Gestão de e-commerce: 9 práticas para ter bons resultados

Galleger Ilhe | 6 de fevereiro de 2020

Confira o que você precisa colocar em prática para ter uma gestão de e-commerce eficiente

Uma das partes mais importantes ao trabalhar no mercado online é a gestão de e-commerce. Ela é composta por diversas etapas administrativas que ajudam a conduzir da melhor maneira o gerenciamento desse modelo de negócio. 

Compreender todas essas fases e colocá-las em prática no e-commerce é fundamental para garantir um bom desempenho.

Pensando nisso, preparamos este texto para te apresentar 9 práticas fundamentais na gestão de e-commerce e te ajudar a ter um empreendimento bem organizado.

Continue a leitura e confira!

 

1- Definir segmento e público-alvo

Vender tudo e para todos não é uma boa opção quando o objetivo é se tornar referência. É preciso definir um segmento, bem como o produto e o público que pretende atingir.

Ao ter essas informações estabelecidas, é possível identificar o modelo de cliente ideal para o negócio, o que permite um direcionamento certo das ações que serão realizadas. 

Invista tempo para estudar e buscar as melhores opções, e lembre-se da estratégia do Oceano Azul. Ela consiste na procura por um mercado com baixa ou nula concorrência, mas que pode apresentar público engajado e boas conversões.

LEIA +

Definir o público-alvo pode alavancar as vendas do seu e-commerce

A importância de entender a diferença entre mercado, segmento e nicho

 

2- Escolher sistemas para automatizar as atividades

Centralizar todas as tarefas para serem realizadas manualmente dentro da empresa pode ser cansativo, o que aumenta a possibilidade de falhas. Para evitar essa situação, o ideal é apostar em sistemas capazes de automatizar as atividades de gestão.

Sistema de Enterprise Resource Planning (ERP), de Customer Relationship Management (CRM) e de controle de transporte e atendimento são alguns exemplos de softwares que podem ser utilizados para otimizar as operações no e-commerce.

 

 

3- Fazer o controle financeiro

O controle financeiro é outro ponto essencial quando falamos em gerenciamento de e-commerce. Além de ter uma loja virtual bem estruturada e funcionando corretamente, você precisa administrar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. 

Retomando o tópico acima, existem, hoje, sistemas de controle financeiro eficientes que podem te ajudar nessa tarefa. Essa pode ser uma boa alternativa para manter tudo registrado e sob o seu controle.

 

4- Cuidar da logística

Responsável por organizar o estoque do e-commerce, controlar os produtos, o armazenamento, a movimentação dos pedidos, processo de embalagem e envio, a logística é outro etapa que precisa de muita atenção e cuidado na gestão. 

É necessário ter tudo muito bem organizado e documentado, para que não haja vendas na loja virtual sem produto em estoque ou ocorra envios de artigos errados. 

Nesse processo, o sistema ERP (já citado acima) te ajuda a ter esse controle de forma eficiente. Esse é um investimento essencial no e-commerce, se você pretende evitar erros e facilitar o monitoramento.

LEIA +

Como estruturar a logística do meu e-commerce? 

Como otimizar o processo de logística reversa no seu e-commerce

 

5- Definir os departamentos e acompanhar todos os processos

Se você irá trabalhar com uma quantidade grande de funcionários, o ideal é definir bem todos os departamentos, como: o setor de compras de produtos para o e-commerce; o de vendas, em caso de oferta de serviços em B2B; o financeiro, o marketing, a equipe de separação de produtos, entre outros.

Acompanhar todos esses processos também é algo que precisa ser colocado no dia a dia do gerenciamento de um e-commerce. Você precisa estar a par de tudo caso precise colocar a mão na massa para resolver um problema ou agilizar alguma atividade.

 

6- Analisar a concorrência

É preciso estar de olho na concorrência. Analisar os principais e-commerces que competem pelo mesmo público que o seu é uma atitude importante. A partir disso, você passa a conhecer melhor o mercado, identificar as tendências que têm dado certo e saber o que pode ser feito dentro do seu empreendimento online para melhorar as vendas e a experiência dos consumidores.

 

7- Verificar o desempenho do próprio e-commerce

Por mais que seja importante analisar a concorrência, você também não pode deixar de olhar para o seu próprio negócio online. Infelizmente, alguns lojistas ficam tão preocupados em saber o que o outro está fazendo que acabam esquecendo do próprio e-commerce e das melhorias que precisam ser feitas.

Atendimento, cadastro de produtos, descrições, velocidade, SEO, responsividade e estratégias de marketing são alguns pontos que necessitam de constante atenção por serem fundamentais na hora da fidelização e atração de novos clientes. 

 

8- Investir na divulgação

As pessoas precisam conhecer o seu e-commerce e, para isso, a divulgação se torna a principal estratégia. O marketing digital, mais especificamente o inbound marketing, é comumente utilizado por lojistas virtuais, pois possibilita a geração de leads, criar um bom relacionamento com os potenciais clientes e identificar o público certo.

Outras vantagens sobre o inbound marketing você confere melhor clicando abaixo!

VANTAGENS DO INBOUND MARKETING PARA E-COMMERCE

Atenção! Não se esqueça de trabalhar uma comunicação clara, que vai de encontro com o público do seu e-commerce. Isso é essencial para garantir um diálogo eficiente com as pessoas interessadas no seu produto ou serviço. 

 

9- Acompanhar os resultados

Uma última prática necessária na gestão de um e-commerce é a mensuração dos resultados. Acompanhar tudo o que já foi feito e quais foram os retornos te permite uma visão clara do que tem funcionado e do que precisa melhorar ou mudar completamente.

Essa é a melhor forma de validar as ações e estratégias utilizadas, e analisar se o esforço e o investimento aplicado tem sido positivo para o seu negócio.

Leia também: Bis2Bis lança novo quiz: você está preparado para iniciar no mercado online?


Tags: