9 dicas para vender mais nas datas comemorativas no e-commerce

27 de outubro de 2020

As datas comemorativas no e-commerce impulsionam as vendas. Seja com presentes de Natal, ovos de Páscoa, docinhos de festa junina, fantasias para o Carnaval ou lembranças de Dia das Crianças, os consumidores estão buscando cada vez mais soluções no mundo online.

Isso acontece pois tudo na internet tende a ser mais fácil. Porque é um ambiente em que os consumidores podem comprar diversos produtos sem sair de casa e, muitas vezes, por um preço mais baixo.

Segundo a Ebit|Nielsen, as datas comemorativas tiveram ainda mais crescimento durante a pandemia (gerada pelo coronavírus). Ou seja, lucrar com as datas comemorativas é uma realidade que tende a crescer muito, ainda mais com o novo comportamento do consumidor.

O que quero dizer com isso é que não tem mais como você ficar de fora das campanhas de datas comemorativas. Seu e-commerce tem que promover ações para atingir seus consumidores e aproveitar essas festividades. Ainda mais nessas datas, que são ótimos gatilhos para os consumidores comprarem ainda mais.

Principais datas comemorativas no e-commerce

No geral, as principais datas comemorativas que funcionam para realizar campanhas no e-commerce são:

  • Dia Internacional da Mulher
  • Volta às aulas
  • Dia Mundial do Consumidor
  • Páscoa
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Halloween
  • Dia dos Namorados
  • Black Friday
  • Dia Mundial dos Animais
  • Cyber Monday
  • Dia do Frete Grátis
  • Natal
  • Dia das Mães

Os temas não acabam por aqui, existe uma infinidade de possibilidades de datas comemorativas no e-commerce que você pode utilizar como gatilho de compra. Entretanto, você deve levar em conta o que faz sentido para sua operação.

Existem até mesmo algumas datas comemorativas “não oficiais”, mas que funcionam muito bem para alguns nichos. Como: Dia do Orgulho Nerd; Dia do Vegetarianismo; Dia do Professor; entre outros.

Falo isso porque, muitas vezes, uma data comemorativa funciona super bem para um segmento, mas não funciona para o outro.

Por exemplo, o Dia das Crianças é uma data comemorativa que movimenta muito o e-commerce brasileiro (em média 2 bilhões de reais por ano). A data aumenta muito o faturamento de lojistas que vendem roupas, calçados infantis, brinquedos e games. Mas é um período que pode não funcionar muito bem para o setor moveleiro, por exemplo.

Então, você tem que escolher os melhores períodos para você realizar as campanhas de datas comemorativas no e-commerce e alavancar seus resultados.

Como aproveitar as datas comemorativas no e-commerce da melhor forma

Viu como é importante o seu e-commerce ativar campanhas nas datas comemorativas? Agora, como aplicá-las é o segredo. Listei abaixo algumas dicas de como você pode aproveitar as datas comemorativas da melhor forma no e-commerce, confira:

1. Invista em produtos específicos

Não adianta tentar direcionar a campanha de uma data comemorativa para todos os produtos do seu e-commerce. Primeiro porque você não terá como realizar promoções e criar campanhas o suficiente para todos os produtos. 

Segundo porque isso tira o foco do consumidores. Quando você oferece alguns produtos selecionados que estão com descontos ou que tem um kit legal, por exemplo, você direciona o consumidor e o ajuda na tomada de decisão.

Antes vale que você ofereça descontos consideráveis em menor quantidade de produtos (e focar sua campanha nisso) do que colocar toda a loja com uma porcentagem insignificante de desconto. Até porque não determinar produtos específicos pode descontrolar seu estoque, fazer com que você perca tempo com a logística e não tenha alto engajamento nas campanhas (já que você não segmentou corretamente).

2. Segmente seu público

Assim como falei no 1º tópico que devemos investir em produtos específicos, aqui, indico que você também foque em consumidores específicos. Ou seja, segmente seu público para obter melhores resultados. De nada adianta você tentar captar mais tráfego focando em um público diverso, que não possui características em comum. Isso porque, dessa forma, a sua campanha será muito generalista para atender todo esse público.

E uma campanha generalista atrai público desqualificado. Ou seja, pode até aumentar o seu tráfego, mas, muito provavelmente, sua taxa de conversão vai diminuir, sua taxa de rejeição vai aumentar e o pior de tudo: suas vendas também vão cair!

Então, foque em um público ou faça campanhas para vários públicos específicos, explorando as particularidades de cada público. 

Pense em quem você quer atingir naquela data. Se você vende artigos religiosos, por exemplo, e quer fazer uma ação para a Páscoa, trace uma estratégia de acordo com a sua realidade. Você pode, por exemplo, fazer uma ação de remarketing com os usuários que já entraram na sua loja. Ou até focar no público mais velho e que está recorrendo a alternativas para presentear na data comemorativa.

3.  Invista em campanhas nas redes sociais

Não tem como fugir das redes sociais. Para uma campanha de data comemorativa bem feita para o seu e-commerce, você deve fazer um planejamento das suas redes sociais também.

Por exemplo, no mês do Dia dos Namorados, você pode postar uma post por semana falando dos seus produtos que tem relação com a data. Outra postagem falando um pouco de conteúdo sobre a data. E outra mais perto do dia falando das promoções.

O importante é que quando o usuário entre no seu perfil na rede social, ele entenda que você está realizando campanhas especiais para a data. E que, se ele for até o seu e-commerce, vai encontrar produtos que satisfazem a sua necessidade.

4. Decore a loja virtual com a cara da data comemorativa

Assim como suas redes sociais devem ser temáticas, a sua loja virtual deve ter a cara da data. A Black Friday é uma dessas datas que, normalmente, movimenta todo o setor de e-commerce. E pode ser que ela faça muito sentido para a sua operação. Se esse for o seu caso, não economize na divulgação. E começar pelo layout da sua loja é uma boa opção.

Ou seja, decore o e-commerce com banners, imagens, cores da data, não deixe de ser chamativo. O ideal é que, em campanhas como a Black Friday, você possa criar uma categoria específica com promoções e kits de produtos especiais para a data. Você pode criar uma seleção de produtos como uma categoria única na loja.

5. Defina ações de e-mail marketing

O e-mail marketing tem muita relação com as duas últimas ações de marketing que listei acima. Pois aqui ela também serve para sinalizar para o público que você está realizando uma campanha na data. No entanto, ela deve ser mais direcionada. O e-mail marketing é a oportunidade de você comunicar seu cliente “na lata” quais são os seus produtos com descontos, quais são os kits e as surpresas que você preparou especialmente para a data comemorativa.

Outra coisa, você também pode utilizar e-mail marketing como maneira de distribuir conteúdos sobre a data comemorativa.

Programe, por exemplo, faltando 1 mês para o Dia das Mães, um e-mail marketing falando sobre a ligação afetiva com a data. Uma semana depois, envie outro e-mail marketing falando que a sua loja vai entrar em promoção na semana da data comemorativa, com produtos exclusivos para o cliente presentear. E por fim, mais perto da data, dispare e-mails marketing divulgando os seus produtos que tem relação com a data.

Mas, lembre-se: esse é só um exemplo do planejamento de e-mail marketing que você pode utilizar como base e adaptar na estratégia do seu e-commerce.

6. Tenha cuidado com a infraestrutura

Essa, talvez, seja uma das áreas que mais precisa de cuidado ao planejar uma campanha de data comemorativa no e-commerce.

Normalmente, em épocas de datas comemorativas, as lojas virtuais costumam duplicar, triplicar, até mesmo quintuplicar o tráfego de usuários. Muito bom isso, né? Em parte sim. Mas, se a infraestrutura da sua loja não estiver preparada, o resultado da data comemorativa pode ser bem prejudicial para a operação.

Falo isso porque vejo muitas lojas virtuais que colocam produtos em promoção em determinadas datas e não tem uma infraestrutura preparada, ou até não tem suporte o suficiente para atender a demanda (que tende a aumentar demais nas datas comemorativas). O grande problema é que, sem esses cuidados básicos, a sua loja pode sair do ar ou até sofrer golpes.

Por isso, sempre bato na tecla de que não adianta ter uma infraestrutura meia boca. A infraestrutura é toda a base de serviços, produtos e tecnologia para o e-commerce funcionar de forma eficiente.

Assim, quando for planejar a data comemorativa no seu e-commerce, confira se o seu time de suporte está completo e bem treinado e garanta que a sua plataforma de e-commerce sustente um alto tráfego.

7. Faça promoções (campanhas) chamativas

Não importa se vai ser o preço mais baixo que o dos concorrentes; os lançamentos de produtos; as tendências de mercado; as embalagens de produto; ou kits, mas a sua loja deve oferecer um diferencial competitivo.

Se a sua operação suportar que você ofereça bons descontos para o seu consumidor, as datas comemorativas são boas épocas para você proporcionar isso a ele. Utilizar o preço baixo como gatilho mental é ótimo para estimular a finalização da compra. 

Entretanto, se você possui muitas peças em estoque paradas, as datas comemorativas podem ser períodos bons para colocá-las em promoção e girar seu estoque.

Se você não consegue trabalhar com promoções, mas tem uma marca consolidada pode ainda encontrar soluções criativas que chamem a atenção do público para sua loja. Por exemplo, você pode criar um kit de produtos surpresa em que o cliente compra o combo, mas só fica sabendo quais são os produtos que comprou quando recebe a encomenda. As opções são inúmeras, você só tem que escolher a ideal para sua estratégia.

8. Utilize embalagens personalizadas

Datas comemorativas são a desculpa perfeita para presentear quem mais amamos. Isso significa que muitos consumidores compram na data comemorativa apenas para presentear. Dessa forma, a embalagem pode ser um baita diferencial da sua marca.

Mas procure ter cuidado com essa etapa. Pense na experiência que seu cliente gostaria de ter ao presentear alguém com o seu produto. Disponibilize um presente que já comece encantando pela embalagem.

Outra opção também é você oferecer a possibilidade do cliente personalizar a embalagem. Como escrever o nome da pessoa que será presenteada ou escolher o tema ou a estampa da embalagem. O importante é que sua embalagem seja especial e motive as pessoas a comprar.

9. Prepare seu estoque

Essa não é nem uma dica, é uma etapa essencial para que a data comemorativa funcione na sua loja virtual. Se você sabe que determinada campanha de data comemorativa vai gerar mais vendas no e-commerce, sua operação deve estar preparada para isso. 

Isso significa que você deve ter um estoque preparado, mais completo e que permite mais adequações. É preciso que você tenha consciência do trabalho e do fluxo que seu estoque precisa. 

Quais são os pedidos que mais tendem a sair na data?

Sabe lá em cima, no primeiro tópico, em que você definiu os produtos específicos aos quais você vai direcionar sua campanha? Trace uma expectativa de venda a partir disso. Se você vai fazer promoções em cima de um determinado produto, a tendência é que ele venda mais. Por isso, deixe mais itens em estoque.  

O planejamento deve estar por trás de todas as ações de data comemorativa! 

Todas as dicas pontuais que vimos acima são boas, mas, na prática, sem planejamento você não faz nada. Para executar uma boa campanha de data comemorativa no seu e-commerce, você tem que definir um planejamento consistente. Estudar e escolher quais das ações citadas acima você vai executar na sua operação.

A datas comemorativas são ótimas oportunidades de alavancar as vendas. Por isso, explore todas as datas que fazem sentido para sua operação e ainda vá além delas

E, por fim, saiba que não é só estar presente, você tem que participar, tem que criar campanhas, se comunicar com o público, tem que estar presente na data comemorativa, preparando o seu consumidor e preparando sua operação para atender seus clientes e, é claro, vender cada vez mais!

Obs: gravei um vídeo para gerar ainda mais insights sobre datas comemorativas para você aplicar na sua operação! Confira:

Tudo que você precisa saber para vender mais no e-commerce

As datas comemorativas são ótimos gatilhos mentais para vender mais no e-commerce. Mas a verdade é que ter sucesso online depende de vários fatores. 

Pensando em te ajudar em cada um desses fatores, escrevi a série “Como vender mais no e-commerce”. Semanalmente publico artigos que completam essa série, que tem o objetivo único de te ajudar a aumentar o faturamento da sua loja virtual. Assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.

Como vender mais no e-commerce


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