Instagram: uma ferramenta essencial para aumentar as suas vendas

Galleger Ilhe | 12 de junho de 2019

A rede social é a segunda mais utilizada por empresas; saiba as suas vantagens e como utilizá-la de forma eficiente para o seu e-commerce

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos extremamente conhecida em todo o mundo. Criado em 2010, o aplicativo estourou entre os usuários e, com o passar do tempo, se tornou uma boa opção para empresas e e-commerces promoverem as suas marcas e criarem um relacionamento com o público.

Para se ter uma noção, de acordo com o Social Media Trends 2019 apresentado pela Rock Content e que traz tendências, práticas, informações e dados de social media das empresas brasileiras, o Instagram, hoje, é a segunda rede social mais utilizada por instituições (89,4%). O Facebook continua sendo a ferramenta mais utilizada (97,5%), apesar de ter apresentado queda de 1,3% em 2019, conforme aponta o gráfico de evolução da presença das empresas em diversas redes sociais:

Reprodução: Social Media Trends 2019 – Rock Content

Apesar de ser a segunda mais utilizada pela empresas, o Instagram é a rede social que mais impacta nas estratégias de marketing (7,4), seguido do Facebook (6,2) e o Youtube (6,2), em uma escala de 0 a 10, segundo o relatório da Rock Content.

 

A vantagens do Instagram para e-commerces

O Instagram apresenta vantagens interessantes e promissoras para empresas, como e-commerces, que optam pela ferramenta, principalmente nas estratégias de marketing digital. Entre essas vantagens é possível destacar:

  • Divulgação da marca;
  • Maior engajamento com o público que segue o perfil da marca na rede social;
  • Aumento do tráfego no site da empresa / e-commerce / blog;
  • É focado na divulgação do produto, uma vez que o centro da ferramenta são as fotografias;
  • Com os recursos de compra online (Instagram Shopping), o público consegue ter acesso à valores e à loja virtual de forma fácil;
  • Atualização com novas funcionalidades que permitem um melhor engajamento e divulgação, como é o caso dos Stories, IGTV e o já citado Instagram Shopping.

Mas, com usar a rede social para e-commerces de forma eficiente?

Antes de mais nada, você deve entender que é preciso realizar um planejamento de postagens no Instagram, para que as publicações não fiquem soltas e gerem confusão ao usuário. Esse planejamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, analisando qual será o foco do período e quais postagens farão parte, além, é claro, de pensar em estratégias e funcionalidades que tornarão a rede social da sua marca mais atraente ao visitante.

O que você não pode esquecer de lembrar na hora de pensar nas postagens:

  • Criar conteúdos de alta qualidade, que possuam relação com a proposta da sua marca;
  • Manter a rede social sempre atualizada, para o público ver que a empresa está ativa;
  • Utilizar imagens de alta qualidade, afinal, as fotografias são a base do Instagram;
  • Apostar em vídeos para diversificar as publicações;
  • Utilizar as hashtags para atrair as pessoas interessadas;
  • Investir em anúncios para impulsionar as postagens.

Funcionalidades e estratégias que você não pode deixar de lado para destacar o perfil:

  • Realizar parcerias com influenciadores para a divulgação da marca e dos produtos;
  • Sempre separar um tempinho para interagir com o público que comenta e enviar direct;
  • Trabalhar com o repost (repostar fotos e vídeos) de postagens feitas pelos clientes, tornando a relação mais próxima e compartilhando experiências;
  • Apostar no stories e IGTV para criar uma comunicação mais informal e próxima;
  • Utilizar os destaques do Instagram para evidenciar produtos ou responder dúvidas frequentes dos usuários;
  • Aplicar o Instagram Shopping, com botão de compra no perfil e precificação dos produtos (essa funcionalidade necessita de perfil comercial e conexão ao catálogo do Facebook e loja virtual, pois não processa as compras).

Tornar a sua marca ativa nas redes sociais, como o Instagram, é fundamental, pois é onde os prováveis consumidores e público do seu e-commerce estão presentes. Conforme o 39º Webshoppers, apresentado pela Ebit, o brasileiro visitou oito canais diferentes, em média, para decidir sobre suas compras ao longo de 2018, utilizando as redes sociais para se manter informado e compartilhar conteúdos.

Além disso, cerca de 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, segundo o levantamento Social Media Trends 2019. Você não vai querer ficar atrás da concorrência e manter a sua marca escondida do público, não é mesmo? Por isso, pegue todas essas dicas e coloque-as em prática!

E aí, já utiliza o Instagram para divulgar o seu e-commerce? Conte como tem sido a sua experiência!

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