Bis2Bis E-commerce

E-commerce Geek – Entenda mais sobre um dos setores que mais cresce no Brasil

Júlia Proença | 17 de maio de 2023

Você já ouviu falar em E-commerce Geek?

Esta é uma das categorias que mais cresce no Brasil, pois atende a uma demanda cada vez maior de consumidores que buscam por itens exclusivos, personalizados e de qualidade.

Mas como funciona esse setor? Quais são as vantagens e os desafios desse tipo de negócio? E como você pode aproveitar as oportunidades desse mercado em expansão? 

Neste post, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o E-commerce Geek. Acompanhe!

O que é o Mercado Geek?

O mundo do E-commerce Geek é um segmento de consumo voltado para os fãs de cultura pop, como filmes, séries, quadrinhos, games e outros produtos relacionados. 

Esse público é caracterizado por ter um alto grau de envolvimento e paixão pelos seus hobbies, além de estar sempre antenado nas novidades e tendências.

Além disso, o mercado geek vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pelo sucesso de grandes franquias como Marvel, DC e Disney e o ressurgimento de propriedades como Star Wars e Harry Potter.

CCXP
A Comic Con Experience acontece anualmente no Brasil e, no ano passado levou mais de 280 mil pessoas ao festival. Imagem do site do evento.

Foi pensando em atingir esses consumidores engajados que nasceram diversas empresas especializadas em oferecer produtos e serviços voltados para este público, como lojas, editoras, eventos, plataformas de streaming e até mesmo escolas.

Ou seja, esses negócios se beneficiam da fidelidade e do engajamento dos consumidores, que estão dispostos a pagar mais por itens exclusivos e de qualidade.

Por isso, o E-commerce Geek é um nicho promissor e com potencial de expansão. Contudo também exige um alto nível de conhecimento e atualização por parte dos empreendedores.

Um dos segredos é entender as preferências e as necessidades dos seus clientes, além de acompanhar as mudanças e as inovações do setor. Assim, é possível oferecer soluções criativas que gerem valor e satisfação.

Números do E-Commerce Geek

Por ser uma terminologia que engloba diversos produtos e serviços, o cálculo de faturamento do E-commerce Geek pode não ser tão preciso. Mas podemos separar as categorias principais e notar algumas similaridades.

De acordo com a ABRAL, agência responsável pelo regulamento de licenças e direitos contratuais no Brasil, o setor trouxe um faturamento de mais de R$22 bilhões de reais no último ano. 

Os segmentos com os maiores números de licenças são: confecção, seguido por papelaria e, em terceiro lugar, brinquedos.

O mercado geek brasileiro movimenta, em média, 40% a mais do que o consumo médio nacional. Além disso, cerca de 78% dessas vendas são feitas através da internet. 

Essa parcela do público também tende a gastar um pouco mais em cada compra, e o setor conta com um ticket médio 66% maior do que a média dos consumidores brasileiros.

O que vender em um E-commerce Geek?

A seleção de produtos para um E-Commerce Geek requer uma compreensão dos interesses e paixões dessa comunidade.

Como o público tem um gosto muito variado, você pode escolher entre oferecer um catálogo com muitas categorias e opções ou delimitar ainda mais seu nicho, por exemplo, com um e-commerce de colecionáveis.

A seguir, destacamos alguns produtos que costumam ser populares entre os geeks.

Figuras de ação e colecionáveis

Action figures, ou figuras de ação, são bonecos articulados que representam personagens da cultura pop e do entretenimento e fazem o maior sucesso em E-commerce Geek.

Isso porque esses itens são verdadeiros objetos de desejo para colecionadores em todo o mundo, que buscam peças raras, originais e de alta qualidade.

Fabricados a partir de diversos materiais, como plástico, metal, ou resina, eles apresentam diferentes escalas, que indicam o tamanho proporcional em relação ao personagem real.

Muitas vezes, esses bonecos vêm acompanhados de acessórios variados, que incluem armas, roupas, chapéus e bases, enriquecendo ainda mais a experiência de coleção.

e-commerce-geek-funko-et
Os bonecos da marca Funko são queridinhos dos geeks, tanto para decoração quanto para o colecionismo. O POP de Elliot e E.T. é oferecido pela FamDVD, desenvolvida pela Bis2Bis.

Inspirados em uma variedade de temas, como filmes, séries, animes, mangás, quadrinhos, jogos ou livros, eles abrangem um vasto universo de possibilidades, tornando-se mais do que meros brinquedos.

A categoria também pode incluir itens como moedas, selos ou cartões colecionáveis.

Roupas e acessórios temáticos

Roupas e acessórios temáticos são elementos indispensáveis no E-commerce Geek. Eles permitem que seu público mostre suas paixões e interesses em seu estilo de vestir e se tornam uma maneira única de se expressar.

Esses itens podem variar desde camisetas e moletons estampados com referências até meias, bonés, luvas e cachecóis que fazem alusão à cultura pop. As opções são inúmeras e atendem a todos os gostos e preferências.

Os acessórios, por sua vez, podem incluir jóias, relógios, pulseiras, colares, anéis, broches, entre outros, que carreguem o simbolismo de diferentes franquias.

fan-lab-geek
A Riachuelo percebeu a força do setor e criou a FanLab, dedicada a roupas e acessórios para o público geek.

Pense em um colar com o pingente do Anel do Senhor dos Anéis, ou uma pulseira com os símbolos das casas de Hogwarts de Harry Potter, por exemplo.

Também são populares as bolsas, mochilas, carteiras e outros itens de uso diário. Invista nesses produtos, pois além de serem itens de alta procura, podem ser usados por todos os gêneros. 

Mas atenção: a qualidade dos materiais e a fidelidade aos detalhes do design original são aspectos muito valorizados nesse tipo de produto. Portanto, é importante garantir que os itens oferecidos em sua loja atendam a esses padrões.

Lembre-se que, esses itens também se tornam parte da coleção de muitos fãs, o que aumenta ainda mais o seu valor. 

Logo, é essencial manter-se atualizado sobre as últimas tendências e lançamentos do universo geek para sempre oferecer os produtos mais desejados pelo seu público.

Produtos de casa e decoração

Os itens de casa e decoração são uma excelente opção para um E-commerce Geek. Já que permitem que os fãs tragam sua paixão para o conforto de seu próprio lar, transformando seus ambientes em verdadeiros refúgios temáticos.

Esses produtos podem abranger uma ampla gama de categorias, incluindo:

  • Utensílios de cozinha
  • Móveis e roupa de cama
  • Itens de escritório
  • Acessórios de banho
  • Peças de arte
  • Iluminação.

Para te ajudar com ideias de produtos criativos, separamos algumas opções:

Ajude seus clientes a inovar na hora de cozinhar, com utensílios temáticos como copos e canecas, aventais, tábuas de corte e até eletrodomésticos. 

Imagine um jogo de panelas inspirado em Star Wars, ou uma caneca que muda de cor com a temperatura, revelando o logo de um super-herói favorito.

Móveis e itens de decoração temáticos também são populares.

A categoria pode incluir prateleiras em forma de logo de super-herói, quadros e pôsteres com artes exclusivas, almofadas, tapetes, cortinas e até luminárias temáticas

Por exemplo, um abajur que lembra o sabre de luz de Star Wars ou uma estante modelada como a TARDIS de Doctor Who.

bazar-nerd-decoração
Quadros e placas são opções versáteis e que podem ser personalizadas de acordo com as preferências do seu cliente. Essa estratégia é utilizada pelo Bazar Nerd, desenvolvida pela Bis2Bis.

Seu E-commerce pode oferecer cadernos, canetas, mouse pads, capas para notebooks e computadores, e outros suprimentos de escritório com temas de franquias famosas.

Jogos de tabuleiro e RPG

Os jogos de tabuleiro e RPG (Role-Playing Games) são um pilar da cultura e do E-commerce Geek. Muitos fãs adoram passar horas imersos em universos de fantasia, estratégia e aventura, seja com amigos ou sozinhos. 

A oferta de jogos de mesa modernos é vasta, com temáticas que vão desde o universo de Cthulhu até a exploração espacial.

E-commerge-geek-board-games
As temáticas lovecraftianas encontram espaço até mesmo nos jogos de tabuleiro. O exemplo da imagem acima é da loja PlayEasy, desenvolvida pela Bis2Bis.

A demanda pelos jogos de cartas colecionáveis, como Magic: The Gathering e Pokémon também passou por um grande aumento, que democratizou a faixa etária do hobby.

Atualmente é possível encontrar tanto crianças quanto adultos à procura daquele Charizard dourado.

Para os fãs de RPG, considere oferecer livros de regras, dados especiais e miniaturas para jogos como Dungeons & Dragons. 

Além disso, materiais de apoio para mestres e jogadores, como cadernos de anotações temáticos, telas do DM e mapas, podem ser uma ótima adição ao seu catálogo.

Livros e quadrinhos

Livros e quadrinhos são elementos fundamentais para o catálogo de um E-commerce Geek

Oferecer títulos clássicos e lançamentos de gêneros como ficção científica, fantasia, terror e graphic novels é uma excelente maneira de atrair esse público. 

Além disso, livros de arte de filmes, séries e jogos também costumam ser bem recebidos.

livros-geek-livrarias-familia-cristã
Contar com uma variedade de gêneros é essencial, para agradar tanto leitores iniciantes quanto aqueles que já sabem o que procuram. As seleções da imagem são da Livrarias Família Cristã, uma das primeiras clientes da Bis2Bis.

As revistas em quadrinhos de grandes editoras como Marvel, DC, Devir e Pipoca e Nanquim fazem muito sucesso. 

Os mangás também conquistaram uma grande parcela do público, se tornando cada vez mais parte do cotidiano do geek, com o auxílio de editoras como JBC, Panini e NewPop.

Para diferenciar seu E-commerce, as edições raras ou de colecionador, assim como boxes especiais, podem ser especialmente atraentes para colecionadores.

Produtos de tecnologia

Gadgets e outros produtos de tecnologia se tornaram categorias essenciais para um E-commerce voltado ao público geek. 

Isso pode incluir tudo, desde teclados mecânicos e mouses para jogos, até headphones de alta qualidade, smartwatches e óculos de realidade virtual.

e-commerce-geek-setup
O público Gamer muitas vezes se cruza com o público Geek. Alguns produtos podem ser anunciados para as duas demografias. Foi o que fez a InfoHappy, desenvolvida pela Bis2Bis.

Além disso, itens como action cams, drones, impressoras 3D e até kits de robótica podem ser interessantes. 

Como esse público se interessa pelo assunto, produtos de marcas reconhecidas pela qualidade e inovação tecnológica são especialmente valorizados.

Consoles e Jogos eletrônicos 

Por fim, mas não menos importante, estão os consoles e jogos eletrônicos. 

Desde os clássicos do Atari e Nintendo até os mais recentes lançamentos da Sony, Microsoft e Nintendo, os videogames são um elemento central na vida de muitos geeks.

Ofereça os mais recentes títulos para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC, bem como clássicos adorados e jogos indie. 

Considere também oferecer acessórios como controles, headsets e cadeiras gamers.

Além disso, os jogos digitais estão cada vez mais em alta, então considere vender códigos de download ou cartões de presente para plataformas online.

Como vender produtos geek?

Agora que nós já te deixamos por dentro das categorias e itens que mais fazem sucesso no E-commerce Geek, você precisa saber como levar o seu negócio para o próximo nível. 

O passo inicial é conhecer profundamente o seu público-alvo. Isso envolve entender seus interesses, hábitos e necessidades para oferecer produtos que sejam realmente desejados.

Depois disso, é preciso divulgar sua loja e produtos. Para isso invista em marketing digital, utilizando redes sociais, e-mail marketing e postagem em blogs. Anúncios pagos e conteúdo relevante também são estratégias importantes para atrair e engajar seu público.

E então, para se diferenciar dos concorrentes, ofereça algo único, como atendimento personalizado, embalagens criativas ou um programa de fidelidade. 

Independente da estratégia que você utilize, esteja sempre atualizado com as últimas tendências, pois isso vai lhe permitir oferecer produtos em alta no mercado.

Pronto para montar seu E-commerce Geek?

Sem dúvidas, agora você sabe muito mais sobre as particularidades e vantagens do universo geek do que quando começou a ler este artigo.

Só o que falta é uma plataforma que une todos os benefícios e vantagens das vendas online com estabilidade e segurança. 

E você nem precisa procurar, já que a Bis2Bis tem tudo o que você precisa!Entre em contato com um de nossos especialistas e traga a sua loja virtual de produtos geek para a empresa que mais cresce no Brasil!

Que a força esteja com você e boas vendas!


Tags: