Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma data, que vem ganhando cada vez mais destaque e tornando-se uma excelente oportunidade de aumento de vendas para os e-commerces de todos os nichos.
Contudo, é preciso ter atenção para que as ações no dia ocorram da melhor forma possível e para que os ótimos retornos sejam garantidos.
Por esse motivo, separamos algumas dicas de como você, lojista virtual, deve preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor. Confira!
#1 Planejamento
O planejamento é indispensável, assim como em toda ação realizada em um e-commerce.
É importante planejar como tudo será realizado, para que você esteja sempre preparado.
#2 Plataforma
Verifique se a plataforma do seu e-commerce está funcionando perfeitamente. Dessa forma você evita que os consumidores tenham problemas na hora de realizar as compras que desejam.
#3 Benefícios
Ofereça benefícios aos consumidores e defina previamente o que será ofertado como promoções, vale presentes, brindes, frete, etc.
Avalie perfeitamente se os benefícios são realmente atrativos e se darão lucro. Seja sempre transparente nas ofertas.
#4 Divulgação
Não se esqueça de divulgar com antecedência as ações que serão feitas pela sua loja virtual no dia, para o consumidor se preparar.
Então lembre-se de mensurar os resultados tanto para compreender melhor o perfil dos seus clientes, como para melhorar as suas futuras campanhas.
#5 Identidade da campanha
É interessante criar uma identidade para as ações no Dia do Consumidor.
Personalize o layout da sua loja virtual, trocando o banner e mudando as cores. Invista também em landing pages e materiais para redes sociais e e-mail marketing, tudo com com mesma identidade.
Dessa forma seus clientes saberão quando a campanha é sua.
#6 Estoque
A sua loja virtual precisa estar preparada. Por isso, é fundamental ter em estoque todos os produtos que deseja comercializar no dia.
Oferecer um produto sem tê-lo, comprometendo a entrega do pedido, não é nada positivo para o seu e-commerce.
#7 Segurança + formas de pagamento
A segurança do seu e-commerce deve ser sempre primordial, principalmente na realização de promoções.
Além disso, é importante oferecer todas as possíveis formas de pagamento, pois isso aumenta a chance do consumidor fechar a compra.
#8 Entrega
Faça as entregas no prazo estipulado para o consumidor. Isso é fundamental para que você cative seus clientes e sempre mantenha o interesse em sua loja virtual e produtos.
#9 Pós-venda
Tenha um pós-venda atencioso. Após o período de promoção, é interessante mandar e-mail de agradecimento aos consumidores e criar um laço entre vocês.