preços especiais, assim como roupinhas personalizadas.
Já na comunicação, o foco pode ser na oportunidade de presentear nossos companheiros mais leais.
Leia também: Como destacar o seu E-commerce de pet shop?
Oferecer descontos nos produtos para os baixinhos é essencial nessa data comemorativa!
As categorias de destaque são brinquedos, video games, jogos, roupas infantis e similares.
Leia também: Como atrair consumidores para seu E-commerce no Dia das Crianças?
Quer oportunidade melhor que o Dia da Decoração para aumentar as vendas nos E-commerces de Decoração e Materiais de Construção?
Para essa data comemorativa, procure estimular a criatividade dos seus clientes na comunicação oferecendo kits com produtos complementares.
Apesar de a festividade ser internacional, ela vem cada vez mais se inserindo no calendário brasileiro.
Você pode fazer trocadilhos temáticos como “descontos de arrepiar” ou “entrega tão rápida quanto mágica” para trazer o clima da comemoração ao seu E-commerce.
O movimento vegano vem ganhando força no mundo, principalmente pela preocupação ecológica e pela causa animal.
Por isso, essa pode ser uma data comercial estratégica para captar mais clientes em seu E-commerce e vender mais, especialmente se a Loja Virtual for do setor alimentício.
Experimente destacar os produtos veganos que você tenha disponíveis e envie um e-mail destacando a contribuição do seu negócio pela causa, se for o caso.
Aqui, os Supermercados têm muita liberdade para trabalhar a estratégia do “é o nosso dia, mas quem ganha presente é você”!
E apesar dessa ser uma data comemorativa com foco nos E-commerce de Supermercados, outros nichos também poderão embarcar nos lucros dessa data comercial.
Você pode oferecer descontos progressivos para que seus clientes possam comprar vários produtos em sua Loja Virtual “como se estivessem num supermercado”, por exemplo.
Leia também: 5 formas de oferecer benefícios aos consumidores do seu E-commerce.
Para o dia do Homem, que tal oferecer cupons de desconto para os produtos que sejam exclusivos para eles?
Além disso, incentive sua base de clientes a comprarem um presente especial para os homens de suas vidas. Para isso você pode usar e-mail marketing, por exemplo.
A segunda maior data comemorativa no E-commerce deve ser planejada com antecedência.
Para garantir a conversão e fisgar os indecisos, transforme a Black Friday em Black November, rotacionando as ofertas de sua loja virtual durante todo o mês de novembro.
Após a Black Friday, vêm a Cyber Monday.
Mais focada em eletrônicos e tecnologia, essa data comemorativa tem grande potencial para conquistar os consumidores que, por qualquer razão, ainda não realizaram suas compras.
Ofereça boas condições para não perder esta venda!
A estação mais quente do ano chega com oportunidades de aquecer as vendas!
O setor de turismo encontra grandes oportunidades nesta estação, assim como o de roupas e acessórios.
Também é mês de férias escolares, então os setores relacionados ao lazer ficam em alta.
O principal foco no mês de dezembro será o Natal.
A maior data comemorativa do E-commerce traz destaque a todas as categorias, já que a família toda pode ganhar um presentinho.
O evento é a ocasião perfeita para colocar em prática todas as nossas dicas, para fechar o ano com chave de ouro!
Veja também: Categorias que vendem muito no Natal!
Pode parecer que não, mas o Réveillon ainda é uma ótima oportunidade para vender presentes de fim de ano, já que muitas famílias não tiveram tempo até o Natal.
Além disso, os consumidores ainda buscarão por itens comemorativos.
Porém, diferente do Natal, nessa data o foco será principalmente as bebidas e comidas, especialmente itens de churrasco.
O segredo para aproveitar as datas comemorativas de 2025 ao máximo é a preparação e o planejamento.
Os eventos que seu E-commerce vai participar precisam ser definidos com antecedência, assim como as estratégias que serão utilizadas.
Antes de saber quais são os principais eventos do calendário 2025, confira nossas dicas para se certificar de que seu E-commerce está pronto!
As datas comemorativas de 2025 no E-commerce tendem a ser períodos de alta nas vendas.
Então, é essencial contar com um estoque bem organizado e preparado para atender às demandas.
Além disso, o planejamento de ações como promoções, mudanças estéticas na loja virtual e ações de marketing deve ser levado em conta com antecedência.
O período ideal é pelo menos 1 mês de preparação.
Outro item importante é sua logística de frete, que precisa ser rápida já que as datas comemorativas de 2025 têm dia certo para acontecer.
De acordo com pesquisas, oferecer frete grátis é o fator de decisão mais importante para os consumidores.
Depois de preparar seu E-commerce de acordo com o calendário 2025, você precisa divulgar suas ofertas.
Por isso, ter uma estratégia de marketing digital que se estenda a todas as camadas do seu público pode ajudar na sua conversão.
Aproveite que as datas comemorativas de 2025 se aliam muito bem ao uso de gatilhos mentais como o de escassez e de urgência.
Os eventos têm data marcada para terminar e você pode oferecer preços especiais por tempo limitado.
Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para investir no e-mail marketing para resgatar clientes que não acessam sua loja virtual há algum tempo.
Outra ótima alternativa é o remarketing, que também aproveita o clique prévio do cliente para incitar a compra.
O momento do check-out deve ser uma operação simples e rápida para seus clientes nas datas comemorativas de 2025. Isso pode ser feito com alguns passos fáceis de implementar.
O primeiro deles é oferecer modos de pagamento diversificados.
Por mais que o cartão de crédito seja o modo de pagamento favorito para as compras online, o PIX vêm ganhando a preferência dos consumidores.
Além disso, um E-commerce com check-out otimizado também garante a acessibilidade na hora da conclusão da compra.
Apresentar todas as informações do carrinho em uma só página simplifica o processo e aumenta a possibilidade de conversão.
A venda não acaba no momento do envio da encomenda. Ainda mais nas datas comemorativas de 2025.
Seu cliente precisa contar com um atendimento de qualidade, que seja capaz de lidar com qualquer dúvida ou questionamento. Por isso, capacite seu time para prestar um serviço personalizado e atencioso.
De acordo com as Tendências do E-Commerce 2025, 88% dos consumidores prefere falar com uma pessoa real a um robô na hora do atendimento.
Considere também caprichar na embalagem, incorporando elementos característicos da data. E, como já mencionamos antes, o frete rápido é um diferencial na época.
Agora você já conhece o calendário 2025 com todas as principais datas comemorativas de 2025 no E-commerce!
Mas, você já conta com uma Loja Virtual preparada para aplicar todas as dicas?
Uma plataforma de E-commerce personalizável, segura e escalável é o fator que vai te colocar à frente da concorrência neste próximo ano.
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