Assim como todas as engrenagens que formam o processo de uma loja virtual, os métodos de pagamento passaram por uma grande evolução. Começamos fazendo negócios por meio de trocas e, atualmente, as transações eletrônicas dominam o mercado.
Afinal, o surgimento de diversas modalidades é resultado dessa modernização do setor, que sempre encontra maneiras de crescer. Mas, dentre esse mar imenso de opções, como escolher as melhores formas de pagamento?
Neste artigo, você vai encontrar os benefícios e usos de cada um, assim como dados relevantes para te guiar na escolha ideal para o seu e-commerce.
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O que são meios de pagamento?
Os meios de pagamento são as maneiras oferecidas por um E-commerce aos clientes para o pagamento de compras e serviços. Apesar da definição simples, o assunto é bastante extenso e importante para as vendas online.
Atualmente, contamos com diversas formas de pagamento. As mais utilizadas são boletos bancários, PIX, cartões de débito e crédito e carteiras digitais.
Com a evolução desse universo, as plataformas de pagamento online, que centralizam as operações num só aplicativo, vêm ganhando força.
Diferença entre meio de pagamento e forma de pagamento
Apesar de serem semelhantes e usados com o mesmo sentido, os termos meios de pagamento e formas de pagamento têm algumas diferenças. Para não restar nenhuma dúvida, fique ligado!
As formas de pagamento são as opções que o cliente pode escolher para concluir a compra em uma loja virtual. Por exemplo: PIX, cartão de crédito e boleto bancário.
Já os meios de pagamento são as tecnologias por trás das transações. Por exemplo: adquirentes, gateways e intermediadores. Falaremos mais um pouco deles depois!
Como as formas de pagamento influenciam nas vendas online?
Você pode estar se perguntando “por que os meios de pagamento são tão importantes no meu e-commerce?”. A gente te responde!
Eles fazem parte da jornada do consumidor, mais especificamente da última etapa, a conclusão da compra. Se o seu cliente estiver no checkout, a escolha do meio de pagamento deve evitar o aparecimento de preocupações ou dúvidas.
Para isso, é preciso oferecer as opções corretas e assim, aumentar não só a taxa de conversão como também a taxa de satisfação.
Quais são os meios de pagamento mais usados?
Os meios de pagamento estão em constante mudança, com novos modos surgindo e ganhando força, enquanto alguns métodos podem parecer ultrapassados.
Nesse artigo, vamos focar apenas nos mais utilizados no Brasil e nas tendências para os meios de pagamento do futuro, sempre pensando na evolução do seu e-commerce.
1. Boleto bancário
O boleto bancário é o 5º meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, segundo estudos. Ele é o preferido por consumidores que preferem pagar à vista ou ainda têm receio de passar dados bancários.
Ou seja, se a faixa etária do seu público é mais alta, provavelmente esse é um meio de pagamento que você precisa oferecer. Assim, os consumidores sentem-se mais confiantes, diminuindo o atrito para a compra.
Outra vantagem dessa modalidade de pagamento é a inclusão. Uma pesquisa da Brinks, com dados de 2021, estima que 38,5% da população adulta brasileira não possui conta bancária, o que torna o boleto uma opção ainda mais abrangente.
2. PIX
O PIXfoi criado em novembro de 2020, como uma alternativa para pagamentos instantâneos. Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de realizar transferências fora do horário comercial e dias úteis.
Ele pode ser realizado a partir de uma conta corrente, poupança, conta pré-paga ou carteira digital, o que torna o método de pagamento ainda mais acessível.
Mesmo sendo uma novidade, o PIX já conta com uma aderência grande no mercado. De acordo com informações da OpinionBox, já é o método de pagamento utilizado por 77% dos entrevistados, ficando atrás apenas do cartão de crédito.
Os principais motivos que tornam o Pix um queridinho dos brasileiros é:
Rapidez e praticidade;
Diminuição do contato físico com máquinas e pessoas;
Segurança da forma de pagamento.
Cada empresa pode registrar até 20 chaves PIX por conta de que seja titular, porém as chaves precisam ser diferentes entre si. O custo por operação é de aproximadamente R$0,01.
3. Cartão de crédito
O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado no Brasil para transações a prazo. Os usuários destacam que as maiores vantagens são: maior prazo para o pagamento, o parcelamento de compras e a praticidade.
Ou seja, o povo brasileiro possui um comportamento bastante presente: a prática do parcelamento. Essa é a preferência de grande parte da população, principalmente em transações com um ticket médio maior.
Para oferecer a opção de cartão de crédito e débito no seu e-commerce, você conta com as seguintes opções:
Opções disponíveis para os lojistas que buscam oferecer cartão de crédito ou débito como meio de pagamento.
4. Cartão de débito
O cartão de débito é a preferência de 65,9% da população e está em terceiro lugar entre os meios de pagamento mais comuns, de acordo com pesquisa do CNDL.
Por ser uma forma de pagamento mais imediata, a facilidade do controle de gastos é uma das vantagens que os usuários do cartão de débito relatam. A segurança e a praticidade também são parte da razão da escolha do método.
5. Carteiras Digitais
As carteiras digitais surgem como uma nova tendência no mundo dos meios de pagamento.
Elas são aplicativos que armazenam dados do seu cartão de crédito e/ou débito. Assim, permitem que você faça transações em lojas virtuais e físicas por meio do celular, smartwatch ou dispositivos móveis.
Exemplos como PayPal e Picpay vêm ganhando força no mercado brasileiro pelas condições que oferecem aos clientes. Ou seja, disponibilizar essa opção aos consumidores aumenta a seleção de meios de pagamento do seu e-commerce, flexibilizando e facilitando o processo de compra.
Qual é a melhor forma de pagamento?
Agora que você já está por dentro desse universo, a pergunta que não quer calar é: qual é a melhor forma de pagamento para o meu e-commerce?
Esse é um dos questionamentos mais comuns entre profissionais do e-commerce, mas a verdade é que não existe uma resposta definitiva. Isto é, não existe o melhor meio de pagamento em geral, mas sim, o melhor para o seu negócio.
Afinal, tudo dependerá de alguns fatores como:
Público-alvo: preferências de compra e padrões de consumo;
Tarifa por transação;
Taxa de Aprovação;
Prazo de liberação;
Chargeback garantido.
Para fazer uma escolha ainda mais assertiva, nós te ajudamos com informações adicionais que você deve procurar nos seus meios de pagamento e fornecedores.
Sistema Antifraude
Um dos cuidados essenciais na escolha dos meios de pagamento para seu e-commerce deve ser a segurança. Os dados do consumidor devem ser protegidos, assim como os do lojista.
Um sistema de antifraude e de criptografia de informações pode ser integrado à forma de pagamento escolhida ou contratado à parte. Isso vai depender das tarifas e encargos que fazem mais sentido para o seu E-commerce.
Verifique os selos de integridade e certificações de segurança da informação que o sistema te garante. Assim, você vai oferecer ao seu cliente a experiência mais segura e sem atrito possível.
Crie um relacionamento
A conclusão da compra deve ser um processo simples e confiável para o consumidor. Em contrapartida, os meios de pagamento devem oferecer boas condições aos lojistas de E-commerce.
Por isso, é muito importante contar com uma solução de métodos de pagamento que ofereça suporte confiável e efetivo. Além disso, crie um relacionamento com os parceiros, de forma que todos sejam motores de crescimento para o seu negócio.
Qual é a melhor solução para o seu e-commerce?
Agora você tem um panorama melhor sobre os meios de pagamento mais usados no e-commerce! Assim, já sabe quais características procurar num sistema de pagamentos e como aplicá-las ao seu negócio.
Então, agora é hora de colocar a mão na massa!
Você pode contar com a plataforma otimizada da Bis2Bis E-Commerce para aumentar sua conversão e implementar o sistema de pagamentos da sua escolha. Entre em contato com um de nossos especialistas e juntos vamos encontrar os melhores resultados para a sua loja virtual.
Formada em Jornalismo e apaixonada por comunicação. Você pode me encontrar lendo as últimas novidades ou escrevendo as próximas tendências. Vamos juntos!
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