Produtos: dicas para definir as categorias no e-commerce

Galleger Ilhe | 12 de junho de 2018

 

Essa etapa é fundamental para um e-commerce e precisa ser pensada com bastante cuidado

A categorização de produtos é um passo fundamental no processo de criação de um e-commerce. É por isso que as categorias precisam ser bem pensadas e elaboradas de forma que proporcionem aos consumidores uma excelente experiência, sem causar confusão durante a navegação pelo empreendimento online.

Desta forma, se a usabilidade da loja virtual não for clara e prática, a chance do consumidor abandonar a navegação ou até mesmo o carrinho de compras é muito grande. Como não queremos que isso aconteça, preparamos este texto para você, lojista, que está iniciando agora no mundo do comércio online.

 

O que fazer na hora da categorização?

Na hora de pensar nas categorias de produtos da sua loja virtual, é preciso analisar alguns detalhes para que a categorização seja eficiente e a navegação seja fácil para o consumidor. Com isso, é importante:

  • Entender perfeitamente o que o seu público-alvo busca na internet, ou seja, o seu comportamento. Para isso, existe o Google Trends, uma ferramenta que pode te ajudar;
  • Colocar-se no lugar do usuário que navegará pelo e-commerce, com o objetivo de desenvolver funcionalidades que facilitem a busca de modo a proporcionar uma excelente experiência;
  • Pensar sempre na praticidade e clareza durante a navegação do usuário pela loja virtual;
  • Limitar-se a apenas duas subcategorias como, por exemplo: Categoria Feminina; Subcategoria de Roupas e dentro de Roupas, as subcategorias de Calça, Blusa e Vestido. Aqui, é importante destacar que categoria se diferencia de atributo. Categoria corresponde às peças que estarão em determinada página. Atributo corresponde às variações de cores, tamanho, se é manga longa ou curta, etc;
  • Trabalhar ícones para facilitar a identificação das categorias.

 

O que não fazer na hora da categorização?

Quando for separar as categorias de produtos do seu e-commerce, tenha também cuidado com alguns pontos para não prejudicar a categorização. Com isso, é importante que você não:

  • Crie categorias muito específicas, para que o usuário não se confunda em tantas páginas diferentes no e-commerce;
  • Crie categorias gerais demais, em que o consumidor não sabe onde estará os produtos que deseja, gerando confusão;
  • Crie categorias superiores de forma ambígua, que possibilitem o cadastro de produto duplicado.

 

Qual a importância de uma categorização correta?

Uma categorização organizada e clara no e-commerce, proporciona uma navegação eficiente ao consumidor, permitindo que o mesmo consiga encontrar com facilidade todos os produtos que deseja. Contudo, uma categorização bem feita vai além desse benefício da facilidade na navegação.

Uma loja virtual com categorias bem elaboradas e divididas, também possibilita ao consumidor encontrar o que deseja com mais agilidade. Criar filtros e definições de departamentos é uma ótima opção para deixar a busca do consumidor mais rápida, otimizando tempo.

Quando bem definidos os nomes das categorias, o trabalho de SEO também se desenvolve de forma melhor. Ainda, com uma boa categorização no e-commerce, é possível fazer promoções segmentadas com mais facilidade. Além disso, as categorias bem organizadas tornam o empreendimento online mais profissional, o que passa mais confiança ao consumidor e ajuda a aumentar as vendas.

 

Como criar categorias de produtos no Magento?

É fundamental entender como cadastrar produtos em sua loja virtual. Se você possui uma loja virtual Magento, já se atentou a todas as nossas dicas acima, mas não sabe como fazer a categorização na plataforma, nós da Bis2Bis Comércio Eletrônico, te explicamos aqui! Confira um passo a passo completo para categorizar produtos na plataforma.

Ao clicar em Catálogo na plataforma e logo em seguida, Gerenciar Categorias, é possível ver o menu da loja, ou seja, como os produtos são separados no e-commerce. No Magento, há a categoria raiz, que irá conter todas as categorias. Essa categoria raiz não pode ser excluída.

Para criar uma nova categoria, é preciso clicar na categoria raiz e depois clicar em “Criar Subcategoria”. Esse procedimento deve ser feito para que, quando você criar sua categoria, já venha vinculada a categoria raiz e possa ser exibida no menu da loja. Após esse processo, em Aba Geral, coloque:

  • Nome: Nome que será dado à categoria, que não possui restrição de caracteres;
  • Ativar: Colocar SIM para que a URL fique ativa;
  • Nome na URL: Preenchido automaticamente pelo sistema (é possível alterar a URL, caso desejar);
  • Thumbnail Image: Se tiver, colocar o ícone/imagem que ficará junto ao nome da categoria (lembrando que a utilização da funcionalidade deverá ser definida no layout);
  • Descrição: Descrição da categoria, podendo ser colocado palavras em negrito e até link. É importante que o texto não seja copiado, para o Google e demais buscadores indexarem melhor a loja virtual. A descrição deve conter o maior número de palavras-chave possível.
  • Imagem: Imagem que vai aparecer quando você passar o mouse em cima da categoria, juntamente com as subcategorias;
  • Título da Página: Campo para indexação no Google e demais buscadores. O recomendado é colocar no máximo 63 caracteres para o link não quebrar;
  • Palavras-Chave: Campo para indexação no Google e demais buscadores. Coloque palavras-chave que possuam relação com a categoria. As palavras devem ser separadas por vírgula e espaço. O recomendado é colocar 200 caracteres no máximo;
  • Descrição da Página: Campo para indexação no Google e demais buscadores. O texto que aparece na busca, sendo recomendado utilizar palavras-chave e colocar no máximo 320 caracteres;
  • Include in Navigation Menu: Selecionar SIM para a categoria aparecer na loja.

Na Aba Definições de Exibição:

  • Navegável: Selecionar SIM, para ativar os filtros da categoria, o que deixa a loja virtual mais amigável e fácil de mexer, ajudando também a indexar o e-commerce nos buscadores;
  • Os demais campos não precisam ser alterados.

Na Aba Template Personalizado, não é necessário alterar nada. Em lojas virtuais desenvolvidas pela Bis2Bis Comércio Eletrônico, somos nós que configuramos essa aba, uma vez que nossos layouts são personalizados. Na Aba Produtos da Categoria, aparecerão os produtos cadastrados para que possam ser vinculados à categoria. Normalmente é usado para vincular produtos em massa.

Após todos os dados preenchidos, clique no botão “Save Category” no topo da página, ao lado direito, para salvar a categoria. Para criar uma subcategoria, é necessário clicar na categoria e então, no botão “Criar subcategoria”.

As categorias da sua loja virtual estão bem elaboradas? Conte para a gente nos comentários!

Leia também: Pós-venda: como aplicá-lo de forma eficaz no e-commerce


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