E-commerce 2022: como vender mais online

Galleger Ilhe | 3 de janeiro de 2022

É perceptível o crescimento do comércio eletrônico no Brasil a cada novo ano. Isso porque o universo digital tem sido um dos maiores destaques quando falamos em vendas e o e-commerce em 2022 é, definitivamente, o maior responsável.

Nos últimos anos pude observar a consolidação deste modelo de negócio através das inúmeras tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor.

Algumas dessas tecnologias são menos conhecidas, mas extremamente relevantes para o bom desempenho da sua loja virtual.

Assim, para começar o ano com o pé direito,  vou trazer neste artigo algumas dicas fundamentais para você vender muito mais no seu E-commerce em 2022.

Técnicas e Ferramentas básicas para o E-commerce 2022

O mercado digital possui algumas particularidades e é influenciado por diversos fatores. Por isso, costumo compará-lo a uma grande máquina.

Para operar com eficiência um equipamento complexo é necessário entender o seu funcionamento e quais são as ferramentas certas que se encaixam com perfeição às suas engrenagens.

Com um E-commerce a regra é a mesma: você precisa saber quais são as melhores ferramentas disponíveis para entender o seu cliente e ofertar o seu produto através das técnicas corretas.

A seguir, vou falar um pouco sobre as principais ferramentas que servirão como base para alcançar os resultados que você espera e vender mais no seu E-commerce em 2022.

Google Search Console

Guarde bem o nome desta ferramenta, pois o Google Search Console  acompanhará o seu E-commerce o tempo todo. 

É por meio dele que você saberá como está a visibilidade orgânica da sua loja virtual e, então, entenderá o que precisa ser feito para que a sua página seja encontrada na busca do Google pelos seus potenciais clientes.

Para chegar neste ponto, o  GSC (Google Search Console) disponibiliza relatórios internos que apontam o que precisa ser aprimorado em sua loja virtual, como por exemplo:

  • Listagem de palavras-chave que a sua loja é encontrada;
  • Velocidade de carregamento;
  • Backlinks;
  • SEO.

Existem mais alguns pontos de desempenho que contribuem para o aumento de  visibilidade da sua página e esta será sua principal ferramenta para entendê-las e aperfeiçoá-las.

Google Analytics

O Google Analytics irá acrescentar as informações adquiridas com o Google Search Console e, quando alinhadas, se tornarão fundamentais para o aprimoramento do seu E-commerce.

É com essa ferramenta que você irá entender pontos essenciais, como:

  • Quem está acessando sua loja virtual;
  • Qual a taxa de conversão;
  • Quais são as páginas de maior acesso;
  • Quais cidades acessam sua loja virtual com maior frequência.

Esses dados são de extrema importância no momento de desenvolver uma campanha sobre o seu produto. Dessa forma, todas as ações serão direcionadas ao público certo, o que resultará em uma alta taxa de conversão.

Confira quais outras ferramentas básicas que você precisa usar no seu E-commerce 2022:

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Outra maneira de nos referirmos a essa estratégia é: otimização para mecanismos de busca.

Para que a sua loja virtual seja encontrada facilmente por meio dos mecanismos de pesquisa é necessário entender quais são as palavras-chave mais procuradas pelo consumidor do seu produto.

Além da palavra-chave, é preciso estar atento à hospedagem do seu servidor, pois a velocidade de carregamento da sua loja virtual é um dos fatores que contribuem no posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de pesquisa.

Leia mais: 5 dicas de SEO para e-commerce para aplicar agora mesmo.

Plataforma de E-commerce

Uma boa plataforma de e-commerce faz toda a diferença, pois ela é a base para uma loja virtual de alta performance.

É com ela que você fará o gerenciamento do seu e-commerce e o cadastro de todos os seus produtos.

Ao procurar por uma plataforma de e-commerce, fique atento aos seguintes pontos:

  • Um bom servidor: quando nos referimos a um servidor em uma plataforma de E-commerce, estamos relacionando à segurança que ela possui;
  • Possibilidade de personalização: para oferecer aos usuários da sua loja virtual a melhor experiência, é preciso customizar a jornada de compra de acordo com o seu padrão de consumo; 
  • Indexação no Google;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Suporte constante.

Por trás de todo e-commerce bem sucedido existe uma base muito bem estruturada que dá suporte à operação digital. E esse alicerce é a plataforma de E-commerce.  

Contudo, escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce pode ser uma tarefa complexa. Ela envolve a análise de diversos fatores e é decisiva no sucesso das suas vendas online.

Pensando nisso, montamos um comparativo de plataformas. Com ele, você vai entender o que é preciso considerar na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce e aumentar as chances de sucesso da sua Loja Virtual.

Onde divulgar seu E-commerce em 2022

Para conquistar os resultados que o seu e-commerce merece e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual, é necessário que você invista em alguns canais de divulgação.

Redes Sociais

O primeiro canal que vou citar é o que tem recebido maior destaque na hora de  promover as vendas: as redes sociais. 

Com Facebook,  Instagram e Whatsapp, é possível levar seu produto até o cliente de maneira criativa e direta. Neste vídeo, convidei a CEO da Agência Mango para te ajudar a entender como usar as redes sociais e aumentar as vendas no seu E-commerce.

Então fique atento às inovações das redes sociais, estude bem o seu público e faça campanhas direcionadas a eles.

Saiba mais sobre redes sociais para e-commerce neste artigo que escrevi.

Marketplace

Apostar nas vendas em plataformas de Marketplace pode ser uma boa alternativa para aumentar a visibilidade do seu produto.

Além de aproveitar o volume de tráfego e a credibilidade dos gigantes de vendas como Amazon, Lojas Americanas, Mercado Livre e vários outros, utilizar esse canal pode ser a solução para melhorar o SEO, vender um produto específico ou, até mesmo, diversificar o seu público.

Saiba quais são as outras vantagens que o seu e-commerce terá ao fazer integração com marketplace lendo este artigo. 

Fiz também um vídeo contando se vale mesmo a pena utilizar essa estratégia. 

Planejando as estratégias antecipadamente 

O maior segredo de um E-commerce de sucesso é o planejamento antecipado.

E uma das maneiras de planejar as estratégias do ano seguinte é ficar atento às tendências de mercado que podem ser aproveitadas no seu e-commerce. Dessa maneira você estará atualizado com o que há de mais novo no digital e assim fazer com que a sua loja virtual se destaque.

Vou citar alguns assuntos que serão tendências no e-commerce em 2022.

Tendências do E-commerce 2022

Várias tendências prometem estar em alta para o E-commerce em 2022. Algumas delas começaram a ganhar destaque no ano passado e vão continuar em evidência no próximo período. Confira quais são: 

  • Voice Commerce 
  • PIX
  • Metaverso
  • NFT/Criptomoeda
  • Omnichannel
  • Marketing de Influência

Esses são alguns dos assuntos que valem a pena ficar antenado, pois serão pauta no próximo ano e te ajudarão a trazer as melhores experiências para o seu consumidor.

Datas comemorativas

Estar a par das principais datas comemorativas ajudará no planejamento estratégico das ações tanto promocionais como institucionais do seu e-commerce.

Pensando em como poderíamos contribuir para o crescimento do seu E-commerce em 2022, iremos destacar algumas das datas mais importantes e movimentadas do mercado digital.

  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • 17/04 – Páscoa
  • 24-30/04 – Semana do frete Grátis
  • 08/05 – Dia das mães
  • 14/08 – Dia dos pais
  • 25/11 – Black Friday
  • 25/12 – Natal

Estas são as principais e mais importantes datas comemorativas para movimentar a sua loja virtual. Mas é claro que você pode usar diversas oportunidades de acordo com o seu segmento

Por exemplo, se o seu produto é voltado para música, é de extrema importância que as ações direcionadas para o Dia do Rock (13/07), sejam um dos maiores destaques no seu e-commerce.

Neste vídeo, explico como impulsionar as suas vendas online durante as principais datas comemorativas:

Rumo a um E-commerce 2022 espetacular

Temos certeza que 2022 será um ano de muito crescimento, e aqui na Bis2Bis E-commerce, estamos prontos para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais.

Tudo o que sua loja virtual precisa para evoluir está bem aqui. Por isso, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas para saber o que mais podemos fazer para o seu E-commerce.

2022 de E-commerce novo! Fale com um especialista.
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