Inteligência Artificial nas empresas: como usar a tecnologia ao seu favor!

Júlia Proença | 3 de fevereiro de 2023

Um dos assuntos mais falados é o uso da inteligência artificial nas empresas. Mas afinal, quais são as aplicações dessa tecnologia no E-commerce?

Você já deve ter notado a variedade de usos da inteligência artificial para aumentar as vendas online. Inclusive, a sua Loja Virtual provavelmente emprega esta tecnologia diariamente para facilitar processos e ações.

Isso porque a inteligência artificial (IA) está no centro da transformação, desempenhando um papel fundamental em diversos setores. Podemos citar a melhoria da experiência do consumidor, a segurança dos pagamentos e oferecendo insights valiosos para a tomada de decisão.

Então, continue lendo este artigo até o final e fique por dentro de todos os pontos mais importantes sobre inteligência artificial nas empresas!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que existe desde os anos 50, ou seja, ela vem evoluindo há bastante tempo. O que a torna uma das tendências do e-commerce para 2023 é a versatilidade de suas aplicações e funcionalidades.

A IA é baseada em algoritmos de computação, estatística e aprendizado de máquina. Assim, seus sistemas são capazes de realizar tarefas cada vez mais complexas sem supervisão humana.

Além disso, o diferencial da IA é justamente permitir que máquinas imitem a inteligência humana para realizar essas tarefas, como aprender, entender linguagem natural, tomar decisões e solucionar problemas.

Garry Kasparov vs Deep Blue
O super computador da IBM, Deep Blue derrota o mestre enxadrista Garry Kasparox, em 1997. Fonte: Newscom

Qual é o principal objetivo da inteligência artificial nas empresas?

Os principais objetivos da inteligência artificial nas empresas são aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisão e se tornar mais competitivo no mercado.

Isso pode ser alcançado através da automação de tarefas manuais repetitivas, análise de dados em larga escala e otimização de processos de negócios. 

Além disso, a IA também pode ser usada para melhorar a experiência do cliente, identificar novos mercados e oportunidades de negócios e personalizar a oferta de produtos e serviços.

Quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial?

Por ser uma tecnologia ainda em evolução, os impactos da inteligência artificial, tanto positivos quanto negativos, ainda estão no campo da especulação. Destacamos os principais pontos de discussão sobre a tecnologia:

vantagens-e-desvantagens-da-inteligência-artificial
Vantagens e Desvantagens da Inteligência Artificial

Onde se usa a Inteligência Artificial nas empresas?

A inteligência artificial nas empresas pode ser aplicada para:

  • Reconhecimento de voz e imagem: Utilizada em dispositivos como assistentes virtuais, smartphones, câmeras de segurança, etc;
  • Chatbots: Interação com usuários por meio de conversas de texto ou voz;
  • Recomendações de produtos e serviços: Baseadas em histórico de compras, pesquisas, preferências do usuário, etc;
  • Diagnóstico médico: Análise de imagens médicas e interpretação de dados para apoiar o diagnóstico de doenças;
  • Análise de dados financeiros: Predição de tendências de mercado, identificação de padrões de gastos, etc;
  • Tradução de idiomas: Tradução automática de textos e conversas;
  • Automação de processos de negócios: Processamento de dados, geração de relatórios, tomada de decisões, etc; 
  • Veículos autônomos: Condução de veículos sem a necessidade de motorista.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Existem diversos tipos de inteligência artificial, com aplicações nos mais variados setores. Confira:

Inteligência Artificial Limitada (ANI) 

A Inteligência Artificial Limitada se concentra em resolver um problema específico ou realizar uma tarefa de maneira eficiente. Isso quer dizer que ela não tem a capacidade de aprender ou se adaptar a novos ambientes.

É como um robô programado para fazer uma tarefa, como reconhecer vozes, mas sem a habilidade de evoluir com o tempo.

Imagine que você compra um assistente virtual para sua casa. Ele é projetado para ligar e desligar luzes, regular a temperatura e controlar o som. Contudo, ele não é capaz de aprender ou se adaptar a novos hábitos e preferências.

Em resumo, a Inteligência Artificial Limitada é uma abordagem mais simples e direcionada que não tenta simular a inteligência humana. Seu foco é realizar tarefas específicas de maneira eficiente.

ANI - Reconhecimento Facial
Os sistemas de reconhecimento facial são um exemplo de Inteligência Artificial Limitada (ANI).

Inteligência Artificial Geral (AGI)

Já a Inteligência Artificial Geral busca simular a inteligência humana. Isto é, ela permite que os sistemas de IA possam compreender e se adaptar a situações novas e complexas, aprender com a experiência e generalizar seu conhecimento para novos contextos.

Imagina contar com um robô que pode aprender e se adaptar a suas preferências e hábitos, ou mesmo entender conceitos abstratos como moral e ética. Esse robô seria capaz de resolver problemas complexos.

Por mais que a tecnologia venha evoluindo, um sistema totalmente capaz de simular a inteligência humana ainda não foi criado. Mas com certeza  os programadores estão trabalhando nisso…

Alexa - inteligência artificial
Apesar de a Inteligência Artificial Geral (AGI) ainda não ser uma realidade, as assistentes virtuais chegam bem perto.

Superinteligência Artificial (ASI)

Já que estamos falando de IAs que ainda não existem, é hora da Superinteligência Artificial (ASI).

A tecnologia é uma hipótese futurista, que ultrapassa significativamente a inteligência humana em todas as dimensões relevantes, como conhecimento, habilidade de raciocínio, inteligência social e capacidade de autoconsciência.

Em outras palavras, a ASI seria capaz de resolver problemas e realizar tarefas de maneira significativamente mais eficiente e rápida do que as pessoas.

Alguns especialistas argumentam que a criação de uma superinteligência artificial pode trazer benefícios incríveis para a humanidade, mas também há preocupações quanto ao controle e à segurança da tecnologia.

Ferramentas de Inteligência Artificial

Existem muitos usos da inteligência artificial nas empresas. Para colocá-los em prática é necessário ter conhecimento de quais ferramentas podem ajudar e facilitar alguns processos. 

  • ChatGPT – Modelo de linguagem artificial treinado pela OpenAI. Ele é baseado no modelo GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3) e foi projetado para gerar texto de forma autônoma.
  • ChatSonic AI – Sistema criado para superar as limitações do ChatGPT como fornecer informações relevantes pós 2021.
  • Dall-E – Gerador de imagens a partir de descrições de textos. Também treinado pela OpenAI.
  • Midjourney – Gerador de imagens que opera dentro do Discord, uma rede social que oferece texto, voz e recursos de vídeo em grupo.
  • ClipDrop – Remove e substitui objetos, fundos, pessoas, textos e mais de imagens.
Chat GPT recomenda IAs
O ChatGPT recomenda outras opções de ferramentas de inteligência artificial.

Exemplos de Inteligência Artificial nas empresas

A inteligência artificial nas empresas inclui chatbots para atendimento ao cliente, análise de dados, recomendações personalizadas baseadas em comportamento, reconhecimento de voz e imagem, e robótica para automatização de tarefas.

A aplicação da IA está se expandindo rapidamente em diversas áreas empresariais. Confira como ela pode ser aplicada em duas áreas de interesse: no marketing e nas vendas.

Inteligência Artificial no Marketing

A inteligência artificial pode ser utilizada no marketing para diversas aplicações, auxiliando na identificação de padrões, tendências de comportamento, sentimento em relação à marca e preferências do consumidor.

As campanhas de tráfego pago, por exemplo, podem se beneficiar dos algoritmos para segmentar o público-alvo em grupos distintos. Isso pode ser feito com base em características demográficas, comportamento e preferências. Vai ser ideal para personalizar e otimizar mensagens de e-mail e melhorar a taxa de conversão.

E tudo fica mais fácil com sistemas de geração de conteúdo que criam textos, títulos e descrições de produtos automaticamente com base em padrões e tendências. Já a análise em tempo real de dados de mídia social avalia o impacto das campanhas de marketing.

Em resumo, a inteligência artificial no marketing pode te ajudar a fazer:

  • Análise de dados;
  • Análise de sentimentos;
  • Otimização de campanhas de e-mail marketing;
  • Segmentação de público;
  • Monitoramento de mídias sociais;
  • Geração de conteúdo.
Campanha Martini IA
Campanha da Martini criada no Midjourney com texto feito por inteligência artificial.

Inteligência Artificial para Vendas

Com a inteligência artificial para vendas, você pode prever vendas futuras com base em dados históricos e tendências de mercado. Além disso, os algoritmos de aprendizado de máquina podem prever a probabilidade de um cliente cancelar ou interromper seu relacionamento com a empresa.

Você também tem acesso a sistemas automatizados que geram relatórios de vendas em tempo real. Eles podem ajudar a tomar decisões informadas, identificando oportunidades de venda adicional de produtos ou serviços complementares.

Além disso, com a inteligência artificial, você pode contar com chatbots e oferecer uma interação automatizada com os clientes. Dessa forma, você responde a perguntas e guia a jornada de compra.

Recapitulando, a inteligência artificial para vendas pode te ajudar na:

  • Previsão de vendas;
  • Previsão de churn;
  • Geração de relatórios;
  • Identificação de oportunidades de upsell;
  • Alocamento de recursos;
  • Chatbots;
  • Otimização de processos de vendas.
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Um chatbot pode ser implementado no seu E-commerce com a ajuda da Inteligência Artificial

Como utilizar a inteligência artificial para E-commerce?

As aplicações da Inteligência Artificial nas empresas são diversas, sempre visando melhorar a experiência de compra do cliente e facilitar os processos do empreendedor.

Com a utilização da tecnologia, processos demorados e onerosos agora podem ser simplificados e automatizados. Esse movimento leva a uma melhora na produtividade e, consequentemente, nos lucros.

Só coisa boa, não é? Por isso, destacamos as principais maneiras em que a Inteligência Artificial para E-Commerce pode te ajudar a sair na frente em 2023.

1 – Recomendação de produtos

Os sistemas de recomendação de produtos já são bastante conhecidos pelo público dos streaming e das redes sociais. Eles são também ótimos exemplos do uso da inteligência artificial para o e-commerce.

A tecnologia é baseada em algoritmos de machine learning que analisam dados sobre os comportamentos de compra dos usuários. Essa análise pode incluir histórico de compras, pesquisas e itens visualizados.

A partir dessa análise, o sistema cria modelos de preferências e interesses dos usuários, recomendando produtos a partir dessas características.

O algoritmo também pode levar em conta informações sobre o produto, como popularidade, avaliações e recomendações de outros usuários, para aprimorar suas recomendações.

Dessa forma, é possível fornecer sugestões precisas e relevantes para cada usuário, aumentando as chances de conversão e satisfação do cliente.

Além disso, essa inteligência artificial nas empresas permite aos e-commerces obter insights valiosos sobre seus clientes para melhorar a eficiência de suas estratégias de marketing.

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A sugestão de produtos é um atributo que pode ser melhorado com a Inteligência Artificial.

2 – Chatbots

Uma das principais aplicações da Inteligência Artificial nas empresas é o uso de chatbots para tornar a comunicação com o cliente mais rápida e eficiente. 

Os chatbots são programados usando algoritmos de inteligência artificial para responder às perguntas dos visitantes de maneira precisa. De acordo com pesquisa da Cedro Technologies, 90% dos processos de rotina podem ser resolvidos pela tecnologia.

O cliente inicia a interação com o chatbot, que utiliza a IA e algoritmos para identificar a intenção da pergunta. Com o propósito definido, começa a busca pela resposta na base de dados da loja virtual.

Um chatbot pode responder perguntas sobre produtos, ajudar a navegar pela loja virtual, encontrar informações logísticas sobre pedidos e trocas e muito mais. 

O objetivo final da ferramenta é fornecer ao cliente informações relevantes e ajudá-lo a realizar compras com mais eficiência e comodidade. Além, é claro, de oferecer uma experiência de atendimento personalizada.

3 – Busca Inteligente

Os grandes motores de busca disponíveis no mercado utilizam modelos de aprendizado baseados na inteligência artificial. E sua Loja Virtual também pode utilizar a mesma tecnologia.

A busca inteligente conta com uma tecnologia de inteligência artificial para E-commerce capaz de entender a intenção do consumidor. Dessa maneira, a ferramenta retorna resultados mais precisos e rápidos.

Os tipos de busca inteligente incluem:

  • Busca por voz 
  • Busca por imagem
  • Busca semântica
  • Busca preditiva
  • Busca personalizada
  • Busca fonética

💡 Leia mais: O que é busca inteligente e como aplicar na Loja Virtual?

4 – Personalização de experiência

Outra grande aplicação da Inteligência Artificial nas empresas de E-commerce é a personalização dos serviços oferecidos, tornando a experiência de compra única para cada cliente.

A IA é capaz de analisar os dados de compra e oferecer recomendações personalizadas com base nessas informações.

De acordo com o Consumer Trends 2023, 72% do público espera que as empresas saibam identificar seus interesses e ofereça produtos e serviços compatíveis.

A personalização da experiência inclui a retenção de itens no carrinho entre acessos, sugestão de produtos baseada em localização e faixa etária, envio de e-mails de remarketing em casos de carrinho abandonado e mais.

5 – Criação de textos e imagens

A inteligência artificial nas empresas também pode ser aplicada em um contexto mais criativo no seu e-commerce. 

Com a ajuda de algumas aplicações como o ChatGPT, é possível descobrir quais os melhores títulos, descrições e palavras-chaves para produtos. Isso tudo já otimizado para SEO e validado pela análise de dados da ferramenta. 

As imagens da sua loja virtual também podem ser aperfeiçoadas pela IA. Ferramentas como o Midjourney são capazes de criar banners, mockups de produtos e similares, tudo isso a partir de comandos textuais. 

Ainda no tópico visual, aplicações como o Watermark Remover e o ClipDrop podem otimizar suas fotos, deixando-as mais atrativas para seus clientes. 

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As quatro imagens acima foram criadas inteiramente com o Midjourney, aplicação de Inteligência Artificial.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar nas vendas do E-Commerce?

E esse é só o começo! Além dos benefícios que citamos no artigo, a Inteligência Artificial nas empresas pode auxiliar na otimização de preços, bloqueio de fraudes online, geração de dados financeiros e mais.

As possibilidades são muitas e a tecnologia está sempre em evolução

Para que sua Loja Virtual aproveite todas as vantagens da IA, você precisa contar com uma plataforma de e-commerce que permita personalizações conforme as necessidades do seu negócio.

É isso que a Bis2Bis E-commerce oferece para você! Fale com um de nossos especialistas em E-commerce e descubra como você pode evoluir suas vendas online!

 


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