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Dia das Crianças 2023: dicas e estratégias para vender na data

Redação Bis2Bis | 29 de setembro de 2023

O Dia das Crianças já movimentou bilhões de reais nos últimos anos. E, se você tem uma Loja Online, é muito provável que consiga participar da data para faturar ainda mais.

Comemorado no dia 12 de Outubro, o Dia das Crianças tem grande potencial de vendas, já que a data já faz parte da rotina anual do mercado. Por isso, é essencial estar bem preparado. 

Ainda mais que o período não é apenas um momento de presentear, mas uma data que movimenta significativamente a economia

Para o E-commerce, significa um aumento no tráfego de sites, mais interações e, claro, mais vendas, além de estreitar o relacionamento com seus clientes.

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa fazer para estar bem preparado. Saiba quais são os melhores produtos para vender, tipos de promoção e o que mais pode te ajudar a otimizar suas vendas!

Origem do Dia das Crianças

Você sabe o porquê do Dia das Crianças ser comemorado no dia 12 de Outubro?

Em 1923, o Rio de Janeiro foi sede do Congresso Sul-Americano da Criança. Esse evento reuniu estudiosos de infância e políticos de diversos países com discussões sobre questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento

Para marcar a data e lembrar a importância de políticas públicas para as crianças, uma lei foi instituída para que o dia 12 de outubro fosse celebrado como Dia das Crianças.

O Brasil foi pioneiro em oficializar a data e levantar mais uma Data Comemorativa, que se tornou extremamente importante para as lojas virtuais e para o comércio físico.

Mas foi somente na década de 1950 que a data ganhou mais importância para os consumidores e maior relevância nas vendas. Foi graças às campanhas de marketing que trabalharam fortemente na divulgação que a data ganhou força e hoje deve ser aproveitada pelos lojistas.

Comportamento dos consumidores no Dia das Crianças

Um relatório da Ebit|Nielsen mostrou que o faturamento do E-commerce em 2020 no Dia das Crianças foi de R$3,1 bilhões. Já em 2022, o E-commerce teve um crescimento de 26% comparado com o ano de 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Ainda falando de dados do ano anterior, mas agora com as informações da pesquisa Plataforma PiniOn, 82% das pessoas presentearem alguém em 2022.

Já para este ano, 89% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia das Crianças. E, desse recorte, 73% dos entrevistados têm intenção de presentear até 3 pessoas.

Sobre o comportamento de compra, 64% das pessoas que irão comprar presentes para a data pretendem adquirir em sites e aplicativos. E, para justificar essa escolha, 49% dos entrevistados acreditam que os preços são melhores nesses canais.

Outros 39% acreditam que na internet têm mais variedade e 26% querem aproveitar os programas de fidelidade e cashback que as Lojas Virtuais oferecem.

Dia das Crianças 2023: principais motivos para comprar online
Dia das Crianças 2023: principais motivos para comprar online. Pesquisa: Globo | PiniOn

O que vender no Dia das Crianças?

Quando falamos de Dia das Crianças ou Semana da Criança logo nos vem à cabeça brinquedos e mais brinquedos, mas não é só desses produtos que faz essa data.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2020, a maior intenção de compra era em brinquedos, com 58% das respostas dos entrevistados. Seguido de:

  • Roupas (35%)
  • Bonecos temáticos (23%)
  • Jogos de tabuleiro (22%) 
  • Calçados (20%) 
  • Bicicletas e skates (18%)

Já em 2023, segundo a pesquisa Plataforma PiniOn, 46% dos entrevistados pretendem presentear com roupas, 41% com brinquedos educativos, 32% com bonecos e ursos de pelúcia. 

O que vender no Dia das Crianças? Esse são os principais itens que aprecem na intenção de compra dos consumidores
O que vender no Dia das Crianças? Esse são os principais itens que aprecem na intenção de compra dos consumidores. Pesquisa: Globo | PiniOn

Mas entres as opções de produtos que podem ser vendidos, temos alguns exemplos e ideias para o Dia das Crianças.

Brinquedos

Não podem faltar brinquedos, lógico, ainda mais no Dia das Crianças

Se sua Loja Virtual está dentro do nicho de brinquedos, com certeza você precisa participar da data. Aposte nos campeões de venda, nas novidades e nas novas tendências que podem conquistar o seu consumidor.

Roupas e sapatos

Ainda mais em fase de crescimento, o giro no guarda roupa dos pequenos é frequente. 

Nesse nicho, é possível trabalhar roupas de segunda mão, levando em conta a onda de moda circular; roupas para a nova estação ou fazer uma liquidação de roupas de inverno infantil

Da mesma forma, pensando no Dia das Bruxas, fantasias para as crianças aproveitarem pode ser uma boa pedida.

Loja online de calçados infantis, a Espaço Kids Calçados foi desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce
Loja online de calçados infantis, a Espaço Kids Calçados foi desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce

Brinquedos artesanais

Saindo dos tradicionais brinquedos com pilha, os brinquedos artesanais têm como objetivo estimular a inteligência, criatividade e imaginação das crianças. 

É possível também vender brinquedos de tabuleiro, interativos e educativos, como modelos de faça você mesmo, os famosos DIY.

Produtos personalizados

Itens como estojos, toalhas, lancheiras, mochilas e outros objetos feitos especialmente para as crianças que irão receber o presente é uma alternativa aos brinquedos tradicionais e ainda sim, são presentes funcionais. 

Se sua loja online vende ou revende produtos desse nicho, é totalmente possível participar e faturar mais no Dia das Crianças.

Loja online de artigos personalizados desenvolvida pela Bis2Bis, Amo Lindices.
Loja online de artigos personalizados desenvolvida pela Bis2Bis, Amo Lindices.

 

Artigos esportivos

Se você tem uma Loja Online que vende artigos esportivos, você com certeza vai conseguir aproveitar a data para vender. 

Muitos pais e responsáveis buscam formas de incentivar as crianças a se movimentarem e praticar atividades físicas. Por isso, promova seu produto com a ideia de bem estar e qualidade de vida.

Comidas e bebidas

Famosas em outras datas comemorativas, como Dia dos Namorados, as cestas personalizadas com doces e pães podem ser personalizadas com as comidinhas e bebidas preferidas das crianças. 

Que tal uma sessão de cinema em casa? Se seu E-commerce trabalha com alimentos e bebidas, você também não pode ficar de fora do Dia das Crianças.

Livros

A paixão pelos livros não tem idade, e, até por isso, são uma ótima opção de presente para as crianças. Se você trabalha com E-commerce de Livros, as famosas Livrarias Virtuais, seu espaço dentro das opções de presentes está garantido.

Sejam livros de colorir, de leitura ou até de enigmas, há diferentes tipos de livros que podem agradar as crianças.

Venda livros educativos no Dia das Crianças. Na imagem, loja online da Livraria Família Cristã, desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce
Venda livros educativos no Dia das Crianças. Na imagem, loja online da Livraria Família Cristã, desenvolvida pela Bis2Bis E-commerce

💡 Leia também: Como se preparar para a Black Friday

Como se preparar para o Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é uma data comemorativa que vem ganhando espaço e importância nas estratégias de vendas das Lojas Virtuais, assim como no faturamento de vendas anuais.

Por isso, se você pretende participar dessa fatia do mercado e vender cada vez mais, você precisa se preparar.

Lembre-se que quem vai realizar a compra são os familiares e responsáveis. No entanto, o desejo é das crianças, então não perca as novidades e o que está no em alta.

1. Reabasteça o estoque

Antecipe a organização de seus produtos e do seu estoque dias antes da data! Fique atento ao que pode mais vender, o que está em alta e o que pode fazer sucesso com seus clientes.

Garanta que você terá estoque o suficiente até o fim da ação de Dia das Crianças para manter a boa reputação da sua loja. 

Certifique-se que os produtos exibidos na página inicial ou em sua principal categoria estejam disponíveis. Assim você entrega uma boa experiência de compra e aumenta a taxa de conversão

Por isso, revise o estoque dos produtos que possuem mais saída em seu e-commerce, para aqueles que são promessas de vender mais ou ainda aqueles que estão em alta no momento

Então, deixe uma sobra, para caso uma anomalia positiva aconteça em suas vendas. Em situações como essa é preciso se preparar para garantir a satisfação de seus clientes.

2. Logística no Dia das Crianças

Mais importante do que vender, é o pedido do seu cliente chegar no dia estimado no momento da compra. Ainda mais para o Dia das Crianças, já que esse público vai aguardar A-N-S-I-O-S-A-M-E-N-T-E pelos presentes.

Além da satisfação do cliente, que é de extrema importância, ter um sistema de logística que funciona bem evita dores de cabeça, como problemas na contagem do estoque e faturamento.

Além de ajudar sua Loja Virtual, já que não haverá divergências entre os produtos disponíveis no site.

3. Novidades

Acompanhar as tendências e novidades do mercado é essencial para qualquer negócio, mas quando estamos falando de Dia das Crianças, você deve ficar mais antenado!

Ainda mais porque as novidades podem passar despercebidas quando estamos focados na gestão da nossa loja online e não no mundo das crianças.

Então acompanhe os canais que podem te informar sobre o que está em alta, o que pode ser vendido.

4. Garanta a estabilidade da sua loja virtual 

Para ter sucesso nas vendas em qualquer época do ano, seja no Dia das Crianças, Black Friday ou em outra data comemorativa, é preciso contar com uma plataforma que dê o suporte que você precisa. 

Com um bom fornecedor, você pode se dedicar às estratégias de venda e crescimento.

Saber que você não vai ficar na mão e muito menos seu e-commerce fora do ar é confiar em quem hospeda sua loja online. Por isso, na Bis2Bis E-commerce você tem o suporte que precisa seja para vender mais, evoluir sua loja virtual ou realizar a migração da sua loja atual.

Temos um time pronto para atender sua necessidade. Fale com um de nossos especialistas em E-commerce e saiba como o seu negócio pode expandir!

💡 Leia também: Plataforma de E-commerce: quais requisitos minha loja precisa ter?

5. Formas de Pagamento

Além de ter uma loja online em perfeito funcionamento para o Dia das Crianças, as possibilidades que seu cliente tem no momento de realizar o pagamento da compra podem fazer ele se sentir mais à vontade. 

Seu cliente já decidiu, ele vai comprar seu produto. Preencheu todos os dados e está pronto para pagar, então tudo precisa estar configurado corretamente nesse momento!

Ofereça opções: cartão de crédito, parcelamento sem juros, desconto no pix e no boleto, transferência bancária e cartão de débito. E garanta que todas as formas de pagamento estejam funcionando perfeitamente, pois nessa etapa você deve garantir as vendas.

Estratégias para o Dia das Crianças

Para atrair a atenção dos seus clientes no Dia das Crianças, é importante que sua marca fique sempre na lembrança. Por isso, planeje suas ações antecipadamente. 

Organize seu orçamento, caso faça tráfego pago, configure o público que quer impactar com suas ações e garanta que sua loja esteja funcionando corretamente.

Se antecipe!

Você pode aproveitar e realizar uma Semana da Criança. Dessa forma, seus clientes terão mais tempo para realizar as compras e você, de vender mais e aumentar sua receita.

Assim, comece a divulgar suas promoções com algumas semanas de antecedência, já que 81% dos compradores começam a pesquisar os preços antes de realmente realizar a compra e cerca de 45% compra com antecedência de quase uma semana.

Para isso, use as redes sociais para avisar sobre a semana inteira de promoções e preços especiais. Principalmente para aqueles que não querem deixar suas compras para última hora.

Meta Ads e Google Ads

Para impulsionar suas vendas no Dia das Crianças, as estratégias de tráfego pago não podem ficar de fora. Porém é importante ficar atento à questão das normas de publicidade na plataforma que você irá anunciar. 

Nesses sistemas não é possível anunciar para menores de idade, por isso, pense em artes e textos que convençam os responsáveis por essas crianças.

Seus anúncios devem ser adequados para menores de idade, devem estar de acordo com as leis nacionais e com as normas da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

💡 Leia também: O que é tráfego pago e como a estratégia pode evoluir o seu E-commerce

Estratégia de Cupons 

Uma estratégia que pode ser utilizada é a de cupom, seja ele de desconto, de frete grátis ou de brinde. Esse cupom pode ser adicionado no carrinho e ser utilizado depois de um determinado valor da compra. 

Dentre as possibilidades, temos Desconto Progressivo, quanto mais produtos o cliente levar, maior o desconto no valor total da compra. Dessa forma, você incentiva a adição de mais itens no carrinho e, consequentemente, aumenta o ticket médio e a receita da sua Loja Virtual.

Uma outra opção é oferecer descontos para a próxima compra por meio de um cupom com validade determinada. Assim fidelizamos nossos clientes, que voltam a comprar e até podem indicar sua loja para outros potenciais consumidores.

Cupons de frete grátis acima de X valor também podem funcionar como gatilho para o aumento do valor do carrinho pelo consumidor. Já que nosso cérebro tem a percepção que gastar o valor do frete em produtos faz muito mais sentido do que pagar o frete.

Verifique também a possibilidade de oferecer brindes de Dia das Crianças para compras acima de um determinado valor, aumentando as chances de seus clientes gastarem mais e levarem mais produtos.

Upselling e Cross selling

Também aproveite a data para usar vitrines de Produtos Relacionados como incentivo ao seu cliente para comprar mais produtos, como a vitrine de “Quem Comprou, Comprou também”, “Compre Junto”. 

Para entender melhor esse tipo de estratégia, temos um vídeo no nosso canal do YouTube que vai tirar todas suas dúvidas.

💡 Leia também: Produtos relacionados: como usar a estratégia para aumentar as vendas no E-commerce

Lista exclusiva para o Dia das Crianças

Pensando em compras antecipadas, você pode preparar uma campanha para captar leads e divulgar descontos e preços exclusivos somente para interessados. O senso de exclusividade chama a atenção do consumidor e, se não for a exclusividade, todos adoram um bom desconto.

Essa lista, com nomes, e-mails e/ou telefone, você pode utilizar em outras promoções ou em Datas Comemorativas e não somente no Dia das Crianças

Essa lista pode levar para uma Landing Page exclusiva, para uma categoria de promoções especiais ou até um grupo no WhatsApp.

Remarketing no Dia das Crianças

O carrinho abandonado é mais comum do que gostaríamos. Outra situação que pode acontecer é usuários que entram no e-commerce e vão embora sem comprar nada, ou estão dando aquela famosa “olhadinha”. 

Por isso invista em estratégias de remarketing! É possível configurar anúncios para impactar os visitantes das sua loja ou compradores antigos, como nos últimos 30 dias.

Outra forma de recuperar possíveis consumidores é o e-mail de recuperação de carrinho, essa estratégia funciona com aqueles clientes que esqueceram de finalizar a compra. A conversão dessa estratégia pode chegar até 23% com a ferramenta certa para sua Loja Virtual.

Faça conteúdos educativos

Tanto nas redes sociais, nos e-mails marketing ou em no blog da sua Loja Virtual, tenha conteúdos relevantes, divertidos e criativos que remetem ao Dia das Crianças. Lembre-se de trabalhar palavras de alto volume de busca para trazer ainda mais pessoas para sua página.

Mesmo que o seu empreendimento não seja direcionado especificamente para crianças, você pode brincar com os seus consumidores nesse período.

Pronto para vender no Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é uma data repleta de significado e para o comércio online, é também uma oportunidade de mostrar seu valor, atendendo aos desejos dos clientes e aumentando sua participação no mercado e na lembrança do seu cliente.

Com boas estratégias, produtos atrativos e promoções irresistíveis, esta data pode ser um marco nas vendas do ano

Então, pronto para vender? Não esqueça que a plataforma em que sua loja virtual está faz toda a diferença na experiência de compra do usuário e para o sucesso das suas vendas.

Por isso, temos um time de especialistas pronto para atender sua necessidade. Fale com um de nossa equipe e saiba como o seu negócio pode expandir!


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