O que é e-commerce de nicho e como ele pode aumentar suas vendas

18 de agosto de 2020

Grandes marcas dominam o mercado. Por isso, conquistar espaço nesse ambiente competitivo é cada vez mais difícil. Provavelmente, a sua loja virtual não consegue entregar preços, tempo de entrega e benefícios tão bons quanto os dos grandes players. Isso acontece porque eles possuem processos de logística bem operados, estratégias de marketing assertivas, plataformas robustas, grande poder de negociação e, com isso, grande visibilidade.

Pode ser que o seu e-commerce ainda não tenha toda essa estrutura ou que não suporte toda essa operação. Por isso, o e-commerce de nicho é muito escolhido pelas pequenas e médias empresas e pode ser uma boa opção para a sua loja virtual.

Mas você sabe o que é e-commerce de nicho? Neste artigo, vamos entender um pouco melhor esse conceito e entender como um e-commerce de nicho pode aumentar suas vendas.

Antes de mais nada: o que é um “nicho de mercado”?

Um nicho de mercado é um recorte do mercado geral, ou seja, uma parcela menor do mercado que corresponde a um grupo de pessoas com interesses específicos.

O mercado geral é amplo, representando diversos gostos e hábitos dos consumidores e tenta alcançar a todos; já o nicho de mercado busca especificidade, suprindo as necessidades de modo focado e mais restrito.

O que é e-commerce de nicho?

O e-commerce de nicho foca em vender para os nichos de mercado. Ou seja, esse formato de venda direciona todos os seus produtos para um público característico, com necessidades específicas.

Seguindo tendências de mercado e buscando solucionar as necessidades de consumo que vão sendo criadas ao longo do tempo, o e-commerce de nicho atua em pequenas particularidades do consumidor e não tem como objetivo “vender para todo mundo”.

Muitos empreendedores têm medo de restringir seu público e isso diminuir as vendas. Mas, na verdade, o que acontece é o contrário. O e-commerce de nicho cria uma nova demanda entre pessoas que realmente querem o produto nichado e mostra a especialidade do seu e-commerce.

Além disso, os produtos são direcionados especificamente para públicos que estão dispostos a comprar o seu produto. Muitas vezes, o estilo de vida é o que motiva muitos clientes a chegarem até um e-commerce de nicho. Quando você oferece uma loja virtual especializada em algo que o cliente gosta e tem hábitos que demandam os seus produtos, ele passa a ser um comprador fiel, garantindo recorrência e marketing orgânico.

Outra coisa que pode acontecer é o consumidor ir até o seu e-commerce de nicho porque ele não conseguiu encontrar o que queria na produção tradicional. A partir disso, o cliente sabe que pode encontrar produtos especializados mais facilmente na próxima compra, garantindo, novamente, fidelização e marketing orgânico.

Teoria da cauda longa 

Chris Anderson, jornalista e autor do livro “A Cauda Longa”, desenvolveu o conceito de que lojas virtuais especializadas são mais rentáveis do que as lojas virtuais generalistas

Gráfico da teoria da Cauda Longa que ajuda a entender o que é e-commerce de nicho.
Gráfico da teoria da Cauda Longa que ajuda a entender o que é e-commerce de nicho.

Esse gráfico ilustra as diferenças entre mercado de massa X mercado de nicho. A parte em verde significa um alto volume de procura e menos quantidade de produtos sendo vendidos (mercado de massa), ou seja, poucos produtos disputam a atenção de muitos compradores. Já a parte em amarelo mostra o baixo volume de vendas e, com isso, menor concorrência; mas a grande quantidade de produtos sendo vendido ao longo da cauda (mercado de nicho).

Ou seja, para a empresa é mais rentável o mercado de nicho, porque o nível de concorrência é muito menor do que no mercado de massa. Além disso, as vendas acumuladas ao longo do tempo possibilitam um alto faturamento e ótimas possibilidades de lucro

Isso acontece porque, a partir do momento em que segmenta seu público, você cria um novo nicho de atuação e soluciona as necessidades específicas de um grupo de pessoas. Dessa forma, você vai aumentando a base de clientes devido ao nível de especialização do seu produto. 

Vantagens do e-commerce de nicho

O e-commerce de nicho é uma solução para vender mais no e-commerce e satisfazer as necessidades do cliente. Listei alguns dos benefícios do e-commerce de nicho para sua empresa:

  1. Maior fidelização, pois o público é restrito e tende a levar um estilo de vida condizente com o e-commerce, fazendo com que ele queira comprar de novo.
  2. Menor concorrência, já que os grandes players estão focados em outro mercado (o mais amplo).
  3. Maior contato com o público-alvo, pois você já conhece alguns interesses do cliente, possibilitando um melhor relacionamento.
  4. Senso de exclusividade dos clientes, pois ele está comprando em uma loja especializada no assunto.

Como encontrar um nicho de mercado

Todos os dias surgem novas necessidades dos consumidores. Existem alguns nichos de mercado que são atemporais, outros são tendências momentâneas que podem dar muito certo para o e-commerce de nicho.

Para definir um nicho de mercado, entenda primeiro qual o público-alvo que você quer atingir. Para isso, é importante que você  tenha uma visão geral do mercado e, a partir disso, crie segmentos específicos para definir:

  • as características dos produtos;
  • qual a necessidade que o seu produto soluciona;
  • os preços;
  • o posicionamento da marca;
  • as estratégias de marketing.

Analisando bem essas informações e aplicando estratégias de atração e conversão, criar um e-commerce de nicho pode ser o ponto-chave para lançar uma loja de sucesso ou aumentar o faturamento da sua marca.

Ideias de nichos de mercado para investir

Tendências podem se tornar bons investimentos para o e-commerce de nicho. Confira algumas boas ideias para o e-commerce de nicho: 

  • alimentos saudáveis;
  • roupas para pet;
  • bebidas alcoólicas;
  • moda fitness;
  • produtos para skincare (cuidados para a pele);
  • móveis para quarto;
  • artigos para viagem ao ar livre.

Restringir o público para aumentar as vendas

O e-commerce de nicho restringe o público-alvo, mas amplia sua visão para aumentar as vendas. Esse formato de venda trabalha em um terreno mais livre, com menos concorrência do que vendendo produtos diversos.

Muitas empreendedores quebram a cabeça aplicando esforços em vender vários produtos diferentes para gerar mais vendas, mas isso não acontece. Ou seja, o ditado “Caiu na rede é peixe!” nem sempre funciona no e-commerce (ou mesmo no varejo como um todo). 

A ideia de que a venda deve ser realizada a qualquer custo, na prática, caiu por terra. O mercado online está cada vez mais concorrido e destacar a sua loja virtual não é uma tarefa fácil. A solução para evidenciar a sua empresa pode ser investir no e-commerce de nicho.

Estude e entenda se isso faz sentido para você e para o seu negócio. Pois o e-commerce de nicho pode ser uma ótima oportunidade de sair do óbvio e investir no lugar certo.

Este artigo faz parte de uma série de textos que fiz pensando nas principais estratégias para vender mais no e-commerce. Se você quiser saber mais sobre esse assunto e as novidades do comércio eletrônico, não deixe de se inscrever na nossa newsletter. Mantenho sempre tudo atualizado por lá!

Quer saber mais sobre e-commerce de nicho?

Postei um vídeo sobre e-commerce de nicho no nosso canal do Youtube, em que complemento alguns pontos que trouxe neste artigo. Além disso, ainda mostrei dicas exclusivas sobre como atuar no ramo e apresentei vários exemplos práticos de como você pode aplicar a estratégia na sua operação. Assista ao vídeo:


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