Escolha o servidor correto e aumente suas vendas!

1 de março de 2017

Definir onde o negócio vai se estabelecer é um dos principais pontos no planejamento de um novo empreendimento. O mesmo vale para uma loja e-commerce. Nesse caso, uma das escolhas mais importantes é qual servidor irá hospedar sua página. Ou seja, vai oferecer um espaço na web para sua loja funcionar e ser o responsável por garantir segurança, suporte e velocidade.

 

Por que é importante?

Um, dois, três, quatro, cinco segundos. Esse é o tempo que um visitante espera uma página carregar, logo, se isso não acontecer no tempo aguardado, ele vai procurar uma empresa que o satisfaça. Por isso, um servidor que não tem o desempenho esperado, afeta diretamente suas vendas. Além disso, velocidade no carregamento é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Portanto, investir na qualidade da sua página de venda on-line deve ser prioridade.

Para determinar qual servidor é mais indicado para seu negócio, é necessário avaliar o tamanho da sua loja. Pensar se o tráfego será grande – considere datas especiais, como Natal e Black Friday – e no número de produtos que serão ofertados é fundamental.

O servidor pode ser compartilhado ou dedicado. Conheça um pouco mais de cada um e avalie o que vai ser mais apropriado para sua empresa:

 

Compartilhado

O benefício desse tipo de hospedagem é o baixo custo, mas também existem algumas desvantagens. Por ser compartilhado, várias páginas dividem o espaço e se outro site sobrecarregar o servidor, isso pode influenciar negativamente o funcionamento do seu e-commerce, por isso, essa hospedagem é mais indicada para empreendimentos que tenham um site com baixo tráfego de informação.

Se a intenção é usar uma plataforma altamente personalizável, como a Magento, escolher um servidor compartilhado não é uma boa ideia. O sistema não irá funcionar como deveria e isso vai prejudicar as vendas.

 

Dedicado

Esse tipo hospedagem não tem a desvantagem do servidor compartilhado e é indicado para empresas que mantém um e-commerce com grande quantidade de acessos simultâneos. Mesmo com tantos acessos, o servidor é capaz de absorver a demanda e as páginas serão carregadas rapidamente, tornando a experiência do usuário agradável. No entanto, esse tipo de servidor necessita de uma estrutura de hardware e uma equipe de tecnologia, consequentemente, envolve custos mais altos. Contudo, é possível terceirizar o serviço e repassar o trabalho para uma empresa especializada. A vantagem em investir em um servidor dedicado é a segurança que ele oferece, assim, o consumidor fica mais confiante em comprar com um cartão de crédito, por exemplo.

 

O que avaliar?

Alguns itens devem ser levados em consideração ao escolher um servidor para uma loja e-commerce

 

» A empresa

Após avaliar todas as opções e ter uma vencedora, busque referências e pesquise a reputação dessa empresa. Procure encontrar avaliações e comentários feitos por outras pessoas que já usaram o servidor. Saber da experiência de outros empresários ajuda a definir qual é a melhor opção pra você.

 

» Capacidade técnica

Como já dito antes, a velocidade é um dos pontos-chave para uma página ser bem aceita pelos visitantes. Buscar por um servidor que atenda essa expectativa é primordial. Principalmente se sua loja trabalha com uma grande quantidade de produtos ou se você deseja um template mais complexo.

 

» Suporte

Qualquer problema que acontecer na sua página, você precisará entrar em contato com os responsáveis pelo servidor. Por isso, um suporte eficiente e que esteja sempre disponível faz a diferença.

 

» Segurança

O ideal é optar por uma plataforma que faz o backup automático regularmente. Assim, se seu sistema sofrer com uma perda de dados ou outros transtornos, o backup irá protegê-lo.

Também é necessário avaliar se o sistema oferece um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Isso vai garantir a segurança na troca de dados pessoais e financeiros com seu cliente.

 

» Relação de custos / benefícios

Escolher um servidor apenas pelo preço ofertado é um tiro no pé. É essencial comparar os custos e os vantagens da hospedagem se você pretende ter uma loja virtual bem sucedida. Contratar um serviço barato e que não ofereça o que seu cliente procura, pode causar efeito contrário.

Escolher um servidor adequado ao seu negócio é muito importante, visto que o mercado é muito competitivo e os sites de e-commerce estão cada vez com mais qualidade a fim de proporcionar uma experiência prazerosa ao usuário.


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis