Definir o público-alvo pode alavancar as vendas do seu e-commerce

Galleger Ilhe | 11 de setembro de 2019

Saiba por que a definição do público-alvo é importante e como isso pode te ajudar a vender mais no e-commerce

Muitos lojistas ainda não compreendem, mas, para um bom sucesso do e-commerce, a definição do público-alvo é decisiva. Afinal, é necessário entender bem quem são as pessoas que irão comprar em sua loja virtual, pois a partir disso todos os outros processos dentro do empreendimento se tornarão mais claros e fáceis de serem executados, como promoções e ações de marketing.

Entretanto, o entendimento do que é público-alvo ainda gera muitas dúvidas, o que acaba interferindo nesse processo de definição dentro do e-commerce. É por essa razão que preparamos esse texto para você, lojista, com o objetivo de te ajuda a entender, de uma vez por todas, o que é público-alvo, qual a sua importância e como a sua definição contribui para o aumento das vendas dentro do negócio online. 

Preparado(a)? Então, vamos lá?

 

O que é público-alvo?

Vamos à definição de público-alvo. Bom, esse termo, também conhecido como target, refere-se ao grupo de pessoas que possuem o mesmo interesse pelos artigos vendidos pelo seu e-commerce. Basicamente, esse grupo de pessoas é definido pela faixa etária, sexo, classe social, região, comportamento, preferências, estilo de vida e valores.

Para ficar mais fácil o entendimento, imagine que você tenha um e-commerce B2B de cosméticos para salões de beleza. O seu público alvo, pode ser, por exemplo, mulheres entre 25 e 35 anos, da região sul do país, que estão a procura de produtos para a empresa. Geralmente, esse público vista blogs de moda e dicas de beleza.

Atenção! 

É importante destacar aqui que público-alvo se difere de persona. Esse último se configura como uma definição mais precisa e específica, que conterá nome, idade, cargo, renda e outras características pessoais bem definidas. Ou seja, é o perfil do cliente ideal para o seu e-commerce. Assim, a sua empresa pode ter vários perfis de personas que se interessam pelos seus produtos. 

Por exemplo, no e-commerce B2B de cosméticos para salões de beleza, a persona seria a Giovana, de 27 anos, formada em estética, está por dentro de todas as tendências de beleza, gosta de se cuidar e passar os seus conhecimentos para as outras pessoas e, por isso, possui um salão na região central de Curitiba que apresenta um rendimento x mensalmente. 

 

O que considerar na hora de definir o público-alvo?

Na hora de definir o público-alvo do seu e-commerce é preciso que você considere as seguintes informações:

  • Dados demográficos, que são: idade, sexo, escolaridade, classe social e profissão;
  • Critérios geográficos: estado, zona (urbana ou rural) e região (litoral ou interior);
  • Critérios comportamentais: gostos, aceitabilidade em relação ao preço e qualidade do produto;
  • Critérios psicológicos: personalidade, estilo de vida e valores.

Para definir o público da melhor maneira, o ideal é que você entenda bem o mercado do seu negócio, o nicho que está se inserindo, e tenha todas essas questões bem definidas, pois a partir disso a definição do público será mais fácil, as ações mais precisas e a aceitação mais positiva. A partir do momento que você entra em um mercado muito amplo, fica muito difícil entender para quem pretende vender os seus produtos. 

 

A importância de entender o público-alvo e como isso pode aumentar as vendas do e-commerce

Se ainda não entendeu a importância de definir bem o público-alvo do seu negócio online, reforçamos mais uma vez aqui. Essa definição é essencial por um motivo muito importante, ela é capaz de alavancar o seu empreendimento, permitindo que você realize ações, principalmente de marketing, mais eficazes, pois são direcionadas para as pessoas realmente interessadas no seu produto. Ou seja, as chances de ter mais conversões aumentam absurdamente.

Trabalhando com o público certo no e-commerce, você também terá uma redução nos gastos desnecessários. Já que as ações serão mais certeiras, a possibilidade do público receber alguma promoção ou conteúdo de forma negativa é reduzida, o que evita perdas em vendas e gastos em campanhas ineficientes. 

A definição do público-alvo só tende a trazer grandes benefícios ao e-commerce, pois, além dos citados acima, também:

  • Possibilita gerar mais engajamento com a audiência certa;
  • Garante uma boa reputação para a marca;
  • A empresa passa a ganhar mais reconhecimento;
  • A aquisição de leads (potenciais clientes) se torna mais eficiente; 
  • A comunicação é precisa, sem a chance de falhas; e
  • Permite conhecer o timing do público e saber o melhor momento de lançar algo novo e de valor.

Com todos esses tópicos caminhando perfeitamente a partir de uma definição de público bem feita, a taxa de conversão aumenta consideravelmente, já que você está entregando o produto certo, na hora certa, com a comunicação certa para a pessoa certa. 

 

Viu só como é necessário ter o público-alvo bem definido para seguir com o e-commerce? Assim você alcançará mais sucesso em seu empreendimento.

As dicas deste texto te ajudaram? Deixe a sua opinião nos comentários!

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