Datas comemorativas 2023 no E-Commerce: calendário completo e como aproveitar!
As datas comemorativas de 2023 no e-commerce são ótimas oportunidades de aumento nas vendas, já que são muito procuradas pelos consumidores. A variedade é grande, contando com feriados prolongados, como o Carnaval ou uma comemoração de nicho, como o Dia do Leitor.
Essa versatilidade torna o apelo das datas comemorativas ainda maior, já que todos os segmentos de e-commerce podem utilizá-las para impulsionar suas vendas.
Para utilizar a força das comemorações, é necessário um bom planejamento, que deve começar o mais cedo possível, identificando as ações e estratégias que seu e-commerce vai colocar em prática no ano que está chegando.
Neste artigo, você fica por dentro de todo calendário de datas comemorativas 2023, como preparar seu e-commerce e como lucrar mais no novo ano. Boa leitura!
Quais as melhores datas comemorativas para o E-commerce?
As principais datas comemorativas do e-commerce em 2023 se distribuem ao longo do ano todo e são as mais inclusivas para todos os segmentos do varejo.
Principais datas comemorativas do calendário comercial 2023
Calendário 2023: quais serão as principais datas comemorativas no E-commerce?
Agora que você já sabe como preparar seu e-commerce para as datas comemorativas 2023, é hora de conferir quais são as principais. Com essas informações, você estará apto para escolher em quais eventos focar as suas estratégias.
Janeiro de 2023
Datas comemorativas importantes para as vendas online em janeiro 2023
1 de janeiro | Confraternização Universal
O primeiro dia do ano é ideal para mandar aquele e-mail especial para sua base de clientes agradecendo pelo ano que passou e desejando bons votos pelo que está por vir. Seja lembrado por meio de uma mensagem carinhosa.
30 de janeiro | Dia da Saudade
Apesar de ser menos conhecida pelo público, você pode usar esta data comemorativa para contatar aqueles consumidores que não compram com você há algum tempo.
Fevereiro de 2023
Fevereiro: datas importantes do calendário 2023
14 de fevereiro | Dia de São Valentim (Valentine’s Day)
Uma versão do Dia dos Namorados é comemorada em fevereiro em diversos países do mundo. A data, que é retratada com frequência em filmes e seriados estrangeiros, traz a oportunidade de presentear não apenas interesses românticos, mas também amigos e familiares. Utilize cenas icônicas do cinema para apoiar seu marketing e comunicação.
19 de fevereiro | Dia do Esportista
Se tem uma coisa que 2022 demonstrou foi a força dos esportes como motor de vendas. Crie promoções baseadas nas modalidades e práticas esportivas que seu e-commerce oferece, como futebol, tênis e atletismo. Incentive o engajamento nas redes sociais por meio de um concurso entre seus clientes, postando seus recordes e resultados.
21 de fevereiro | Carnaval
A data já é uma grande favorita dos brasileiros, devido às celebrações e euforia. Faça seu e-commerce entrar no sambódromo também! As mudanças estéticas ajudam a enfatizar a mensagem carnavalesca e promoções em produtos selecionados são uma ótima ideia.
Apesar de ser uma data comemorativa mais específica, para as lojas virtuais de artigos religiosos é uma ocasião perfeita para aplicar todas as nossas dicas! Para sair do mesmo e inovar, utilize a comunicação via e-mail como forma de se aproximar do seu cliente, por meio de uma novena conjunta ou um grupo de orações.
08 de março | Dia da Mulher
A data é propícia para o mercado de chocolates, flores, jóias e acessórios. Mas não é restrita a esses nichos! Por isso, lembre-se de celebrar suas clientes do sexo feminino e suas conquistas, seja por meio de descontos ou um e-mail dedicado.
Com a mudança de estação chegam novas oportunidades de vendas. O Outono traz temperaturas mais amenas e as lojas virtuais de roupas podem aproveitar assim como o setor de alimentos. As folhas podem cair no quintal, mas as vendas vão lá pra cima também para os setores de decoração e beleza.
Abril de 2023
Abril: datas importantes do calendário 2023
09 de abril | Páscoa
Uma das datas de maior destaque para o mercado de chocolates, a Páscoa também vê crescimento no ramo de alimentos. Com a comunicação certa, você pode aproveitar a data mesmo se não vende doces! Lembre-se de entrar no clima da celebração e desejar bons votos aos seus clientes.
23 de abril | Dia Mundial do Livro
O mercado literário é um dos que mais têm visto crescimento no Brasil, em grande parte graças ao impulso das redes sociais. Ofereça um conteúdo especial para a data, com indicações de livros específicos para cada público, um quiz que recomende autores ou obras e boxes promocionais destacando autores de renome.
28 de abril | Dia do Frete Grátis
Um dos principais fatores de escolha para compra em um e-commerce, o frete grátis é a estrela desta data comemorativa. Construa um clima de empolgação mandando e-mails avisando da condição com antecedência, para que seus clientes possam planejar suas compras.
Maio de 2023
Maio: datas importantes do calendário 2023
14 de maio | Dia das mães
Uma das datas comemorativas mais lucrativas para o e-commerce, o dia das mães apresentou um crescimento de 25% no número de pedidos em 2022. Prepare sua loja virtual com produtos e categorias especiais, de forma a ajudar os indecisos.
Um clássico entre os apaixonados pelo universo geek, a data pode ser uma grande oportunidade para alcançar um público que está cada vez maior. Sua comunicação pode ser mais informal e focada em referências do mundo nerd. Não se esqueça de oferecer promoções vantajosas para que seu e-commerce tenha uma vida longa e próspera.
Junho de 2023
Junho: datas importantes do calendário 2023
Mês de junho | Festa Junina
A festa de São João move o Brasil de norte a sul e é perfeita para a venda de roupas temáticas, decoração e alimentos. Porém, entrar no clima da festividade não se limita a essas categorias. Por ser uma comemoração tipicamente brasileira, decorar o layout do seu e-commerce com a temática da festa junina se adequa a qualquer nicho.
12 de junho | Dia dos Namorados
A data dos apaixonados movimentou cerca de R$6,5 bilhões em 2022. As mulheres tendem a comprar mais e com maior antecedência, entãoinvista no marketing voltado para elas.
21 de junho| Inverno
A temperatura começa a cair e, com um pouco de planejamento, suas vendas podem começar a subir! Se você está no ramo de roupas, oferte suas opções de inverno com pelo menos um mês de antecedência, já que os produtos precisam chegar antes do frio. A segmentação de anúncios por região do Brasil também deve ser analisada, já que o clima pode variar.
Essa é mais uma data comemorativa que abrange todos os nichos do e-commerce. O maior investimento precisa ser feito na comunicação. É essencial que seja feita de maneira inclusiva e respeitosa.
Julho de 2023
Julho: datas importantes do calendário 2023
13 de julho | Dia Mundial do Rock
É dia de Rock! Você já deve ter ouvido essa frase icônica. Aproveite os festivais de música como o Lollapalooza para oferecer opções de roupas, acessórios, CDs e DVDs e instrumentos. As agências de turismo e casas de show também podem fazer uso da data, oferecendo pacotes para performances.
20 de julho | Dia do Amigo
Ofereça boas condições para que seus clientes presenteiem os amigos mais próximos. Peças que se complementam e combos são ótimas ideias para a data comemorativa. Por isso, ofertas como “Leve 2, Pague 1” e pagamento com dois cartões são bem-vindas!
26 de julho | Dia dos Avós
Não são apenas mães e pais que merecem um agrado especial. Muitos netos procuram por presentes e mimos para seus avós e seu e-commerce pode ser o lugar ideal para isso.
Agosto de 2023
Agosto: datas importantes do calendário 2023
13 de agosto | Dia dos Pais
As categorias de preferência para presentear os pais em 2022 foram Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Moda e Acessórios e Informática. Prepare seu e-commerce de acordo com a data, oferecendo opções para todo tipo de personalidade, do tecnológico ao mão na massa.
15 de agosto | Dia dos Solteiros
Em contrapartida ao dia dos namorados, a data vai muito bem com humor para atrair a atenção dos clientes. Ofereça opções que possam ser aproveitadas sozinho ou com amigos. Boas opções são jogos, videogames, alimentos e até colecionáveis, para aquele solteiro que quer se presentear.
Setembro de 2023
Setembro: datas importantes do calendário 2023
3 a 9 de setembro | Semana do Brasil
A data comemorativa é uma iniciativa do governo federal para movimentar o varejo. Os e-commerces podem se inscrever no site e delinear quais estratégias irão utilizar no evento. Conhecida como Black Friday Brasileira, organize bem seu estoque para a data, para que seus pedidos não atrasem!
15 de setembro | Dia do Cliente
Apesar de ser uma data comemorativa mais nova para o e-commerce brasileiro, o dia do cliente vem ganhando força. Com um faturamento de quase R$6 bilhões em 2022, o evento aquece o mercado e deixa aberta a possibilidade de participação para qualquer segmento de varejo.
22 de setembro | Primavera
A época mais florida do ano traz novos ares que podem ser explorados para aumentar as vendas. A chegada de temperaturas mais quentes pede uma mudança na decoração assim como no guarda-roupa. Não se esqueça de manter a leveza também na sua comunicação com o cliente.
Outubro de 2023
Outubro: datas importantes do calendário 2023
4 de outubro | Dia dos Animais
Cada vez mais os pets estão se tornando os donos da casa e o mercado tem refletido isso. Os e-commerces de pet-shop podem investir na data e oferecer preços especiais, assim como roupinhas personalizadas. A comunicação pode focar na oportunidade de presentear nossos companheiros mais leais.
Oferecer descontos nos produtos para os baixinhos é essencial nessa data comemorativa! As categorias de destaque são brinquedos, video games, jogos, roupas infantis e similares.
Apesar de a festividade ser internacional, ela vem cada vez mais se inserindo no calendário brasileiro. Você pode fazer trocadilhos temáticos como “descontos de arrepiar” ou “entrega tão rápida quanto mágica” para trazer o clima da comemoração ao seu e-commerce.
Novembro de 2023
Novembro: datas importantes do calendário 2023
24 de novembro | Black Friday
A segunda maior data comemorativa no e-commerce deve ser planejada com antecedência. Para garantir a conversão e fisgar os indecisos, transforme a Black Friday em Black November, rotacionando as ofertas de sua loja virtual.
Após a Black Friday, vêm a Cyber Monday. Mais focada em eletrônicos e tecnologia, essa data comemorativa tem grande potencial para conquistar os consumidores que, por qualquer razão, ainda não realizaram suas compras. Ofereça boas condições para fechar esta venda!
Dezembro de 2023
Dezembro: datas importantes do calendário 2023
22 de dezembro | Verão
A estação mais quente do ano chega com oportunidades de aquecer as vendas! O setor de turismo encontra grandes oportunidades nesta estação, assim como o de roupas e acessórios. Também é mês de férias escolares, então os setores relacionados ao lazer ficam em alta.
25 de dezembro | Natal
O mês de dezembro é totalmente dedicado ao Natal. A maior data comemorativa do e-commerce traz destaque a todas as categorias, já que a família toda pode ganhar um presentinho. O evento é a ocasião perfeita para colocar em prática todas as nossas dicas, para fechar o ano com chave de ouro!
Como preparar seu E-commerce para as datas comemorativas 2023
O segredo para aproveitar as datas comemorativas ao máximo é a preparação e o planejamento. Os eventos que seu e-commerce vai participar precisam ser definidos com antecedência, assim como as estratégias que serão utilizadas.
Antes de saber quais são os principais eventos do calendário 2023, confira nossas dicas para se certificar de que seu e-commerce está pronto!
1. Planejamento e Gestão
As datas comemorativas no e-commerce tendem a ser períodos de alta nas vendas. Então, é essencial contar com um estoque bem organizado e preparado para atender às demandas.
Além disso, o planejamento de ações como promoções, mudanças estéticas na loja virtual e ações de marketing deve ser levado em conta com antecedência.O período ideal é pelo menos 1 mês de preparação.
Outro item importante é sua logística de frete, que precisa ser rápida já que as datas comemorativastêm dia certo para acontecer.De acordo com pesquisas, oferecer frete grátis é o fator de decisão mais importante para os consumidores.
Principais fatores que influenciam na escolha do E-commerce
2. Marketing
Depois de preparar seu e-commerce de acordo com o calendário 2023, você precisa divulgar suas ofertas. Por isso, ter uma estratégia de marketing digital que se estenda a todas as camadas do seu público pode ajudar na sua conversão.
Aproveite que as datas comemorativas se aliam muito bem ao uso de gatilhos mentais como o de escassez e de urgência. Os eventos têm data marcada para terminar e você pode oferecer preços especiais por tempo limitado.
Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para investir no e-mail marketing para resgatar clientes que não acessam sua loja virtual há algum tempo. Outra ótima alternativa é o remarketing, que também aproveita o clique prévio do cliente para incitar a compra.
3. Hora do Pagamento
O momento do check-out deve ser uma operação simples e rápida para seus clientes nas datas comemorativas 2023. Isso pode ser feito com alguns passos fáceis de implementar.
O primeiro deles é oferecer modos de pagamento diversificados. Por mais que o cartão de crédito seja o modo de pagamento favorito para as compras online, o PIX vêm ganhando a preferência dos consumidores.
Além disso, um e-commerce com check-out otimizado também garante a acessibilidade na hora da conclusão da compra. Apresentar todas as informações do carrinho em uma só página simplifica o processo e aumenta a possibilidade de conversão.
4. Pós-venda
A venda não acaba no momento do envio da encomenda. Ainda mais nas datas comemorativas. Seu cliente precisa contar com um atendimento de qualidade, que seja capaz de lidar com qualquer dúvida ou questionamento.
Por isso, capacite seu time para prestar um serviço personalizado e atencioso. De acordo com as Tendências do E-Commerce 2023, 88% dos consumidores prefere falar com uma pessoa real a um robô na hora do atendimento.
Considere também caprichar na embalagem, incorporando elementos característicos da data. E, como já mencionamos antes, o frete rápido é um diferencial na época.
Como vender mais nas datas comemorativas 2023?
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