Migração de dados: um processo cuidadoso na troca de plataforma

Galleger Ilhe | 19 de junho de 2019

Confira algumas dicas de como realizar esse processo de forma cuidadosa e com muita atenção

É comum alguns lojistas virtuais optarem pela troca de plataforma de e-commerce a partir do momento que o serviço começa a: apresentar instabilidade, baixa conversão, difícil interação com o consumidor e layout engessado. Ou seja, essa situação ocorre quando a plataforma não atende mais às necessidades fundamentais para um bom funcionamento do empreendimento, ocasionado, principalmente, pelo crescimento da empresa, pelas novas exigências do consumidor e atualizações do mercado online.

Os processos para a troca de plataforma são vários e envolvem, basicamente: escolha da nova plataforma, registro de domínio, migração de certificado de segurança; cuidados com SEO e o sistema de logística, testes, backup e a migração de dados, assunto principal desse texto.

A migração de dados corresponde a todas as informações dos produtos, clientes e pedidos, ou seja, todos os dados importantes do e-commerce que serão, na troca de plataforma, transferidos para o novo serviço contratado. Por serem dados extremamente importantes ao lojista, esse processo de migração necessita de muito cuidado e atenção.

Por essa razão, separamos nesse texto algumas atitudes cuidadosas de como realizar esse processo da melhor forma, sem a perda de dados. Continue a leitura e confira!

Saiba se você precisa trocar de plataforma de e-commerce

#1 Planejamento + definição das melhores estratégias

Qualquer atividade que precisa ser realizada requer um bom planejamento como base e direcionamento aos processos que serão realizados. Como a migração de dados é uma tarefa complexa, que necessita de um conhecimento profundo, é primordial planejar toda essa etapa de mudança, pois é uma ação que pode apresentar falhas.

Por isso, um bom planejamento deve conter todas as etapas a serem seguidas, as ferramentas que serão utilizadas e se haverá a ajuda de profissionais experientes. Além disso, é preciso definir, nesse momento, quais serão as estratégias aplicadas. É importante que essas estratégias sejam sólidas, analisando o cenário atual da plataforma, quais os requisitos e como serão executadas todas as tarefas. O principal objetivo das estratégias é entender por completo cada etapa do processo.

Basicamente, o planejamento e definição das estratégias devem responder os seguintes questionamentos:

  • Como será o escopo do processo de migração?
  • Como esse processo será executado? Quais estratégias serão utilizadas?
  • Quais serão as tecnologias e metodologias envolvidas no processo?
  • Quais são os riscos da migração?

#2 Documentação

Aliada à etapa acima, a documentação também é um processo indispensável na migração de dados. É nela que ficará detalhada, de forma bem clara, o que será ou não migrado, como ocorrerá, o motivo de escolher determinada estratégia, quais serão as condições, qual a razão da migração, quanto tempo levará todo o processo e quais são os principais riscos que poderão ocorrer. Caso haja dúvidas ou contestações, é a documentação que solucionará qualquer questionamento.

#3 Realização de testes

Testar, testar e testar! Essa etapa deve fazer parte de qualquer processo de mudança e, principalmente, na troca de plataforma e migração de dados. Por isso, é preciso testar todas as funcionalidades da nova plataforma escolhida antes de fazer a migração. E, após esse processo, testar novamente se todos os dados foram corretamente e se tudo está funcionando da melhor maneira. O principal objetivo dos testes é evitar futuros imprevistos que podem comprometer as ações e vendas do e-commerce.


#4 Backup

Antes da migração de dados, lembre-se de manter todas as informações salvas em um backup, mesmo após um tempo do processo já ter ocorrido. Escolha um espaço de confiança e mantenha os dados bem guardados, afinal, sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, por essa razão, é melhor você estar bem preparado, com todos os dados em mãos, caso haja erros ou instabilidade, não é mesmo? Você não vai querer correr esse risco!

Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Não sabe qual é a melhor plataforma para o seu e-commerce? O Diretor Comercial da Bis2Bis E-commerce pode te ajudar! Assista ao vídeo abaixo!

Veja também: Plataforma de e-commerce Gratuita. O Barato que custa Caro!


Tags:







Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Assine a newsletter da Bis
[wpforms id='7727']
Iniciar Conversa
1
Contato Comercial Bis2Bis
Olá,
Esse é um canal comercial da Bis2Bis Ecommerce.
Converse agora com nossa equipe de especialistas.