Indústria Digital: Bis2Bis na vanguarda do E-commerce B2B
O princípio de qualquer modelo de vendas, mesmo no começo da indústria digital, é baseado em trocas. Uma empresa oferece um item de valor para o potencial cliente e a venda acontece.
Com a evolução da indústria digital e o avanço das soluções tecnológicas, o E-commerce está progredindo e se aperfeiçoando com o objetivo de trazer uma experiência de compra única para os consumidores.
E o mesmo é verdadeiro para empresas que vendem para outros CNPJs: os negócios B2B estão recebendo uma atenção especial do mundo corporativo.
Com isso, o e-commerce B2B vem apresentando números de crescimento constantes. Um estudo realizado pela Forrester Research aponta que cerca de US$1,1 trilhão são gerados em vendas B2B apenas nos Estados Unidos.
Ao olharmos os dados a nível global, o e-commerce B2B movimentou cerca de U$12,1 trilhões apenas no ano de 2020.
Todos esses dados mostram a relevância e o crescimento da Indústria Digital por meio do E-commerce B2B. Ou seja, o comércio eletrônico deste segmento vem se tornando cada vez mais importante.
Inclusive, nesta última semana (19), a Bis2Bis E-commerce participou do evento Fórum da Indústria Digitalpromovido pelo maior portal do setor, o E-commerce Brasil.
Nele foram abordados temas sobre o crescimento do modelo de negócio D2C (Direct to Consumer), as perspectivas de crescimento industrial e como o e-commerce vem representando mais de 40% do faturamento de 10% das indústrias do Brasil.
Esse foi também o tema da palestra “Como e por que o E-commerce B2B vai transformar de vez o seu negócio?” que apresentei no evento. Falei sobre estratégiaspara a sua loja virtual e apresentei na prática dois cases de E-commerce B2B de sucesso.
Expliquei algumas funcionalidades específicas para cada segmento e como foi possível melhorar a experiência do usuário, aumentando a taxa de conversão das lojas virtuais.
E é por isso que o E-commerce B2B pode mudar a sua empresa de uma vez por todas.
Você também pode ter esses resultados na sua operação digital. Por isso, para ajudar o seu e-commerce, quero mostrar a seguir a evolução das operações B2B e os seus benefícios.
Evolução do B2B na Indústria Digital
Ao observarmos o cenário tradicional de operações B2B na indústria digital, podemos ver como o produto passa por diversas etapas até chegar ao consumidor final.
Neste modelo, grande parte do faturamento do negócio B2B fica dependente de representantes e distribuidores até chegar ao lojista, conforme o esquema abaixo.
Modelo mais utilizado do processo de vendas no B2B
Um ponto de atenção importante nesse cenário é a rapidez que o seu negócio B2B possui para atender à demanda dos lojistas.
Isto é, alguns itens, ao chegar para o consumidor final, apresentam maior saída que outros. Para o varejista fazer uma nova compra, ele precisa passar por todas essas etapas, o que torna todo o processo menos eficiente.
Visto isso, o modelo tradicional das operações B2B funciona e vem funcionando por anos, mas é possível melhorar e evoluir sempre.
Com o desenvolvimento de um E-commerce, as operações B2B podem ser transformadas e otimizadas em processos mais eficientes, assim como na imagem abaixo.
A evolução do processo de compra e venda no modelo B2B
Dessa forma, a indústria assume todo o controle dos seus canais de venda, ganhando autonomia e capilaridade comercial, além de simplificar o processo de vendas de seus produtos.
Ao transformarmos este novo cenário com o E-commerce B2B, diversos benefícios serão adicionados, como a oferta de preços mais competitivos ou o aumento da margem de lucro, por exemplo.
Indústria Digital: Benefícios do E-commerce B2B
Assim como os exemplos citados acima sobre o que o seu negócio tende a ganhar com o E-commerce B2B, vou citar agora outros 3 benefícios para a sua empresa.
Achatar a Cadeia Comercial na Indústria Digital
Ao digitalizar o básico, o E-commerce B2B desassocia a forte presença do representante comercial ao faturamento do negócio.
Dessa forma, a sua operação B2B assume totalmente o controle dos canais de venda. Assim,seus parceiros podem direcionar esforços para ações mais estratégicas, enquanto a máquina desempenha a base de ações operacionais.
Imagine sua marca otimizando os investimentos de forma eficiente, fortalecendo o relacionamento com clientes e ampliando a sua atuação no mercado? Isso é possível com o desenvolvimento de um E-commerce B2B.
Capilaridade Comercial
Usamos esse termo para nos referir à abrangência de marca que a sua empresa pode conquistar, influenciando diretamente na quantidade de demandas.
Sabendo disso, o E-commerce B2B vai aumentar o alcance da sua operação, atendendo clientes sem limites geográficos.
Dessa maneira, sua marca poderá ampliar as vendas exponencialmente, conquistar mais clientes e ganhar escala comercial.
Redução de Custos
Automatizando os processos de maneira simples, centralizada e constantemente atualizada, sua empresa reduz os custos com atendimento ao cliente.
Por isso, você pode ganhar escala comercial, à medida que o capital humano é alocado com mais eficiência.
Case de sucesso da Indústria Digital: E-commerce de Moda
O segmento de Moda é um dos que mais crescem no E-commerce.
De acordo com um levantamento feito pelo Grupo Locaweb, entre janeiro e novembro de 2020, mais de 1,8 milhões de itens foram comercializados nesse nicho de mercado. Este número é quase o dobro do que foi vendido em Jóias e Relógios, que ocupa a segunda posição.
Outra pesquisa realizada pela Conversion, apontou um crescimento de 51% no setor de Moda em relação ao período pré-pandemia.
Portanto, estar atento às notícias e as novas tecnologias voltadas para o comércio eletrônico na indústria digital deve fazer parte da sua rotina. Você perceberá como este mercado está em constante desenvolvimento.
O cenário de operações B2B tradicional deste segmento é bem extenso e cheio de ramificações, onde antes de chegar no consumidor irá passar por diversos atores da cadeia comercial.
Modelo usado primordialmente em um cenário do segmento da indústria têxtil.
E o que foi feito para evoluir a experiência de compra e melhorar a operação?
Foi desenvolvido o E-commerce B2B mantendo o canal do representante, assim como foi criado o aplicativo do negócio e a integração com Marketplace, tornando toda a operação Omnichannel.
Um dos pontos de atenção é que o próprio representante, utilizando o E-commerce B2B, pode realizar o pedido diretamente com o lojista e acompanhar o status dele.
Isso tornou possível um diálogo mais eficiente entre lojista, consumidor e a indústria. Tornando todo o processo de compra muito mais rápido e descomplicado.
Novo modelo desenvolvido para o segmento de moda utilizando módulos focados na usabilidade do consumidor.
Além dos pontos destacados acima, foram desenvolvidos mais alguns módulos especificamente para esta loja virtual, como por exemplo:
Checkout específico para produtos a produzir e a pronta entrega;
Compra por grade em uma única tela;
Método de pagamento por grupo de clientes;
Carrinho de compras focado em atacado;
Ferramenta para o representante (cadastro de cliente, acompanhamento de pedido, controle de comissão);
Módulo de pontuação para vendedores;
Módulo de venda direta para os Lojistas com Split de pagamento para comissões
Essa empresa ganhou escalabilidade comercial, aumentou significantemente a taxa de conversão e se tornou um grande case de sucesso neste segmento.
8 Recursos para a Indústria Digital
1. Gerenciamento de contas
Permite que os negócios B2B façam a administração dos usuários do sistema, com permissões específicas de acordo com a hierarquia da sua empresa.
2. Orçamento
Os clientes do negócio B2B podem solicitar um orçamento diretamente no carrinho, enquanto a equipe de vendas pode visualizar a cotação no painel administrativo.
3. Catálogos personalizados e lista de preços
A operação B2B pode trabalhar com vários catálogos de produtos e níveis de preços fixos ou dinâmicos para diferentes grupos de clientes.
4. Gerenciamento de crédito
Você pode gerenciar opções de crédito para o cliente B2B. Clientes especiais, de um determinado grupo, podem exceder o crédito ao solicitar uma cotação ou fazer um pedido, por exemplo.
5. Venda direta
O lojista pode fazer pedidos de forma facilitada e vender para o consumidor final em qualquer circunstância, com ou sem estoque.
6. Split de pagamento
O split de pagamento é a solução para empresas que precisam dividir os pagamentos entre seus parceiros de negócio (lojistas, representantes, vendedores, etc.)
7. Cadastro de lojas
O sistema oferece o gerenciamento das lojas vinculadas à loja matriz, em que é possível adicionar, editar, excluir e filtrar (buscar) uma loja filial.
8. Flexibilidade para compras parceladas
O administrador do e-commerce pode alterar a data de vencimento das parcelas na própria plataforma e facilitar a comunicação com os lojistas e parceiros.
Simplifique o processo de compra B2B
Com tudo que foi apresentado neste artigo, o que mais quis trazer para o seu negócio é que você pode, sim, simplificar o processo de compra B2B com um E-commerce desenvolvido especialmente para a necessidade do seu segmento.
É possível evoluir a sua operação com um E-commerce B2B eficaz, garantindo a melhor experiência de compra para o seu consumidor através das inovações da Indústria Digital
Como venho falando nos últimos artigos, existem vários desafios ligados à usabilidade no e-commerce que exigem soluções inovadoras. Aqui na Bis2Bis E-commerce, contamos com uma equipe dedicada e que está em constante aprimoramento para trazer o que tem de mais atual para o seu segmento.
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CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.
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