Inbound Marketing: qual a sua importância para e-commerces?

Galleger Ilhe | 24 de maio de 2018

 

Na estratégia, é o cliente que procura a empresa, por meio de conteúdos relevantes

Inbound Marketing, conhecido também como Marketing de Atração, corresponde a um conjunto de estratégias que buscam atrair e converter clientes de forma voluntária, visando o relacionamento e a educação do consumidor por meio de marketing de conteúdo.

O conceito, que surgiu nos Estados Unidos em 2009 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, tem crescido cada vez mais e se tornado uma excelente estratégia para e-commerces. Com o seu método de conquistar clientes, no Inbound Marketing é a pessoa que procura a empresa e não o contrário.

No Inbound Marketing, as ações são realizadas da seguinte maneira: atrair o potencial cliente, criar um relacionamento com essa pessoa por meio de conteúdos relevantes para que ela identifique a empresa como referência e assim, influenciar na decisão de compra do mesmo. Pensando nisso, o conceito trabalha com 5 etapas, que são:

  • Atrair (por meio de blogs, redes sociais, links patrocinados e SEO);
  • Converter (com a criação de landing pages ou ofertas);
  • Relacionar (com e-mail marketing ou newsletter, por exemplo);
  • Vender (após toda a nutrição dos leads, também conhecidos como oportunidades);
  • Analisar (todos os resultados).

 

Mas, afinal, qual a importância da estratégia para e-commerces?

O conceito de Inbound Marketing tem sido utilizado por diversas empresas e contribui para seis ações importantes:

  • Elevar a visibilidade do negócio de forma orgânica;
  • Reduzir o custo dedicado à aquisição de clientes;
  • Atrair mais clientes em potencial;
  • Produzir conteúdos que realmente fazem diferença;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Aperfeiçoar o processo de venda.

Além disso, adotar a estratégia é importante para e-commerces, pois:

Gera leads: Com o Inbound Marketing a geração de leads é maior. Pensando na jornada de compra do consumidor que consiste em: Visitante, Lead (após deixar os dados); Lead Qualificado (quando interage), Oportunidade (no momento em que mostra interesse) e Cliente (etapa final de compra), possuir uma boa base de leads é fundamental. Afinal, ao se relacionar com eles, a chance de se tornarem clientes é muito maior.

Passa credibilidade: O Inbound Marketing acaba passando mais credibilidade ao e-commerce, pois, ao decidir comprar um produto, o consumidor está cercado de conteúdos relevantes no blog, nas mídias sociais, em vídeos e no relacionamento por e-mail. É importante trabalhar sempre com conteúdos capazes de nutrir novos visitantes. Isso faz com que o e-commerce ganhe autoridade no assunto do segmento.

Identifica o cliente certo: Por meio da estratégia é possível identificar os clientes que são qualificados devido à interação com os conteúdos ofertados. Assim, mesmo que a pessoa não compre nada, somente pelo fato dela se inscrever em uma landing page para acessar um material, por exemplo, já mostra o interesse dela na loja virtual. A partir disso, é possível nutrir essa pessoa com atualizações e e-mails marketing.

Possibilita segmentação inteligente da base: Atrelado ao tópico anterior, o Inbound Marketing também possibilita criar segmentações, como um filtro de usuários que possuem interesse em determinados produtos, possibilitando interagir de forma diferenciada com cada um desses leads. Por exemplo, se determinada quantidade de leads gosta de bolsas brancas, é possível trabalhar uma comunicação direcionada à essas pessoas com esse produto específico. Esta é uma ação que sempre demonstra alto índice de taxa de conversão.

Proporciona um bom relacionamento: Ao trabalhar as estratégias de Inbound Marketing, cria-se um relacionamento bom e duradouro com a pessoa (quando a comunicação é bem feita), afinal, os conteúdos são perenes. Desta forma, a relação com o cliente segue todas as etapas do funil.

Permite uma mensuração detalhada: Com o Inbound, tudo é mensurável por meio de plataformas que permitem análises completas. Com isso, é possível ver o potencial de todos os canais, analisando métricas mais detalhadas, além de identificar onde está acertando ou errando na estratégia para poder melhorar cada vez mais o trabalho e, assim, atingir mais potenciais clientes.

Pensando em todos esses benefícios, vemos a importância de um Inbound Marketing bem trabalhado para e-commerces. Se quiser saber mais sobre a estratégia, assista agora ao vídeo abaixo!

Já conhece a estratégia de Inbound Marketing? Conte para a gente nos comentários como tem sido sua experiência!

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