9 principais tendências do E-commerce para 2022

Galleger Ilhe | 10 de janeiro de 2022

O avanço tecnológico é algo presente em nossas vidas desde a grande Revolução Industrial. E o comércio eletrônico também faz parte desse universo de constantes evoluções.

Por isso, com a entrada cada vez mais frequente de empresas no E-commerce e o aumento da concorrência digital, tornou-se obrigatório o acompanhamento das novas atualizações do setor.

Assim, para aproveitar o início do primeiro trimestre do ano, separei as 9 principais tendências do E-commerce para 2022

Dessa forma, você pode colocar em prática o planejamento estratégico para vender mais este ano e aprimorar a jornada de compra do seu consumidor.

Continue lendo este artigo e mantenha-se atualizado sobre as novas tendências do e-commerce para 2022, contribuindo para a sua loja virtual se destacar ainda mais.

A importância de se manter atualizado

Antes de citar as mais importantes tendências do e-commerce para 2022, quero que entenda a importância de aderir ao que existe de mais novo e aplicá-lo na sua Loja Virtual.

Você já parou para pensar como o seu e-commerce seria se mantivesse as versões utilizadas em 2010?

Por exemplo, você ainda usaria a banda larga e estaria começando a utilizar as redes sociais para divulgar o seu produto.

Além disso, o prazo de entrega padrão era mais extenso e as formas de pagamento mais utilizadas eram:

  • Boleto bancário;
  • TEF;
  • PayPal;
  • Cartão de crédito. 

Essas informações deixam claro que, à medida que a tecnologia vai evoluindo, o seu e-commerce precisa acompanhar essas tendências. Afinal, o público consumidor de hoje é o que consideramos ser o mais exigente e imediatista.

Por isso, é preciso manter-se atualizado e entender cada uma das tendências do E-commerce para 2022, com o objetivo de levar a melhor experiência de compra possível ao seu cliente.

Isso porque o consumidor deve ser sempre o centro de cada operação realizada.

9 Tendências para E-commerce em 2022

1. DNVB (Digitally Native Vertical Brand)

Esta é uma das tendências do E-commerce para 2022 que promete crescer estrondosamente.

DNVB são as marcas digitalmente nativas (Digitally Native Vertical Brand), ou seja, que nasceram no digital e mantêm a comunicação com seus consumidores principalmente por esse canal.

Assim, todos os processos, criação da história, fortalecimento do propósito, relacionamento com clientes e comunicação da marca são pensadas e criadas para o público online.

Além disso, as DNVBs possuem outras características muito marcantes, como:

  • Ter um propósito forte;
  • Proporcionar experiências memoráveis e integradas;
  • Vender diretamente aos clientes (D2C) para fortalecer a conexão.

Por isso, este modelo de negócio traz a oportunidade do uso em massa do marketing de influência e o poder das redes sociais, sendo o e-commerce o principal veículo de vendas.

Praticamente a união do que há de melhor e mais popular no digital para fazer o seu e-commerce crescer de maneira contínua e livre de barreiras.

2. Marketing de influência

A estratégia de marketing de influência vem sendo discutida e cresce cada vez mais ao longo dos anos em diversas vertentes.

Estamos falando do uso de criadores de conteúdo digital independentes e dos KOL ‘s  (Key Opinion Leaders) em campanhas e divulgações. Entenda a diferença entre os dois:

  • Digital influencers: são pessoas que abordam uma gama de assuntos e possuem uma certa abertura com o público, que se identificam com o estilo de vida e as ideias dos influenciadores;
  • KOL: é a personalidade que, por experiência ou escolha de profissão, torna-se especialista em determinado tema ou assunto.

A utilização dessa estratégia traz credibilidade para o seu produto e para a sua marca. Além disso, ao utilizar o influenciador certo, você estará falando diretamente com o público dele, aumentando significativamente as chances de conversão do item que pretende vender.

Mas fique atento a este detalhe antes de contratar um influenciador: verifique se o seu público alvo faz parte do grupo de pessoas que se encaixam no conteúdo daquele influencer ou especialista.

3. Voice commerce

Também conhecido como “busca por voz”, o voice commerce é um novo ajuste da tecnologia já existente que permite aos usuários fazer compras através do comando de voz.

E se você pensa que isso é conversa para daqui a alguns anos, pense outra vez.

A Domino ‘s, rede de pizzas conhecida internacionalmente, já adotou esta opção.

Basta entrar no aplicativo da empresa e fazer o seu pedido através do Dom, o assistente virtual da rede. 

O objetivo desta modalidade é permitir que o usuário faça compras dos mais diversos segmentos, desde supermercado até roupas e eletrônicos, por exemplo. 

Uma infinidade de possibilidades para o seu e-commerce oferecer uma nova experiência para o consumidor, afinal, ele está em constante evolução.

O verdadeiro ponto de atenção nesta ferramenta que a tornará eficiente, é utilizá-la imaginando como o seu cliente perguntaria ou pediria por um produto. Dessa maneira, será possível ajustá-la de acordo com as boas práticas de SEO para o seu e-commerce

4. Metaverso

O metaverso é a tendência do e-commerce para 2022, com toda certeza, mais comentada nos últimos meses. Ela ficou mais conhecida através da mudança de nome da empresa Facebook para Meta.

No entanto, ela é muito mais do que isso.

Ideia desenvolvida em 1992, por Neal Stephenson, o Metaverso é um conceito em que a tecnologia é inserida para o consumidor imergir no universo digital, fazendo com que ele interaja em todos os níveis possíveis virtualmente.

Atualmente ele já está em andamento através de jogos eletrônicos, como o Fortnite e o Roblox.

Todas essas novidades de interação com o digital ampliam as possibilidades de venda para o E-commerce, pois elas podem auxiliar na velocidade da jornada de compra do seu consumidor.

Leia mais: O que é Metaverso e como a tendência vai impactar o seu e-commerce

5. NFT e as Criptomoedas

Como estamos falando de um universo completamente novo e tecnológico, iniciado pelo metaverso, agora temos as NFTs e Criptomoedas como tendências do e-commerce para 2022.

Você certamente deve ter associado a palavra criptomoeda ao bitcoin, e está certo sobre isso. Mas neste momento, as criptomoedas mencionadas são bem mais abrangentes: me refiro a todo tipo de moeda existente no meio digital. 

E mais do que isso, agora elas estão inseridas em jogos que permitem ao jogador ganhar moedas enquanto participa de uma partida.

Além disso, alguns players já estão estudando a possibilidade de receber pagamento na forma de criptomoedas.

O que abre as portas para inúmeras oportunidades para o e-commerce e faz as empresas B2G (business to games) crescerem ainda mais, ganhando notoriedade. 

Uma empresa que já vem fazendo isso com muito sucesso é a Druid Criative, fornecendo uma experiência híbrida entre as marcas e os games.

6. Métodos de pagamento instantâneos (PIX)

Tenho certeza que o termo “PIX” está presente em todos os lugares que você circula. 

Perto de completar um ano de existência (19 de fevereiro de 2020), esta evolução dos métodos de pagamento trouxe praticidade e agilidade para as transações em uma velocidade fora da curva.

Tornando-se, então, uma das principais escolhas nas transações atuais, é a melhor opção para ser utilizada como gatilho de urgência. Isso porque o PIX também pode ser determinante no momento de oferecer um desconto ao consumidor por escolher este meio de pagamento.

Em parceria com este método que tomou conta tanto do comércio eletrônico como do off-line, surgiram as eWallets com cashback.

Inclusive, essa é uma das várias formas de utilizar o PIX: o consumidor pode fazer o depósito de um valor fixo e receber, em troca, um cashback correspondente a uma porcentagem dessa quantia.

Assim, o cliente utiliza gradualmente o dinheiro aportado em compras no e-commerce. 

Excelente maneira para fidelizar o consumidor.

Para saber mais sobre o PIX no e-commerce assista a esse vídeo:

7. Entregas rápidas

Planejamento é uma das coisas mais importantes para um E-commerce. Desde o planejamento de como você deseja desenvolver a sua loja virtual até o momento em que você precisa enviar o produto vendido.

Uma empresa organizada é a base para um crescimento sólido, pois estará sempre atento aos prazos de todas as operações do seu negócio. 

Em uma era movida pelo imediatismo, vemos que os consumidores querem receber seus pedidos o mais rápido possível. Assim, quem oferece as soluções de entrega mais rápidas, tem maiores chances de conversão

Um exemplo disso é a empresa Speedbird, que entendeu esta necessidade e realiza as entregas através de drones.

Outra alternativa é aprimorar a logística do seu e-commerce é através do Fulfillment. Nesse serviço, você pode utilizar o centro de distribuição e a estrutura logística de um parceiro especializado.

8. Omnichannel

Ao falar sobre as tendências do e-commerce para 2022, precisamos mencionar o Omnichannel.

Uma das grandes apostas para este ano é tornar a jornada de compra do consumidor tão atrativa que, consequentemente, vai aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual. Dessa forma, buscamos a fidelização deste cliente, para que ele se torne um comprador recorrente.

Mas como fazer isso?

A resposta é bem simples: Omnichannel.

É utilizando este conceito de integração total que será possível fazer com que o cliente fique em contato constante com a sua marca e o seu e-commerce ao englobar e conectar os diferentes canais de venda da sua operação.

Assista a esta série de vídeos sobre Omnichannel para aproveitar ao máximo esta tendência em 2022.

9. Superapps

Os Super Apps fazem a junção de diversas funcionalidades em um único aplicativo.

Uma plataforma que tem buscado se tornar um Super App é o WhatsApp, onde você consegue vender um produto, fazer o pagamento e trocar mensagens, tudo dentro do mesmo sistema.

O intuito é aproximar o vendedor do consumidor, o que pode ajudar a aumentar o engajamento do público com o seu e-commerce, transmitindo maior credibilidade.

EXTRA – Re-commerce

O Re-commerce é a nova tendência que veio para trazer conscientização dentro e fora das empresas.

Estamos falando do ato de prolongar a vida útil de diversos produtos, como roupas ou eletrônicos, por exemplo.

Inúmeros marketplaces já aderiram ao e-commerce de revenda, como o Magazine Luiza que disponibiliza em sua plataforma produtos de segunda mão com maior desconto.

Uma das alternativas utilizadas pelos e-commerces para adquirir estes itens tem sido aceitar como forma de desconto o produto usado em troca do novo. 

Esta tendência tem tudo a ver com um dos temas mais abordados nos últimos anos: a reciclagem e a sustentabilidade

Então, se essa estratégia fizer sentido dentro do seu nicho de mercado, considere inseri-la no seu E-commerce. Assim você pode conquistar novos clientes e aumentar as vendas da sua loja virtual

Faça parte das Tendências do E-commerce para 2022

Agora que você já sabe quais são as 9 principais tendências do E-commerce para 2022, coloque em prática tudo isso que discutimos neste artigo.

A Bis2Bis E-commerce busca sempre estar se atualizando de todas as tendências tecnológicas direcionadas ao digital.

E queremos garantir que você e a sua empresa participem de todos esses avanços.

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