Plataforma de e-commerce: quais requisitos minha loja precisa ter?

5 de janeiro de 2021

Criar uma loja virtual de sucesso depende de vários fatores. Escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu modelo de negócio é um desses fatores e é decisivo para fazer com que seu negócio voe longe (ou nunca saia do lugar!).

Entretanto, diante de tantas opções de mercado, você deve se atentar na plataforma de e-commerce que realmente faz sentido para você. E existem diversos fatores que devem ser levados em conta no momento da escolha, como custo, agilidade, layout, suporte, segurança e personalização.

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe quais os requisitos básicos, os requisitos desejáveis e os requisitos personalizados que sua loja virtual tem que ter? Afinal, saber isso vai impactar diretamente na sua escolha. Sem saber o que você precisa, não é possível escolher. Trouxe abaixo uma lista de funcionalidades que sua plataforma de e-commerce pode precisar para vender de forma eficiente na internet.

Requisitos básicos da plataforma de e-commerce

São muitas as opções de plataforma de e-commerce espalhadas por aí. Entretanto, existem alguns requisitos básicos que muitas empresas não oferecem para seus clientes. E esse é o principal motivo pelo qual se tem tanta decepção de muitas lojas ao contratar uma plataforma.

É claro que tudo depende do seu nicho e do seu modelo de negócio. Mas, sinceramente, pelo que pude ver até hoje com as antigas experiências dos clientes da plataforma de e-commerce Bis2Bis, foram muito poucos os lojistas que conseguiram atingir algum crescimento sem os requisitos básicos. Listei abaixo alguns requisitos praticamente “obrigatórios” para você ter sucesso online. 

Segurança

Todos os consumidores (sem tirar nem pôr) estão preocupados com a segurança ao realizar uma compra em um e-commerce. O preço pode ser ótimo e o design lindo, mas sem um certificado de segurança, o consumidor vai repensar algumas vezes antes de realizar a compra.

Cada vez mais os consumidores exigem segurança. Por isso, é muito importante que sua plataforma de e-commerce possua suporte para HTTPS/SSL. Além disso, verifique também se ela é compatível com servidores dedicados (como a Amazon).

Indexação no Google

O SEO faz uma grande diferença nos resultados online. Os recursos de SEO que a sua plataforma de e-commerce integra vão definir a sua indexação no Google. Ou seja, colocar a sua empresa nas primeiras colocações nas buscas.

Para isso, é fundamental que a sua plataforma de e-commerce tenha o SEO otimizável. Na prática, isso significa que a plataforma permita a configuração de técnicas de SEO nas páginas do site. 

Além disso, é claro, é importante otimizar todos os textos das páginas com técnicas de SEO. Assim, com os textos e páginas otimizadas, o e-commerce tem muito mais chance de ranquear organicamente.

Usabilidade (navegação estruturada e responsiva)

Quando um cliente navega na sua loja virtual, tudo deve ser claro e objetivo. O usuário deve conseguir encontrar de forma fácil a categoria, a busca e os produtos que deseja. Opções claras de seleção, ferramentas de zoom, descrição detalhada também fazem parte desse pacote da usabilidade, que facilita a vida do usuário e incentiva a compra.

Além disso, já falei inúmeras vezes aqui o quão importante é a responsividade no e-commerce. Uma grande parte dos consumidores realiza suas compras online por smartphones. Por isso, é muito importante que a sua plataforma de e-commerce consiga adaptar o layout da loja para dispositivos móveis. Ou, se a sua demanda de acessos for maior por esse meio, você pode até criar um layout específico para esses dispositivos, pensando no mobile first.

Aqui na Bis2Bis E-commerce, uma das lojas virtuais que desenvolvemos e que deu muito resultado foi a Livrarias Família Cristã, uma livraria que foi toda pensada na usabilidade e na experiência do cliente. E isso cooperou para que eles atingissem uma alta taxa de conversão e crescimento no faturamento. 

Checkout otimizado

O checkout demorado é um dos fatores que influencia na desistência de compra dos consumidores. Por isso, o checkout otimizado é uma questão primordial que deve ser olhada com atenção ao desenvolver sua loja virtual. 

Com o checkout otimizado, as compras são realizadas em uma única página e com poucos cliques. Isto é, facilita a vida do consumidor e ele acaba depositando mais confiança na sua loja virtual.

Suporte constante

Busque uma plataforma de e-commerce que te dê suporte 24/7. Ou seja, que esteja disponível para você o tempo todo. Desta forma, sempre que você precise de qualquer tipo de ajuda, a empresa vai estar disponível para te ajudar. 

Este ponto é muito importante para que você desenvolva uma relação com a empresa contratada. É bacana que você, lojista, e a plataforma de e-commerce estejam em sintonia. Para, assim, o suporte e atendimento possa evoluir junto com a sua loja virtual. 

É legal também que você mantenha um bom relacionamento com essa empresa, pois, sempre que você quiser inovar no layout, criar campanhas de grandes acessos, precisar de uma ajuda, a empresa de plataforma de e-commerce que tem um suporte constante vai te ajudar. 

Também é importante que haja suporte específico para a sua plataforma. A Bis2Bis, por exemplo, é uma empresa que tem mais de 170 funcionários que estão atentos a cada operação dos clientes. Além disso, existe uma equipe responsável apenas para atender e dar suporte em todos os momentos aos clientes.

Integrações

Para que o seu e-commerce tenha alta performance em todos processos, você precisa de um especialista para cada área da sua operação. Vou listar aqui algumas das integrações básicas que você tem que ter na sua loja:

Ou seja, você vai precisar do apoio da sua plataforma de e-commerce. Pois é ela que vai permitir (ou não) a integração desses sistemas. As integrações são fundamentais para garantir eficiência em todos os processos do e-commerce.

Requisitos desejáveis da plataforma de e-commerce

Além desses requisitos básicos, existem as funcionalidades desejáveis, que são aquelas que podem abrir portas e garantir um melhor desempenho da sua loja no mundo virtual. Alguns dos que pensei são:

Customização

Aqui já estamos falando de possibilidades mais avançadas da sua loja virtual, mas que prometem um resultado muito melhor do que de quando você tem apenas os requisitos básicos da plataforma de e-commerce.

De acordo com o nicho do seu e-commerce, várias alternativas são possíveis. Por isso, é importante que você adeque a loja virtual ao seu tipo de mercado e ao seu consumidor. Isto é, personalizar vitrine, menu, categorias e produtos.

Mas para isso acontecer, a sua plataforma de e-commerce precisa ser passível de customização. Ou seja, ter possibilidade de adaptar o código de acordo com a criação de um sistema personalizado para o seu e-commerce.

Tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento da página é muito importante para manter o usuário no seu site. Estudos realizados pelo Google e a Microsoft revelam que o tempo de carregamento impacta muito na experiência do usuário. Conforme o tempo vai aumentando, a taxa de rejeição tende a aumentar, reduzindo também o ranqueamento. 

Por isso, é importante que a sua plataforma de e-commerce facilite a navegação do usuário, tornando ela o mais otimizada e objetiva possível. Assim, o consumidor vai entrar na sua loja virtual com o “pé direito”.

Gestão centralizada e facilitada

Gerenciar pedidos, cadastrar produtos e controlar todas as operações da loja virtual se torna um “parto” quando pensamos em um negócio em crescimento. A curto prazo conseguimos dar conta de todos os processos. Entretanto, é bem provável que, com o crescimento da empresa, se torne inviável gerenciar tudo de forma segmentada.

Por isso, ao contratar uma plataforma de e-commerce, pense em uma opção em que você  possa controlar tudo de forma centralizada, de preferência pelo painel administrativo. Dessa forma, você conseguirá medir seus resultados e gerenciar a operação de forma mais eficiente e menos submetida a erros e retrabalhos.

Requisitos Personalizados da plataforma de e-commerce

Aqui já entramos no tópico em que vou te dar alguns insights, mas não tem como você levar ao pé da letra. A missão agora é com você. Para saber aplicar as ideias ao modelo do seu negócio.

Os requisitos personalizados são funcionalidades que você vai descobrir ao longo do processo de evolução do seu negócio. Se você me pedir uma dica, vou te confessar que esses requisitos personalizados não são para qualquer um.

Pode ser que a sua loja virtual ainda não seja madura o suficiente para investir nesses recursos. Mas uma coisa é certa: eles fazem MUITA diferença nos seus resultados. Por isso, neste momento, você precisa avaliar o que o seu e-commerce ainda precisa melhorar para oferecer aquele 100% de satisfação ao seu cliente.

E é nisso que você vai trabalhar. Os recursos personalizados são aqueles que você cria pensando nas particularidades do seu negócio, que vão inovar e ser disruptivos no mercado. Alguns exemplos de recursos personalizadas criadas para necessidades específicas são:

  • Lista de presentes
  • Pagamento Transparente
  • Pagamento com dois cartões
  • Clube fidelidade

A plataforma de e-commerce deve guiar o seu objetivo

É fato que essa não é uma decisão fácil. Você deve levar em conta todos esses fatores no momento de decidir qual a plataforma de e-commerce do seu negócio.

Mas é muito importante também que, antes de realizar essa escolha, você defina aonde você quer chegar: qual é o seu objetivo com a criação da sua loja virtual; qual o investimento que você pode arcar com isso; qual o tempo que você pretende começar a obter retorno; e qual a sua maturidade e autoridade de mercado.

Respondendo a isso, você conseguirá escolher a plataforma ideal para o seu negócio e que vá de acordo com os seus objetivos.

Se você quiser a ajuda de um especialista em plataforma de e-commerce, pode clicar aqui e falar com um de nossos consultores. Vamos te ajudar nessa escolha para você ver quais desses recursos são realmente fundamentais para sua operação.

Tudo que você precisa saber para vender mais no e-commerce

A plataforma de e-commerce é um dos pontos que dá estrutura para seu negócio prosperar no mercado. Mas ela não funciona sozinha. Existe uma série de fatores que podem unir forças e multiplicar as vendas no e-commerce.

Pensando nisso, escrevi uma série de artigos com todas essas etapas para impulsionar o sucesso do seu negócio. Inscreva-se na nossa newsletter para receber os artigos semanalmente ou clique no botão abaixo e confira tudo o que já tem publicado aqui no blog sobre “Como vender mais no e-commerce”:

 

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