Como Tudo ComeçouO Ponto de ViradaComo a Bis2Bis impactou a...
R$ 7.2
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Como Tudo ComeçouO Ponto de ViradaComo a Bis2Bis impactou a...
Por que Investir em um E-commerce de Tabacaria?O Que é...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Produtos: dicas para definir as categorias no e-commerce
A categorização de produtos é um passo fundamental no processo de criação de um e-commerce. É por isso que as categorias precisam ser bem pensadas e elaboradas de forma que proporcionem aos consumidores uma excelente experiência, sem causar confusão durante a navegação pelo empreendimento online.
Desta forma, se a usabilidade da loja virtual não for clara e prática, a chance do consumidor abandonar a navegação ou até mesmo o carrinho de compras é muito grande. Como não queremos que isso aconteça, preparamos este texto para você, lojista, que está iniciando agora no mundo do comércio online.
Na hora de pensar nas categorias de produtos da sua loja virtual, é preciso analisar alguns detalhes para que a categorização seja eficiente e a navegação seja fácil para o consumidor. Com isso, é importante:
Quando for separar as categorias de produtos do seu e-commerce, tenha também cuidado com alguns pontos para não prejudicar a categorização. Com isso, é importante que você não:
Uma categorização organizada e clara no e-commerce, proporciona uma navegação eficiente ao consumidor, permitindo que o mesmo consiga encontrar com facilidade todos os produtos que deseja. Contudo, uma categorização bem feita vai além desse benefício da facilidade na navegação.
Uma loja virtual com categorias bem elaboradas e divididas, também possibilita ao consumidor encontrar o que deseja com mais agilidade. Criar filtros e definições de departamentos é uma ótima opção para deixar a busca do consumidor mais rápida, otimizando tempo.
Quando bem definidos os nomes das categorias, o trabalho de SEO também se desenvolve de forma melhor. Ainda, com uma boa categorização no e-commerce, é possível fazer promoções segmentadas com mais facilidade. Além disso, as categorias bem organizadas tornam o empreendimento online mais profissional, o que passa mais confiança ao consumidor e ajuda a aumentar as vendas.
É fundamental entender como cadastrar produtos em sua loja virtual. Se você possui uma loja virtual Magento, já se atentou a todas as nossas dicas acima, mas não sabe como fazer a categorização na plataforma, nós da Bis2Bis Comércio Eletrônico, te explicamos aqui! Confira um passo a passo completo para categorizar produtos na plataforma.
Ao clicar em Catálogo na plataforma e logo em seguida, Gerenciar Categorias, é possível ver o menu da loja, ou seja, como os produtos são separados no e-commerce. No Magento, há a categoria raiz, que irá conter todas as categorias. Essa categoria raiz não pode ser excluída.
Para criar uma nova categoria, é preciso clicar na categoria raiz e depois clicar em “Criar Subcategoria”. Esse procedimento deve ser feito para que, quando você criar sua categoria, já venha vinculada a categoria raiz e possa ser exibida no menu da loja. Após esse processo, em Aba Geral, coloque:
Na Aba Definições de Exibição:
Na Aba Template Personalizado, não é necessário alterar nada. Em lojas virtuais desenvolvidas pela Bis2Bis Comércio Eletrônico, somos nós que configuramos essa aba, uma vez que nossos layouts são personalizados. Na Aba Produtos da Categoria, aparecerão os produtos cadastrados para que possam ser vinculados à categoria. Normalmente é usado para vincular produtos em massa.
Após todos os dados preenchidos, clique no botão “Save Category” no topo da página, ao lado direito, para salvar a categoria. Para criar uma subcategoria, é necessário clicar na categoria e então, no botão “Criar subcategoria”.
As categorias da sua loja virtual estão bem elaboradas? Conte para a gente nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.