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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Pós-venda: como aplicá-lo de forma eficaz no e-commerce
Em um e-commerce, o pós-venda não é apenas um momento para solucionar os problemas que os clientes possam ter, mas também é uma forma de estreitar o relacionamento com o mesmo. É com o pós-venda que a loja virtual poderá demonstrar a sua preocupação com o cliente, pois o foco é e sempre será ele. Assim, é fundamental dar uma atenção especial no serviço e na experiência de compra, para com isso, aumentar a taxa de recompra da loja virtual.
Contudo, surge aquela dúvida: Como é possível aplicar o pós-venda no e-commerce de forma eficaz, proporcionando uma ótima experiência ao consumidor? Bom, existem algumas medidas que podem ser tomadas, que são capazes de tornar esse processo excelente. Confira!
Não utilize o e-mail transacional apenas para confirmar um pedido, já que possuem uma ótima taxa de abertura. Vá além e agradeça o cliente, mostrando o tanto que ficou feliz por ele ter escolhido o seu empreendimento online para realizar a compra. Essa é uma excelente oportunidade para se aproximar dele.
Enviar uma pesquisa de satisfação e opinião também é uma ótima alternativa. Assim, é possível mostrar que a empresa se preocupa com a opinião do cliente e que está disposta a receber críticas e sugestões.
Em todo o processo de entrega, dê toda atenção ao cliente. Atualize-o de todas as etapas do produto até chegar ao destino final. Assim, o consumidor se sente mais seguro e sua expectativa é amenizada. Mandar SMS ao consumidor é uma excelente alternativa, viu?!
Oferecer descontos ou brindes de acordo com o gosto do cliente, é uma excelente alternativa para chamar a atenção, incentivando-o a retornar ao e-commerce. O cliente, com toda certeza ficará muito satisfeito e se sentirá especial.
Se acontecer algum problema com a compra do cliente, se antecipe e relate o que está acontecendo. Não espere o mesmo reclamar! Isso mostra a preocupação da empresa em oferecer uma boa experiência e em solucionar o problema com agilidade. Além disso, deixe bem claro todas as políticas da empresa, para o consumidor estar ciente de quais procedimentos seguir em caso de devolução, por exemplo.
Proporcione ao cliente diversas formas para entrar em contato com a empresa, seja por chat online, redes sociais ou WhatsApp. É importante que o atendimento seja atencioso e de qualidade em todos os canais de comunicação disponíveis.
Busque treinar todos os funcionários do e-commerce para oferecer aos clientes um atendimento de qualidade. É fundamental ainda, que todos estejam preparados para que os problemas sejam solucionados com atenção e agilidade.
Como está o pós-venda do seu e-commerce? Conte para a gente nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.