Conheça as melhores estratégias de mídia paga no e-commerce

Galleger Ilhe | 23 de setembro de 2020

Pode demorar anos para sua empresa ter um bom número de vendas. E isso não tem, necessariamente, a ver com o seu formato de negócio, com seus produtos não serem de qualidade ou você não ser bom no que faz. Muitas vezes, a razão pela qual a sua loja virtual não está vendendo tem a ver com o pouco tráfego do seu e-commerce. Por isso, trabalhar com mídia paga no e-commerce pode te ajudar com isso e dar mais visibilidade para sua empresa.

A mídia paga no e-commerce nada mais é do que investir em anúncios pagos para serem exibidos para um determinado público. Isso faz com que seus consumidores conheçam a sua marca e, consequentemente, acessem seu site.

Mídia paga x ranqueamento orgânico

Em uma busca no Google, existem os conteúdos pagos e os não pagos. Os anúncios pagos ficam nos quatro primeiros resultados de uma pesquisa (com a palavra “Anúncio”, em negrito, antes do título). Os conteúdos que estão abaixo disso são os que o buscador considerou relevante para o usuário.

Existem estratégias de ranqueamento orgânico que otimizam esses buscadores para ranquear melhor esses conteúdos. Essa forma de captar seu cliente é muito boa e barata. Entretanto, realizar isso a curto prazo é muito difícil, pois seus resultados dependem de recorrência e otimizações constantes.

Em contraponto, a mídia paga é uma ótima forma de trazer tráfego para a sua loja virtual em um curto espaço de tempo. A mídia paga insere os anúncios onde o seu público está. Pode ser colocando um anúncio na primeira página do Google, em um banner de site ou em um post patrocinado nas redes sociais, mas vamos falar disso mais pra frente.

As duas estratégias (paga e orgânica) são bem diferentes, por isso, é bacana você testá-las na sua operação. Vale a pena testar se a mídia paga faz sentido para você. Porque ela é uma oportunidade incrível de trazer tráfego ao e-commerce. Veja outras vantagens:

  • Tem baixo tempo de retorno, ou seja, entrega resultados mais rapidamente
  • Possibilita segmentação específica para o público que você quer direcionar as ações
  • Tem alto alcance
  • Gera tráfego qualificado
  • Possibilita investimentos flexíveis

Estratégias mais usadas de mídia paga no e-commerce

Como disse acima, a mídia paga no e-commerce é uma chance do público conhecer sua marca. Sendo assim, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para ligar você ao seu consumidor, como Google Adwards (Ads), Facebook Ads e Instagram Ads.

Então, para utilizar essas plataformas de forma eficiente, existem as estratégias que baseiam toda a lógica da mídia paga, conheça as mais utilizadas:

Remarketing

O remarketing é uma das estratégias de mídia paga mais conhecidas. Em suma, a estratégia de remarketing consiste em apresentar novamente o seu produto ao consumidor. Existem muitos consumidores que entram no seu e-commerce, navegam pelas suas páginas, gostam dos produtos (muitas vezes até colocam no carrinho), mas aí desistem da compra e abandonam o checkout.

É aqui que o remarketing trabalha. Ou seja, uma vez que o cliente demonstra interesse por um produto do seu e-commerce, você cria uma ação que tenta captar novamente esse comprador.

O remarketing faz com que aqueles usuários que entraram no seu e-commerce e tiveram interesse na compra visualizem alguma forma de publicidade da sua loja (ou do produto que eles visualizaram), podendo ser um banner em algum site, um post patrocinado no feed dele ou na própria busca no Google. 

Anúncio de busca

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa no Google organicamente entrega autoridade e consolidação de mercado. Porém, é um trabalho a longo prazo, que demanda tempo e muito trabalho

Uma outra opção é divulgar seu e-commerce de forma não orgânica, ou seja, através dos anúncios de busca. Com essa forma de mídia paga no e-commerce, você consegue aparecer na primeira página do Google, bem embaixo da barra de pesquisa. Como na imagem seguinte:

O anúncio de busca é um formato de mídia para que mostra para o cliente a sua marca.
O anúncio de busca é um formato de mídia para que mostra para o cliente a sua marca.

Aparecer no momento certo para a pessoa certa: é essa a missão dos anúncios de busca. De acordo com a palavra-chave do seu anúncio, com o conteúdo e com o link de direcionamento, o Google pode te inserir na primeira página.

Quando você cria anúncios de busca no Google Ads, você consegue segmentar seu público de forma eficaz, definindo região e horários para veicular sua campanha. Dessa forma, com os anúncios de busca, você consegue ter todas as métricas e resultados das campanhas. Tudo isso para fazer com que seu e-commerce apareça em destaque no Google e, com isso, ganhe mais tráfego.

Rede de display

Essa rede de display possibilita que você anuncie sua loja virtual em sites e blogs do seu segmento. Assim, você pode escolher os contextos em que vai exibir seu anúncio. Segmentando o público, selecionando os canais e tornando a campanha muito mais eficiente. Alguns sites disponibilizam espaços para anúncio, como demonstrados na imagem abaixo. 

Outro formato de mídia paga no e-commerce é a rede de display, que utiliza sites do mesmo segmento para divulgar a sua loja virtual.
Outro formato de mídia paga no e-commerce é a rede de display, que utiliza sites do mesmo segmento para divulgar a sua loja virtual.

O bom desse formato de mídia paga é que ele é bem versátil. Você pode pagar por impressão do usuário ou até por clique do visitante. Além disso, você pode customizar o anúncio de maneira com que vá de acordo com a estratégia da sua loja.

Conclusão

Se você não tinha considerado investir em mídia paga no e-commerce: chegou a hora! Então, estude sobre essa estratégia aplicada à sua operação e veja sua loja virtual se destacando. Não menospreze o poder dos anúncios, porque a mídia paga pode trazer muitos benefícios para o e-commerce.

A compra em si é a junção de uma série de fatores que conduzem o consumidor (como atendimento, produto, qualidade, etc). Entretanto, a mídia paga  funciona como uma porta de entrada para a realização dessa compra. 

Tudo que você precisa saber para vender mais no e-commerce

Para destacar o seu e-commerce da concorrência, é preciso otimizar uma série de fatores. A mídia paga é um desses pontos que vão fazer a sua operação crescer e atingir sucesso no mercado. 

Mas evoluir na internet não é um trabalho que é realizado sozinho.

Por isso, escrevi uma série de artigos sobre “Como vender mais no e-commerce” em que explico passo a passo quais são essas estratégias. Este é o 6º artigo da série e toda semana escrevo um novo. Para acompanhar todos os artigos, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Vender mais no e-commerce


Tags: