E-commerce para supermercado: desafios e soluções da operação online

26 de janeiro de 2021

Vender em um supermercado online não é apenas colocar seus produtos na internet. Vender digitalmente significa atender todas as necessidades do seu cliente. Por isso, o e-commerce para supermercado é repleto de desafios. E como todo bom desafio, existem soluções que podem facilitar muito a sua vida.

A operação do e-commerce de supermercado envolve muitos processos, como: pedido, agendamento, pagamento, separação, transporte e entrega. Dessa forma, é muito fácil se perder e se acomodar ao não buscar inovações para facilitar a vida do cliente.

Entretanto, atender às expectativas e às necessidades do seu cliente deve ser o objetivo principal do seu negócio. Pensando nisso, neste artigo, trouxe alguns dos desafios mais comuns no e-commerce para supermercado e suas soluções.

Desafios e soluções do e-commerce para supermercado

Todo e-commerce tem suas necessidades específicas. Não existe uma regra definida ou fórmula mágica. Cada empresa tem necessidades únicas que devem ser supridas de acordo com a sua disponibilidade.

O e-commerce para supermercado tem necessidades e desafios que só esse nicho tem. Como: 

  • atendimento
  • acessibilidade
  • disponibilidade
  • credibilidade
  • evoluir a experiência de compra
  • aumentar o ticket médio
  • fidelizar o cliente

Por isso, listei soluções para alguns dos desafios que mais dão dor de cabeça para o lojista de supermercado, confira:

Ícones nos Departamentos do e-commerce para supermercado

Muitas vezes, o consumidor sofre com as compras no site. Isso porque (algumas vezes) o processo de compra não é tão fácil para o consumidor quanto às gôndolas do supermercado físico. Entretanto, um dos maiores desafios do e-commerce para supermercado é organizar visualmente o processo de compra.

É muito importante que os produtos fiquem muito bem expostos para o usuário, ainda que virtualmente. Assim, a loja virtual deve ser o mais simples, objetiva e INTUITIVA possível. 

Uma das soluções para manter a grande quantidade de produtos organizada é a criação de ícones para reforçar o departamento.

As categorias facilitam o processo do e-commerce para supermercado
As categorias facilitam o processo do e-commerce para supermercado

Essa forma de categorização facilita o entendimento do usuário. Assim, você, lojista, consegue personalizar esses ícones do seu jeito. Pode até personalizar com datas sazonais em diferentes cores e até mostrar produtos especiais (como sem lactose/diet/glúten/vegano/infantil).

Etiquetas

Outra forma de categorizar os produtos que podem facilitar muito a vida do consumidor são as etiquetas.

Você pode personalizar as informações da forma como for mais eficiente para a sua operação. As etiquetas são formas de fornecer todas as informações necessárias para convencer o cliente a comprar.

As etiquetas facilitam o processo do e-commerce para supermercado
As etiquetas facilitam o processo do e-commerce para supermercado

É possível etiquetar produtos com detalhes relevantes como: país de origem, frete grátis, desconto, etc. Isso facilita muito a visualização do produto.

Cadastro Multi-Personas

Um dos grandes problemas em relação ao cadastro dos usuários no e-commerce para supermercado é que algumas empresas possibilitam compras em diferentes formatos (B2B, B2C ou B2E). Entretanto, fazer isso de forma virtual é um pouco confuso se não for muito bem planejado.

A solução que desenvolvemos aqui na Bis2Bis E-commerce é criar um acesso e cadastro Multi-Personas (Física, Jurídica, Interna, etc). Essa funcionalidade terá um formulário para o cliente logar na loja, caso já tenha uma conta ou se cadastrar como Pessoa Jurídica, por exemplo.

Unidades de medida no estoque

Esse é um dos pontos que os lojistas tem mais dificuldades ao gerir um e-commerce para supermercado. Isso porque é muito comum que os consumidores realizem o pedidos de produtos a granel, o que gera certa confusão na gestão do estoque.

Dessa forma, aqui na Bis2Bis E-commerce, nós criamos uma maneira de vender esses produtos da forma que for mais eficiente para sua operação.

Para o sistema, definimos alguns padrões para tornar a vida do lojista mais simples. Por exemplo, definimos que sempre vamos trabalhar com o peso do produto. Porém, para o consumidor final, deixamos disponível a oportunidade de comprar por unidade. 

O nosso papel é converter o valor unitário escolhido pelo cliente em um valor aproximado do peso escolhido. Isso vai fazer com que o consumidor saia mais contente e seja mais organizado para a empresa.

Compre Junto

Uma das dificuldades que o e-commerce para supermercado tem é em aumentar o ticket médio da loja. Por isso, desenvolvemos uma funcionalidade que mostra para o usuário os produtos disponíveis no e-commerce que tem alguma relação com o produto que o cliente está interessado.

Aparece como “Veja também” ou “Quem comprou este, também comprou”. A grande vantagem dessa solução é que a venda de produtos “casados” contribui para o aumento do ticket médio e motiva a compra de mais produtos do e-commerce, fazendo com que você venda muito mais. 

Lista de Compras

Normalmente, os e-commerces para supermercado tem alguns clientes recorrentes que realizam compras periódicas. Então, uma forma de facilitar a vida desse cliente e também garantir faturamento recorrente é criando uma lista de compras.

Dessa forma, o lojista pode criar uma lista segmentada por tema ou o cliente pode criar uma lista baseada em seu carrinho de compras, com a opção de salvar os itens no carrinho em uma lista de produtos favoritos.

Ou seja, a grande vantagem da lista de compras é que ela possibilita ao lojista oferecer listas pré-definidas de seus produtos, o que agiliza a compra dos clientes e facilita a recompra.

Clube de compra

Um dos grandes desafios dos empreendedores do e-commerce de supermercados (e de muitos outros segmentos) é garantir faturamento recorrente.

Por isso, o clube de compra é uma solução esse problema. Assim, você, lojista, pode criar ou integrar um clube de compras à sua loja virtual. O clube de compras potencializa o engajamento dos clientes da loja virtual, pois facilita a venda e gera melhores preços para o cliente e maior recorrência de compra.

A vantagem é que o clube de compras aumenta o ticket médio, cria recorrência e gera fidelidade, através de um sistema que incentiva a compra.

Fique atento às necessidade do e-commerce para supermercado 

Cada operação tem suas necessidades. No setor de supermercados, essas necessidades são ainda mais específicas. O e-commerce de supermercados é a sua oportunidade de aumentar o faturamento, inovar a marca, vender em novas plataformas, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Aqui na Bis2Bis nós desenvolvemos mais de 3.700 lojas virtuais e somos referência no desenvolvimento de e-commerces de supermercado. Então, se você quiser saber mais sobre as nossas soluções, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.


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