Indústria Digital: Bis2Bis na vanguarda do E-commerce B2B

Galleger Ilhe | 29 de outubro de 2021

O princípio de qualquer modelo de vendas, mesmo no começo da indústria digital, é baseado em trocas. Uma empresa oferece um item de valor para o potencial cliente e a venda acontece.

Com a evolução da indústria digital e o avanço das soluções tecnológicas, o E-commerce está progredindo e se aperfeiçoando com o objetivo de trazer uma experiência de compra única para os consumidores.

E o mesmo é verdadeiro para empresas que vendem para outros CNPJs: os negócios B2B estão recebendo uma atenção especial do mundo corporativo. 

Com isso, o e-commerce B2B vem apresentando números de crescimento constantes. Um estudo realizado pela Forrester Research aponta que cerca de US$1,1 trilhão são gerados em vendas B2B apenas nos Estados Unidos. 

Ao olharmos os dados a nível global, o e-commerce B2B movimentou cerca de U$12,1 trilhões apenas no ano de 2020.

Todos esses dados mostram a relevância e o crescimento da Indústria Digital por meio do E-commerce B2B. Ou seja, o comércio eletrônico deste segmento vem se tornando cada vez mais importante.

Inclusive, nesta última semana (19), a Bis2Bis E-commerce participou do evento Fórum da Indústria Digital promovido pelo maior portal do setor, o E-commerce Brasil. 

Nele foram abordados temas sobre o crescimento do modelo de negócio D2C (Direct to Consumer), as perspectivas de crescimento industrial e como o e-commerce vem representando mais de 40% do faturamento de 10% das indústrias do Brasil.

Esse foi também o tema da palestra “Como e por que o E-commerce B2B vai transformar de vez o seu negócio?” que apresentei no evento. Falei sobre estratégias para a sua loja virtual e apresentei na prática dois cases de E-commerce B2B de sucesso. 

Expliquei algumas funcionalidades específicas para cada segmento e como foi possível melhorar a experiência do usuário, aumentando a taxa de conversão das lojas virtuais.

E é por isso que o E-commerce B2B pode mudar a sua empresa de uma vez por todas.

Você também pode ter esses resultados na sua operação digital. Por isso, para ajudar o seu e-commerce, quero mostrar a seguir a evolução das operações B2B e os seus benefícios.

Evolução do B2B na Indústria Digital

Ao observarmos o cenário tradicional de operações B2B na indústria digital, podemos ver como o produto passa por diversas etapas até chegar ao consumidor final.

Neste modelo, grande parte do faturamento do negócio B2B fica dependente de representantes e distribuidores até chegar ao lojista, conforme o esquema abaixo.

Modelo mais utilizado do processo de vendas no B2B
Modelo mais utilizado do processo de vendas no B2B

Um ponto de atenção importante nesse cenário é a rapidez que o seu negócio B2B possui para atender à demanda dos lojistas.

Isto é, alguns itens, ao chegar para o consumidor final, apresentam maior saída que outros. Para o varejista fazer uma nova compra, ele precisa passar por todas essas etapas, o que torna todo o processo menos eficiente.

Visto isso, o modelo tradicional das operações B2B funciona e vem funcionando por anos, mas é possível melhorar e evoluir sempre. 

Com o desenvolvimento de um E-commerce, as operações B2B podem ser transformadas e otimizadas em processos mais eficientes, assim como na imagem abaixo.

A evolução do processo de compra e venda no modelo B2B
A evolução do processo de compra e venda no modelo B2B

Dessa forma, a indústria assume todo o controle dos seus canais de venda, ganhando autonomia e capilaridade comercial, além de simplificar o processo de vendas de seus produtos. 

Ao transformarmos este novo cenário com o E-commerce B2B, diversos benefícios serão adicionados, como a oferta de preços mais competitivos ou o aumento da margem de lucro, por exemplo.

Indústria Digital: Benefícios do E-commerce B2B 

Assim como os exemplos citados acima sobre o que o seu negócio tende a ganhar com o E-commerce B2B, vou citar agora outros 3 benefícios para a sua empresa.

Achatar a Cadeia Comercial na Indústria Digital

Ao digitalizar o básico, o E-commerce B2B desassocia a forte presença do representante comercial ao faturamento do negócio.

Dessa forma, a sua operação B2B assume totalmente o controle dos canais de venda. Assim, seus parceiros podem direcionar esforços para ações mais estratégicas, enquanto a máquina desempenha a base de ações operacionais.

Imagine sua marca otimizando os investimentos de forma eficiente, fortalecendo o relacionamento com clientes e ampliando a sua atuação no mercado?

Isso é possível com o desenvolvimento de um E-commerce B2B.

Capilaridade Comercial

Usamos esse termo para nos referir à abrangência de marca que a sua empresa pode conquistar, influenciando diretamente na quantidade de demandas.

Sabendo disso, o E-commerce B2B vai aumentar o alcance da sua operação, atendendo clientes sem limites geográficos.

Dessa maneira, sua marca poderá ampliar as vendas exponencialmente, conquistar mais clientes e ganhar escala comercial.

Redução de Custos

Automatizando os processos de maneira simples, centralizada e constantemente atualizada, sua empresa reduz os custos com atendimento ao cliente.

Por isso, você pode ganhar escala comercial, à medida que o capital humano é alocado com mais eficiência.

Toda essa engrenagem roda ganhando cada vez mais escala comercial.

Case de sucesso da Indústria Digital: E-commerce de Moda

O segmento de Moda é um dos que mais crescem no E-commerce. 

De acordo com um levantamento feito pelo Grupo Locaweb, entre janeiro e novembro de 2020, mais de 1,8 milhões de itens foram comercializados nesse nicho de mercado. Este número é quase o dobro do que foi vendido em Jóias e Relógios, que ocupa a segunda posição. 

Outra pesquisa realizada pela Conversion, apontou um crescimento de 51% no setor de Moda em relação ao período pré-pandemia.

Portanto, estar atento às notícias e as novas tecnologias voltadas para o comércio eletrônico na indústria digital deve fazer parte da sua rotina. Você perceberá como este mercado está em constante desenvolvimento.

O cenário de operações B2B tradicional deste segmento é bem extenso e cheio de ramificações, onde antes de chegar no consumidor irá passar por diversos atores da cadeia comercial.

Modelo usado primordialmente em um cenário do segmento da indústria têxtil.
Modelo usado primordialmente em um cenário do segmento da indústria têxtil.

E o que foi feito para evoluir a experiência de compra e melhorar a operação?

Foi desenvolvido o E-commerce B2B mantendo o canal do representante, assim como foi criado o aplicativo do negócio e a integração com Marketplace, tornando toda a operação Omnichannel.

Um dos pontos de atenção é que o próprio representante, utilizando o E-commerce B2B, pode realizar o pedido diretamente com o lojista e acompanhar o status dele.

Isso tornou possível um diálogo mais eficiente entre lojista, consumidor e a indústria. Tornando todo o processo de compra muito mais rápido e descomplicado.

Novo modelo desenvolvido para o segmento de moda utilizando módulos focados na usabilidade do consumidor.
Novo modelo desenvolvido para o segmento de moda utilizando módulos focados na usabilidade do consumidor.

Além dos pontos destacados acima, foram desenvolvidos mais alguns módulos especificamente para esta loja virtual, como por exemplo:

  • Checkout específico para produtos a produzir e a pronta entrega;
  • Compra por grade em uma única tela;
  • Método de pagamento por grupo de clientes;
  • Carrinho de compras focado em atacado;
  • Ferramenta para o representante (cadastro de cliente, acompanhamento de pedido, controle de comissão);
  • Módulo de pontuação para vendedores;
  • Módulo de venda direta para os Lojistas com Split de pagamento para comissões

Essa empresa ganhou escalabilidade comercial, aumentou significantemente a taxa de conversão e se tornou um grande case de sucesso neste segmento.

8 Recursos para a Indústria Digital

1. Gerenciamento de contas

Permite que os negócios B2B façam a administração dos usuários do sistema, com permissões específicas de acordo com a hierarquia da sua empresa.

2. Orçamento

Os clientes do negócio B2B podem solicitar um orçamento diretamente no carrinho, enquanto a equipe de vendas pode visualizar a cotação no painel administrativo.

3. Catálogos personalizados e lista de preços

A operação B2B pode trabalhar com vários catálogos de produtos e níveis de preços fixos ou dinâmicos para diferentes grupos de clientes. 

4. Gerenciamento de crédito

Você pode gerenciar opções de crédito para o cliente B2B. Clientes especiais, de um determinado grupo, podem exceder o crédito ao solicitar uma cotação ou fazer um pedido, por exemplo.

5. Venda direta

O lojista pode fazer pedidos de forma facilitada e vender para o consumidor final em qualquer circunstância, com ou sem estoque.

6. Split de pagamento

O split de pagamento é a solução para empresas que precisam dividir os pagamentos entre seus parceiros de negócio (lojistas, representantes, vendedores, etc.)

7. Cadastro de lojas

O sistema oferece o gerenciamento das lojas vinculadas à loja matriz, em que é possível adicionar, editar, excluir e filtrar (buscar) uma loja filial.

8. Flexibilidade para compras parceladas

O administrador do e-commerce pode alterar a data de vencimento das parcelas na própria plataforma e facilitar a comunicação com os lojistas e parceiros.

Simplifique o processo de compra B2B

Com tudo que foi apresentado neste artigo, o que mais quis trazer para o seu negócio é que você pode, sim, simplificar o processo de compra B2B com um E-commerce desenvolvido especialmente para a necessidade do seu segmento.

É possível evoluir a sua operação com um E-commerce B2B eficaz, garantindo a melhor experiência de compra para o seu consumidor através das inovações da Indústria Digital 

Como venho falando nos últimos artigos, existem vários desafios ligados à usabilidade no e-commerce que exigem soluções inovadoras. Aqui na Bis2Bis E-commerce, contamos com uma equipe dedicada e que está em constante aprimoramento para trazer o que tem de mais atual para o seu segmento.

Saiba como transformar o seu negócio B2B! Fale agora com um de nossos especialistas e tenha em mãos as melhores ferramentas para o seu E-commerce crescer. 

Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!
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