Dia do Consumidor 2023: como preparar seu E-commerce para esta data

Júlia Proença | 3 de março de 2023

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor 2023 é uma data que vem ganhando cada vez mais destaque. Assim, ela se tornou uma excelente oportunidade de aumento de vendas para os E-commerces de todos os nichos.

Popularmente conhecida no Brasil como a “Black Friday do Primeiro Semestre”, o Dia do Consumidor aquece o comércio brasileiro na primeira metade do ano. Por isso, se planejar para a data pode manter suas vendas em alta. 

Contudo, é preciso ter atenção para que as ações no dia ocorram da melhor forma possível e para que os ótimos retornos sejam garantidos.

Por esse motivo, separamos algumas dicas de como você, lojista virtual, deve preparar o seu E-commerce para o Dia do Consumidor 2023. Confira!

Qual a origem do Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é uma data comemorativa que foi criada para conscientizar as pessoas sobre seus direitos como consumidores e promover boas práticas comerciais.

Herdamos a data dos americanos, que a criaram no ano de 1962. Tudo foi causado por um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, destacando a importância dos consumidores.

Kennedy enfatizou o direito à segurança, à informação, à escolha e à representação. Além disso, ele deixou claro que é dever do governo e das empresas garantir esses direitos aos consumidores. 

A data foi adotada por organizações de defesa do consumidor e pelos próprios consumidores. Ela se tornou uma oportunidade para promover campanhas de conscientização, protestar contra práticas excessivas e pressionar por melhores condições de consumo.

No Brasil, o Dia do Consumidor foi implementado a partir de 2014, com maior foco nos E-commerces e vendas online. 

Porém a conscientização dos direitos dos consumidores nunca foi esquecida, já que quem trouxe a data para o país foi o Buscapé, conhecido pela sua ferramenta de comparação de preços. 

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Comunicação utilizada pelo Buscapé em 2014 para o Dia do Consumidor. Até o dia escolhido foi diferente na primeira vez que a data foi comemorada no Brasil.

Quando é a Semana do Consumidor 2023?

Para estender as promoções do Dia do Consumidor 2023, alguns E-commerces podem achar vantajoso implementar a Semana do Consumidor. Em 2023 ela vai de 12 a 18 de março, englobando de domingo até sábado.

Já o Dia do Consumidor 2023 acontece em 15 de março.

Em 2022, a data chegou à marca de R$722 milhões em faturamento, batendo os números do ano anterior em 22%.

O número de pedidos também passou por uma alta, chegando a mais de 1,5 milhão. O que representa um crescimento de 16% em relação aos dados de 2021.

Como comemorar o Dia do Consumidor?

No Dia do Consumidor 2023 o foco das suas ações deve estar totalmente voltado para o cliente. Então, fique atento às nossas dicas. 

1 – Faça um Planejamento Estratégico

O planejamento é indispensável, assim como em toda ação realizada em um E-commerce. Da mesma forma, é importante planejar como tudo será realizado, para que você esteja sempre preparado.

Verifique seus indicadores de anos anteriores para entender que produtos são mais procurados e em quais deles aplicar promoções e benefícios. Estude também as vantagens de oferecer frete grátis ou reduzido para seus clientes.

Você pode também fazer testes em todas as etapas da jornada de compra. O objetivo é identificar qualquer tipo de atrito e resolver antecipadamente, de modo a não perder nenhuma conversão.

Colocando em prática um planejamento detalhado, você soluciona os principais entraves da sua operação e garante um Dia do Consumidor 2023 repleto de lucros e conversões. 

💡 Leia também: Planejamento estratégico, tático e operacional no E-commerce.

2 – Conte com uma boa Plataforma de E-commerce

Já que você espera um pico de acessos no Dia do Consumidor 2023, o servidor em que sua loja virtual está hospedada tem um papel muito importante. Então, verifique se a plataforma do seu e-commerce está funcionando perfeitamente.

Dessa forma você evita que os consumidores tenham problemas na hora de realizar as compras que desejam.

Caso necessário, invista em um servidor mais potente ou contrate serviços de hospedagem em nuvem para garantir que o site fique estável durante a data.

Mas, se você quer garantir performance e estabilidade nos horários de pico, entre em contato com um de nossos especialistas. Ao longo de 15 anos de experiência, reunimos algumas das melhores práticas para evoluir o seu E-commerce!

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O GTMetrix avalia a performance de sites e e-commerces em variados quesitos.

3 – Ofereça benefícios atrativos

Neste Dia do Consumidor, ofereça benefícios realmente atrativos aos clientes. Para isso, defina previamente o que será ofertado como promoções, vale presentes, brindes, frete, etc.

Você deve avaliar cuidadosamente se os benefícios são realmente atrativos e se darão lucro. E o mais importante: seja sempre transparente nas ofertas!

Por exemplo, seu E-commerce pode criar ofertas exclusivas para o Dia do Consumidor 2023, com descontos significativos em produtos selecionados.

Uma boa ideia é escolher uma categoria de produtos e oferecer 20% de desconto nesta seleção. Outra opção é oferecer frete grátis em compras acima de um determinado valor. 

O importante é que as ofertas sejam relevantes para os consumidores e criem um senso de urgência para que eles aproveitem as promoções enquanto durarem.

Já que desde a sua concepção a data traz um viés de proteger os direitos do consumidor, só invista em descontos reais, nada de metade do dobro!

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Histórico de preços para uma Air Fryer – Consultado no dia 03/03.

4 – Divulgação das ofertas

Lembre-se de divulgar com antecedência as ações que serão feitas pela sua loja virtual no Dia do Consumidor 2023, para o cliente se preparar.

Portanto, crie campanhas de marketing digital específicas para o Dia do Consumidor, divulgando promoções e ofertas em diversos canais, como e-mail marketing, redes sociais e anúncios pagos. 

Por exemplo, você pode enviar um e-mail marketing com as ofertas exclusivas do evento. Outra ideia é criar anúncios no TikTok e Instagram ou promover uma hashtag para a data nas redes sociais para engajar seus clientes.

Quando a campanha finalizar, lembre-se de mensurar os resultados tanto para compreender melhor o perfil dos seus clientes, como para melhorar as suas futuras campanhas.

5 – Identidade da campanha

É interessante criar uma identidade para as ações no Dia do Consumidor 2023.

Isso significa personalizar o layout da sua loja virtual, trocando o banner e mudando as cores. Invista também em landing pages e materiais para redes sociais e e-mail marketing, tudo com a mesma identidade.

Dessa forma seus clientes saberão quando a campanha é sua, criando reconhecimento e aumentando sua autoridade.

As mudanças de layout ajudam o cliente a entrar no clima da data, da mesma forma que a decoração auxilia em uma loja física. Todas datas e eventos comemorativos podem se beneficiar de alguns toques de design no e-commerce.

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A comunicação utilizada pelo seu E-commerce no Dia do Consumidor pode fazer toda a diferença.

6 – Confira seu Estoque

No Dia do Consumidor 2023, a sua loja virtual precisa estar preparada quando o assunto é estoque. Por isso, é fundamental verificar a disponibilidade de todos os produtos que deseja comercializar no dia.

Se for necessário, negocie com fornecedores e faça o pedido com antecedência!

Já que o Dia do Consumidor tende a levar a um aumento de vendas, assegure-se que seu estoque está pronto para lidar com esta demanda.

Confira seus dados de vendas de anos anteriores, analisando a quantidade de pedidos, quais foram os produtos mais vendidos e também as buscas dos clientes.

A partir dessa investigação você pode garantir o funcionamento total da sua operação e oferecer ao cliente tudo que ele procura no seu E-commerce.

7 – Segurança e formas de pagamento

A segurança do seu E-commerce deve ser sempre primordial, principalmente na realização de promoções.

Então, confira se todos os certificados de segurança da sua loja virtual estão renovados e em perfeito funcionamento. É dessa forma que você vai fornecer a melhor experiência neste Dia do Consumidor 2023.

Além disso, é importante oferecer todas as formas de pagamento que façam sentido para o público, pois isso aumenta a chance do consumidor fechar a compra.

Apesar do uso do PIX estar aumentando, lembre-se também de disponibilizar outras opções expressas como boleto bancário e carteira digital. Além disso, os pagamentos a prazo nunca saem de moda. Invista em variadas bandeiras de cartão, para atender a todos os tipos de clientes.

8 – Entrega

Faça as entregas no prazo estipulado para o consumidor. Isso é fundamental para que você cative seus clientes e sempre mantenha o interesse em sua loja virtual e produtos.

Com o aumento de pedidos, pode ser necessária uma atenção especial a essa etapa. Se preciso, terceirize a tarefa, ou contrate mais funcionários especialmente para atender a essa demanda. 

Como os consumidores esperam entregas cada vez mais rápidas, assegurar que o processo ocorra da melhor maneira possível pode garantir a recompra e fidelizar o cliente. 

Para aqueles que têm ainda mais pressa, ofereça opções de entrega expressa por uma taxa adicional ou de retirada na loja física ou centro de distribuição. São medidas como essas que tornam um cliente de ocasião em um consumidor fiel.

9 – Pós-venda

Tenha um pós-venda atencioso. Após o período de promoção, é interessante mandar um e-mail de agradecimento aos consumidores para criar um laço.

Além disso, você pode pedir avaliações de seus clientes que já efetuaram uma compra em seu E-commerce.  Ao coletar os feedbacks, utilize esses insights como melhorias operacionais na sua Loja Virtual.

A partir desses dados fica mais fácil construir um perfil para seu cliente e, dessa forma, quando ele retornar à sua loja virtual, personalizar sua experiência de compra. 

Com essa personalização, você pode mostrar a ele apenas produtos que têm maior chance de interessá-lo, aumentando as chances de conversão e seu tempo de permanência em suas páginas.

Como aproveitar o Dia do Consumidor no E-Commerce?

Como você pôde ver, preparar seu e-commerce para o Dia do Consumidor 2023 é muito importante. Você precisa de um pouco de planejamento e paciência para colocar tudo em seu lugar. 

Com as nossas sugestões, você tem tudo para fazer desta data comemorativa a melhor que sua loja virtual já viu! E aí, gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

💡 Leia também: Como segmentar minha lista de e-mail para e-commerce?


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