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Inicial | Bis2Bis E-commerce / Novidades / Redes sociais para loja virtual: qual é a melhor para o seu negócio?
Essenciais no dia a dia moderno, as redes sociais para loja virtual podem fazer a diferença na sua estratégia de marketing.
Isso porque elas permitem divulgar seus produtos, interagir com seus clientes, gerar tráfego para seu E-commerce e, claro, aumentar suas vendas.
Mas como usar as redes sociais de forma eficiente? Quais são as melhores estratégias para aproveitar todo o potencial e engajamento? E em qual plataforma investir?
Continue lendo e fique por dentro das nossas dicas para gerenciamento de redes sociais para loja virtual!
De acordo com informações do Statista, 4,76 bilhões de pessoas utilizam redes sociais. Ou seja, 59,4% da população mundial.
Apesar disso, existem vários canais, cada um com suas características, funcionalidades e público-alvo. A seguir, destacamos as principais redes sociais para loja virtual.
O Instagram se consolidou como uma das principais redes sociais para loja virtual. Atualmente conta com mais de 2 bilhões de contas cadastradas, sendo 77 milhões apenas de usuários brasileiros.
A plataforma oferece diversas funcionalidades que facilitam a integração entre o conteúdo e o comércio eletrônico.
Por exemplo, é possível marcar produtos nas publicações e nos stories, permitindo que os usuários cliquem e sejam direcionados para a página de compra.
Também é possível criar uma loja virtual dentro do próprio Instagram, onde os usuários podem navegar pelos produtos e finalizar a compra sem sair do aplicativo.
Além disso, a plataforma permite criar anúncios segmentados para o público-alvo, aumentando o alcance e a conversão das campanhas.
Sua loja virtual pode usar a rede de inúmeras maneiras, desde postar novos produtos, reviews, preços, promoções até conteúdos de nutrição de leads.
É uma ferramenta bem livre, dinâmica, e que possibilita diversas estratégias de marketing.
O Facebook domina o pódio da plataforma mais usada no mundo desde 2012 (com quase 3 milhões de usuários ativos ao mês).
Além de ser um espaço para interagir com amigos, familiares e grupos de interesse, o Facebook também é essencial para sua estratégia de redes sociais para loja virtual.
Criando uma página para sua marca na plataforma você pode divulgar seus produtos, ofertas, promoções e novidades para os seus seguidores. Além disso, você pode interagir com eles através de comentários, mensagens e avaliações.
É possível também usar a página para direcionar o tráfego para o seu site ou loja virtual, aumentando as chances de conversão.
O Facebook Ads permite que você crie campanhas segmentadas para o seu público-alvo. Os anúncios podem aparecer no feed de notícias, na barra lateral, no stories ou no marketplace da rede.
Por fim, uma das novidades é o Facebook Shops, uma funcionalidade que permite que você crie uma loja virtual dentro da própria rede social. Os clientes podem comprar os seus produtos sem sair do Facebook, tornando a experiência mais rápida e conveniente.
Com mais de 550 milhões de usuários ativos mensalmente, o Twitter precisa fazer parte das redes sociais para sua loja virtual!
Permitindo uma comunicação rápida e direta com seu público-alvo, a rede pode ser utilizada de diversas formas. Por exemplo, para compartilhar novidades, promoções, dicas e conteúdos relevantes sobre seu nicho de mercado.
Além disso, você pode usar o Twitter para responder dúvidas, elogios e reclamações de seus clientes, criando um relacionamento de confiança e fidelidade.
Por ser uma rede mais imediata, a participação em trends e hashtags é encorajada, mas sempre com bom senso e considerando a relevância do assunto com a sua marca.
Lançado em 2003, o LinkedIn se consolidou como a maior rede social profissional, e conta com mais de 875 milhões de usuários no mundo todo, e mais de 50 milhões de empresas.
A plataforma possui uma forma de engajamento mais voltada para a criação de relacionamentos e alianças com o consumidor. Por isso, o Linkedin é fortemente reconhecido pelos grupos de interesse criados dentro da ferramenta.
Nesses grupos é possível disseminar sua marca, produzindo artigos e, muitas vezes, até falando sobre seu produto. Então, é uma das redes sociais para loja virtual que você deve ficar de olho!
Com a criação de anúncios e conteúdos relevantes, sua página pode ser divulgada para um público qualificado e majoritariamente profissional.
Atrás apenas do Facebook, o Youtube obtém, atualmente, mais de 2 bilhões e meio de usuários mensais.
Além disso, a rede também é utilizada como buscador por cerca de 46% dos consumidores.
Com grande concentração de usuários ativos e engajados, o Youtube se tornou uma ferramenta poderosa de disseminação de conteúdo.
Por se tratar de uma plataforma que incentiva a construção de comunidade, podem ser adotadas diversas estratégias de divulgação.
Você pode criar vídeos que apresentem seus produtos, tutoriais, tirar dúvidas dos clientes, compartilhar depoimentos de consumidores satisfeitos ou abordar temas relacionados ao seu nicho de mercado.
O importante é que os vídeos sejam informativos, criativos e dêem espaço ao engajamento.
Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre investir nessas redes sociais para loja virtual. Entretanto, essa estratégia pode ser muito eficiente se você combinar conteúdo + produto.
Por exemplo, se você tem um E-Commerce de Moda, fazer um vídeo com ideias de looks para o verão é uma ótima forma de ganhar seguidores e, ao mesmo tempo, vender mais.
A Bis2Bis E-commerce está presente em várias redes sociais e também no Youtube. Para o canal, criamos conteúdos sobre vendas online, ajudando empreendedores com dicas e estratégias de E-commerce.
Atingindo 2,24 bilhões de usuários mundialmente, o Whatsapp pode ser usado para troca de mensagens e também para compartilhamento de vídeos, notícias e artigos.
Além disso, o aplicativo possui uma versão corporativa, o Whatsapp Business, que também pode ser usado de maneira coerente com a sua operação e facilitar a comunicação com os clientes.
O Whatsapp pode ajudar a tornar a relação empresa-consumidor cada vez mais natural e fácil para o consumidor. Isso porque a ferramenta possibilita que seu cliente te responda na hora que for melhor para ele.
Além disso, a ferramenta disponibiliza a criação de grupos e listas de transmissão, que podem ser utilizadas para divulgar promoções, novos produtos e conteúdos relevantes para seus clientes.
De acordo com a pesquisa MobileTime, 60% dos brasileiros já encomendaram produtos e serviços através do WhatsApp, demonstrando a força e praticidade da aplicação. Ou seja, é uma das redes sociais para loja virtual em alta!
Com mais de 3.5 bilhões de downloads, o TikTok não para de crescer, e é por isso que precisa fazer parte da sua estratégia de redes sociais para loja virtual!
Mantendo o impressionante número de mais de um bilhão de usuários ativos por mês, a plataforma tem atraído grandes empresas e apresentado bons resultados.
O TikTok é baseado em compartilhamento de vídeos curtos e criativos. Já no mundo do e-commerce, a rede social tornou- se uma ferramenta poderosa para alcançar e engajar públicos-alvo.
Através de conteúdos autênticos, divertidos e informativos, marcas e influenciadores podem promover produtos e serviços, impulsionando o reconhecimento e as vendas.
A plataforma também oferece recursos como o TikTok Shopping, que permite a integração direta de lojas virtuais, tornando a jornada de compra ainda mais fácil e rápida para os usuários.
Se essa ferramenta faz sentido para sua loja, pode ser uma ótima vantagem trazer seus produtos em formatos diferenciados.
Se você trabalha com cosméticos, por exemplo, pode fazer um tutorial de maquiagem utilizando seus produtos e atingir novos consumidores que se identificam com o seu segmento.
Escolher sabiamente as redes sociais para loja virtual vai te poupar investimentos supérfluos e mais do que isso: pode gerar muitas vendas e ser o seu canal principal de divulgação.
Mas, para isso, você vai precisar entender alguns pontos da sua operação:
O primeiro passo para definir as redes sociais para loja virtual é conhecer o seu público, saber quem é a sua persona. Por isso, questione-se:
Respondendo a essas perguntas, você terá um caminho traçado dos interesses do seu público.
Assim, poderá definir qual plataforma será benéfica para sua loja virtual e, aí sim, se perguntar: “Em quais redes sociais o meu cliente está?” E é nelas que você vai focar.
Depois de definir as redes sociais para loja virtual, você precisa criar conteúdo relevante para seu público.
Você precisa oferecer materiais que informem, eduquem, entretenham ou inspirem seus seguidores. Assim, você gera engajamento, credibilidade e autoridade no seu nicho.
Suas postagens também devem estar alinhadas com sua proposta de valor e com sua identidade visual.
Use uma linguagem adequada para seu público e para cada rede social, variando os formatos de conteúdo, como por exemplo: imagens, vídeos, stories, reels, lives e etc.
As redes sociais para loja virtual são canais de comunicação bidirecionais. Isso significa que você não deve apenas falar, mas também ouvir o que seu público tem a dizer.
Por isso, interaja com seus clientes. Responda aos comentários, mensagens e avaliações. Agradeça os elogios, esclareça as dúvidas e resolva as reclamações.
Também procure incentivar a participação do seu público nas suas publicações. Faça perguntas, enquetes, quizzes e sorteios. Peça feedbacks e sugestões. Mostre que você se importa com a opinião deles e que eles fazem parte da sua marca.
De acordo com a pesquisa Social Commerce, 62% dos entrevistados afirmaram que pesquisam nas redes sociais para ter acesso a avaliações de produtos. Por isso, incentivar reviews e resenhas é muito importante.
As redes sociais são ótimas vitrines para seus produtos, mas elas não devem ser o único canal de venda do seu e-commerce.
Você precisa levar seus seguidores para sua loja virtual, onde eles poderão conhecer melhor seus produtos e finalizar a compra.
Para isso, use as redes sociais para gerar tráfego para seu E-commerce. Insira o link da sua loja na bio do seu perfil. Assim como nos seus stories e nos posts patrocinados.
Aproveite os recursos de cada rede social para facilitar a jornada de compra do seu cliente.
Por exemplo, no Instagram você pode usar o Instagram Shopping, que permite marcar seus produtos nas fotos e direcionar os usuários para sua loja virtual.
No Facebook você pode criar uma loja dentro da própria rede social e integrá-la com seu site.
Todas as redes sociais para loja virtual têm um objetivo em comum: facilitar a comunicação com o cliente. Ou seja, o que importa mesmo é a resposta do seu público.
Se a rede social ajuda você a se comunicar com ele, facilita essa ligação e possibilita a divulgação da sua marca, é porque você achou a rede social correta para o seu e-commerce.
Como negócio, você precisa se adaptar à realidade do consumidor e atender por onde ele quer ser atendido.
E isso também significa estar na rede social que ele quer ser respondido, inserir anúncios onde ele mais tem aceitação e por aí vai.
Se seu usuário gosta mais da comunicação por mensagens, evite responder apenas pelo e-mail. Tenha uma operação flexível para estar onde o seu cliente está, para que ele te encontre onde quer que seja.
Isso vai garantir não só mais vendas, mas também fidelização e recomendações para o seu negócio.
CCO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.