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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / O que vender no Dia da Mulher: como faturar ainda mais com essa data
Antes de entender o que vender no Dia da Mulher, precisamos entender o que a data representa.
Comemorado no mundo inteiro no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 1975, como uma forma de refletir a importância das mulheres e seu papel na sociedade e, porque não, presentear também!
Neste artigo vamos dar dicas de como preparar sua Loja e entender o que vender no Dia da Mulher, inclusive quais produtos escolher e a melhor forma de fazer seu planejamento para aumentar as vendas!
De acordo com uma pesquisa da Linx, em 2022, 80% das compras eram feitas por mulheres no Brasil.
E nos EUA, um cenário bem parecido, no qual as mulheres são responsáveis por até 80% da decisão de compra de bens de consumo.
Essa data é necessária para refletir sobre a importância da igualdade de gênero, das mulheres também como agentes de mudança e de como sua participação é necessária para a sociedade.
Não só mais igualitária, como diversa e com mais representatividade.
A origem do Dia Internacional da Mulher é do início do século XX, quando mulheres trabalhadoras começaram a organizar movimentos sociais para lutar por seus direitos.
E uma greve de trabalhadoras do setor de vestuário nos Estados Unidos foi o início de uma série de protestos em todo o mundo.
Alguns anos depois, se organizou o primeiro Dia Internacional da Mulher e em 1975, a ONU declarou o Dia Internacional da Mulher como uma data oficial.
Assim como outras datas comemorativas importantes, é ideal que você organize seu estoque com produtos que podem ser vendidos nessas datas, faça um planejamento de divulgação e mensure os resultados.
Essa data não é apenas para presentear outras mulheres, mas também para se presentear.
Então capriche na linguagem, na imagem que você quer passar para conquistar suas possíveis clientes e no que vender no Dia da Mulher.
Conhecer seu público alvo é um passo importante para acertar na forma de comunicar e do tipo de imagem que quer passar.
Caso queira impactar um novo público, não deixe de estudar o comportamento, como o que consome ou o que gostam.
Partindo desse ponto, escolha seus produtos e prepare seu estoque.
Primeiro escolha o que vender no Dia da Mulher, para que não haja ruptura em seu estoque próximo da data. Caso seja necessário, compre mais produtos e garanta que não falte para não quebrar a expectativa do seu cliente.
Outro ponto importante é verificar se os meios de pagamento da sua Loja Virtual estão funcionando corretamente, já que uma experiência ruim no carrinho pode danificar toda jornada de compra desse cliente.
Então será importante consultar sua plataforma de E-commerce para entender quais são as soluções disponíveis em sua Loja Virtual.
Aqui na Bis2Bis, as Lojas Online integram com as mais diversas formas de pagamento.
Aliás, seus serviços de logística também precisam estar funcionando em conformidade, para que o comprador não receba seu presente depois da data.
Além disso, verifique se será possível trabalhar algum tipo de promoção ou desconto em cima dos valores de seus produtos. Isso ajudará a entender o que vender no Dia da Mulher
Escolha quais estratégias serão usadas para realizar a divulgação das ações, como anúncios pagos nas redes sociais ou nas pesquisas Google.
Até mesmo contratos com influenciadores podem contribuir para a campanha, mas lembre-se de escolher profissionais que se identificam com seu público.
Definindo o que vender no Dia da Mulher, verifique se haverá necessidade de orçamento ou não, elaboração de artes e até data de início e término nas promoções.
Lembre-se que as divulgações não devem ser apenas focadas em impulsionar as vendas, mas também devem respeitar a essência da data e não desrespeitar possíveis clientes.
Usar imagens que passem diversidade vai ajudar outras usuárias a se identificarem com sua marca.
Faça mudanças visuais na sua Loja Virtual, como alterar os banners e programar vitrines com os produtos escolhidos para a data.
Criar uma categoria especial, com todos os produtos que você quer vender também vai chamar a atenção de seus clientes e dar algumas ideias para o Dia da Mulher.
Utilize também estratégias de e-mail marketing para resgatar compradores que esqueceram algum produto no carrinho ou que há tempos não visitam sua Loja Virtual, podendo assim, converter mais clientes.
Faça o acompanhamento das campanhas e das divulgações que foram realizadas. Métricas como engajamento nas redes sociais, alcance e retorno nas publicações.
E na sua Loja Virtual, use métricas como tráfego no site, taxas de conversão, volume de vendas e ticket médio para saber se suas ações foram efetivas.
Colete feedback dos clientes para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado.
Se seu cliente precisar, tenha um atendimento ao cliente eficiente, que atenda as demandas e possíveis problemas do seu consumidor.
💡 Leia também: Redes Sociais para Loja Virtual: como escolher a MELHOR?
Não se limite a flores e chocolates, os produtos que podem ser vendidos no Dia Internacional da Mulher são muitos e praticamente todos os nichos de E-commerce podem aproveitar esse dia!
Quando for pensar no que vender no Dia da Mulher, lembre-se de evitar estereótipos e clichês, como que elas são apenas cuidadoras ou que são responsáveis pela beleza.
Para isso, promova também produtos que celebrem as conquistas das mulheres e incentivem a igualdade de gênero.
Algumas mulheres adoram ganhar roupas e acessórios e se sua Loja Virtual está neste nicho, com certeza pode investir na divulgação desses produtos.
Aproveite para fazer kits com produtos que combinam entre si, dar um desconto especial e aproveitar o famoso “Compre Junto”, no qual o cliente adiciona o produto que ele quer ao escolhido e tem um preço melhor se comprado os itens separados.
Invista sempre nas vitrines para mostrar mais produtos, assim seu cliente terá opções para escolher e será motivado a explorar mais sua Loja Virtual.
💡 Leia também: Produtos relacionados: como usar a estratégia para aumentar as vendas no E-commerce
Mulheres também consomem bebidas alcoólicas! Se em sua Loja Virtual você vende esse tipo de produto, faça deles presentes especiais como uma cesta ou caixa com bebidas especiais e alguns petiscos.
Alimentos como castanhas, chocolates, salgadinhos artesanais vão super bem com vinhos, cervejas e pingas artesanais.
E ainda nesse nicho, temos as opções de bebidas não alcoólicas como chás e cafés. Apostar nessas opções pode agradar muitos clientes e é uma ideia para o Dia da Mulher.
Então invista em embalagens de presente direto no seu carrinho, dessa forma, seu cliente irá receber o produto pronto para dar de presente.
Nestes casos, optar por uma linguagem até mais refinada, de pessoas que vão degustar o seu produto pode funcionar.
Um nicho bem popular entre as mulheres e muitas vezes é uma ótima opção de presente.
Optar por fazer kits com produtos que combinam entre si vai valorizar ainda mais seus produtos e é mais uma opção do que vender no Dia da Mulher.
Explore as possibilidades que seus produtos oferecem, trabalhar com momentos que podem ser aproveitados pode ser uma boa ideia, como “momento de relaxar” e fazer um kit com produtos que têm esse objetivo, ou ainda “momento de se cuidar”, e assim por diante.
Passar a comunicação de se auto presentear com produtos que acolhem, desde relaxar até se energizar por um dia corrido, com certeza muitas mulheres vão se identificar.
Muitas mulheres praticam esportes e sua Loja Virtual pode aproveitar essa personalidade. Roupas de ginástica, pilates, dança, ciclismo, trilha…
Essa opção pode ser a opção perfeita do que vender no Dia da Mulher para aquelas mulheres que sempre estão realizando alguma atividade física.
Aqui, você, lojista, pode passar uma imagem na sua Loja Virtual de uma mulher empoderada, que pode praticar qualquer esporte e superar qualquer desafio.
Trabalhar com as vitrines é uma ótima opção para que o cliente possa criar seu próprio conjunto e navegar pelas opções.
Para quem ama livros, não precisa de um dia especial para comprar ou dar de presente, mas para essa data, procure divulgar livros escritos por mulheres, sejam elas brasileiras ou de outros países.
Aposte tanto na diversidade de países, gênero do livro e de tipo de escrita na hora de escolher o que vender no Dia da Mulher.
Você pode fazer uma categoria com livros escritos por mulheres e aposte no filtro da sua Loja Virtual para que seu cliente encontre o que deseja, como gênero do livro, se é terror ou ficção, no tipo de escrita, se é poema ou contos, nacionalidade das autoras, enfim.
Já foram os favoritos das últimas Black Friday, esse tipo de produto agrada praticamente todo mundo.
Mas não foque somente em produtos voltados para o cuidado doméstico e estético, até porque, há mulheres gamers, cinéfilas, tecnológicas…
Fazer combinações de produtos também funciona neste nicho, como comprar um fone de ouvido junto com o celular, por exemplo.
Então, para as jogadoras, um kit de acessórios gamer pode ser uma oportunidade para vender mais no Dia da Mulher.
E caso você queira migrar da sua plataforma de E-commerce ou criar uma Loja Virtual do zero, clique no banner abaixo e fale conosco!
Temos um time de especialistas prontos para conversar com você e entender o que você quer para seu negócio.