O que é o Pix e qual sua importância para o E-commerce?

Galleger Ilhe | 12 de janeiro de 2021

A maioria das empresas já sabe o que é o Pix. Porém nem todo mundo entendeu de verdade a importância e o impacto que essa ferramenta vai ter. Então, no artigo de hoje, quero falar um pouco sobre o assunto, e já fica a dica: é melhor se preparar para disponibilizar o Pix o quanto antes!

O Pix é um novo método de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil. Lançado no final de 2020, a solução é muito inovadora e certamente vai crescer muito rapidamente, pois irá trazer vantagens expressivas tanto para empresas quanto para consumidores.

O que é o Pix?

Para entender melhor o que é o Pix, vamos saber o que o próprio Banco Central diz. A instituição criou uma página de perguntas e respostas muito interessante (que pode ser acessada clicando aqui). Segundo o BC:

“O Pix é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O Pix é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.”

Dizendo em outras palavras, o Pix é um novo método de pagamento, tal qual os cartões de crédito/débito ou os boletos, por exemplo.

A grande diferença aqui está na agilidade das transações e no custo. Vamos falar um pouco mais sobre isso!

Pagamento imediato e agilidade nos processos

O Pix é um método de pagamento instantâneo. Ao utilizar o meio, as transações financeiras irão ocorrer em no máximo 10 segundos. Na prática, isso significa que você vai poder automatizar diversos processos de forma muito mais ágil.

Um dos grandes problemas gerados pelos boletos, por exemplo, é que as transações requerem análises de risco muito complexas. Tudo isso para garantir a segurança do lojista e a agilidade para o cliente.

Porém, com o Pix, essa análise de riscos pode ser quase que descartada, pois os pagamentos serão feitos em tempo real. Assim, o tempo que, hoje, a empresa leva para confirmar o pagamento poderá ser drasticamente reduzido, e o processo de envio pode ser executado IMEDIATAMENTE após a venda.

Maior integração com Omnichannel

Isso vai facilitar, por exemplo, a implantação de um sistema Omnichannel mais integrado e automatizado. Será possível, por exemplo, criar PDVs (Pontos de Venda) que utilizem o Pix. Assim, o cliente pode usar esse sistema para executar todo o processo de compra.

O cliente poderá ver os produtos (fisicamente) e transformar o próprio celular em um checkout. Realizando o pagamento e levando o produto para casa de forma imediata, até mesmo sem auxílio de um vendedor.

E o impacto disso pode ser gigantesco. Por exemplo, algo ridiculamente comum no varejo físico é a utilização de caixas, ou seja, pontos específicos dentro das lojas que servem apenas para receber os pagamentos.

O Pix vai encurtar muito esse caminho, pois vai facilitar muito o pagamento. Com ele, o próprio cliente poderá escanear um QR Code e executar o pagamento do pedido sem auxílio. Ou mesmo que ele tenha o auxílio de um vendedor, o próprio vendedor pode efetuar a cobrança via Pix, receber a confirmação de pagamento instantaneamente e entregar o produto para o cliente.

Sem taxas de operadoras de crédito e banco (redução de custos)

Infelizmente, estamos acostumados a pagar taxas abusivas em muitas transações financeiras. Porém, o Pix vai impactar muito nesse ponto.

O Pix é 100% gratuito para pessoas físicas, então (muito provavelmente) vai substituir outros métodos de transação, como TEDs ou DOCs. Por ser menos oneroso, é possível que ele incentive a compra online, que conseguirá reduzir custos e ser ainda mais competitiva.

Os custos do Pix para as empresas ainda não estão tão claros. Entretanto, o BC acredita que serão bem menos onerosos do que outros métodos de pagamento. Assim, as empresas conseguirão ser mais competitivas devido a essa redução de custos.

Muitas empresas já incluem os custos de transações financeiras na composição de preços de seus produtos, que agora poderão ser retirados da equação, reduzindo os custos e agilizando processos.

O que é o Pix? Uma evolução muito importante!

Todos sabemos que ainda há muita burocracia e lentidão no sistema financeiro do Brasil (e não só no financeiro). Isso é muito ruim para o país e dificulta muito a vida do empresário e do consumidor.

O Pix será uma grande revolução. As empresas que souberem aproveitar essa ferramenta poderão melhorar a experiência de seus clientes de formas inimagináveis, aumentando suas vendas, seu faturamento e fidelizando ainda mais o seu público. Tudo isso reduzindo custos e agilizando processos!

Em síntese, o Pix é uma forma de você receber mais rápido e com menos custos, ou seja, tudo que um bom e-commerce precisa para crescer! Nós aqui da Bis2Bis E-commerce já estamos nos adequando para disponibilizar o Pix para nossos clientes. E minha sugestão é que você corra atrás disso e adapte o Pix na sua operação agora mesmo!

Obs: também fiz um vídeo falando sobre como o Pix vai mudar o e-commerce. Dê uma olhada e me conta o que achou:


Tags: