Dia do Consumidor 2024: os 10 passos definitivos para fazer as vendas explodirem no E-commerce!
Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor 2024 é uma data que tem ganhado relevância ano após ano.
E com isso, vem se tornando uma excelente oportunidade para aumentar as vendas nas Lojas Virtuais de todos os segmentos.
No Brasil, o Dia do Consumidor já é conhecido como a “Black Friday do Primeiro Semestre”, porque ela é uma das maiores responsáveis por aquecer o comércio brasileiro na primeira metade do ano.
Então é importante se planejar antes para que seu negócio esteja pronto para a data.
E isso precisa ser feito com atenção para que as ações no dia ocorram da melhor forma possível, e assim, garantir os resultados positivos.
É por isso que separamos algumas dicas para você preparar o seu E-commerce para o Dia do Consumidor 2024. Confira!
Qual a origem do Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor é uma data comemorativa que foi criada para conscientizar as pessoas sobre seus direitos como consumidores e promover boas práticas comerciais.
Sua criação remonta ao ano de 1962 nos Estados Unidos quando, durante um discurso, seu então presidente John F. Kennedy pontuou a importância dos consumidores.
Kennedy enfatizou o direito à segurança, à informação, à escolha e à representação.
Além disso, ele também deixou claro que é dever do governo e das empresas garantir esses direitos aos consumidores.
Com isso, a data foi adotada por organizações de defesa do consumidor e pelos próprios consumidores.
Ela se tornou uma oportunidade para promover campanhas de conscientização, protestar contra práticas excessivas e pressionar por melhores condições de consumo.
No Brasil, o Dia do Consumidor foi implementado em 2014, principalmente pelos E-commerces e vendas online.
E mantendo a origem da data, quem trouxe a data para o país foi o Buscapé, conhecido pela sua ferramenta de comparação de preços.
Quando é a Semana do Consumidor 2024?
Para estender as promoções do Dia do Consumidor 2024, alguns E-commerces usam a estratégia de tornar a data a Semana do Consumidor. Em 2024 ela vai de 11 a 16 de março.
Já o Dia do Consumidor 2024, acontece em 15 de março.
O número de pedidos também passou por uma alta, chegando a mais de 13 milhões.
Como comemorar o Dia do Consumidor?
No Dia do Consumidor 2024 o foco das suas ações deve estar totalmente voltado para o cliente. Então, fique atento às nossas dicas.
1 – Faça um Planejamento Estratégico
O planejamento é indispensável, assim como em toda ação realizada em um E-commerce.
Da mesma forma, é importante planejar como tudo será realizado, para que você esteja sempre preparado.
Verifique seus indicadores de anos anteriores para entender que produtos são mais procurados e em quais deles aplicar promoções e benefícios.
Aqui, também será importante fazer testes em todas as etapas da jornada de compra para garantir que o processo de compra esteja funcionando com fluidez, e garantir que a usabilidade do seu E-commerce esteja a seu favor no grande dia.
Colocando em prática um planejamento detalhado, você soluciona os principais entraves da sua operação e garante um aumento no seu faturamento durante o Dia do Consumidor 2024.
Durante o Dia do Consumidor 2024, ofereça benefícios realmente atrativos aos clientes.
Para isso, defina previamente o que será ofertado como promoções, vale presentes, brindes, frete, etc.
Você deve avaliar cuidadosamente se os benefícios são realmente atrativos e se darão lucro. E o mais importante: seja sempre transparente nas ofertas!
Por exemplo, seu E-commerce pode criar ofertas exclusivas para o Dia do Consumidor 2024, com descontos significativos em produtos selecionados.
Uma boa ideia é escolher uma categoria de produtos e oferecer 20% de desconto nesta seleção.
Outra opção é oferecer frete grátis em compras acima de um determinado valor. Essa foi uma estratégia que gerou bons resultados no último ano.
O importante é que as ofertas sejam relevantes para os consumidores e criem um senso de urgência para que eles aproveitem as promoções enquanto durarem.
Uma vez que, desde a sua concepção a data traz um viés de proteger os direitos do consumidor, só invista em descontos reais!
4 – Use as melhores estratégias
Além dos benefícios, preparar boas estratégias para atrair e motivar os consumidores, dará a sua Loja Virtual boas vantagens.
Os gatilhos mentais são muito bem vindos aqui. O senso de urgência, citado há pouco, é só um deles, mas já listamos os melhores aqui.
Ainda assim, outro gatilho mental que pode ser útil nessa data é o de escassez: ele consiste na mensagem de que há poucas unidades de um determinado produto.
Essa informação motiva o consumidor a tomar uma decisão rápida que, geralmente, é comprar o produto!
Entender qual será o movimento dos seus concorrentes para a ocasião pode gerar insights do que fazer ou não fazer em sua campanha.
E, por último, mas tão importante quanto as anteriores: crie conteúdos personalizados para os consumidores.
Para isso, escreva artigos sobre os produtos que você quer destacar durante o Dia do Consumidor 2024, crie posts, stories e o que mais for possível para indicar e recomendá-los.
Isso fará com que os consumidores se sintam mais próximos da sua marca, além de se interessarem pelos produtos.
5 – Se antecipe ao evento
Lembre-se de divulgar com antecedência as ações que serão feitas pela sua Loja Virtual no Dia do Consumidor 2024, para que os consumidores possam se preparar.
Para isso, crie campanhas de marketing digital específicas para o Dia do Consumidor 2024, divulgando as promoções e ofertas em diversos canais, como e-mail marketing, redes sociais e anúncios pagos.
Você pode, por exemplo, enviar um e-mail marketing com as ofertas exclusivas do evento.
Outra ideia é criar anúncios noTikTok e Instagram, ou promover uma hashtag nas redes sociais para engajar seus clientes.
Quando a campanha finalizar, lembre-se de mensurar os resultados para compreender melhor o perfil dos seus clientes e melhorar as suas futuras campanhas.
É essencial criar uma identidade para as ações no Dia do Consumidor 2024. Isso significa personalizar o layout da sua Loja Virtual, trocando o banner e mudando as cores.
Invista também em landing pages e materiais para redes sociais e e-mail marketing, sempre mantendo a coerência e identidade da marca.
Dessa forma seus clientes saberão quando a campanha é sua, criando reconhecimento e aumentando sua autoridade.
As mudanças de layouttambém ajudam o cliente a entrar no clima da data, da mesma forma que a decoração auxilia em uma loja física.
7 – Garanta seu Estoque
No Dia do Consumidor 2024, a sua Loja Virtual precisa estar preparada quando o assunto é logística.
Então é fundamental verificar a disponibilidade de todos os produtos que deseja comercializar no dia.
Se for necessário, negocie com fornecedores e faça os pedidos com antecedência!
Isso porque, com o aumento de vendas no Dia do Consumidor 2024, seu estoque precisa estar pronto para lidar com esta demanda.
Confira seus dados de vendas de anos anteriores, analisando a quantidade de pedidos, quais foram os produtos mais vendidos e também as buscas dos clientes.
A partir dessa investigação você pode estimar o que será necessário para o funcionamento total da sua operação e assim oferecer aos consumidores tudo que eles procuram no seu E-commerce.
8 – Entrega
Faça asentregas no prazo estipulado para o consumidor. Isso é fundamental para que você cative seus clientes e sempre mantenha o interesse em sua Loja Virtual e produtos.
Com o aumento de pedidos, pode ser necessária uma atenção especial a essa etapa.
Então, se preciso, terceirize a tarefa ou contrate mais funcionários especialmente para atender a essa demanda.
Os consumidores esperam entregas cada vez mais rápidas e sem transtornos, então assegure que o processo ocorra da melhor maneira possível pode garantir a recompra, fidelizando o cliente.
Para aqueles que têm ainda mais pressa, ofereça opções de entrega expressa por uma taxa adicional, ou inclua retirada na loja física ou centro de distribuição.
9 – Segurança e formas de pagamento
A segurança do seu E-commerce precisa estar sempre em dia, especialmente durante a realização de promoções.
Para isso, confira se todos os certificados de segurança da sua Loja Virtual estão renovados e em perfeito funcionamento.
Também será importante oferecerformas de pagamento que façam sentido para o público, uma vez que isso aumenta o potencial de conversão.
Então garanta que seja possível fazer pagamentos por Pix, cartões de crédito, boleto bancário e carteiras digitais.
Além disso, os pagamentos a prazo continuam sendo importantes para os brasileiros. Quanto mais bandeiras de cartão forem aceitas no seu E-commerce, maiores as chances de acontecerem mais conversões.
10 – Pós-venda
Após o período de promoção, pode ser interessante disparar e-mails agradecendo seus consumidores, por exemplo. Isso ajuda a criar laços.
Além disso, você pode pedir avaliações de seus clientes que já efetuaram uma compra em seu E-commerce.
Eao coletar os feedbacks, utilize esses insights como melhorias operacionais na sua Loja Virtual.
Esses dados ajudam a construir um perfil para seu cliente e assim, quando ele retornar à sua Loja Virtual, poderá ter uma experiência de compra personalizada.
Com essa personalização, você pode mostrar a ele apenas produtos que têm maior chance de interessá-lo, aumentando as chances de conversão e seu tempo de permanência em suas páginas.
O mais importante é: conte com umpós-venda dedicado.
Como aproveitar ainda mais o Dia do Consumidor 2024?
Com as nossas sugestões, você tem tudo para fazer desta data comemorativa a melhor que seu E-commerce já viu!
E agora que você já sabe como preparar seu E-commerce para o Dia do Consumidor 2024 é muito importante,você precisa contar com uma plataforma confiável.
Aqui na Bis2Bis, desenvolvemos Lojas Virtuais com recursos avançados, prontos para o uso: Layout Mobile First, Login Social, Hover de Imagem, otimização para buscadores e muito mais.
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