Sistema ERP: o que é e quais são as vantagens para e-commerces?

Galleger Ilhe | 20 de abril de 2020

O sistema ERP tem o objetivo de automatizar, melhorar e agilizar os processos internos de um e-commerce, permitindo uma gestão eficiente que consiste em bom controle de estoque, faturamento, entregas, trocas ou devoluções. Confira outras boas vantagens para a sua loja virtual.

Para que um e-commerce funcione perfeitamente, é preciso ter uma gestão eficiente. Nesse caso, optar por um sistema ERP pode ser a melhor opção.

Contudo, muitos empreendedores ainda não conhecem a importância de uma gestão bem feita e não sabem qual é a função do ERP.

Pensando nisso, preparamos este texto com tudo o que você, lojista virtual, precisa saber sobre esse assunto.

O que é sistema ERP e para que serve?

Enterprise Resource Planning (ERP), corresponde a um sistema de gestão empresarial que integra diversos setores como vendas, estoque e finanças, com o objetivo de automatizar, melhorar e agilizar os processos internos da empresa.

Assim, com a centralização de todas as informações em um único local, o sistema ERP contribui para:

  • controle de fluxo de vendas;
  • acompanhamento dos pedidos;
  • gerenciamento de pagamentos;
  • análises de metas e desempenho;
  • armazenamento de informações de diversos setores da empresa;
  • obrigações fiscais;
  • compartilhamento fácil de dados entre os funcionários;
  • agilidade na gestão;
  • cumprimento de prazos;
  • elevação da produtividade;
  • informações para o setor de marketing.

ERP para e-commerce: 6 vantagens importantes

Em e-commerces, o maior objetivo é aumentar as vendas certo? Mas, quando isso acontece, os processos internos podem se tornar mais complexos quando não são bem estruturados.

O controle do estoque, o faturamento, as entregas e as trocas ou as devoluções, por exemplo, podem ficar mais difíceis de serem gerenciados com a alta demanda.

Por isso, um sistema ERP para controlar todos esses processos de uma loja virtual é fundamental.

Confira abaixo as principais vantagens do ERP para o seu e-commerce:

#1 Integração com lojas virtuais

Uma das grandes vantagens de um sistema ERP é a integração completa com todos os meios de gestão da loja virtual.

Assim, não é necessário ter várias planilhas para controlar as vendas do e-commerce, por exemplo.

Com o sistema, as tomadas de decisões ficam mais fáceis, assim como o planejamento estratégico da empresa e a administração da loja virtual.

#2 Controle de estoque

Com um sistema ERP, o controle do estoque na loja virtual é mais eficiente.

É possível ter relatório de vendas, identificar quais são os produtos com maior demanda, como se encontra o estoque, além de registrar as vendas de todos os canais utilizados pelo negócio como: e-commerce, loja física e marketplaces.

#3 Emissão de boletos bancários

A emissão de boletos bancários no e-commerce fica mais fácil com um ERP.

A partir desse sistema, também é possível adquirir uma ferramenta capaz de intermediar a emissão de boletos entre e-commerce e banco, facilitando o processo e deixando tudo automático.

#4 Emissão de Nota Fiscal e NFe

Conforme as vendas da loja virtual vão aumentando, a emissão de notas fiscais e o controle das vendas acabam ficando mais demorados.

O ERP permite a emissão de notas fiscais de maneira ágil e fácil, sejam físicas ou também eletrônicas. Assim, o e-commerce consegue expandir com facilidade e sem erros na gestão.

#5 Fidelização do cliente

Quando uma loja virtual possui um sistema de ERP integrado, ela passa a reduzir bastante o tempo dos processos internos do empreendimento online.

É possível ter uma visão geral do negócio, o que proporciona mais segurança e estimula o crescimento das vendas. Tudo isso influencia diretamente na relação com o consumidor.

Quando o cliente recebe um pedido errado ou há atraso em sua entrega, ele percebe que o e-commerce não possui uma boa gestão e acaba não comprando mais na empresa.

Isso afeta completamente a fidelização e a recorrência de compra, o que você não pode deixar acontecer.

#6 Relacionamento com o cliente

A partir de um sistema ERP, é possível coletar diversos dados dos clientes, o que influencia no relacionamento da empresa com eles.

Você consegue compreender os gostos, os produtos mais vendidos e o comportamento de consumo, o que permite a criação de estratégias de marketing mais eficazes.

Lembre-se de que um bom relacionamento com o cliente é essencial para gerar confiança, destacar a marca no mercado e aumentar as vendas.

O que considerar na escolha do sistema ERP?

Para que o ERP seja realmente eficiente na gestão do seu e-commerce, é importante que você escolha a melhor ferramenta para o seu negócio.

E, para isso, você precisa considerar:

  1. o segmento do seu e-commerce, pois existem diversos sistemas ERP direcionados para mercados diferentes;
  2. se o ERP que pretende contratar já atendeu outras empresas do seu segmento;
  3. quais são as empresas referência;
  4. se o sistema possui integração com a sua plataforma de e-commerce.

Entender perfeitamente como funciona o sistema escolhido e se ele atenderá todas as necessidades do seu negócio é crucial para adquirir resultados positivos.

O diretor comercial da Bis2Bis E-commerce, Galleger Ilhe, explica um pouco mais sobre o papel do ERP em negócios online. Assista ao vídeo abaixo:

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