Quando começa a Black Friday nas Lojas Online?Qual a diferença...
R$ 3.4
+ 4.000
Lojas Lançadas
+ 16 anos
de mercado
+ 70 mil
Transações diárias
Números que contam nossa história
construída pelo sucesso de cada cliente.
Quando começa a Black Friday nas Lojas Online?Qual a diferença...
Como montar uma Loja de Floricultura Virtual?Personalização e experiência do...
Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Principais gatilhos mentais para vender mais no e-commerce
Diariamente, tomamos diversas decisões que envolvem nossos desejos, humor, cultura, expectativas e outros aspectos que podem ser internos ou externos. São essas decisões e circunstâncias que nos fazem escolher por um produto ou serviço.
Para quem trabalha com venda, é essencial a utilização de técnicas que auxiliam na persuasão e tomada de decisão do consumidor, aquelas que despertam o interesse e que permitem ajudar o consumidor a finalizar um pedido. Isso é algo que faz parte das estratégias de marketing e as tornam mais assertivas. Com tanto recurso tomando a atenção das pessoas na internet, hoje a disputa das empresas é pela atenção do consumidor.
Um bom exemplo disso são os chamados gatilhos mentais, que você entenderá melhor no decorrer desse texto.
Os gatilhos mentais fazem com que as pessoas tomem decisões sem que seja necessária muita reflexão. São impulsos externos, comumente utilizados pelo marketing, que fazem com que as resoluções das pessoas sejam mais simples, sem que tenha muito esforço do cérebro. É, basicamente, algo impactante que chama a atenção e desperta a necessidade de uma reação no indivíduo.
Dentro desse conceito, existem alguns gatilhos mentais muito importantes que refletem bem o que o consumidor procura e tornam a decisão de compra mais rápida por parte do mesmo. Robert Cialdini, um especialista no assunto, aponta em seu livro “As Armas da Persuasão” os seis princípios que levam as pessoas a realizarem alguma ação. Cialdini aborda, então:
As pessoas costumam comprar de quem conhecem e gostam. A relação de proximidade, semelhança e familiaridade são alguns pontos importantes desse gatilho que gera afinidade e conquista o cliente.
Como utilizar o gatilho: contar histórias para criar essa relação de afinidade, semelhança, proximidade ou associação.
As pessoas tendem a fazer coisas porque uma pessoa referência, num determinado assunto, disse tal informação, afinal, essa autoridade se torna em um tipo de influência para ajudar a tomada de decisão do comprador. Afinal, novamente, compramos a ideia de quem confiamos.
Como utilizar o gatilho: “Marca especialista no assunto”; “A maior empresa do segmento”.
As pessoas tendem a almejar por coisas raras ou incomuns, e é isso o que esse gatilho propõe. A escassez acaba provocando a necessidade de compra imediata pelo consumidor, ou pelo menos, tira o consumidor de cima do muro forçando-o a tomar uma decisão rápida. Esta, por exemplo, é uma estratégia muito utilizada para alavancar as vendas.
Como utilizar o gatilho: “Últimas peças”; “Restam apenas 2 unidades”.
As pessoas, geralmente, costumam retribuir quando recebem algo. Essa é realmente a ideia desse gatilho, oferecer algo ao consumidor para ele retribuir com a compra do produto ou serviço.
Como utilizar o gatilho: ofertar um e-book ou teste do produto ao consumidor.
Ao observamos que outras pessoas já compraram um produto ou serviço e gostaram, acabamos seguindo os mesmos passos, não é mesmo? Afinal, ter a experiência da compra compartilhada tira um pouco dos nossos anseios. O gatilho da validação social busca exatamente isso, mostrar que outras pessoas aprovaram determinada compra e compartilharam como foi a experiência completa.
Como utilizar o gatilho: apresentar avaliação de outros consumidores da empresa com fotos utilizando o produto.
Esse gatilho busca garantir a fidelização do consumidor. Aqui, o foco é mostrar que a empresa está preocupada em oferecer uma excelente experiência de compra e no pós-venda. O foco principal é no compromisso da satisfação do cliente e não em volume de vendas puro e simplesmente.
Como utilizar o gatilho: se dedicar a um excelente pós-venda e relacionamento e oferecer uma segurança ao consumidor caso tenha algum problema com o produto ou serviço.
Além dos gatilhos mentais apresentados por Robert Cialdini, existem outros muito interessantes, capazes de fazer você vender mais no seu e-commerce quando bem trabalhados. Entre esses gatilhos é possível destacar:
Ao ler esse texto, é possível que você tenha percebido que em algum momento já utilizou algum desses gatilhos, sem ao menos saber. Agora que já possui conhecimento de diversas possibilidades, aproveite para aplicar no marketing do seu e-commerce. Boas vendas!
Gostou de todas as dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.