Saiba como preparar uma equipe para trabalhar em seu e-commerce

Galleger Ilhe | 16 de janeiro de 2019

Muitos lojistas acreditam que possuir uma equipe destinada exclusivamente para as atividades de um e-commerce é perca de tempo. Isso até pode ser colocado como segundo plano quando a empresa ainda é pequena, entretanto, chega um momento em que preparar de forma eficiente uma equipe para trabalhar em seu e-commerce se torna fundamental para novos crescimentos no negócio.

São infinitas atividades diárias que um empreendimento online possui, como:

  • Análise de mix de produtos (Análise Curva ABC)
  • Contato com fornecedores e negociação de preço;
  • Controle de estoque;
  • Controle de vendas;
  • Análise de comportamento, canais e conversão no site;
  • Gestão das transações financeiras (métodos de pagamento, marketplaces, loja);
  • Cadastro e manutenção dos produtos na loja;
  • Gestão da loja e das ofertas;
  • Divulgação: criação de campanhas de mídia paga e nas redes sociais;
  • Análise e manutenção de SEO;
  • Estudo da concorrência e análise de preço;
  • Pick, Pack and Ship: separação do pedido, embalagem, empacotamento, expedição;
  • Análise dos pedidos e Análise de risco (chargeback);
  • Logística: acompanhamento da encomenda até o cliente;
  • Atendimento ao cliente em múltiplos pontos de contato.

Para tanto, contar com uma equipe bem capacitada é um processo essencial para o sucesso, principalmente quando as atividades se encontram acumuladas.

Ao contratar os colaboradores, a primeira coisa a ser considerada é a cultura e os valores da empresa. A partir disso, é possível contratar os melhores profissionais que se encaixam perfeitamente à proposta do negócio. Afinal, essas pessoas estarão em contato com seu clientes e com o funcionamento do seu e-commerce.

O que fazer após a contratação?

Após a contratação dos colaboradores, o primeiro passo a ser dado é com o treinamento. Não adianta nada jogar tantas tarefas e sobrecarregar os funcionários se os mesmos não darão conta. Nesse caso, é preciso considerar mais contratações e, principalmente, ensiná-los. Mostre tudo o que precisa ser feito, explique como funciona o e-commerce, o perfil do público que pretendem atingir, o que é vendido etc. Separe um tempo para treinamentos e veja o que as pessoas conseguem fazer e em quais pontos precisa haver melhorias. É assim que você conseguirá identificar as dificuldades e possíveis erros nos processos.

Para tornar a equipe ainda mais preparada e produtiva, aposte também na motivação. Essa é uma excelente maneira de se relacionar bem com os seus colaboradores. Além disso, quando os funcionários se sentem motivados, em um ambiente alegre e engajado, mais produtivos se tornarão e, cada vez mais, oferecerão um atendimento de sucesso aos seus consumidores. Lembre-se, o atendimento é primordial no relacionamento com o cliente e necessita ser de qualidade.

Oferecer feedback e propiciar aos colaboradores o compartilhamento de novas ideias e sugestões é uma excelente maneira de torná-los mais inseridos e valorizados no negócio. O desenvolvimento pessoal e profissional garantem ótimos resultados.

Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!
Você também pode criar loja virtual de sucesso. Fale com um especialista em vendas online!

Terceirizar é uma boa opção?

Se mesmo após a contratação de colaboradores as atividades diárias do e-commerce encontram-se acumuladas, sobrecarregando a equipe, a terceirização de serviços pode ser uma boa opção. Atividades de marketing, financeiras ou de tecnologia, por exemplo, podem ser contratadas com outras empresas especializadas no assunto. Isso é capaz de proporcionar resultados mais eficientes, afinal, seus funcionários poderão focar em um melhor atendimento aos consumidores e as outras empresas terceirizadas irão trabalhar o tempo todo com um objetivo certo.

Tirou as suas dúvidas com este texto ou ainda tem algumas incertezas sobre o assunto? Deixe nos comentários!


Tags: