Bis2Bis E-commerce

E-commerce de Flores: tudo que você precisa saber para que seu negócio crie raízes

Júlia Proença | 13 de junho de 2023

Um E-commerce de Flores pode ser a escolha certa para quem tem interesse em empreender no ramo, já possui um ponto físico ou até mesmo tem espaço de estoque limitado.

Isso porque o segmento encontrou seu lugar no meio online mesmo com as adversidades impostas nos anos anteriores e a impossibilidade de vendas físicas.

Mas quais são os passos necessários para ter sucesso nesse ramo? O que vender e como anunciar seus produtos?

Neste artigo vamos te contar tudo sobre esse mercado, como crescer e se destacar para que essa empreitada crie raízes e te presenteie com clientes fiéis. Continue lendo!

Como está o mercado de flores?

O mercado de flores movimenta bilhões de reais por ano no Brasil e no mundo, uma vez que os itens são usados para diversas finalidades, como decoração, presentes, eventos, paisagismo e até mesmo terapia.

O setor é influenciado por fatores como sazonalidade, clima, demanda, oferta, qualidade e variedade dos produtos.

Segundo dados do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), o mercado de flores no Brasil cresceu 15% em 2021. 

Já o faturamento do setor foi de R$10,9 bilhões, com a subcategoria de Decoração sendo responsável por 30% desse número. Além disso, Paisagismo, Auto Serviço e Floriculturas também trouxeram números expressivos.

gráfico-cresciment-ibraflor
De acordo com informações do Ibraflor, o crescimento projetado para 2022 era de 12%.

Agora, se você está se perguntando quais são as espécies mais vendidas, aqui está uma lista com as mais procuradas por categoria:

  • Flores em vasos: orquídeas, azaleias, antúrios, violetas, crisântemos, roseiras e flor-da-fortuna.
  • Plantas ornamentais: suculentas, cactos, samambaias, zamioculcas e ficus.
  • Flores de corte: rosas, alstroemérias, lírios, crisântemos, gypsophila, cravo spray e boca de leão.

Todos esses dados mostram como o setor de E-commerce de Flores pode ser uma grande oportunidade de negócio!

O que vender em um E-commerce de Flores?

A resposta para esta pergunta pode parecer óbvia, já que um E-commerce de Flores, naturalmente, vai oferecer flores e plantas.

Mas, para se destacar da concorrência, é essencial oferecer opções variadas, fazer parcerias adequadas e enriquecer a experiência de compra do seu cliente.

Mas, quais produtos você pode oferecer nesse tipo de negócio? Veja algumas sugestões abaixo.

  • Variedade de flores
  • Buquês e arranjos florais
  • Plantas em Vasos
  • Assinatura de Flores
  • Artigos de Decoração
  • Cartões e Presentes

1. Variedade de Flores

Ao oferecer uma variedade diversificada de flores e plantas no seu E-commerce, você satisfaz os gostos de um público mais amplo.

Tenha uma variedade de opções, como rosas, orquídeas, lírios, girassóis e tulipas, além de flores da estação. 

Além disso, flores exóticas e de luxo podem ser uma excelente opção para um público mais exigente.

Quais são as flores mais vendidas?

As flores mais vendidas no Brasil são bem variadas, confira:

  • Rosas
  • Orquídeas
  • Crisântemos
  • Girassóis
  • Lírios
  • Violetas
  • Gérberas
  • Astromélias
  • Tulipas
  • Antúrios
  • Azaleias
  • Kalanchoe (Flor da Fortuna)

Essas flores são populares por diversos motivos, como sua beleza, seu aroma e seu significado.

As rosas, por exemplo, são consideradas a flor do amor, enquanto as orquídeas são símbolo de sofisticação e elegância. Já os crisântemos são flores alegres e festivas, enquanto os girassóis são símbolo de sol e positividade.

2. Buquês e Arranjos Florais

Essenciais em diversas ocasiões, como casamentos, aniversários, datas comemorativas ou simplesmente para alegrar o dia de alguém.

Ofereça no seu E-commerce de Flores buquês temáticos e personalizados, e considere a possibilidade de permitir que os clientes criem seus próprios arranjos, escolhendo as flores e a disposição.

Estude a possibilidade de criar categorias dedicadas a cada comemoração, oferecendo kits completos, contendo buquê, cartão com mensagem e uma guloseima.

buquês-floresta-arranjos
No oferecimento de buquês e arranjos, a palavra de ordem é variedade. Siga o exemplo da Floresta Flores, desenvolvida pela Bis2Bis.

3. Plantas em Vasos

Além de flores, plantas em vasos são uma adição útil a uma Floricultura Online. 

Isso inclui plantas de interior, suculentas, cactos e até espécies comestíveis. 

Elas são opções de presentes ideais e também podem servir para compor a decoração de casa ou do escritório.

4. Assinatura de Flores

Um serviço de assinatura de flores pode ser uma excelente forma de gerar uma renda recorrente para o seu negócio. 

Os clientes podem se inscrever para receber arranjos florais regularmente em suas casas ou escritórios.

Todos os pormenores podem ser ajustados de acordo com as preferências e hábitos de compra da sua clientela, desde o número de flores até mesmo a quantidade de envios.

💡 Leia Mais: Como fidelizar clientes no E-commerce

5. Artigos de Decoração

A venda de artigos de decoração em um E-commerce de Flores pode adicionar uma linha de produtos diversificada à sua loja.

Vasos de flores, terrários, suportes de plantas, ferramentas de jardinagem e itens de decoração de jardim são apenas algumas ideias.

Procure por artistas e obras artesanais que se alinhem com a mensagem da sua empresa e com o catálogo já oferecido no seu E-commerce. 

6. Cartões e Presentes

Por último, mas não menos importante, cartões e pequenos presentes são um ótimo complemento a um arranjo de flores.

Isso permite que os clientes enviem mensagens personalizadas com suas flores, aumentando o valor sentimental do presente.

atelier-floral-presentes
O Atelier Floral, desenvolvido pela Bis2Bis, criou uma categoria específica para os mimos adicionais.

Como vender mais em um E-commerce de Flores?

Agora você já sabe que um E-commerce de Flores vende muito mais do que o nome diz, podendo contar com itens presenteáveis e de decoração. Afinal, como se destacar nesse segmento e vender mais online?

Separamos algumas dicas para aumentar o faturamento e fidelizar seus clientes:

  • Entenda seu mercado
  • Planeje sua Logística
  • Selecione fornecedores confiáveis
  • Invista em um E-commerce atrativo e funcional
  • Estabeleça uma estratégia de marketing digital
  • Ofereça algo a mais
  • Aproveite as Datas Comemorativas

Mas não se preocupe, é só continuar lendo que a gente te explica como aplicar tudo isso na sua floricultura online

💡 Leia Mais: Como aumentar as vendas online em 2023

1. Entenda seu mercado

Antes de qualquer coisa, é imprescindível entender bem o mercado de flores. 

Para isso, pesquise a fundo sobre os tipos de flores mais procurados, as épocas do ano com maior demanda e o perfil dos consumidores. 

Tenha em mente que os consumidores de flores não são todos iguais. Alguns procuram flores para presentear em datas especiais, outros buscam flores para decorar suas casas ou eventos, e ainda há aqueles interessados em jardinagem. 

Saber para quem você está vendendo é o primeiro passo para desenvolver um E-commerce de Flores de sucesso.

Uma das formas de se diferenciar da concorrência é escolher um nicho de mercado específico para atuar. 

Por exemplo, você pode focar em vender flores exóticas, orgânicas, específicas para eventos ou para decoração de interiores. Ao escolher um nicho, você consegue se posicionar como uma autoridade no assunto, oferecer produtos personalizados e atrair clientes fiéis.

Grow-plant-nicho
A Grow Plant, cliente da Bis2Bis, é especializada em itens de jardinagem e cultivo de plantas.

2. Planeje sua Logística

Um dos maiores desafios para um E-commerce de Flores é a logística.

Como se tratam de produtos perecíveis e delicados, flores e plantas necessitam de cuidados especiais para chegarem em perfeito estado até o consumidor. 

Isso significa que, além de precisarem ser embaladas de maneira adequada, elas também devem ser entregues rapidamente. 

Para que as flores cheguem no melhor estado ao seu destinatário, alguns truques podem ser colocados em prática, como adicionar gelo ou bolsas térmicas à caixa de transporte.

Além disso, um algodão umedecido com conservante e enrolado nas hastes e caules também ajuda na conservação e manutenção do frescor.

Acima de tudo, é importante trabalhar com transportadoras confiáveis e buscar soluções que permitam a entrega rápida, como o uso de frota própria ou parceria com serviços de entrega expressa.

Defina faixas de entrega em que a modalidade pode ser disponibilizada, abrangendo áreas onde a entrega no mesmo dia é possível.

Da mesma forma, deixe claro em quais produtos o frete pode ser expresso, já que fatores como peso, tamanho e fragilidade podem afetar o processo.

Ofereça também um serviço de rastreamento de entrega eficiente, já que muitos dos pedidos em um E-commerce de Flores são para presentear alguém querido, o que pode causar um aumento na ansiedade do comprador. 

💡 Leia Mais: 5 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu E-commerce

3. Selecione fornecedores confiáveis

Ter fornecedores confiáveis é fundamental em qualquer negócio, mas para uma Floricultura Online, isso é ainda mais crucial. 

Como as flores são produtos que podem se deteriorar rapidamente, é imprescindível contar com parceiros que possam entregar flores frescas, de boa qualidade e no prazo combinado.

Procure por produtores que tenham boa reputação no mercado e que possam fornecer as espécies e variedades que seus clientes mais procuram.

4. Invista em um E-commerce atrativo e funcional

Seu E-commerce de Flores é a vitrine do seu negócio e, por isso, deve ser bonito, funcional e fácil de usar. 

Invista em um design atrativo, que destaque as fotos das flores, e em uma navegação intuitiva, que facilite a busca e a compra. 

Além disso, é importante que o E-commerce seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de tela, para que seus clientes possam comprar tanto pelo computador quanto pelo celular. 

E não se esqueça de incluir uma descrição detalhada de cada produto, com informações como o tamanho, a cor, o tempo de vida e os cuidados necessários.

Funcionalidades Indispensáveis

É fundamental oferecer aos seus clientes uma experiência de compra on-line agradável. Aqui estão algumas funcionalidades indispensáveis que devem ser incorporadas em seu E-commerce de Flores

  • Personalização de Arranjos: Cada cliente é único e pode ter um gosto específico ou ocasião para presentear. Ofereça opções com diferentes flores, cores e estilos. Isto permite que os clientes criem algo único, e também pode aumentar seu ticket médio.
  • Ferramenta de Agendamento de Entregas: Muitas vezes, as flores são compradas para presentear alguém querido, e a entrega no momento certo é essencial. O agendamento de entregas permite que os clientes programem suas compras para chegar na data e até mesmo na hora exata.
  • Integração com Redes Sociais: Facilite o compartilhamento de sua bela variedade de arranjos de flores nas redes sociais. Isso pode ajudar a atrair novos clientes e aumentar o reconhecimento da marca.

Com a plataforma da Bis2Bis E-commerce você tem acesso a todas essas funcionalidades, além de contar com um time de profissionais prontos para responder todas suas perguntas e tornar a sua experiência um mar de rosas. 

Converse com um de nossos especialistas e juntos vamos entender como evoluir o seu negócio! 

5. Estabeleça uma estratégia de marketing digital

Para atrair clientes para o seu E-commerce de Flores, é importante investir em Marketing Digital. 

As redes sociais, por exemplo, são uma ótima ferramenta para divulgar seus produtos e interagir com os clientes. Invista em postagens atraentes e informativas, e considere realizar promoções e sorteios para aumentar o engajamento.

acacia-floricultura-redes-sociais
Alie suas estratégias, como fez a Acácia Flor, utilizando as redes sociais para divulgar as ações de Dia dos Namorados.

Além disso, o SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para que seu site apareça nos resultados de busca do Google. Trabalhe com palavras-chave relevantes para o seu negócio, crie conteúdo de qualidade e faça um bom trabalho de link building.

Anúncios pagos, como o Google e Meta Ads, também são uma boa estratégia para atrair visitantes para o seu site. Eles permitem segmentar o público e atingir exatamente as pessoas que estão interessadas em comprar flores.

💡 Leia Mais: Quais são as melhores redes sociais para o seu E-commerce?

6. Ofereça algo a mais

Para se destacar no mercado é importante oferecer algo a mais. 

No caso de um E-commerce de Flores, você tem algumas opções: pode ser um cartão personalizado, um guia de cuidados com as plantas ou até mesmo um serviço de assinatura. 

O importante é ir além do esperado e surpreender os clientes, já que o segmento é dinâmico e está sempre se renovando. 

Por isso, é importante manter-se atualizado sobre as novas tendências, as espécies que estão em alta e as novas tecnologias que podem ajudar no seu negócio. 

Além disso, procure sempre aprimorar seus processos e buscar formas de melhorar a experiência do cliente.

7. Aproveite as Datas Comemorativas

As datas comemorativas são grandes oportunidades para aumentar as vendas no seu E-commerce de Flores.

De acordo com dados da CEAGESP, as principais datas para a comercialização de flores são Dia das Mães (44%), Dia dos Namorados (31%), e Finados (25%). Juntas, as comemorações venderam mais de 600 toneladas de flores e plantas em 2022.

Para fazer parte desses números, crie campanhas de marketing digital voltadas para essas datas. As redes sociais são ótimas para criar um clima comemorativo, divulgar promoções e descontos especiais. 

Outra estratégia eficiente é criar kits ou arranjos especiais. Você pode, por exemplo, criar um conjunto temático exclusivo para o Dia das Mães, ou oferecer um desconto na compra de um buquê para o Dia dos Namorados.

Lembre-se de que o planejamento é fundamental para o sucesso das ações de marketing em datas comemorativas. Portanto, organize-se com antecedência, conheça bem o seu público e ofereça produtos e serviços que atendam às suas necessidades e expectativas.

Além disso, não esqueça de garantir que seu E-commerce esteja preparado para lidar com o aumento da demanda. 

Isso inclui ter um bom estoque de flores, garantir que o E-commerce possa lidar com um aumento no tráfego e preparar a equipe para um possível aumento no volume de atendimentos. 

Desta forma, você poderá continuar a oferecer uma experiência de compra positiva para seus clientes, mesmo durante períodos de alto fluxo de pedidos.

Pronto para desenvolver seu E-commerce de Flores?

Empreender em um E-commerce de Flores é uma oportunidade de grande potencial, mas que requer planejamento e dedicação. Mas, após a leitura das nossas dicas, você está mais preparado para criar um negócio sólido e de sucesso.

Lembre-se que, assim como as flores, um negócio precisa ser bem cuidado para crescer e florescer. 

Portanto, dedique-se, tenha paciência e invista no seu sonho. 

Boa sorte e boas vendas!

 


Tags: