Quais são os primeiros passos para abrir um e-commerce?

Galleger Ilhe | 19 de dezembro de 2019

Iniciar um e-commerce necessita de muita atenção e cuidado; confira os 3 passos iniciais dessa caminhada

Algumas pessoas que decidem começar um negócio online acreditam que é tudo muito simples: basta colocar os produtos na loja virtual e pronto, a mágica será feita. No entanto, não é bem assim que funciona. 

O processo para iniciar um e-commerce necessita de muita atenção e cuidado, para que não haja pontos soltos que possam prejudicar o desempenho futuramente. 

Além disso, existem algumas atitudes a serem tomadas a partir do momento que se decide ter uma loja virtual de sucesso.

Neste texto, separamos os 3 primeiros passos para abrir um e-commerce, mas, antes, queremos que assista ao vídeo abaixo, com o diretor comercial da Bis2Bis, Galleger Ilhe:

Agora que já conferiu as dicas do Galleger Ilhe (esperamos que tenha feito você refletir bastante sobre o assunto), vamos às 3 etapas iniciais para ter um e-commerce de sucesso?

#1 Defina o mercado, o segmento e o nicho

Mercado, segmento e nicho são termos que se complementam, mas apresentam diferenças. Enquanto o mercado é uma definição mais ampla do seu negócio, o segmento é algo um pouco mais específico e o nicho, ainda mais restrito, é direcionado à uma parcela de pessoas dentro de um todo. 

Ou seja, imaginemos que pretende trabalhar com o mercado de pet shop e, dentro desse mercado, você quer direcionar o negócio somente para cachorros, esse, no caso, seria o seu segmento. Contudo, você  deseja vender produtos apenas para determinada raça de cachorro, esse seria o seu nicho, isto é, produtos destinados a um grupo específico de consumidores.

Ter essas questões bem definidas, a partir do momento que pretende iniciar uma loja virtual, te permite desenvolver um e-commerce bem direcionado, com ações conduzidas da maneira certa e para as pessoas certas. Além disso, você passa a ter uma concorrência mais baixa ou nula, melhorando o posicionamento da marca e se tornando referência.

Em um conteúdo exclusivo sobre o assunto, explicamos melhor qual é a importância de ter o mercado, o segmento e o nicho bem delimitados no e-commerce. Clique no botão abaixo e aprofunde os seus conhecimentos.

VER CONTEÚDO

#2 Veja se há demanda

Definiu qual caminho pretende seguir com o seu e-commerce? Agora, é preciso verificar se há demanda, ou seja, público interessado no produto que deseja vender. Afinal, não adianta ter um empreendimento online funcionando bem se não há consumidores, certo?

Diante dessa questão, é de extrema importância entender o mercado que pretende inserir o seu negócio, analisando se há concorrência, o que outras empresas têm feito e como os consumidores têm se comportado.

Essa também é uma estratégia que te dará mais direcionamento, sem que você comece no escuro. 

#3 Faça um planejamento e um plano de negócio

Um planejamento bem feito te deixa preparado para seguir todas as etapas dessa jornada. É aqui que você consegue identificar quais são os melhores caminhos para atingir o seu objetivo final, as oportunidades e os investimentos necessários para um trabalho bem feito. Esse será o seu ponto de equilíbrio para fazer as melhores escolhas.

Com o planejamento estruturado, é o momento de criar o plano de negócio, um documento para formalizar tudo o que foi debatido anteriormente. Nesse plano é importante conter: 

  • todos os processos;
  • como serão executados;
  • quando serão realizados;
  • por que serão feitos;
  • quem são os responsáveis;
  • quanto custará.

Um plano de negócio bem elaborado te permite executar as tarefas de maneira organizada e assertiva, no rumo ideal para atingir os objetivos.

Essas foram apenas 3 atitudes que você precisa ter ao iniciar a sua caminhada no mercado online. Todos os outros passos você confere em um checklist completo que preparamos para você, e que aborda desde o planejamento até o funcionamento e divulgação da loja virtual.

Clique no botão abaixo e tenha acesso gratuito ao CHECKLIST: como criar um E-commerce de Sucesso!

ACESSAR MATERIAL GRATUITO

criar um e-commerce sucesso

Esperamos ter te ajudado! Para aprimorar seus conhecimentos sobre o mercado online, confira o nosso blog com diversos conteúdos sobre o assunto. Além disso, não deixe de baixar o nosso checklist, temos certeza que ele será fundamental nessa caminhada!

Se quiser entender melhor como funciona uma plataforma de e-commerce, converse com um dos especialistas Bis2Bis. São diversos profissionais prontos para te atender!

QUERO CONVERSAR!
 

Não se esqueça de contar nos comentários o que achou desse texto! =D

Leia também: Integrações com a plataforma Magento: é possível?


Tags: