Meios de pagamento no E-commerce: Escolhendo as soluções certas para ampliar suas vendas

Redação Bis2Bis | 21 de março de 2024

Em um mercado digital em constante expansão, meios de pagamento são um dos elementos mais importantes dessa estrutura.

Principalmente, porque, nesse cenário competitivo, oferecer uma experiência de compra completa e segura é essencial.

Ademais, as diversas modalidades de meios de pagamento são resultado da modernização do E-commerce, que sempre encontra maneiras de crescer.

Mas, dentre esse mar imenso de opções, como escolher as melhores soluções de pagamento?

Neste artigo, você vai encontrar os benefícios e usos de cada um, assim como dados relevantes para te guiar na escolha ideal para a sua Loja Virtual.

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as maneiras oferecidas por um E-commerce aos clientes para o pagamento de compras e serviços.

Apesar da definição simples, o assunto é bastante extenso e importante para as vendas online.

Atualmente, contamos com diversas formas de pagamento. As mais utilizadas são boletos bancários, PIX, cartões de débito e crédito e carteiras digitais.

Com a evolução desse universo, as plataformas de pagamento online, que centralizam as operações num só aplicativo, vêm ganhando força. 

Diferença entre meios de pagamento e forma de pagamento

Apesar de serem semelhantes e usados com o mesmo sentido, os termos meios de pagamento e formas de pagamento têm algumas diferenças:

Formas de pagamento são as opções que seus clientes terão para concluir a compra. 

Cartão de crédito e débito, boleto bancário e o mais novo: Pix que, apesar de ser recente, vem sendo bem aceito pelos brasileiros.

Essa popularidade já tornou o Pix a segunda forma de pagamento mais utilizada de acordo com o The Global Payments Report 2024, representando 30% dos pagamentos realizados no país, atrás apenas do cartão de crédito, que lidera com 40%.

Em seguida, aparecem as carteiras digitais, com a participação de 16%; cartão de débito, com 8%, boleto bancário com 3% e, por último, cartão pré-pago, com 1%.

Aqui, não tem segredo: quanto mais opções, melhor!

Já os meios de pagamento são os serviços que tratam de receber o dinheiro do seu cliente e te repassar. Eles podem ser classificados como: adquirente (máquina de cartão), subadquirente e gateway de pagamento.

Opções disponíveis para os lojistas que buscam oferecer cartão de crédito ou débito como meio de pagamento.
Opções disponíveis para os lojistas que buscam oferecer cartão de crédito ou débito como meio de pagamento.

Adquirentes

Dos meios de pagamentos, os adquirentes comunicam com o banco através da bandeira do cartão.

E essa é uma das suas principais vantagens: menos intermediários, o que torna as taxas de transação mais baixas.

Além disso, podem ser integrados diretamente na Loja Online e, geralmente, também são compatíveis com Pix e boleto bancário.

Os adquirentes mais conhecidos são Cielo, Stone e Rede.

Subadquirentes

Aqui, podemos pensar nas fornecedoras de máquina de cartão como melhor exemplo.

Os subadquirentes mediam a comunicação da Loja Online com a bandeira do cartão, e isso permite com que ofereçam recursos adicionais, como sistema anti-fraude e facilidade de contratação.

Essas comodidades e facilidades podem fazer com que tenha taxas maiores que os adquirentes.

Os subadquirentes mais conhecidos são Paypal, Paguro e MercadoPago.

Gateways

Eles são, basicamente, hubs. Seria como um sistema que conecta as máquinas de cartão à internet.

Para funcionar, eles dependem de adquirentes, inclusive, esse é o principal diferencial.

Com os gateways você pode integrar vários adquirentes, subadquirentes e outros serviços, como sistemas antifraude, logística e carteiras digitais. Isso ajuda a tornar o pagamento mais seguro e flexível.

Pagar.me, Vindi e iugu são alguns dos gateways de pagamento mais conhecidos.

Como as formas de pagamento influenciam nas vendas online?

Você pode estar se perguntando: “Por que os meios de pagamento são tão importantes no meu E-commerce?”. A resposta é simples.

Eles fazem parte da jornada do consumidor, mais especificamente da última etapa, a conclusão da compra.

Se o seu cliente estiver no checkout, a escolha das formas de pagamento devem ser claras e objetivas, sem espaço para dúvidas.

Para isso, é preciso oferecer as opções corretas para, além de aumentar a taxa de conversão, melhorar também a taxa de satisfação.

Quais são as formas de pagamento mais usadas?

As formas de pagamento estão em constante mudança, com novos modos surgindo e ganhando força, enquanto alguns métodos podem parecer ultrapassados. 

Então, vamos focar nas formas de pagamento mais utilizados no Brasil e nas próximas tendências, sempre pensando na evolução do seu E-commerce.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é utilizado por 40% dos consumidores brasileiros para transações a prazo, estando presente em todos os meios de pagamentos para Lojas Virtuais.

Os usuários destacam que as maiores vantagens são o maior prazo para o pagamento, o parcelamento de compras e a praticidade de seu uso. 

O cartão de crédito possibilita a prática do parcelamento, um comportamento presente no mercado brasileiro.

E essa é a preferência de grande parte da população, principalmente em transações com um ticket médio maior.

Além disso, para aumentar a confiança dos consumidores ao navegar em sua Loja, garantindo que poderão utilizar seus cartões sem medo, inclua certificado SSL e os selos de segurança.

Boleto bancário

Sendo a quinta forma de pagamento mais utilizada, os boletos bancários ainda são uma opção para consumidores que preferem pagar à vista ou que evitam passar dados bancários.

Apesar disso, ano após ano essa alternativa vem deixando de ser utilizada pelos consumidores brasileiros.

Essa rejeição é consequência direta do surgimento do Pix e sua solução instantânea.

Além disso, o Banco Central prevê para 2024 novos recursos para tornar o Pix uma solução de pagamentos recorrentes e automáticos.

Mas por ser uma opção com grande apelo do público com faixa etária mais alta, é uma das formas de pagamento que você precisa oferecer.

PIX 

Disponível em muitos dos meios de pagamento atuais, o PIX foi criado em novembro de 2020, como uma alternativa para pagamentos instantâneos.

Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de realizar transferências fora do horário comercial e dias úteis

Ele pode ser realizado a partir de uma conta corrente, poupança, conta pré-paga ou carteira digital, o que torna o método de pagamento ainda mais acessível.

Em 2023, o Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento no E-commerce brasileiro, atingindo 26,2% dos pedidos totais e movimentando um recorde de R$32,2 bilhões.

Além disso, o Pix foi a solução preferida para 30,7% dos pedidos abaixo de R$100 e para 20,8% dos pedidos acima de R$2 mil no mesmo período. 

Os principais motivos que tornam o Pix dos brasileiros é:

  • Rapidez e praticidade;
  • Diminuição do contato físico com máquinas e pessoas;
  • Segurança da forma de pagamento.

Cartão de débito

O cartão de débito tem sido bem aceito entre os consumidores por conta da facilidade, o valor da transação é subtraído diretamente do saldo da conta corrente ou poupança do consumidor, sendo transferida automaticamente para a conta do vendedor

Por ser uma forma de pagamento mais imediata, a facilidade do controle de gastos é uma das vantagens que os usuários do cartão de débito relatam. A segurança e a praticidade também são parte da razão da escolha do método.

Carteiras Digitais

As carteiras digitais são uma nova tendência no mundo dos meios de pagamento. 

Elas são aplicativos que armazenam dados do seu cartão de crédito e/ou débito e saldo em dinheiro e funcionam como versões virtuais da carteira física.

Os exemplos mais conhecidos são PayPal e PicPay, que têm ganhado força no mercado brasileiro.

Assim, a disponibilidade dessa opção aos consumidores pode aumentar o leque de formas de pagamento no E-commerce, além de flexibilizar e facilitar o processo de compra.

Quais são os melhores meios de pagamento?

Agora que você já está por dentro do universo, deve estar se perguntando: “Quais são os melhores meios de pagamento para minha Loja Virtual?”

Esse é um dos questionamentos mais comuns entre profissionais do E-commerce, mas a verdade é que falta uma resposta definitiva.

Isto é, para determinar o melhor meio de pagamento para o seu negócio, você precisa considerar alguns fatores: 

  • Público-alvo: preferências de compra e padrões de consumo;
  • Tarifa por transação;
  • Taxa de Aprovação;
  • Prazo de liberação;
  • Chargeback garantido.

Para fazer uma escolha ainda mais assertiva, nós te ajudamos com informações adicionais que você deve procurar nos seus meios de pagamento e fornecedores.

Sistema Antifraude 

Um dos cuidados essenciais na escolha dos meios de pagamento para seu E-commerce deve ser a segurança. Os dados do consumidor devem ser protegidos, assim como os do lojista. 

Um sistema de antifraude e de criptografia de informações pode ser integrado à forma de pagamento escolhida ou contratada à parte.

Verifique também os selos de integridade e certificações de segurança da informação que o sistema te garante.

Assim, você vai oferecer ao seu cliente a experiência mais segura e sem atrito possível.

Crie um relacionamento

A conclusão da compra deve ser um processo simples e confiável para o consumidor.

Em contrapartida, os meios de pagamento devem oferecer boas condições aos lojistas de E-commerce. 

Por isso é muito importante contar com uma solução de métodos de pagamento que ofereça suporte confiável e efetivo.

Então, crie um relacionamento com os parceiros, de forma que todos sejam motores de crescimento para o seu negócio.

Qual é a melhor solução para o seu e-commerce?

Agora você tem um panorama melhor sobre os meios de pagamento mais usados no E-commerce!

Assim, já sabe quais características procurar num sistema de pagamentos e como aplicá-las ao seu negócio

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Para isso, você precisa contar com uma plataforma otimizada da Bis2Bis E-Commerce, com os melhores recursos para aumentar sua conversão e implementar um sistema de pagamentos eficiente.

Entre em contato com um de nossos especialistas e juntos vamos encontrar os melhores resultados para a sua Loja Virtual:


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