Bis2Bis E-commerce

Tem uma loja física e quer vender pela internet? Saiba como começar

Francisco Augusto | 22 de maio de 2024

Se você já está familiarizado com o varejo físico mas ainda não entrou para o digital, com certeza quer vender pela internet.

Hoje é comum conhecer alguém que já tem uma Loja Virtual e sabe que as vantagens de vender online são infinitas, especialmente quem já tem uma loja física.

Sem as burocracias e despesas que uma loja física demanda, o E-commerce pode ser um excelente complemento à operação offline ou uma forma de começar um projeto totalmente novo

Com o conhecimento acumulado no varejo tradicional e as técnicas que vamos te ensinar aqui, você estará pronto para ir de encontro com o futuro das vendas.

Então, se você quer vender pela internet, chegou a hora de deixar as incertezas de lado e conhecer o nosso guia definitivo para começar a sua Loja Virtual. Confira!

O que o E-commerce representa?

Se você fez alguma compra online nas últimas semanas, saiba que você não está sozinho.

De acordo com o E-commerce Trends 2024, 85% dos consumidores brasileiros compram online pelo menos uma vez por mês. E 3 a cada 10 consumidores compram pelo menos uma vez por semana!

Isso significa que quase todos os consumidores brasileiros, aproximadamente 57,8 milhões de pessoas, já utilizam da internet para fazer compras.

Podemos dizer que o comércio eletrônico tornou-se parte intrínseca dos hábitos de consumo no país. Em muitos casos, isso é resultado de uma estratégia de omnicanalidade.

Se você quer vender pela internet, saiba que vender online deixou de ser uma alternativa ou oportunidade e agora representa um requisito para todos os negócios

Quem quer vender pela internet vai encontrar um mercado aquecido e em plena expansão para os próximos anos.
Quem quer vender pela internet vai encontrar um mercado aquecido e em plena expansão para os próximos anos.

Diferenças entre as operações físicas e as digitais

Uma operação online é semelhante com uma operação física em vários aspectos, mas sua natureza digital proporciona muitas facilidades.

Para começar, quando comparados a uma loja tradicional, quem quer vender pela internet vai encontrar custos menores para manter uma operação digital.

A liberdade geográfica característica do E-commerce também será um benefício: se você quiser vender pela internet, poderá captar clientes de praticamente qualquer lugar. E o melhor: 24 horas por dia e 7 dias por semana!

Além disso, você encontrará várias oportunidades para desenvolver e expandir o seu negócio no digital.

Isso porque, apesar da impessoalidade, a interação com os clientes nessa modalidade geram dados valiosos que possibilitam atendimentos totalmente personalizados.

Essas são só algumas das vantagens do comércio eletrônico. Se você quer vender pela internet, chegou a hora de dar o primeiro passo e nós vamos te ajudar com isso!

Tudo que você precisa para começar a Vender Online

Mesmo sendo uma vantagem imensurável, a bagagem trazida do varejo tradicional pode também gerar expectativas desalinhadas com a realidade do E-commerce.

Então, se você quer vender pela internet, é imprescindível estar disposto a aprender e conhecer esse novo universo. É por isso que:

Planejar será essencial

Quando você quer vender pela internet, o primeiro passo será realizar um planejamento para orientar essa nova etapa do negócio.

Um bom planejamento será como uma bússola para definir os objetos, oportunidades e desafios para a empresa.

Ele começa com uma avaliação de mercado, levando em consideração a área de atuação da empresa.

Após identificar as características desse mercado no digital, chega o momento de entender o público-alvo, que poderá ser diferente da loja física.

Nesse ponto, também já deve ser levado em conta o orçamento e os recursos que serão necessários para colocar esse novo projeto em prática, inclusive as equipes.

A operação de uma Loja Virtual costuma ser mais enxuta quando comparada a uma Loja Física, mas as atribuições proporcionarão a organização necessária ao projeto.

Por fim, se você quer vender pela internet, mantenha tudo isso registrado para mensurar os resultados e fazer ajustes no futuro.

Desenhe uma estrutura logística 

Se estendendo ao planejamento, você precisará elaborar uma estrutura logística para sua nova operação.

Isso porque se você quer vender pela internet, naturalmente precisará entregar os produtos ou serviços aos consumidores, em especial se o foco da sua Loja Virtual for a venda de bens.

Então, após definir seu tipo de negócio online e área de atuação, ficará fácil de entender o que será necessário para as entregas.

De forma geral, existem três tipos de frete disponíveis para o E-commerce:

  • Frete regional: entregas na mesma região, cidade ou em proximidades. Frota própria e motoboys terceiros são os preferidos nesses casos.
  • Frete de longa distância: entregas em cidades mais distantes ou em estados diferentes. Na maioria das vezes são realizados por transportadoras particulares ou pelos Correios, que possuem uma grande malha logística.
  • Frete internacional: aviões e navios são os principais veículos utilizados em entregas em países diferentes, também realizadas por transportadoras.

Geralmente, a maioria dessas soluções podem ser integradas diretamente a Loja Online ou disponibilizada aos consumidores através dos Gateways de Frete, como a Frenet.

Os Gateways de Frete são excelentes alternativas para quem quer vender pela internet, já que garante várias opções de entrega aos consumidores em apenas um serviço.

Use o marketing digital a seu favor

Se você já usa soluções de marketing em seu negócio, provavelmente conhece a importância dessa ferramenta para gerar mais leads e diferenciar seu negócio online.

E se você quer vender pela internet, saiba que elas serão fundamentais para o sucesso da sua marca nesse canal.

É o marketing digital quem apresentará sua empresa para mais consumidores, mostrando seus produtos diretamente para os consumidores interessados.

Além disso, também será uma oportunidade para atrair mais clientes para sua loja física.

De forma simplificada, o marketing digital pode ser trabalhado principalmente de duas formas por quem quer vender pela internet: através do tráfego orgânico e pago.

O tráfego orgânico

Quando você quer vender pela internet, precisa estabelecer uma presença online. Isso significa mostrar sua marca de forma natural para os consumidores em potencial.

Então você pode desenvolver conteúdos que levarão os clientes até sua Loja Online de forma espontânea, onde poderão concretizar a compra. Esses conteúdos incluem e-mail marketing, blogs e até publicações nas redes sociais.

A estratégia leva esse nome porque seus custos são, em geral, voltados à mão de obra e ferramentas e também visam criar uma reputação online para sua marca, tornando-a reconhecida a longo prazo.

O tráfego pago

Diferente do tráfego orgânico, se você quer vender pela internet de forma mais rápida, pode contar com os anúncios para mostrar seus produtos para os consumidores.

Os anúncios são encontrados mais comumente nas redes sociais, ferramentas de buscas, como o Google, e até em espaços de propagandas em outros sites ou aplicativos.

Como seu próprio nome diz, para mostrar sua Loja Virtual através das propagandas, será necessário desembolsar valores específicos de acordo com cada plataforma.

Como começar a vender pela internet?

Agora que você já sabe o que e como fazer se quer vender pela internet, precisa escolher o parceiro certo para colocar o plano em ação.

E é a Plataforma de E-commerce quem poderá tornar a sua Loja Virtual realidade.

Nesse ponto, você pode escolher as alternativas gratuitas ou pagas. Já falamos por aqui sobre as principais diferenças entre esses modelos:

A Bis2Bis tem tudo o que você precisa em um só serviço

Nessa hora tão importante, conte com uma Plataforma de E-commerce que entende o seu negócio.

Além de desenvolver uma Loja Virtual personalizada e adaptada para as suas necessidades usando as tecnologias mais recentes, com a Bis2Bis você conta com integrações com as maiores soluções de fretes, pagamentos e consultoria necessária para tornar sua marca ainda mais conhecida.

Se você quer vender pela internet, a Bis2Bis garante o plano certo para tornar seu projeto realidade com suporte especializado, garantindo a expansão do seu negócio de maneira sólida.

Tudo com a segurança de quem já transformou mais de 4000 empresas em mais de 15 anos de história.

Converse com um de nossos especialistas e prepare seu negócio para o futuro:


Tags: