E-commerce 2022: como vender mais online

Galleger Ilhe | 3 de janeiro de 2022

É perceptível o crescimento do comércio eletrônico no Brasil a cada novo ano. Isso porque o universo digital tem sido um dos maiores destaques quando falamos em vendas e o e-commerce em 2022 é, definitivamente, o maior responsável.

Nos últimos anos pude observar a consolidação deste modelo de negócio através das inúmeras tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor.

Algumas dessas tecnologias são menos conhecidas, mas extremamente relevantes para o bom desempenho da sua loja virtual.

Assim, para começar o ano com o pé direito,  vou trazer neste artigo algumas dicas fundamentais para você vender muito mais no seu E-commerce em 2022.

Técnicas e Ferramentas básicas para o E-commerce 2022

O mercado digital possui algumas particularidades e é influenciado por diversos fatores. Por isso, costumo compará-lo a uma grande máquina.

Para operar com eficiência um equipamento complexo é necessário entender o seu funcionamento e quais são as ferramentas certas que se encaixam com perfeição às suas engrenagens.

Com um E-commerce a regra é a mesma: você precisa saber quais são as melhores ferramentas disponíveis para entender o seu cliente e ofertar o seu produto através das técnicas corretas.

A seguir, vou falar um pouco sobre as principais ferramentas que servirão como base para alcançar os resultados que você espera e vender mais no seu E-commerce em 2022.

Google Search Console

Guarde bem o nome desta ferramenta, pois o Google Search Console  acompanhará o seu E-commerce o tempo todo. 

É por meio dele que você saberá como está a visibilidade orgânica da sua loja virtual e, então, entenderá o que precisa ser feito para que a sua página seja encontrada na busca do Google pelos seus potenciais clientes.

Para chegar neste ponto, o  GSC (Google Search Console) disponibiliza relatórios internos que apontam o que precisa ser aprimorado em sua loja virtual, como por exemplo:

  • Listagem de palavras-chave que a sua loja é encontrada;
  • Velocidade de carregamento;
  • Backlinks;
  • SEO.

Existem mais alguns pontos de desempenho que contribuem para o aumento de  visibilidade da sua página e esta será sua principal ferramenta para entendê-las e aperfeiçoá-las.

Google Analytics

O Google Analytics irá acrescentar as informações adquiridas com o Google Search Console e, quando alinhadas, se tornarão fundamentais para o aprimoramento do seu E-commerce.

É com essa ferramenta que você irá entender pontos essenciais, como:

  • Quem está acessando sua loja virtual;
  • Qual a taxa de conversão;
  • Quais são as páginas de maior acesso;
  • Quais cidades acessam sua loja virtual com maior frequência.

Esses dados são de extrema importância no momento de desenvolver uma campanha sobre o seu produto. Dessa forma, todas as ações serão direcionadas ao público certo, o que resultará em uma alta taxa de conversão.

Confira quais outras ferramentas básicas que você precisa usar no seu E-commerce 2022:

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Outra maneira de nos referirmos a essa estratégia é: otimização para mecanismos de busca.

Para que a sua loja virtual seja encontrada facilmente por meio dos mecanismos de pesquisa é necessário entender quais são as palavras-chave mais procuradas pelo consumidor do seu produto.

Além da palavra-chave, é preciso estar atento à hospedagem do seu servidor, pois a velocidade de carregamento da sua loja virtual é um dos fatores que contribuem no posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de pesquisa.

Leia mais: 5 dicas de SEO para e-commerce para aplicar agora mesmo.

Plataforma de E-commerce

Uma boa plataforma de e-commerce faz toda a diferença, pois ela é a base para uma loja virtual de alta performance.

É com ela que você fará o gerenciamento do seu e-commerce e o cadastro de todos os seus produtos.

Ao procurar por uma plataforma de e-commerce, fique atento aos seguintes pontos:

  • Um bom servidor: quando nos referimos a um servidor em uma plataforma de E-commerce, estamos relacionando à segurança que ela possui;
  • Possibilidade de personalização: para oferecer aos usuários da sua loja virtual a melhor experiência, é preciso customizar a jornada de compra de acordo com o seu padrão de consumo; 
  • Indexação no Google;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Suporte constante.

Por trás de todo e-commerce bem sucedido existe uma base muito bem estruturada que dá suporte à operação digital. E esse alicerce é a plataforma de E-commerce.  

Contudo, escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce pode ser uma tarefa complexa. Ela envolve a análise de diversos fatores e é decisiva no sucesso das suas vendas online.

Pensando nisso, montamos um comparativo de plataformas. Com ele, você vai entender o que é preciso considerar na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce e aumentar as chances de sucesso da sua Loja Virtual.

Onde divulgar seu E-commerce em 2022

Para conquistar os resultados que o seu e-commerce merece e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, é necessário que você invista em alguns canais de divulgação.

Redes Sociais

O primeiro canal que vou citar é o que tem recebido maior destaque na hora de  promover as vendas: as redes sociais. 

Com Facebook,  Instagram e Whatsapp, é possível levar seu produto até o cliente de maneira criativa e direta. Neste vídeo, convidei a CEO da Agência Mango para te ajudar a entender como usar as redes sociais e aumentar as vendas no seu E-commerce.

Então fique atento às inovações das redes sociais, estude bem o seu público e faça campanhas direcionadas a eles.

Saiba mais sobre redes sociais para e-commerce neste artigo que escrevi.

Marketplace

Apostar nas vendas em plataformas de Marketplace pode ser uma boa alternativa para aumentar a visibilidade do seu produto.

Afinal, esses canais recebem milhões de visitas todos os meses e, para vender com eficiência, você precisa de um Hub de Integração que vai centralizar as suas vendas online. A Gubee, o Hub parceiro da Bis2Bis, integra com as principais plataformas do mercado e conta com um time dedicado para te ajudar.

Além de aproveitar o volume de tráfego e a credibilidade dos gigantes de vendas como Amazon, Lojas Americanas, Mercado Livre e vários outros, utilizar esse canal pode ser a solução para melhorar o SEO, vender um produto específico ou, até mesmo, diversificar o seu público.

Saiba quais são as outras vantagens que o seu e-commerce terá ao fazer integração com marketplace lendo este artigo. 

Fiz também um vídeo contando se vale mesmo a pena utilizar essa estratégia. 

Planejando as estratégias antecipadamente 

O maior segredo de um E-commerce de sucesso é o planejamento antecipado.

E uma das maneiras de planejar as estratégias do ano seguinte é ficar atento às tendências de mercado que podem ser aproveitadas no seu e-commerce. Dessa maneira você estará atualizado com o que há de mais novo no digital e assim fazer com que a sua loja virtual se destaque.

Vou citar alguns assuntos que serão tendências no e-commerce em 2022.

Tendências do E-commerce 2022

Várias tendências prometem estar em alta para o E-commerce em 2022. Algumas delas começaram a ganhar destaque no ano passado e vão continuar em evidência no próximo período. Confira quais são: 

  • Voice Commerce 
  • PIX
  • Metaverso
  • NFT/Criptomoeda
  • Omnichannel
  • Marketing de Influência

Esses são alguns dos assuntos que valem a pena ficar antenado, pois serão pauta no próximo ano e te ajudarão a trazer as melhores experiências para o seu consumidor.

Datas comemorativas

Estar a par das principais datas comemorativas ajudará no planejamento estratégico das ações tanto promocionais como institucionais do seu e-commerce.

Pensando em como poderíamos contribuir para o crescimento do seu E-commerce em 2022, iremos destacar algumas das datas mais importantes e movimentadas do mercado digital.

  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • 17/04 – Páscoa
  • 24-30/04 – Semana do frete Grátis
  • 08/05 – Dia das mães
  • 14/08 – Dia dos pais
  • 25/11 – Black Friday
  • 25/12 – Natal

Estas são as principais e mais importantes datas comemorativas para movimentar a sua loja virtual. Mas é claro que você pode usar diversas oportunidades de acordo com o seu segmento

Por exemplo, se o seu produto é voltado para música, é de extrema importância que as ações direcionadas para o Dia do Rock (13/07), sejam um dos maiores destaques no seu e-commerce.

Neste vídeo, explico como impulsionar as suas vendas online durante as principais datas comemorativas:

Rumo a um E-commerce 2022 espetacular

Temos certeza que 2022 será um ano de muito crescimento, e aqui na Bis2Bis E-commerce, estamos prontos para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais.

Tudo o que sua loja virtual precisa para evoluir está bem aqui. Por isso, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas para saber o que mais podemos fazer para o seu E-commerce.

2022 de E-commerce novo! Fale com um especialista.
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