Plataforma de E-commerce: quais requisitos minha loja precisa ter?

Galleger Ilhe | 10 de agosto de 2023

A escolha da Plataforma de E-commerce é um dos aspectos fundamentais a ser considerado para criar uma Loja Virtual de sucesso.

Entretanto, diante de tantas opções no mercado, é vital entender as necessidades da sua empresa para encontrar a alternativa que se alinha perfeitamente com elas.

E o primeiro passo para saber como escolher a melhor Plataforma de E-commerce é conhecer os requisitos básicos, desejáveis e personalizados que a sua Loja Virtual pode ter.

Afinal, saber isso vai impactar diretamente na sua escolha. Então, continue lendo este artigo com os aspectos essenciais que você deve considerar ao escolher uma plataforma para vender de forma eficiente na internet.

O que é uma Plataforma de E-commerce?

Uma Plataforma de E-commerce é um tipo de software que permite às empresas criar, gerir e operacionalizar uma Loja Online. 

Estas plataformas oferecem a infraestrutura necessária para conduzir vendas de negócios para consumidores (B2C) ou de negócios para negócios (B2B) através da internet.

Uma plataforma de e-commerce típica oferece funcionalidades como:

  • Criação e gestão de listas de produtos;
  • Carrinho de compras e checkout;
  • Processamento de pagamentos;
  • Gestão de pedidos e inventário;
  • Otimização para SEO;
  • Integrações com outros sistemas.

Qual é a melhor Plataforma de E-commerce?

Muitos empreendedores virtuais se perguntam “Qual é a melhor Plataforma de E-commerce?”, mas a resposta não é tão simples. 

Isso porque ela depende de vários fatores, como o tipo de produto ou serviço que se quer vender, o público-alvo, o orçamento disponível, as funcionalidades desejadas, a maturidade do seu negócio, entre outros. 

Por isso, antes de escolher uma Plataforma de E-commerce, é importante pesquisar bem as opções disponíveis no mercado e comparar os prós e contras de cada uma.

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração no momento da escolha, como custo, escalabilidade, layout, suporte, segurança e personalização.

Confira abaixo uma lista de funcionalidades que sua Plataforma de E-commerce precisa oferecer para apoiar o aumento das suas vendas online.

Requisitos básicos da Plataforma de E-commerce

Cada Plataforma de E-commerce tem uma gama de funcionalidades.

No entanto, existem requisitos básicos que são fundamentais para garantir a viabilidade e a eficiência da sua Loja Online.

Pela nossa experiência aqui na Bis2Bis, essas funcionalidades são a base para conseguir crescer e ter sucesso online.

1. Segurança

Todos os consumidores querem assegurar a sua segurança ao comprar em um E-commerce. O preço pode ser ótimo e o design lindo, mas um certificado de segurança é o fator que o tranquiliza para realmente concluir o pedido pela internet.

Então, certifique-se de que sua plataforma de E-commerce suporte protocolos de segurança robustos, como HTTPS/SSL e conte com criptografia de dados.

Além disso, verifique se ela é compatível com servidores dedicados de empresas confiáveis, como a Huawei ou a Amazon, proporcionando uma experiência de compra segura e tranquila para seus clientes.

2. Indexação no Google

A indexação do seu E-commerce nos motores de busca faz uma grande diferença nos resultados online. Por isso, uma Plataforma de E-commerce eficaz deve ter recursos de SEO (Search Engine Optimization) potentes e integrados nativamente à sua Loja Virtual.

Na prática, isso significa que ela permite a configuração e implementação de técnicas de ranqueamento orgânico nas páginas do E-commerce.

Além disso, é importante otimizar todos os textos das páginas e das imagens.

Isso ajudará a melhorar a visibilidade do seu E-commerce nos motores de busca, atraindo mais tráfego orgânico.

3. Usabilidade

A usabilidade é um dos fatores mais importantes para a retenção de visitantes. 

Uma plataforma de E-commerce eficaz deve oferecer navegação intuitiva e estruturada, permitindo que os usuários encontrem facilmente os produtos que procuram. 

Opções claras de seleção, ferramentas de zoom, descrição detalhada também fazem parte desse pacote da usabilidade, que facilita a vida do usuário e incentiva a compra.

Além disso, com o crescente uso de smartphones para compras online, é fundamental que sua plataforma desenvolva um layout mobile first

Ou seja, uma estrutura de banners, produtos e elementos desenhados especificamente para o tamanho de tela de dispositivos móveis.

4. Checkout otimizado

O checkout otimizado é uma questão primordial que deve ser olhada com atenção ao escolher sua Plataforma de E-commerce.

Um sistema inteligente é aquele que reduz o número de etapas, campos e cliques necessários para concluir a compra.

Ele também oferece opções de pagamento variadas, flexíveis e confiáveis. Além de mostrar informações claras e transparentes sobre o valor do frete, o prazo de entrega e a política de trocas e devoluções.

checkout-simplificado
Apresentar todas as informações em uma só página incentiva a conversão.

Com o checkout otimizado, as compras são realizadas em uma única página e com poucos cliques. Isto é, melhora sua taxa de conversão ao mesmo tempo em que ajuda a construir a confiança do cliente no seu E-commerce.

5. Suporte constante

Busque uma Plataforma de E-commerce que te dê suporte 24/7. Ou seja, que esteja disponível para você o tempo todo.

Isso porque é crucial contar com um bom atendimento para lidar com quaisquer desafios que possam surgir.

Então, uma plataforma confiável deve oferecer suporte constante e rápido, ajudando você a solucionar problemas e aprimorar a experiência do cliente.

Este ponto é muito importante para que você desenvolva uma relação amigável com a empresa contratada. Assim ambos evoluem em conjunto.

6. Integrações

Para que o seu E-commerce tenha alta performance em todos processos, você precisa de um especialista para cada área da sua operação.

Assim, uma Plataforma de E-commerce eficiente deve permitir integrações eficazes com várias ferramentas e serviços.

Essas são algumas das integrações básicas que você tem que ter na sua loja:

Ou seja, você vai precisar do apoio da sua Plataforma de E-commerce. Pois é ela que vai permitir a integração desses sistema, que são fundamentais para garantir eficiência em todos os processos.

Requisitos desejáveis da Plataforma de E-commerce

Além dos requisitos básicos, existem funcionalidades desejáveis, que podem abrir portas e garantir um melhor desempenho da sua loja no mundo virtual.

1. Customização

Uma Plataforma de E-commerce realmente flexível deve permitir a personalização, adaptando-se às necessidades do seu negócio e do seu nicho de mercado. 

Isso significa que você pode personalizar a aparência, o layout e as funcionalidades da sua loja virtual para se adequar às preferências e expectativas dos seus clientes.

De acordo com o segmento do seu e-commerce, várias alternativas são possíveis. 

Por isso, é importante que você adeque seu E-commerce ao seu tipo de mercado e ao seu consumidor. Isto é, personalizar vitrine, menu, categorias e produtos.

Mas para isso acontecer, a sua plataforma de e-commerce precisa ser passível de customização. Ou seja, ter possibilidade de adaptar o código de acordo com a criação de um layout ou design personalizado para o seu E-commerce.

2. Tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento da página é crucial para manter os usuários no seu site. 

Plataformas de E-commerce eficientes devem proporcionar uma experiência de navegação rápida e otimizada, mantendo os usuários engajados e incentivando-os a finalizar suas compras.

Relatórios como o Core Web Vitals do Google e similares são muito importantes para analisar as taxas de carregamento assim como as potenciais melhorias a serem feitas.

3. Gestão centralizada e facilitada

À medida que seu negócio cresce, gerenciar todas as operações pode se tornar um desafio. 

Uma Plataforma de E-commerce eficaz deve permitir a gestão centralizada de todas as operações da loja virtual, preferencialmente num só painel administrativo. 

Dessa forma, você conseguirá medir seus resultados e gerenciar a operação de forma mais eficiente e menos submetida a erros e retrabalhos.

Requisitos Personalizados da Plataforma de E-commerce

Os requisitos personalizados são funcionalidades que você vai descobrir ao longo do processo de evolução do seu negócio. Pois são aqueles que você cria pensando nas particularidades da sua operação, que vão inovar e ser disruptivos no mercado.

Alguns exemplos de recursos personalizados criados para necessidades específicas são:

  • Lista de presentes
  • Pagamento Transparente
  • Pagamento com dois cartões
  • Clube de fidelidade

💡 Leia Mais: Mais funcionalidades de E-commerce que garantem mais vendas!

A Plataforma de E-commerce deve guiar o seu objetivo

A escolha da Plataforma de E-commerce é um passo crucial na jornada de qualquer negócio online. A decisão deve ser informada, considerando todos os fatores relevantes para o seu negócio e as demandas dos seus clientes. 

Fique de olho nas Tendências do Mercado

O mundo do varejo virtual está sempre evoluindo, com novas tecnologias e tendências surgindo constantemente. 

Esteja atento a essas mudanças e considere como elas podem ser aplicadas ao seu negócio. 

Por exemplo, o uso crescente de inteligência artificial, chatbots e realidade aumentada no e-commerce são tendências que você pode considerar ao escolher uma Plataforma de E-commerce

💡 Leia Mais: 9 tendências do E-commerce para 2023

Considere o Crescimento Futuro

Quando você está apenas começando, pode ser tentador escolher a plataforma mais simples e barata. 

No entanto, é importante considerar o crescimento futuro do seu negócio. Certifique-se de que a plataforma que você escolher possa acomodar essa evolução, permitindo a expansão e o aumento das funcionalidades conforme necessário.

Como escolher uma Plataforma de E-commerce?

A resposta para essa pergunta requer a análise de diversos critérios que pontuamos neste artigo. 

Então, você deve levar em conta todos esses fatores no momento de decidir qual a Plataforma de E-commerce do seu negócio.

Mas é muito importante também que, antes de realizar essa escolha, você defina aonde você quer chegar; qual é o seu objetivo com a criação da sua loja virtual; qual o investimento a ser feito; e qual a sua maturidade e autoridade de mercado.

Respondendo a isso, você conseguirá escolher a plataforma ideal para o seu negócio e que esteja alinhada aos seus objetivos.

Se você quer entender mais sobre os requisitos e funcionalidades que a Bis2Bis oferece a todos os seus clientes, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como você pode começar a vender mais ainda em 2023!


Tags: