Como divulgar meu e-commerce e alcançar mais clientes?

Galleger Ilhe | 12 de junho de 2020

Fazer uma divulgação bem feita do seu empreendimento online permite que mais consumidores conheçam a sua loja virtual e comprem de você. Saiba quais ações aplicar para divulgar o seu e-commerce e descubra quem pode te ajudar nessa ação tão essencial para qualquer negócio

Muitos lojistas, quando iniciam no mercado online, não sabem como começar a divulgação do e-commerce ou não entendem a importância dessa ação para o negócio.

Pensando nisso, preparamos este texto para te mostrar porque divulgar o seu empreendimento online é importante, quando você precisa começar a fazer isso, quais as estratégias que pode aplicar e quem pode te ajudar nessa etapa.

Por que divulgar o e-commerce?

Imagine só: você desenvolve um e-commerce com fotos de qualidade dos produtos, descrições completas, agilidade, servidor que suporta alta quantidade de acessos, mas ninguém chega para comprar. Isso, muito provavelmente, é em razão da falta de divulgação.

Ou seja, não adianta você ter um e-commerce bonito e funcionando bem, se as pessoas não sabem que ele existe, certo?!

Uma divulgação bem feita do seu negócio online permite que mais potenciais consumidores conheçam a sua loja virtual. Com isso:

  • o tráfego do e-commerce aumenta;
  • mais vendas passam a ser realizadas;
  • a marca começa a criar autoridade no mercado;
  • o e-commerce ganha destaque em relação aos concorrentes.

Somente pontos positivos, não é mesmo?

Quando devo começar a divulgar?

Você deve começar a divulgação do seu e-commerce assim que ele estiver pronto e no ar. 

Sempre é possível trabalhar com a divulgação da loja virtual, realizando campanhas promocionais de engajamento com o público ou de branding, que corresponde ao fortalecimento da marca no mercado.

No entanto, no e-commerce, você também pode aproveitar – e muito, as datas comemorativas ou outros períodos sazonais do ano para fazer a divulgação.

Você pode aproveitar tanto aquelas datas conhecidas e esperadas por todos como Black Friday, Natal e Ano Novo, por exemplo, como aquelas que estão relacionadas ao mercado em que o seu negócio está inserido.

Se possui um e-commerce de venda de produtos saudáveis, aposte em datas comemorativas relacionadas à saúde e bem-estar.

Agora, se o seu e-commerce é voltado para a moda, com a venda de roupas e acessórios, aproveitar o início das estações do ano para realizar campanhas pode ser uma atitude certeira. 

ATENÇÃO!

Lembre-se de olhar para o momento. Com a pandemia que estamos vivendo, algumas ações promocionais podem não fazer sentido ou até mesmo soar como negativa.

Pense em campanhas que estejam de acordo com a atualidade e que, de fato, farão sentido para o público do e-commerce.

Quais ações de divulgação aplicar? 

1- Técnicas de SEO

Aplicar as técnicas de SEO corretamente no seu e-commerce permite um ranqueamento melhor do seu site nos mecanismos de busca.

Além disso, o maior buscador, o Google, considera essencial uma boa versão mobile do e-commerce para o ranqueamento.

Mas você deve estar se perguntando, qual a relação disso com a divulgação do meu e-commerce?

Bom, quando o seu e-commerce se encontra na primeira posição dos buscadores de maneira orgânica, as chances das pessoas encontrarem o seu empreendimento é muito maior, o que possibilita mais aquisição de clientes e mais vendas.

Mas lembre-se de que as estratégias de SEO precisam ser bem aplicadas. Para te ajudar com isso, temos um conteúdo completo em nosso blog com as melhores estratégias de SEO para seu e-commerce. 

CONFERIR CONTEÚDO

2- Blog

O blog é um canal muito barato que permite a aquisição de novos clientes de maneira orgânica. 

Mas, além disso, esse é um canal que possibilita a conversão de leitores em clientes, o reconhecimento nos mecanismos de busca, o alcance de mais público e a geração de autoridade no mercado. 

No blog, o ideal é que você produza conteúdos de qualidade e que possuam relação com o seu e-commerce. Aqui, também é fundamental que as estratégias de SEO sejam aplicadas para que, além do e-commerce, o blog seja facilmente encontrado para solucionar a dor de algum potencial cliente.

3- Redes sociais

Além de ajudar na atração de mais tráfego para o e-commerce e blog, as redes sociais contribuem para que a sua marca ganhe mais visibilidade e gere mais engajamento com o público-alvo.

Essa é uma excelente forma de criar um bom relacionamento com as pessoas, para que elas se sintam cada vez mais confiantes em comprar online.

O importante é identificar quais redes combinam com o seu empreendimento, criar um bom planejamento para trabalhar as redes sociais, ter uma regularidade de postagens, elaborar conteúdos que sejam autênticos e de valor, e engajar bastante com o público.

4- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta, principalmente para e-commerces, que pode ser trabalhada de diferentes formas:

  • para fins comerciais;
  • nutrição de leads;
  • fortalecimento da marca;
  • comunicação com os consumidores;
  • entrega de conteúdos de qualidade.

O mais interessante dessa estratégia é que você pode direcioná-la para grupos de pessoas específicos, seguindo os interesses de cada um. Essa é a chamada segmentação de público no e-mail marketing.

5- Mídia paga

A mídia paga também é uma excelente forma de divulgação do seu e-commerce. Ela gera mais destaque para os seus produtos e conteúdos,  garantindo mais engajamento com o público certo. 

Você pode trabalhar com a mídia paga em motores de busca, como pelo Google Ads e nas redes sociais pelo Facebook, Instagram e Linkedin Ads.

6- Atendimento e experiência de compra

Pode não fazer muito sentido para você este tópico, mas já vamos te explicar melhor.

Quando você garante aos consumidores do seu e-commerce uma experiência de compra impecável, além de um atendimento diferenciado, consequentemente, essas pessoas contarão as suas experiências para outras, o que irá atrair mais consumidores para o seu e-commerce.

Afinal, é um fato que a avaliação positiva influencia muito na decisão de compra dos potenciais consumidores

Quem pode me ajudar?

Para que você tenha uma divulgação eficiente do seu e-commerce, contratar uma agência de marketing digital pode ser o melhor caminho.

Com profissionais experientes na área e know-how do mercado, a agência conseguirá te mostrar os melhores caminhos e te ajudará a criar campanhas certeiras.

Ainda não compreendeu a importância do marketing digital para o seu e-commerce? Confira o conteúdo da Agência Mango, parceira da Bis2Bis E-commerce, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Você vai ver como a divulgação é essencial para o seu negócio!

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL?

 

E aí, gostou do conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Leia também: O que é pop-up e como ele pode ser útil no e-commerce?


Tags: