Estratégias eficientes para alavancar as vendas no Natal 2019

Galleger Ilhe | 5 de novembro de 2019

Em 2018, a data concentrou 10% de todo o faturamento do comércio eletrônico; conheça algumas estratégias que te ajudarão a impulsionar as vendas neste Natal 2019

O Natal é só no dia 25 de dezembro. No entanto, como as pessoas precisam comprar os presentes com antecedência pela internet, devido ao tempo de entrega, a procura por produtos online começa agora. E, como sabemos que você quer aplicar ações realmente efetivas para alavancar as vendas, as ideias já precisam ser organizadas.

Em 2018, a data concentrou 10% de todo o faturamento do comércio eletrônico, o que representou um total de 5,3 milhões pedidos, R$ 2,54 bilhões de faturamento e um ticket médio de R$ 475. Esses dados são da 39ª edição do Webshoppers, apresentado pela Ebit | Nielsen.

Se no ano passado os resultados já foram excelentes, as expectativas para o Natal 2019 se encontram altas. Contudo, a falta de ações consistentes e o despreparo dos lojistas ocasiona, muitas vezes, a queda do faturamento e o aumento da visão negativa por parte dos consumidores, principalmente novos, que buscam na internet uma experiência rápida e de qualidade, mas não encontram.

Para te ajudar a alavancar as vendas com ações sólidas e vantajosas, separamos algumas dicas que farão toda a diferença nesse processo de organização das ações natalinas dos seu e-commerce. 

#1 Analise os concorrentes 

Analisar a concorrência é uma atitude que te permite ajustar o posicionamento da sua marca e ter mais ideias para destacar o e-commerce no mercado. Por isso, observe as estratégias utilizadas, os descontos ofertados, como o atendimento tem sido feito, a comunicação, o layout e quais ações têm conquistado mais engajamento do público.

Além de entender o que os seus concorrentes diretos estão fazendo, avalie os grandes players do mercado, independente do nicho. Eles já possuem destaque e sabem, ao certo, o que pode trazer bons resultados.

#2 Pense em condições vantajosas para os consumidores

As promoções ofertadas para os consumidores devem ser atrativas e vantajosas para eles, mas também precisam estar de acordo com a situação do seu empreendimento online. Existem diversas maneiras de oferecer benefícios aos consumidores, como:

  • o clássico frete grátis;
  • desconto progressivo;
  • cupom;
  • desconto por categoria ou para produtos selecionados;
  • compre um e leve outro;
  • combos promocionais;
  • e outros.

Cabe a você, lojista, identificar qual é a melhor oferta para o seu e-commerce, aquela que irá se encaixar na sua situação atual e o que despertará o interesse dos consumidores. Uma comunicação clara, com informações detalhadas, também é fundamental para que o público se sinta seguro durante o ato da compra.

#3 Entre no clima natalino

O seu e-commerce precisa entrar no clima natalino e a melhor maneira de fazer isso é usar os banners de destaque do site para passar a mensagem da ação promocional, utilizando cores e elementos que remetem à data. Os clientes são atraídos por imagens e essa é uma excelente maneira de despertar a curiosidade.

Lembre-se de que a home do e-commerce funciona como uma vitrine. Se ela não é atrativa, os clientes também não se sentirão tentados a conhecer mais os produtos e a marca. Por isso, selecione os melhores artigos e condições, e deixe em evidência. 

#4 Divulgue as ações

O que adianta oferecer um bom desconto aos consumidores e preparar o e-commerce para o Natal 2019 se as pessoas não terão conhecimento da ação? Nada! É preciso divulgar as promoções realizadas para que o público tenha conhecimento.

Aqui, é importante que o seu empreendimento esteja presente nas redes sociais digitais, se comunique de acordo com o público-alvo do e-commerce e tenha um bom engajamento. Lembra da comunicação nos banners que criou para o seu e-commerce? Replique-as nos canais digitais para seguir a linguagem e fortalecer a identidade da ação. 

#5 Prepare-se para oferecer o melhor atendimento

Os consumidores precisam sentir segurança na hora da compra e, para isso, é necessário investir em um atendimento de qualidade, que seja humanizado e tenha uma comunicação clara. Esse é o melhor caminho para evitar possíveis frustrações dos consumidores ou avaliações negativas.

Antecipe as situações, tire todas as dúvidas e ofereça ajuda. Os consumidores gostam de se sentir especiais e esse é o melhor caminho. Não se esqueça também de preparar bem a equipe, para que todos estejam alinhados com o objetivo.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a organizar as ideias para começar a pensar nas ações que serão realizadas no seu e-commerce neste Natal 2019! O tempo está passando rápido, então, não deixe tudo para a última hora para não prejudicar os seus resultados, ok?! 

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